SEGUNDA-FEIRA, 12/05/2025

L

Saúde

Curso ensina letramento racial a trabalhadores do SUS

Elaborado pela Fiocruz e universidades, iniciativa tem 7 mil inscritos

Por FRANCIELLY BARBOSA* - ESTAGIÁRIA DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Curso ensina letramento racial a trabalhadores do SUS
MARCELLO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL

No contexto das comemorações ao Dia da Consciência Negra, celebrado pela primeira vez como feriado nacional neste ano, a Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e o Campus Virtual Fiocruz lançaram o curso online gratuito Letramento racial para trabalhadores do SUS. A formação, com foco em trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), busca conscientizar sobre a necessidade de desconstruir práticas racistas e promover a diversidade e a equidade no campo da saúde.

Coordenado pelas professoras Regimarina Reis e Letícia Batista, da escola politécnica, a iniciativa é fruto de uma parceria entre a instituição e as universidades federais da Bahia (UFBA), do Maranhão (UFMA), do Rio de Janeiro (UFRJ) e Fluminense (UFF), com apoio do Ministério da Educação (MEC).

Durante a capacitação, serão abordados temas como as relações entre o racismo e a saúde como direito no Brasil e a prática antirracista como princípio do trabalho em saúde. O objetivo é reconhecer e questionar estereótipos, preconceitos, discriminações e injustiças raciais.

Formação

A professora Regimarina Reis disse que o curso é resultado de um conjunto de pesquisas desenvolvidas e coordenadas em parceria com a professora Letícia Batista, da UFF, e com o professor da Universidade Federal da Bahia Marcos Araújo.

“Desenvolvemos o curso partindo da evidência inquestionável de que a população negra é desproporcionalmente afetada pelas desigualdades sociais no Brasil”, explicou.

Coordenadora adjunta do curso, Letícia Batista destaca que “o racismo é uma produção social e sua ação impacta também o SUS, reproduzindo iniquidades em saúde”. A pesquisadora reforça que a capacitação não busca apenas reconhecer o racismo, mas fortalecer a produção de ações antirracistas no âmbito das políticas voltadas para a saúde.

A formação é a primeira desenvolvida no âmbito do edital Inova Educação – Recursos Educacionais Abertos, iniciativa da Fiocruz. O curso é aberto para todos os interessados pelo tema e pode ser adaptado e utilizado em outros materiais.

“É nesse sentido que entendemos a importância do curso, como processo formativo introdutório, com abrangência nacional, que afirma e difunde o lugar da questão racial para compreender as relações sociais e os processos de saúde e adoecimento no país. O racismo é um obstáculo central para a realização da saúde como direito no Brasil, devendo ser enfrentado”, resume Reis.

“Com racismo não há saúde, com racismo os princípios do SUS são irrealizáveis em sua plenitude. A expectativa é que mais iniciativas formativas e de práticas antirracistas possam ser realizadas ao nível nacional e local”.

Letramento racial

No Brasil, 55,5% da população nacional se identifica como negra sendo 45,3% (92,1 milhões) autodeclarada parda e 10,2% (20,7 milhões) preta. Os dados são do Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mesmo representando a maioria da população, pessoas negras ainda têm menos acesso aos serviços de saúde no país, principalmente em comparação às pessoas brancas.

Apenas 74,8% das pessoas pretas e 73,3% das pessoas pardas consultaram um médico nos 12 meses anteriores à divulgação da Pesquisa Nacional de Saúde 2019, também realizada pelo IBGE, em convênio com o Ministério da Saúde. Entre pessoas brancas, essa proporção passa para 79,4%.

“Fato é que negras e negros no país vivem em piores moradias, tem menos acesso à educação, apresentam piores condições de saúde, recebem os menores salários, ocupam menos as posições de poder, são mais encarcerados, entre outros indicadores sociais que evidenciam a sub-representação negra, em relação à população branca. Isso reflete o processo de formação da sociedade brasileira, que é fortemente ancorado em hierarquias raciais e tem o racismo estrutural como tecnologia de poder”, reflete Reis.

Para a coordenadora, a sociedade brasileira é construída com base no racismo estrutural, que organiza e orienta o cotidiano de pessoas negras e brancas. À reportagem, ela ressalta que essa forma de discriminação está presente não apenas nas relações interpessoais, mas também nas instituições públicas, incluindo o SUS.

“O racismo presente na sociedade é também produzido e reproduzido nas organizações de saúde, no trabalho em saúde e na formação dos trabalhadores da saúde”.

