TERÇA-FEIRA, 20/05/2025

Projeto Central de Vagas em Creches apresenta resultados em Ji-Paraná

O sistema já está em uso em nove cidades de Rondônia, como Ji-Paraná, Vilhena, Ouro Preto, Cerejeiras, Corumbiara, Cujubim, Governador Jorge Teixeira, São Felipe d'Oeste e São Miguel do Guaporé, sendo considerado um produto de sucesso, explica o Professor Jackson Henrique.

Por IFRO | ƒ

Publicado em 

Projeto Central de Vagas em Creches apresenta resultados em Ji-Paraná - News Rondônia

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, está apresentando os resultados obtidos pelo projeto Central de Vagas em Creches. A ação é fruto de um acordo de cooperação entre o IFRO, o Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) e a Defensoria Pública de Rondônia (DPE-RO).

Projeto Central de Vagas em Creches apresenta resultados em Ji-Paraná - News Rondônia

No projeto, foi desenvolvido um sistema para a gestão de vagas em creches, com o objetivo de auxiliar os municípios de Rondônia a se adequarem à Nota Técnica nº 7 do Gabinete de Articulação para Efetividade da Política da Educação em Rondônia (Gaepe-RO). O sistema já está em uso em nove cidades de Rondônia, como Ji-Paraná, Vilhena, Ouro Preto, Cerejeiras, Corumbiara, Cujubim, Governador Jorge Teixeira, São Felipe d’Oeste e São Miguel do Guaporé, sendo considerado um produto de sucesso, explica o Professor Jackson Henrique.

O sistema vem sendo desenvolvido há mais de um ano e meio, e o acordo de cooperação foi renovado no último mês de dezembro por mais dois anos, garantindo a continuidade do financiamento por parte do TCE e da DPE. O link do portal web de consulta à fila, agendamentos e outros é o: https://centraldevagas.tcero.tc.br/portal.

Parceria

O produto tecnológico para gestão de vagas nas creches destinado às secretarias de educação e unidades escolares dos municípios de Rondônia foi desenvolvido pelo IFRO em parceria com o TCE, e lançado no dia 12 de dezembro de 2023. Segundo o Professor Jackson, na ocasião foi feita a apresentação da versão inicial em ambiente de homologação.

“Desde então, essa versão foi aprimorada e finalizada, culminando na instalação da versão oficial de produção em julho de 2024 no município de Ouro Preto do Oeste, onde foi implementada como projeto-piloto. Após o sucesso obtido em Ouro Preto do Oeste, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) deu início ao processo de implantação do sistema em outros municípios. Ao todo, 12 municípios já receberam treinamento, e, atualmente, nove deles estão utilizando o sistema. O primeiro município a adotar o sistema após Ouro Preto foi Ji-Paraná”, explica o docente.

A cada ciclo de tempo é elaborado e executado um plano de trabalho com as atividades previstas. Ao IFRO, inicialmente coube a seleção e a gestão da equipe de desenvolvimento, atividades de análise, projeto, programação e teste do sistema desenvolvido dentro do time de desenvolvimento.

“Neste mês de dezembro, o acordo de cooperação entre o Instituto Federal de Rondônia (IFRO), o TCE e a Defensoria Pública do Estado (DPE) foi renovado por mais dois anos, com vigência a partir de março de 2025. A renovação prevê a expansão do sistema para mais municípios em Rondônia e outros estados, como Ceará e Mato Grosso, que já demonstraram interesse em adotar a solução. O suporte ao sistema continua sendo realizado pela equipe de desenvolvimento”, ressalta Jackson Henrique.

A parceria entre as duas instituições foi firmada no início de 2023, através de um acordo de cooperação, em que o IFRO coopera com a gestão da equipe e parceria, além da seleção de alunos através de edital e o TCE fornece as informações sobre o produto a ser desenvolvido e custeia o pagamento de bolsas mensais no valor de R$ 3.000,00 para cada aluno desenvolvedor. O projeto foi desenvolvido por quatro alunos, todos egressos do Curso Técnico em Informática e atualmente discentes do Curso Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do IFRO Campus Ji-Paraná. A coordenação da equipe de desenvolvimento é feita pelos Professores Jackson Henrique e Clayton Ferraz.

Projeto Central de Vagas em Creches apresenta resultados em Ji-Paraná - News Rondônia

Wallyson Machado de Lima, 20 anos, atua como desenvolvedor front-end na equipe. Ele conta que é natural de Ji-Paraná (RO), concluiu o Curso Técnico em Informática no próprio Campus Ji-Paraná em 2022 e agora cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas na mesma instituição.

