QUARTA-FEIRA, 21/05/2025

Onda de violência e criminalidade assola região do Ipixuna, deixando moradores em pânico

Relatos colhidos pela equipe do News Rondônia junto à comunidade do Projeto de Assentamento Extrativista (PAE) Santa Maria Auxiliadora revelam um cenário de terror e desespero.

Por Por News Rondônia | /12 de dezembro de 2024

Publicado em 

Atualizado em 

Onda de violência e criminalidade assola região do Ipixuna, deixando moradores em pânico - News Rondônia

Uma série de atividades criminosas tem aterrorizado moradores da região do Ipixuna, no sul do Amazonas, próximo à divisa com Rondônia. Assentados e pequenos agricultores estão sendo expulsos de suas terras por grupos armados, em meio a uma escalada de violência que inclui ameaças, incêndios criminosos e até mesmo o uso de crianças como reféns.

Segundo boletins de ocorrência registrados na Delegacia Interativa de Polícia de Humaitá, um grupo de aproximadamente nove indivíduos armados, utilizando uma caminhonete L200 branca com carroceria de madeira, tem realizado ataques sistemáticos ao assentamento.

Relatos colhidos pela equipe do News Rondônia junto à comunidade do Projeto de Assentamento Extrativista (PAE) Santa Maria Auxiliadora revelam um cenário de terror e desespero. Moradores, que pediram para não ser identificados por medo de represálias, descrevem uma situação de completo abandono por parte das autoridades.

Um dos moradores, relatou ter sido agredido fisicamente e ameaçado de morte por invasores fortemente armados. “Eles queimaram meu barraco e disseram que eu não podia ficar ali”, afirmou em seu depoimento.

Mais um caso chocante envolve um casal que teve sua filha sequestrada e mantida em cárcere privado. Os criminosos usaram a criança como refém para coagir a família. “Só vou entregar tua filha quando vocês tirarem os móveis de dentro da casa e forem embora das minhas terras “, teria dito um dos invasores, o que foi registrado em sede policial.

Outro morador do assentamento, teve seus pertences furtados e seu barraco incendiado. “Quebraram o cadeado da minha casa e levaram tudo. Não satisfeitos voltaram no barraco e tocaram fogo”, relatou à polícia.

Casos de cárcere privado também foram relatados, com famílias mantidas sob a mira de armas dentro de suas próprias casas. “Ficamos a noite inteira sem poder sair sob mira de armas, com medo de sermos mortos. Eles usavam drogas e nos ameaçavam o tempo todo”, contou uma das vítimas.

Diante dos momentos de terror muitos moradores estão fugindo para as cidades, abandonando suas terras e meios de subsistência. “A violência aqui é pior do que na cidade”, afirma uma moradora. “Lá, pelo menos, você pode chamar a polícia. Aqui, estamos sozinhos.”

A inação das autoridades tem sido alvo de críticas. Apesar das numerosas denúncias feitas ao Ministério Público, Polícia Civil. Os assentados agora partem para denúncias junto ao Ministério Público Federal e Polícia Federal, para buscar uma ação mais efetiva das autoridades: “Fizemos todos os B.O.s possíveis, mas nada muda”, lamenta um líder comunitário. “É como se fôssemos invisíveis para o Estado.”

O avanço dos grupos criminosos ameaça não apenas a segurança dos moradores, mas também o futuro econômico da região. O medo está desencorajando investimentos no campo, revertendo anos de progresso no desenvolvimento agrícola local.

Enquanto isso, famílias continuam a fugir deixando para trás não apenas suas casas e terras, mas também sonhos e anos de trabalho árduo. A pergunta que fica é: até quando o poder público permitirá que o crime dite as regras no campo?