Reis ainda aponta para a negligência de debates sobre o tema ao longo da formação dos trabalhadores da área da saúde. “O racismo é promotor de adoecimento individual e coletivo, apesar disso, as questões raciais não são abordadas na formação dos trabalhadores da saúde, e nem nos processos de trabalho. Há uma interdição dessa discussão em todas as categorias profissionais e níveis formativos em saúde”.

Até o momento, a formação conta com cerca de 7 mil inscritos, de todas as 27 unidades da Federação.

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

População de Rondônia pode receber medicamentos gratuitos pelo programa “Remédio Aqui em Casa”; saiba como participar

População de Rondônia pode receber medicamentos gratuitos pelo programa “Remédio Aqui em Casa”; saiba como participar

O Remédio Aqui em Casa fornece medicamentos gratuitos na residência do paciente.
L
Semana S é aberta com programação nacional gratuita de cultura, saúde, empreendedorismo e capacitação profissional

Semana S é aberta com programação nacional gratuita de cultura, saúde, empreendedorismo e capacitação profissional

Programação vai até o próximo domingo em todo o país
L
Mais da metade dos brasileiros têm excesso de peso, aponta estudo

Tratamentos eficazes para perda de peso vão além da dieta: veja o que realmente funciona

Mais do que uma questão estética, o excesso de peso está fortemente associado ao risco aumentado de doenças como diabetes tipo 2, problemas cardiovasculares, acidente vascular cerebral e disfunções renais.
L
Ministério da Saúde promove Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado para ampliar cobertura antes do inverno

Ministério da Saúde promove Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado para ampliar cobertura antes do inverno

Meta é vacinar 90% do público-alvo de 81,6 milhões de pessoas
L
Hospital de Base de Porto Velho realiza parto incomum de trigêmeas idênticas em nova maternidade

Hospital de Base de Porto Velho realiza parto incomum de trigêmeas idênticas em nova maternidade

O caso das trigêmeas é um dos primeiros marcos desta nova fase da maternidade.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Carlo Ancelotti é o novo treinador da Seleção Brasileira, segundo Fabrizio Romano

Carlo Ancelotti é o novo treinador da Seleção Brasileira

Ancelotti começará oficialmente no cargo no fim de maio, com estreia prevista para a próxima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo.
L

Cine Araújo no Porto Velho Shopping: Ação, Emoção e Mistério nas Telonas!

Prepare-se para uma semana cinematográfica repleta de adrenalina, nostalgia e suspense no melhor cinema da cidade
L

Promoção imperdível: News Rondônia e Cine Araújo levam você para o cinema!

Participe do sorteio e concorra a ingressos para curtir o melhor do cinema em Porto Velho
L

Resultado no ar! RondônCAP Especial das Mães já aconteceu

Mais de meio milhão em prêmios, solidariedade e muitos ganhadores marcaram essa edição!
L

Dia das Mães: História, significado e curiosidades

Uma celebração mundial de amor, gratidão e história, que vai além dos presentes e revela o papel essencial das mães na construção da sociedade.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso da Conab oferece 403 vagas com salários de até R$ 8 mil

Inscrições seguem abertas até 15 de maio e despertam grande interesse entre concurseiros de todo o país
L

Semed publica homologação dos recursos do Edital 02 do processo seletivo de voluntários

Serviços serão prestados de forma voluntária, ou seja, sem vínculo empregatício
L

Semed informa mudança no cronograma do processo seletivo de voluntários

Errata que altera o cronograma do edital foi publicada no Diário Oficial no dia 02 de maio
L
Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Plataforma SouGov.Br traz nova função para agilizar ingresso
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa participa de rodada de negócios organizada pela Home Cred em Extrema

Deputada reforça apoio ao empreendedorismo local e ouve moradores sobre melhorias necessárias no distrito
L

Deputada Cláudia de Jesus solicita esclarecimentos sobre obra paralisada em União Bandeirantes

Parlamentar argumentou que a ausência do sistema de tratamento de água causa transtornos para a comunidade.
L
Deputada Cláudia de Jesus destina emenda para fortalecer a agricultura familiar em Alto Alegre dos Parecis

Deputada Cláudia de Jesus destina emenda para fortalecer a agricultura familiar em Alto Alegre dos Parecis

Com investimento de R$ 100 mil foi realizada aquisição de equipamentos agrícolas.
L
Ieda Chaves é informada sobre retomada do programa Tchau Poeira no bairro Três Marias