Ter feito esse percurso reforçou sua decisão de seguir na área de tecnologia e o possibilitou colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, tendo aprendizados com o trabalho coletivo. “Participar do projeto Central de Vagas em Creches foi extremamente enriquecedor, tanto no plano individual quanto no coletivo. Desde o início, nos deparamos com desafios que nos obrigaram a usar, na prática, todo o conhecimento adquirido ao longo do curso técnico, da graduação e de outras vivências. Logo na concepção do software, percebemos que seria fundamental conciliarmos complexidade e facilidade de uso, resultando em um sistema moderno e intuitivo para que pessoas de todas as idades conseguissem utiliza-lo. Ter a oportunidade de encarar cada obstáculo em conjunto, bem como de conhecer novos meios de desenvolvimento, gerou um ambiente de crescimento notável. As contribuições individuais se somaram, culminando em uma realização coletiva de alto nível, que combinou dedicação e competência”.

Projeto Central de Vagas em Creches apresenta resultados em Ji-Paraná - News Rondônia

Wallyson ainda mostra que “trabalhar ao lado de Ádrian Henrique Ferreira, Danilo Saiter da Silva, Gabriel Rodrigues Antunes e Jackson Henrique da Silva Bezerra foi uma experiência excepcional, que elevou significativamente minhas habilidades e deu um grande impulso à carreira de todos”. E acrescenta que “ter participado da criação desse sistema nos exigiu desempenho técnico e responsabilidade, visto que lidamos com informações sensíveis e demandas urgentes. Por outro lado, a satisfação de saber que se está facilitando o acesso à educação e ao cuidado infantil para tantas famílias, sobretudo as mais carentes, traz um sentimento de realização inestimável. Essa experiência reforça a importância de buscarmos soluções que ampliem oportunidades, garantindo que a comunidade seja genuinamente beneficiada pelos serviços que lhe são de direito”.

Sobre o sistema, junto com os demais companheiros de equipe explica que a “função principal das creches consiste em dar suporte a mães e pais que não podem cuidar dos filhos em tempo integral. No entanto, a falta de informação, combinada à indisponibilidade de vagas e à pouca transparência nos processos de matrícula, torna esse serviço extremamente concorrido e inacessível para muitas famílias em situações de vulnerabilidade, como a de mães solteiras, jovens em gravidez precoce ou pessoas em contexto de violência familiar, intensificam a urgência de uma seleção justa para esses espaços”.

Do nível médio à graduação

O IFRO oferta educação verticalizada, de modo que o estudante inicia no ensino técnico e pode avançar para o ensino superior. E este também foi o caso de Ádrian Henrique Ferreira, 21 anos, natural de Machadinho do Oeste (RO). “Concluí o Curso Técnico em Informática no IFRO Campus Ji-Paraná em 2021 e, atualmente, estou cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na mesma instituição. Atuo como desenvolvedor back-end na equipe do Central de Vagas”.

No projeto, ele ingressou quando já cursava o ensino superior, “o que me ajudou a reforçar minha escolha pela área de tecnologia e, principalmente, a colocar em prática todo o conhecimento adquirido na graduação. Trabalhar em equipe foi um grande desafio no início, pois cada integrante tinha métodos e perspectivas diferentes. No entanto, depois que nos entrosamos, o trabalho fluiu de forma muito mais harmônica e os resultados apareceram com mais facilidade. Para o futuro, pretendo continuar expandindo minhas habilidades e aplicando-as em projetos com impacto social, contribuindo cada vez mais com a comunidade. Gostaria, ainda, de expressar meus agradecimentos aos professores João Teixeira, Jackson Henrique e Clayton Ferraz, que foram fundamentais ao longo desse processo, oferecendo suporte, orientação e incentivo para que eu seguisse em frente e pudesse alcançar meus objetivos”.

Ele diz ter aproveitado a oportunidade de integrar o projeto para seu desenvolvimento pessoal e de contribuição para a equipe. “Essa experiência alavancou a carreira de todos nós, pois pudemos vivenciar e empregar ferramentas e linguagens robustas, amplamente utilizadas no mercado. Além disso, tivemos a oportunidade de superar desafios em conjunto, construindo um software moderno e completo, mas de uso simples. Tudo isso só foi possível graças à dedicação de uma equipe apaixonada pelo que faz, aliada à experiência prévia de cada integrante”, expressa Ádrian.