Crimes Relatados – Com base nos depoimentos e informações coletadas, os seguintes crimes foram identificados:

Esbulho Possessório (Art. 161, § 1°, II, do Código Penal)

Ameaça (Art. 147 do Código Penal)

Sequestro e Cárcere Privado (Art. 148 do Código Penal)

Incêndio Criminoso (Art. 250 do Código Penal)

Associação Criminosa (Art. 288 do Código Penal)

Dano ao Patrimônio (Art. 163 do Código Penal)

Lesão Corporal (Art. 129 do Código Penal)

Furto Qualificado (Art. 155, § 4°, I do Código Penal)

A reportagem tentou contato com as autoridades responsáveis, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição. O silêncio oficial apenas aumenta a sensação de abandono relatada pelos moradores.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Polícia Civil prende suspeito de roubo de fios de cobre durante Operação Capture

Polícia Civil prende suspeito de roubo de fios de cobre durante Operação Capture

De acordo com as investigações, cerca de cinco a seis indivíduos teriam participado da ação criminosa, rendendo um vigilante sob grave ameaça e mantendo-o em restrição de liberdade.
10

Mãe incentiva filho a agressão contra adolescente e grava ataque

Violência aconteceu em ponto de ônibus e foi exposta em vídeo nas redes sociais; mulher foi presa em flagrante, mas liberada após depoimento
16
BPTAR flagra homem com revólver dentro de mochila em praça na zona leste

BPTAR flagra homem com revólver dentro de mochila em praça na zona leste

Foi realizada abordagem e na revista foi encontrado dentro da mochila que o suspeito carregava nas costas, um revólver calibre 38 municiado.
14
Quadrilha é presa com drogas e arma depois de trocar tiros com o BPTAR em boca de fumo

Bandido foge após troca de tiros com BPTAR na zona leste

Na chegada para averiguação, um criminoso portando arma saiu de trás da viatura, fazendo disparos em direção aos policiais que revidaram a injusta agressão.
10

VÍDEO: Motociclista fica em estado grave após colisão com caminhonete na Jaci-Paraná

Com múltiplas lesões, a jovem foi socorrida em estado grave por uma equipe do Samu e encaminhada ao Hospital João Paulo II.
12
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Polícia Federal abre concurso para 1.000 vagas com salários de até R$ 26,8 mil; inscrições começam em 26 de maio

Polícia Federal abre concurso para 1.000 vagas com salários de até R$ 26,8 mil; inscrições começam em 26 de maio

Provas objetivas e discursivas estão previstas para 27 de julho
L
Divulgada lista dos candidatos inscritos no processo seletivo da Saúde de Porto Velho

Divulgada lista dos candidatos inscritos no processo seletivo da Saúde de Porto Velho

Contrato emergencial terá vigência de dois anos.
L

Momento Empresarial | Entrevista Ivan Lopes da Silva, Pão de Queijo – Amor do Campo

No programa Momento Empresarial desta quarta-feira, vamos receber Ivan Lopes da Silva, fundador da marca Pão de Queijo – Amor do Campo.
L

Porto Velho participa da Rondônia Rural Show com destaque para a agricultura familiar

Serão cinco agroindústrias porto-velhenses participando desta 12ª edição da feira internacional.
L

Missão: Impossível – O acerto final já está em cartaz!

Tom Cruise retorna em uma missão eletrizante que promete tirar o fôlego dos fãs da franquia
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

INSS adere à 2ª edição do Concurso Público Nacional Unificado, que passa a oferecer 3.652 vagas

INSS adere à 2ª edição do Concurso Público Nacional Unificado, que passa a oferecer 3.652 vagas

INSS será o 36º órgão federal participante
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga mais de 80 oportunidades de emprego nesta semana

Áreas da beleza e vendas são destaques
L
IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

IBGE: taxa de desemprego cresce em 12 estados no primeiro trimestre

Indicador se mantém estável nas outras 15 unidades
L
Conab prorroga inscrições de concurso público com 403 vagas até 20 de maio

Conab prorroga inscrições de concurso público com 403 vagas até 20 de maio

São oferecidas 403 vagas de nível médio e superior
L

Parceria entre Prefeitura, Unir e Fundape oferece 50 vagas em pós-graduação de Educação Especial