Ieda Chaves é informada sobre retomada do programa Tchau Poeira no bairro Três Marias

Direção do DER-RO confirma reinício das obras até o dia 15 de maio, na zona Leste, de Porto Velho.
L

Deputado Eyder Brasil sugere criação de linha de crédito específica para jornalistas com DRT em Rondônia

Proposta busca apoiar profissionais da comunicação com condições facilitadas para investir em equipamentos e estrutura de trabalho.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF apreende 28kg de cocaína em Vilhena

PRF apreende 28kg de cocaína em Vilhena

Droga era transportada na estrutura do veículo
10
Moto fica engatada em carro durante acidente com dois feridos na capital

Moto fica engatada em carro durante acidente com dois feridos na capital

Segundo testemunhas, a jovem de 20 anos e o amigo de 22, seguiam de moto pela Renato Pires, quando fizeram a conversão na Avenida Amazonas, e foram atingido na traseira pelo carro que estava na preferencial.
14
Jovem é esfaqueado durante briga em vila de apartamentos na capital

Jovem é esfaqueado durante briga em vila de apartamentos na capital

Informações apuradas pelo site dão conta que durante uma confusão com outro homem, o jovem foi atacado com golpe de faca nas costas, depois o suspeito fugiu.
16
Dois foragidos da Justiça são capturados pela PATAMO

Dois foragidos da Justiça são capturados pela PATAMO

O suspeito também havia rompido a tornozeleira eletrônica, desrespeitando medidas judiciais.
14
Muro de residência é destruído em possível colisão durante a madrugada

Muro de residência é destruído em possível colisão durante a madrugada

O imóvel, localizado na zona urbana da cidade, é alugado. Segundo relato da moradora, ao acordar, ela percebeu que a estrutura havia sido derrubada e os destroços estavam espalhados pelo quintal da frente.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atendendo solicitação da comunidade, Prefeitura de Porto Velho inicia obras na estrada do Km 13, na Vila Codaron

Além da estrada, as ruas da vila também recebem patrolamento e recuperação de pontos críticos
L

Recebimento da Licença Ambiental: Auto Posto Catarinense – LTDA

Licença de Operação Nº 050/2025
L

Prefeitura amplia canais de comunicação com a população para demandas ambientais

Técnicos da Sema respondem aos questionamentos e prestam orientações aos munícipes
L

Mutirão da Justiça leva atendimento ao Centro Pop para pessoas em situação de rua

Ação possibilita acesso à Justiça de simples e efetivo
L
Prefeitura promove celebração especial para o Dia das Mães com música, sorteios e serviços de beleza

Prefeitura promove celebração especial para o Dia das Mães com música, sorteios e serviços de beleza

Evento reuniu milhares de pessoas que tiveram acesso a vários atendimentos gratuitos.
L
Atividades do Dia do Amar&Laço promovem conscientização sobre segurança no trânsito no Palácio Rio Madeira nesta terça-feira

Atividades do Dia do Amar&Laço promovem conscientização sobre segurança no trânsito no Palácio Rio Madeira nesta terça-feira

Atividades do “Dia do Amar&Laço”, promovidas pelo Detran-RO, serão realizadas no Palácio Rio Madeira.
L
Hospital Regional de São Francisco do Guaporé será reformado e ampliado com investimento de R$ 3,1 milhões

Hospital Regional de São Francisco do Guaporé será reformado e ampliado com investimento de R$ 3,1 milhões

O projeto visa modernizar a infraestrutura da unidade e melhorar o atendimento à população.
L
FIERO e SEBRAE-RO fortalecem parceria para desenvolver ações conjuntas ainda em 2025

FIERO e SEBRAE-RO fortalecem parceria para desenvolver ações conjuntas ainda em 2025

FIERO e SEBRAE-RO fortalecem parceria para desenvolver ações conjuntas ainda em 2025.
L

Requerimento de Analise de Projeto – PRADA: VALDINEI TEIXEIRA DE SOUZA

Projeto de Recuperação de Área Degradada ou Alterada – PRADA
L
Governo de Rondônia impulsiona o turismo com mapas ilustrativos de municípios e atividades econômicas

Governo de Rondônia impulsiona o turismo com mapas ilustrativos de municípios e atividades econômicas

Dividido em etapas, o projeto de mapas ilustrados já se encontra na 4ª fase.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.