Projeto Central de Vagas em Creches apresenta resultados em Ji-Paraná - News Rondônia

O estudante fala que “construir este software se revelou um desafio valioso, pois testou todo o conhecimento adquirido durante o curso técnico, na graduação e em outros projetos, exigindo a entrega de um produto totalmente funcional. Um dos maiores obstáculos foi a criação do algoritmo de fila, que, embora inicialmente funcional, precisava de melhorias. Com a chegada de novos membros na equipe, foi possível realizar uma refatoração mais robusta, deixando-o muito mais eficiente. No início, eu era o único desenvolvedor back-end da equipe. Contudo, por meio de metodologias ágeis e de uma boa distribuição de tarefas, conseguimos manter a manutenção e a evolução do sistema até a chegada de novos integrantes, o que reforçou ainda mais a qualidade do projeto”.

Também ressaltando a parceria e colaboração com colegas e docente, diz que a ferramenta de acesso às creches é fundamental para muitas famílias em situação de vulnerabilidade. “Para mim, participar do desenvolvimento dessa solução é extremamente gratificante, pois contribui para melhorar a realidade de inúmeras famílias no meu estado natal. Ao mesmo tempo, é também uma enorme responsabilidade: estamos lidando com demandas delicadas, que exigem confiabilidade e eficácia para garantir que as vagas sejam destinadas àqueles que mais necessitam. Saber que meu trabalho possibilita um processo de matrícula mais justo, evitando que pais percam uma vaga mesmo chegando de madrugada, me enche de orgulho e reforça meu compromisso em sempre buscar soluções que ampliem o acesso à educação e ao cuidado infantil”.

Encerrada a participação do Campus Vilhena na etapa inicial do projeto, uma nova seleção foi realizada ainda em dezembro de 2023, com o projeto tendo dois desenvolvedores contratados: Danilo Saiter da Silva e Gabriel Rodrigues Antunes.

Concluído o técnico integrado ao ensino médio, atualmente Danilo é acadêmico do sexto período do Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas também no IFRO Campus Ji-Paraná. Conforme o aluno, “durante minha trajetória, participei de outros projetos que me ajudaram a desenvolver habilidades na área de tecnologia. No início de 2024, tive a oportunidade de integrar a equipe de desenvolvimento deste projeto, e isso tem sido uma experiência incrível. Além de aplicar na prática tudo o que venho aprendendo na graduação, o projeto reforçou minha vontade de trabalhar com soluções tecnológicas que realmente impactem a sociedade. No futuro, pretendo continuar desenvolvendo sistemas que unam tecnologia e impacto social, e essa experiência tem sido fundamental para isso”.

Danilo reforça que a participação no projeto tem sido muito positiva. “Foi uma oportunidade incrível de aprender e aplicar conhecimentos na prática, enquanto trabalhava em algo que faz diferença para tantas famílias. Participei ativamente no desenvolvimento e ainda participo na melhoria do sistema, sempre buscando entregar um trabalho de qualidade e alinhado às regras da Nota Técnica do GAEPE. Além disso, foi muito gratificante colaborar em equipe e ver o impacto real do nosso esforço”.

E demonstra ser uma experiência que exige grande responsabilidade. “Saber que nosso trabalho ajuda a organizar algo tão importante quanto o acesso às creches nos municípios do estado me motiva a fazer o melhor. A cada etapa do desenvolvimento, penso no quanto isso vai facilitar a vida das mães e dos pais, trazendo mais justiça e transparência. É muito bom saber que estou contribuindo para algo que realmente tem impacto na sociedade”, completa.

Gabriel Rodrigues Antunes, 19 anos, natural de Ji-Paraná (RO), também fez o percurso formativo iniciado com o Curso Técnico em Informática no IFRO Campus Ji-Paraná (concluído no ano de 2023). Atualmente, atua como desenvolvedor full-stack na equipe do Central de Vagas.

Sobre o amadurecimento para toda a equipe, afirma que “com esse projeto, tivemos a oportunidade de vivenciar novas experiências e superar obstáculos tanto na parte técnica, com ferramentas e linguagens de programação, quanto em todo o ciclo de desenvolvimento de um software moderno. Estar em conjunto com pessoas que também gostam e que trabalham na área contribuiu para que todos pudessem compartilhar conhecimentos e viver experiências práticas”.

“A priori, o objetivo do Central de Vagas é ser um sistema completo, porém de fácil uso para qualquer pessoa. Sendo assim, construí-lo foi um desafio para testar, na prática, meu repertório teórico e acadêmico de forma a tentar, ao máximo, refinar o produto final. Contribuir para a implementação de fundamentalidades do sistema — como o algoritmo de ordenação da fila de espera com base em grupos preferenciais ou a integração ao login do gov.br — foi motivo de grande realização pessoal e profissional e rendeu aprendizados úteis para projetos futuros. Ademais, em uma equipe de quatro desenvolvedores, colocamos todos os nossos esforços para garantir o cumprimento de todas as demandas com qualidade e em tempo hábil. Para isso, utilizamos metodologias ágeis e distribuição de tarefas, o que rendeu a todos nós experiências de trabalho em equipe. Para mim, trabalhar em conjunto com Professor Jackson Henrique da Silva Bezerra, Ádrian Henrique Ferreira, Danilo Saiter da Silva e Wallyson Machado de Lima contribuiu de forma extremamente positiva para minhas vivências como um desenvolvedor de software”.

