QUARTA-FEIRA, 30/04/2025

L

Mundo

Em 16 anos, Estados Unidos deportam 5 milhões de imigrantes

Maior total de remoções ocorreu nos governos de Obama: 380 mil pessoas

Por VITOR ABDALA - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Em 16 anos, Estados Unidos deportam 5 milhões de imigrantes
REUTERS/WASHINGTON ALVES/PROIBIDA REPRODUÇÃO

As promessas de campanha de Donald Trump, que anunciou que pretende deportar milhões de imigrantes, e as primeiras ações do novo presidente norte-americano acenderam um sinal de alerta para os estrangeiros que vivem ilegalmente nos Estados Unidos.

Dados do Departamento de Segurança Interna (DHS) dos Estados Unidos mostram, no entanto, que grandes números de remoções de estrangeiros do país são uma marca da política norte-americana nos últimos anos e não uma exclusividade do novo presidente.

Nos últimos 16 anos, período que inclui dois mandatos do democrata Barack Obama, o primeiro mandato de Trump (republicano) e a gestão de Joe Biden (democrata), as remoções de imigrantes do país chegaram a cinco milhões de pessoas.

O termo deportação parou de ser usado oficialmente nos Estados Unidos em 1996. Desde então, o governo americano passou a chamar o processo de repatriação, algo dividido em duas categorias: remoção e retorno.

A remoção é quando o imigrante está ilegalmente no território americano e é alvo de uma ordem de remoção do país. Portanto, há penalidades administrativas para ele, que pode incluir a proibição de voltar aos Estados Unidos por alguns anos.

O retorno ocorre quando o imigrante (ou mesmo um visitante) está em um ponto de fronteira e tem sua entrada negada pelos Estados Unidos ou quando ele decide deixar o país antes da emissão de uma ordem de remoção. Nesse caso, não há penalidades administrativas.

Obama

Nesse período de quatro gestões presidenciais, o maior número de remoções foi feito durante os governos de Obama, quando, em média, 380 mil imigrantes foram deportados através de ordens de remoção.

Em seus oito anos à frente da Casa Branca, Obama removeu cerca de três milhões de pessoas. Foi também durante o seu governo que houve o recorde anual de retirada forçada de imigrantes dos Estados Unidos: 432 mil em 2013.

O grande número de remoções em seus dois mandatos fez com que Obama fosse apelidado, por ativistas de direitos humanos, de Deporter-in-Chief (Deportador-chefe).

“Apesar da retórica humanista sobre o tema, a administração Obama alegou que a deportação era uma medida destinada apenas a imigrantes sem documentos de permanência e que cometeram crimes violentos. Todavia, a justificativa é questionável, inclusive pela quantidade de deportados”, afirma o professor de História da América, Roberto Moll, da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro.

Moll explica que Obama introduziu o Deferred Action for Childhood Arrivals (Daca) [Ação diferida para chegadas na infância] em 2012, um programa que permitiu que jovens imigrantes que entraram nos Estados Unidos sem documentos de permanência obtivessem permissões de trabalho e proteção temporária contra deportação.

Trump

Sucessor de Obama, Trump assumiu o governo em 2016, com a promessa de endurecer as ações contra a imigração ilegal, inclusive com a construção de um muro na fronteira com o México. Apesar da retórica, o republicano não superou as remoções promovidas durante a gestão do antecessor.

Segundo dados dos DHS, entre os anos fiscais de 2017 a 2020 (ou seja, de outubro de 2016 a setembro de 2020), período que o país foi majoritariamente presidido por Trump, houve 1,2 milhão de remoções.

“Entretanto, o governo Trump instaurou uma política de tolerância zero, que não estabeleceu nenhum critério baseado na criminalidade. Inclusive, separou famílias de imigrantes sem documentação de permanência e aprisionou crianças. O governo Trump tentou acabar com o Daca, mas foi derrotado na Suprema Corte. Durante a pandemia de Covid-19, recorreu aos códigos de saúde pública, conhecido como Title 42, para deportar rapidamente imigrantes na fronteira, sem permitir que solicitassem asilo, alegando que a medida era necessária para conter a disseminação do vírus”, destacou Moll.

