DOMINGO, 20/04/2025

L

Mundo

Quase 76 mil crianças morrem anualmente na Europa antes de 5 anos

Informação é de relatório da OMS que inclui ainda Ásia Central

Por LUSA - 20

Publicado em 

Quase 76 mil crianças morrem anualmente na Europa antes de 5 anos
REUTERS/DENIS BALIBOUSE/PROIBIDA REPRODUÇÃO

Quase 76 mil crianças morrem anualmente na Europa antes de completar cinco anos, e as doenças não transmissíveis são responsáveis pela morte de uma em cada seis pessoas antes dos 70 anos, alertou nesta terça-feira (25) a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os dados constam de relatório da OMS, abrangendo países da Europa e da Ásia Central. De acordo com o estudo, a região, apesar de ter alguns dos sistemas de saúde mais fortes do mundo, apresenta indicadores estagnados ou mesmo em retrocesso, como a saúde infantil e as doenças crônicas.

Analisando os dados mais recentes sobre a mortalidade de crianças em 53 países, a organização concluiu que 75.647 crianças morreram antes de completar 5 anos em 2022, sendo as complicações no parto prematuro, a asfixia no parto, as anomalias cardíacas congênitas, as infecções respiratórias inferiores e a sepse neonatal as principais causas.

Segundo o relatório que é publicado a cada três anos, no que se refere à taxa de mortalidade neonatal em 2022, Portugal encontra-se no grupo com melhores indicadores, com 1.6, muito distante do Turquemenistão, que lidera com 23.

Nas crianças com mais idade e nos adolescentes, a saúde mental foi identificada pela OMS como “prioridade urgente”, tendo em conta que o cyberbullying se tornou preocupação significativa, afetando 15% dos adolescentes da região.

Além disso, de acordo com o documento divulgado hoje, um em cada cinco adolescentes enfrenta problema de saúde mental e o suicídio é a principal causa de morte entre os jovens dos 15 aos 29 anos.

A prevalência estimada de perturbações depressivas na população da região europeia aumentou de 4,6% em 2019 para 5,2% em 2021, com a Grécia a apresentar a maior prevalência de transtornos depressivos (7,6%), seguido por Portugal (7,1%) e Lituânia (7,0%).

A OMS alerta ainda que uma em cada seis pessoas morre antes dos 70 anos devido a doenças cardiovasculares, câncer, diabetes ou doenças respiratórias crônicas, com a região europeia a apresentar ainda o maior consumo de álcool do mundo, com média de 8,8 litros de álcool puro por adulto ao ano, enquanto o consumo de tabaco continua a ser “inaceitavelmente elevado”, com 25,3%.

Em 2020, Portugal encontrava-se ligeiramente acima da média europeia no consumo de álcool, com 8,9 litros por adulto anualmente.

Apesar de uma em cada seis pessoas ainda morrer antes de completar 70 anos de doenças não transmissíveis, pelo menos dez Estados-membros atingiram a meta da OMS de redução de 25% da mortalidade prematura.

O documento destaca que a demência é uma das principais causas de incapacidade, afetando mais de 14 milhões de pessoas, com a OMS a prever que a sua prevalência duplique até 2030 e a alertar que muitas pessoas com 65 anos ou mais não têm assistência para cuidados pessoais ou atividades domésticas.

Segundo o relatório, durante a pandemia de covid-19, as lacunas na cobertura vacinal agravaram-se em alguns países. As taxas de vacinação abaixo do ideal levaram ao ressurgimento de doenças preveníveis, como o sarampo, com os casos a aumentarem acentuadamente em 2023 (58 mil), e a tosse convulsa a atingir o nível mais elevado em uma década.

Apenas sete Estados-membros, incluindo Portugal, alcançaram em 2023 cobertura igual ou superior a 95% em todas as três vacinas especificadas, diz ainda a OMS, ao lembrar que, de cerca de 3 milhões de pessoas que vivem com HIV na região, apenas 63% recebem terapêutica antirretroviral.

A OMS alertou ainda que os sistemas de saúde não estão suficientemente preparados para futuras emergências sanitárias, no momento em que o impacto das alterações climáticas na saúde se torna cada vez mais significativo. Como exemplo, cita as mais de 61 mil mortes relacionadas com ondas de calor em 2022.