As inscrições serão encerradas no próximo dia 23 de maio
L
Publicidade

POLÍTICA

Câmara aprova urgência de projeto que proíbe desconto automático de mensalidades em benefícios do INSS

Câmara aprova urgência de projeto que proíbe desconto automático de mensalidades em benefícios do INSS

Projeto deverá ser votado no Plenário na próxima semana
L

Associação Aproaf recebe novos equipamentos agrícolas adquiridos com emenda da deputada Dra. Taíssa Sousa

Recursos foram usados na compra de uma plantadeira e uma empacotadeira, que já beneficiam dezenas de produtores rurais do município
L

Governador Marcos Rocha lança Programa de Segurança Rural e transforma combate à criminalidade no campo em Rondônia

O governador de Rondônia, Marcos Rocha reforçou a prioridade dada à segurança no campo.
L

Dra. Taíssa participa da cerimônia de troca de comando do 6º BPM em Guajará-Mirim

Parlamentar destaca compromisso com a segurança pública e valoriza atuação da Polícia Militar de Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motorista de Onix se envolve em grave acidente com casal em moto na zona sul

Condutora, de 59 anos, tentou conversão e acabou atingindo a moto ocupada por um casal, que sofreu várias lesões e precisou ser socorrido às pressas.
14

VÍDEO: Peão é arrastado e pisoteado por touro em rodeio no interior

Jovem de 20 anos ficou com o pé preso no arreio e foi violentamente atingido por touro; ele está internado, consciente e fora de risco
16

Homem é detido após agredir companheira em via pública

Agressão foi flagrada por testemunhas; vítima revelou histórico de violência e ameaças de morte
16
Homem é espancado depois de furtar caixas de Trident e galinha de borracha em loja na zona leste

Homem é espancado depois de furtar caixas de Trident e galinha de borracha em loja na zona leste

Imagens de câmera de segurança mostram o momento que o suspeito pega os produtos e coloca em uma sacola, depois fugiu correndo do estabelecimento comercial localizado na Avenida José Amador dos Reis.
12
Ônibus escolar é destruído por incêndio após falha mecânica em Rondônia

Ônibus escolar é destruído por incêndio após falha mecânica em Rondônia

De acordo com informações iniciais, o fogo teve início após uma possível pane mecânica.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

OAB Rondônia celebra decisão que proíbe curso de Direito 100% EAD e reforça defesa do ensino jurídico de qualidade

O presidente da Seccional, Márcio Nogueira, destacou a importância da decisão para toda a sociedade.
L
Ibovespa fecha acima dos 140 mil pontos pela primeira vez na história; dólar sobe 0,26%

Ibovespa fecha acima dos 140 mil pontos pela primeira vez na história; dólar sobe 0,26%

Dólar sobe para R$ 5,66 em dia de ajustes no mercado externo
L

Surto da gripe influenza e suas perigosas ramificações chega a Porto Velho

É preciso correr pela vacina.
L
Brasil é convidado para copresidir grupo de trabalho sobre solução de dois Estados na ONU

Brasil é convidado para copresidir grupo de trabalho sobre solução de dois Estados na ONU

Conferência da ONU sobre o tema está programada para julho
L
Mais de 1,74 milhão de aposentados do INSS solicitam reembolso por descontos não autorizados de entidades associativas

Mais de 1,74 milhão de aposentados do INSS solicitam reembolso por descontos não autorizados de entidades associativas

Pedido pode ser feito pelo Meu INSS e central de atendimento 135
L
Lula destaca papel da cultura na defesa da democracia durante entrega da Ordem do Mérito Cultural no Rio de Janeiro

Lula destaca papel da cultura na defesa da democracia durante entrega da Ordem do Mérito Cultural no Rio de Janeiro

Presidente participou da entrega da Ordem do Mérito Cultural no Rio
L
CNJ proíbe pagamento retroativo de benefícios a juízes e servidores do Judiciário por decisões administrativas

CNJ proíbe pagamento retroativo de benefícios a juízes e servidores do Judiciário por decisões administrativas

Dinheiro só poderá ser liberado após fim dos recursos judiciais
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.