Gabriel afirma que é muito grato por toda a parceria dos colegas. “Sinto grande orgulho em auxiliar na humanização desse processo, bem como em deixá-lo mais eficiente e justo para amparar aqueles que mais necessitam”, comenta.

Publicidade
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Antiga beneficiária ressalta relevância do programa Mamãe Cheguei durante entrega de kit para o neto que vai nascer

Antiga beneficiária ressalta relevância do programa Mamãe Cheguei durante entrega de kit para o neto que vai nascer

O Mamãe Cheguei já contemplou 20.254 bebês com o kit que contém itens necessários ao dia a dia.
L

Amapá, Roraima e Tocantins: estados com taxas altíssimas de suicídio entre pessoas indígenas

Norte e Centro-Oeste apresentam as maiores taxas de automutilação entre indígenas.
L

Como posicionar sua clínica para ser a primeira escolha do paciente particular

Ao explorar esses aspectos, vamos revelar como sua clínica pode não apenas atrair mais pacientes, mas também fidelizar aqueles que já conhecem a qualidade do seu serviço.
L
Etapa municipal dos Jogos Escolares de Jaru define representantes para a Fase Regional Noroeste, que será realizada de 17 a 22 de junho

Etapa municipal dos Jogos Escolares de Jaru define representantes para a Fase Regional Noroeste, que será realizada de 17 a 22 de junho

A etapa reunirá atletas de várias cidades da região, como Governador Jorge Teixeira, Machadinho do Oeste, Theobroma, Vale do Anari e Vale do Paraíso.
L
General Freire Gomes é advertido por Moraes no STF durante depoimento sobre trama golpista

General Freire Gomes é advertido por Moraes no STF durante depoimento sobre trama golpista

Moraes indagou se militar mentiu sobre apoio de almirante a Bolsonaro
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Sesau emite nota de esclarecimento sobre contrato firmado com a unidade hospitalar 9 de Julho em 2023

Secretaria esclarece pontos do acordo realizado no ano passado e reforça compromisso com a transparência na gestão da saúde pública.
L

Um doce para o amor: Sorteio especial de Dia dos Namorados com o Bolo de Festa Serenata de Amor da Fábrica de Bolo Vó Alzira

News Rondônia e Fábrica de Bolo Vó Alzira – Unidade Zona Sul, promovem uma promoção irresistível para adoçar o romance com um delicioso Bolo da Linha Festa Premium.
L

Jovem News | Entrevista Beatriz Neri – Acadêmica de Direito

No programa Jovem News desta segunda-feira, dia 19, às 17h, a entrevistada será Beatriz Neri, acadêmica de Direito na Unisapiens. Com apenas 24 anos, Beatriz já se destaca como estagiária em escritório de advocacia, presidente da Atlética Magistrada e integrante da Subcomissão Universitária da OAB.
L

Ponto & Contraponto | Entrevista Fábio Viana, advogado

Nesta segunda-feira, dia 19, às 16h, o programa Ponto e Contraponto recebe o advogado Fábio Viana para uma entrevista especial.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal de Porto Velho divulga mais de 80 oportunidades de emprego nesta semana

Áreas da beleza e vendas são destaques
L
IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

Indicador se mantém estável nas outras 15 unidades
L
Conab prorroga inscrições de concurso público com 403 vagas até 20 de maio

Conab prorroga inscrições de concurso público com 403 vagas até 20 de maio

São oferecidas 403 vagas de nível médio e superior
L

Parceria entre Prefeitura, Unir e Fundape oferece 50 vagas em pós-graduação de Educação Especial

As inscrições serão encerradas no próximo dia 23 de maio
L

Semed abre edital com 30 vagas para especialização em Orçamento, Governança e Gestão de Riscos no setor público

A formação, com 390 horas de carga horária, tem previsão de início em agosto de 2025 e conclusão até fevereiro de 2027
L
Publicidade

POLÍTICA

Obra na ponte sobre o Rio Corumbiara avança com apoio da deputada Lebrinha e prefeitura

Obra na ponte sobre o Rio Corumbiara avança com apoio da deputada Lebrinha e prefeitura