Sobre os profissionais de saúde, a OMS diz que quase todos os países enfrentam uma “crise na força de trabalho”, devido à escassez e má distribuição pelos diferentes setores que prestam cuidados.

“A crescente procura de serviços de saúde supera a oferta de profissionais e isso é agravado pelas reformas iminentes e pela migração de profissionais de países de baixo para alto rendimento”, afirma a OMS, apontando o exemplo dos 30% de médicos da Europa que estão com mais de 55 anos.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mais de 70 pessoas morrem em ataque norte-americano no Iêmen

Ataque dos EUA no Iêmen deixa mais de 70 mortos

Washington lançou uma campanha aérea contra os Houthis em 15 de março a fim de acabar com as ameaças aos navios no Mar Vermelho.
L
França reconhece impacto negativo de dívida imposta ao Haiti em 1825 e cria comissão para reavaliar passado comum

França reconhece impacto negativo de dívida imposta ao Haiti em 1825 e cria comissão para reavaliar passado comum

Macron cria comissão sobre o tema, mas não indica reparação financeira
L
Colômbia declara emergência sanitária por febre amarela após registros de 74 casos e 34 óbitos

Colômbia declara emergência sanitária por febre amarela após registros de 74 casos e 34 óbitos

Há 74 casos confirmados e 34 mortos, diz ministro da Saúde
L
Telescópio James Webb identifica possíveis bioassinaturas na atmosfera do exoplaneta K2‑18 b

Telescópio James Webb identifica possíveis bioassinaturas na atmosfera do exoplaneta K2‑18 b

Eles detectaram impressões digitais químicas de gases
L
Califórnia processa Trump por tarifas comerciais impostas sem aval do Congresso

Califórnia processa Trump por tarifas comerciais impostas sem aval do Congresso

Procurador disse que Congresso não autorizou tarifas
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Luana Rocha entrega mais de R$ 80 mil em equipamentos para entidade do 3º setor ao participar de comemorações aos povos indígenas, em Guajará-Mirim

Para a secretária e primeira-dama, escutar as demandas dos povos indígenas e atende-las é uma das maneiras de mostrar respeito para com os primeiros habitantes do Brasil, em especial de Rondônia.
L

“Pura covardia”: garimpeiros denunciam destruição de balsas por PF e Ibama na Sexta-Feira Santa

Em meio à cheia do rio Madeira, ação do governo federal é classificada como desumana por afetar famílias ribeirinhas que lutam para sobreviver.
10

Povos indígenas de Rondônia: existência remete a mais de 10 mil anos

“Nossa ancestralidade carrega o gene local; a nossa cultura é indígena, e não colonizadora e opressora.”
L

No Dia dos Povos Originários, Neidinha Suruí convida para uma imersão nas culturas indígenas de Rondônia

1º Festival de Culturas Indígenas ocorre no Porto Velho Shopping com palestras, arte, música e roda de conversa até domingo (20)
L

Dia dos Povos Indígenas: respeito às vozes originárias do Brasil

Mais do que uma data, uma luta contínua por reconhecimento, direitos e dignidade
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine de Porto Velho oferece oportunidades em diversos setores com quase 100 vagas

As vagas são para diversos níveis de escolaridade
L
Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Ministério publicará portaria única autorizando órgãos a convocarem
L
Fiocruz abre 152 vagas para estágio

Fiocruz oferece 152 oportunidades de estágio em todo o país

A maioria para o Rio de Janeiro, mas tem vagas para outros Estados
L

Encontro de lideranças do Jiu-Jitsu reúne mestres e atletas em evento no CT Tubarão

Realizado na sexta-feira (04), evento celebrou união das academias, debateu temas importantes e apresentou programa inédito de patrocínio a atletas da Região Norte
L
Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Publicidade

POLÍTICA

CNJ afasta desembargador por mensagens públicas de apoio a Bolsonaro

Desembargador é afastado pelo CNJ após declarações públicas a favor de Bolsonaro

Conselheiros reduziram período de afastamento de 90 para 60 dias
L
Coronel Chrisóstomo participa de assinatura de ordem de serviço para obras de pavimentação e drenagem em União Bandeirantes

Coronel Chrisóstomo participa de assinatura de ordem de serviço para obras de pavimentação e drenagem em União Bandeirantes