Outra medida de Trump, segundo o professor, foi a Remain in Mexico [Permanecer no México], política de obrigar as pessoas em busca de asilo a esperar, no México, a análise do pedido e não em solo americano. “Isso gerou uma verdadeira crise na fronteira e nas cidades mexicanas de fronteira, com centenas de milhares de imigrantes acampados ou em condições precárias de espera”.

Biden

Em 2021, o partido democrata voltou ao poder, com o presidente Joe Biden. Apesar de não ter uma retórica anti-imigração tão contundente quanto Trump, o novo presidente manteve as remoções no patamar de mais de 100 mil por ano.

Sob Biden, as remoções de imigrantes cresceram ano após ano, passando de 85 mil em 2021 para 330 mil em 2024. No total, quase 700 mil pessoas foram removidas dos Estados Unidos nesses quatro anos.

No entanto, durante seus três primeiros anos à frente da Casa Branca, Biden manteve a política de barrar os imigrantes ainda na fronteira, com base em um artigo do código de saúde pública dos EUA (conhecido como Title 42). De outubro de 2020 a maio de 2023, (mês em que a deportação com base no Title 42 foi suspensa), 2,8 milhões de imigrantes foram impedidos de entrar no país.

Mas, segundo Moll, Biden trouxe avanços, entre eles a própria revogação das deportações com base nos códigos de saúde.

“O governo Biden revogou a política de deportação cassada no Title 42 e a política de Remain in México, reforçou o Daca e tentou introduzir uma reforma da política migratória que esbarrou na oposição trumpista no Congresso”, afirmou.

Mesmo antes de Obama, o número de deportações por presidentes americanos já superava os milhões. Em seus oito anos de governo (2001 a 2008), o republicano George W. Bush havia deportado cerca de dois milhões de imigrantes.

“O governo de W. Bush e os atentados terroristas de 11 de setembro trouxeram mudanças significativas para imigrantes, sobretudo aqueles sem documentos para entrar e permanecer nos Estados Unidos. Em função dos atentados, o governo W. Bush adotou políticas mais rigorosas para a imigração e incrementou a militarização da fronteira, processo que vem desde os anos 1980”, explica Roberto Moll.

Antes de Bush, Bill Clinton chegou a remover cerca de 870 mil imigrantes, um número próximo de um milhão.

Há ainda milhões de imigrantes “retornados” dos Estados Unidos, muitos dos quais nem sequer conseguiram entrar no país porque foram barrados nos pontos de fronteira.

Mais números

De acordo com dados do DHS, foram realizados 4,1 milhões de retornos de pessoas nos últimos 16 anos, ou seja, nas eras Obama, Biden e Trump (primeiro mandato). Isso sem contar os três milhões expulsos com base no código sanitário durante a pandemia (nos mandatos de Trump e Biden). Nos 16 anos de Bush e Clinton (1993 a 2008), foram promovidos 19,7 milhões de retornos.

Para a professora da Fundação Getulio Vargas (FGV), Carla Beni, o que diferencia Trump dos outros presidentes recentes é o seu discurso, que atribui ao imigrante o rótulo de “delinquente”. “Trump é profundamente midiático, ele vai governar os Estados Unidos como se fosse um reality show”.

Segundo o coordenador do Laboratório de Análise Política Mundial (Labmundo), Rubens Duarte, a rigidez contra os imigrantes ilegais não é nova, mas o que Trump fez foi transformar a situação em uma “caça às bruxas”.

“O Trump repete incessantemente alguns absurdos como associar os imigrantes a crimes, a insanidades. A gente não pode esquecer que ele, mais de uma vez, disse que os países do Sul, principalmente os sul-americanos, estavam enviando presidiários e pessoas que estavam em manicômios para os Estados Unidos. Chegou a dizer que os níveis de violência em alguns países latino-americanos caíram porque teriam enviado os criminosos daqueles países para os Estados Unidos”, finaliza.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Três astronautas chineses retornam à Terra após seis meses na estação Tiangong