Investimento de R$ 2,3 milhões vai beneficiar comunidades de Corumbiara, Cerejeiras e municípios vizinhos
L
Deputado Pedro Fernandes acompanha ação do Rondônia Cidadã em Monte Negro

Deputado Pedro Fernandes acompanha ação do Rondônia Cidadã em Monte Negro

Parlamentar destinou indicação ao programa e destaca importância da ação social para o Vale do Jamari
L

Deputada Cláudia de Jesus defende ampliação de programas sociais em Nova Mamoré

Deputada apresentou indicações para implantação dos programas Prato Fácil e Vencer.
L

Deputada Cláudia de Jesus cobra esclarecimentos sobre valorização da Emater

Parlamentar quer saber o que foi feito desde a criação da comissão determinada pelo governador.
L

“Quem manda é o povo!”: diz Coronel Chrisóstomo em audiência sobre concessão da BR-364

Durante a audiência, Coronel Chrisóstomo ressaltou que entrou com um mandado de segurança coletivo para tentar impedir o leilão da rodovia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Vídeo: dupla é filmada furtando carro de comerciante no centro de Porto Velho

Crime ocorreu em poucos segundos e foi registrado por câmera de segurança; polícia busca ajuda da população para identificar os suspeitos.
10

Polícia Civil recupera motocicleta furtada e prende homem em flagrante na zona Leste de Porto Velho

Ação ocorreu durante fiscalização de rotina da DERFRVA no bairro Cascalheira
10

Operação Thánatos: Polícia Civil prende casal envolvido em homicídio em Machadinho d’Oeste

Investigação aponta dívida como motivação do crime; outros dois suspeitos seguem foragidos
10
Equipe do sgt Ralciclei prende criminoso suspeito de duas tentativas de homicídio na zona leste

Homem é preso após deixar dois baleados em tentativa de vingar o irmão morto

Johab foi encontrado armado em frente de uma casa no bairro Três Marias, próximo de um dos ataque.
10
Ex-presidiário e morto com tiro na cabeça no Cai N’água

Ex-presidiário e morto com tiro na cabeça no Cai N’água

Testemunhas contaram que o rapaz estava conversando com outro indivíduo, quando um suspeito sacou uma arma e atirou em direção da vítima que ainda tentou escapar, mas foi baleado na cabeça e caiu morto em cima da moto Honda Biz que pilotava.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Judô e carinho: Aulão do Dia das Mães na Academia Banzai reúne famílias em momento especial

Evento uniu mães, filhos e filhas em uma experiência de afeto, respeito e união por meio do judô
L

News Rondônia leva você para o show do Menos é Mais!!

Participe da promoção e concorra a ingressos para curtir o pagode ao vivo na Talismã 21, em Porto Velho, no dia 30 de maio!
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental (LAO): AREIA BRANCA MATERIAL BÁSICO LTDA – EPP

Licença Ambiental de Operação Nº 43 SOL/DLA
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): GONCALVES E OLIVEIRA COM. DE COMBUSTIVEIS E LUBRIFICANTES LTDA

Licença Ambiental de Operação Nº 016.00193.004/2024-SUL
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): AREIA BRANCA MATERIAL BÁSICO LTDA – EPP

Licença Ambiental de Operação Nº 43 SOL/DLA
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAS): AGROMAR COMERCIO E REPRESENTACOES DE PRODUTOS AGROPECUARIOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS Nº 544 SOL/DLA
L

Consórcios seguem em alta e ajudam associados do Sicredi a realizarem sonhos e ampliarem patrimônio

Sicredi registra a marca de R$ 50 bilhões em créditos sob gestão, resultado que consolida a instituição financeira cooperativa como a 7ª maior administradora de consórcios do Brasil
L

Conab promove II Diálogo Brasil-África sobre segurança alimentar

A programação do evento continuará no dia 21, em Petrolina/PE, com visitas técnicas organizadas pela Embrapa Semiárido, voltadas para temas como agricultura irrigada, aquicultura e convivência com a seca.
L
Homem é preso por suspeita de inserir drogas em marmitas destinadas a presídio

Homem é preso por suspeita de inserir drogas em marmitas destinadas a presídio

O suspeito foi localizado nas dependências do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), no município de Ariquemes.
12
Polícia Civil apreende adolescente por crime de homicídio em Jaci-Paraná

Polícia Civil apreende adolescente por crime de homicídio em Jaci-Paraná

Conforme apontaram as investigações, o homem foi assassinado com aproximadamente 20 golpes de faca concentrados na região do abdômen e do tórax.
14
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.