O investimento de R$ 5,7 milhões foi viabilizado por emenda de bancada apresentada pelo parlamentar em 2022.
L

Coronel Chrisóstomo lamenta mortes em acidente na BR-364, em Candeias do Jamari

Em respeito às vítimas e aos familiares, o parlamentar optou por não entrar em detalhes sobre o caso.
L

Valores éticos e de cidadania são impulsionados pelo governador Marcos Rocha aos jovens do Programa Policial Militar Mirim

O lançamento da turma deste ano aconteceu na noite de quinta-feira (17), em Ji-Paraná.
L

Ieda Chaves vota favoravelmente às conclusões da CPI das Reservas Ambientais em Rondônia

Parlamentar elogiou a atuação da Comissão e defendeu a manutenção dos produtores em suas terras.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motorista de Argo foge após causar acidente com capotamento no Centro

Os quatro ocupantes do Mobi saíram ilesos e não precisaram de atendimento médico.
12

Pedestre embriagado é atropelado em rotatória na zona leste

O rapaz ferido ficou caído na calçada de um posto de combustíveis.
10

Homem morre em acidente na BR-364 a caminho de noivado

Ele viajava de Porto Velho rumo a Vilhena, onde oficializaria o noivado e passaria a Páscoa com a família.
18

Vigilante sofre queda e gato morre em atropelamento na zona leste

Após a queda, a vítima permaneceu no chão, chorando e com fortes dores pelo corpo.
12

Motociclista colide com lixeira de concreto na zona sul

Uma equipe do Samu foi acionada
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

INTERNACIONAL: Escritoras da AJEB Rondônia participam de encontro com o Professor Dr. Leonardo Tonus em Paris

A iniciativa, promovida por meio de um convite especial da presidente Izabel Cristina da Silva, contou também com a doação de obras das talentosas escritoras brasileiras convidadas para o evento.
L
Governo de Rondônia entrega Prêmio Equipe Rosa a Porto Velho, Nova Brasilândia e Pimenta Bueno

Governo de Rondônia entrega Prêmio Equipe Rosa a Porto Velho, Nova Brasilândia e Pimenta Bueno

Durante a cerimônia, o titular da Sesau, Jefferson Rocha, parabenizou as equipes premiadas e todos os profissionais de saúde envolvidos.
L
Centro de Atendimento ao Turista é ampliado pelo Governo de Rondônia em Porto Velho

Centro de Atendimento ao Turista é ampliado pelo Governo de Rondônia em Porto Velho

Com foco na valorização da hospitalidade, divulgação dos atrativos da cidade e fomento ao turismo local e regional, a ampliação dos CATs tem contribuindo para o desenvolvimento econômico e cultural de Porto Velho e de todo o estado.
L

Léo Moraes visita Calama e São Carlos e reafirma compromisso com comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Visita teve como objetivo garantir que os serviços emergenciais estejam chegando de forma eficiente às famílias
L

Prefeitura de Porto Velho desenvolve ações para proteger a cultura e o território dos povos originários

PDPM indica a criação de um espaço cultural, apoio à produção sustentável e o fortalecimento das identidades, histórias e modos de vida dos povos originários
L

Uma vida de cultura no Espírito Santo – 40 anos de memória

Uma obra em dois volumes, que será lançada no Teatro Sônia Cabral no dia 06 de maio (terça-feira), às 19:00 horas, no Centro de Vitória.
L
Entenda as diferenças entre trabalhador informal, MEI, autônomo e CLT

Saiba o que diferencia CLT, autônomo, MEI e trabalhador informal

Ana Cristina Campos – Repórter da Agência BrasilInformalidade expõe trabalhadores a mais riscos
L

Recebimento da Licença Ambiental: EEQ CONSULTORIA ENGENHARIA QUÍMICA

Dispensa de Licenciamento Ambiental Nº 016.00510.007/2025-SUL
L
Como os ovos decorados deram lugar aos ovos de chocolate na Páscoa

Como os ovos decorados deram lugar aos ovos de chocolate na Páscoa

Mudança veio com o desenvolvimento das indústrias, diz pesquisadora.
L
Povo Rikbaktsa volta a extrair látex sem patrões e respeitando a mata

Povo Rikbaktsa retoma extração de látex com autonomia e respeito à floresta

Terra indígena vai fornecer matéria-prima à empresa francesa Michelin
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.