Três astronautas chineses retornam à Terra após seis meses na estação Tiangong

Eles fizeram experiências científicas e melhorias na estação Tiangong
L
ONU fecha escritórios do Acnur no México após cortes de Trump e crise de financiamento

ONU fecha escritórios do Acnur no México após cortes de Trump e crise de financiamento

Entidade enfrenta crise após cortes de ajuda externa de Trump
L
Brasil pede à Corte Internacional que declare ilegal bloqueio de Israel à ajuda humanitária em Gaza

Brasil pede à Corte Internacional que declare ilegal bloqueio de Israel à ajuda humanitária em Gaza

Audiências em Haia seguem até o dia 2 de maio
L
Anistia Internacional denuncia retrocessos globais em direitos humanos sob influência do governo Trump em relatório de 2025

Anistia Internacional denuncia retrocessos globais em direitos humanos sob influência do governo Trump em relatório de 2025

Presidente dos EUA também influenciou outros líderes, diz documento
L
Justiça espanhola investiga possível ciberataque em apagão que afetou Espanha, Portugal e sul da França

Justiça espanhola investiga possível ciberataque em apagão que afetou Espanha, Portugal e sul da França

Caso se comprove o cenário, ato é crime de terrorismo
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Momento Empresarial | Entrevista: Paulo Botelho Neto, biomédico

O programa Momento Empresarial desta quarta-feira, às 9h, recebe Paulo Botelho Neto, biomédico formado pelo Centro Universitário São Lucas e pós-graduando em Gestão em Saúde pelo BBI of Chicago.
L

Federação União Progressista fortalece Marcos Rocha e consolida bloco político com foco em 2026

Aliança entre União Brasil e PP projeta maior força política do país e impulsiona Marcos Rocha rumo ao Senado em 2026.
L
Receita Federal paga R$ 339,6 milhões em restituições da malha fina a 279,5 mil contribuintes nesta quarta-feira (30)

Receita Federal paga R$ 339,6 milhões em restituições da malha fina a 279,5 mil contribuintes nesta quarta-feira (30)

Cerca de 280 mil contribuintes receberão R$ 339,63 milhões
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Taxa de desemprego entre jovens cai pela metade no último trimestre de 2023, aponta levantamento do MTE

Taxa de desemprego entre jovens cai pela metade no último trimestre de 2023, aponta levantamento do MTE

Pesquisa mostra queda no número dos que não estudam nem trabalham
L
A Energisa lamenta o acidente ocorrido ontem na zona rural do município de Candeias

Energisa tem vagas abertas para diferentes municípios no estado

Estão disponibilizadas vagas Cacoal, Monte Negro, Alto Paraíso, Ouro Preto e Nova Mamoré, com inscrições abertas até o dia 2 de maio.
L
Veja como consultar resultados finais do concurso nacional unificado

Governo anuncia 3.352 vagas para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado

Edital deve sair em julho; provas objetivas serão aplicadas em outubro
L
Concurso Nacional Unificado terá maior contratação de servidores federais em dez anos, com 6.640 vagas

MGI autoriza a nomeação de 4.330 aprovados na 1ª edição do Concurso Público Nacional Unificado

Primeiras nomeações estão previstas para maio em 16 órgãos federais
L
Cebraspe é escolhido como organizador do novo concurso da Polícia Federal com 192 vagas administrativas

Cebraspe é escolhido como organizador do novo concurso da Polícia Federal com 192 vagas administrativas

Processo seletivo oferecerá 192 vagas para cargos administrativos
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Estadual Dra. Taíssa acompanha obras de revitalização da ponte na RO-420, entre Nova Dimensão e Jacinópolis

A Obra foi solicitada por meio de Indicação Parlamentar da deputada e garante mais segurança e trafegabilidade para moradores e produtores rurais da região.
L
Deputado Edevaldo Neves propõe isenção de taxa para substituição de placas veiculares perdidas em enchente na BR-425

Deputado Edevaldo Neves propõe isenção de taxa para substituição de placas veiculares perdidas em enchente na BR-425

Sensível à situação enfrentada pelos condutores, parlamentar argumenta que a cobrança da taxa em um momento de dificuldade se torna injusta.
L
Deputado Coronel Chrisóstomo lidera mobilização por CPI do Roubo dos Aposentados na Câmara

Deputado Coronel Chrisóstomo lidera mobilização por CPI do Roubo dos Aposentados na Câmara

Com mais de 150 assinaturas, proposta busca apurar esquema que desviou R$ 6,3 bilhões do INSS entre 2019 e 2024, afetando milhares de beneficiários.
L

Deputado Pedro Fernandes participa de entrega de colchões para policiais penais em Ariquemes

Ação atende demanda da categoria e beneficia servidores de 17 municípios rondonienses
L

Deputada Cláudia de Jesus participa de plantio de árvores em homenagem ao Papa Francisco

Ação aconteceu no Assentamento Padre Ezequiel, reforçando a defesa da ecologia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem com antecedentes criminais é morto a tiros dentro de casa

Homem com antecedentes criminais é morto a tiros dentro de casa

Conforme relatos iniciais, o jovem estava no banheiro quando homens armados, usando jaquetas e capacetes, invadiram o local e dispararam diversas vezes. Pelo menos oito tiros foram efetuados.
18
Jovem é preso com moto roubada de entregador no Cai N’água

Jovem é preso com moto roubada de entregador no Cai N’água

Segundo a PM, o motoboy fazia uma entrega quando foi abordado por dois bandidos armados, que depois fugiram levando o veículo e o celular da vítima.
16

Deputado Nikolas Ferreira é condenado por discurso transfóbico na Câmara

Parlamentar terá que pagar R$ 200 mil por danos morais coletivos após fala considerada discriminatória no Dia Internacional das Mulheres
L
Carne de gado abatido é furtada em propriedade rural

Carne de gado abatido é furtada em propriedade rural

Ao verificar o local, ele encontrou sinais de abate recente: buchada e cabeça de um bovino no curral, além de vestígios de sangue e marcas de veículo próximas à porteira, indicando que a carne foi levada por estrada vicinal.
14
Acidente em rodovia de Gov. Jorge Teixeira mobiliza PM e deixa motorista ferido

Acidente em rodovia de Gov. Jorge Teixeira mobiliza PM e deixa motorista ferido

Diante da situação, os policiais prestaram socorro imediato, levando o condutor ao Hospital Municipal de Gov. Jorge Teixeira. No trajeto, ele relatava dores na cabeça e nas pernas.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: Rede de Logística Farmacêutica Dinâmica Ltda

Licença Prévia, Instalação e Operação
L

Representantes do setor produtivo de Rondônia e presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado Federal se reúnem em Brasília

Ao final da reunião, o presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado Federal, Marcos Rogério, agradeceu a cortesia do convite formulado pela FACER.
L

Requerimento da Licença Ambiental: MONDINI & MONDINI LTDA

LICENÇA AMBIENTAL
L

O plano a é concentrar forças no nome de Ivo Cassol. Se ele não concorrer, fúria será o candidato do grupo

Outro nome conhecido que volta com toda a força para disputar uma eleição é o empresário, ex-prefeito de Ji-Paraná e ex-senador Acir Gurgacz.
L

Requerimento da Licença Ambiental: REGINA SOARES DUARTE

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L

Requerimento de Outorga: REGINA SOARES DUARTE

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUBTERRÂNEO
L

Projeto de Equalização da força e carga de Trabalho no 1º grau é aprovado no TRT-14

Iniciativa prevê reestruturação das unidades e criação de Secretarias Unificadas regionais para melhorar a gestão e ampliar o acesso à justiça.
L

Cinco melhores editores de vídeos grátis para PC

Conheça os 5 melhores editores de vídeos grátis para PC.
L
Polícia Militar recupera materiais furtados em operação no bairro Olímpico

Polícia Militar recupera materiais furtados em operação no bairro Olímpico

Todo o material foi entregue na UNISP local, onde a ocorrência foi registrada.
10
Mulher é assassinada com golpes de faca; ex-companheiro é suspeito e está foragido

Mulher é assassinada com golpes de faca; ex-companheiro é suspeito e está foragido

O laudo preliminar apontou perfuração abdominal como causa principal da morte, além de lesões na axila e braços.
18
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.