TERÇA-FEIRA, 29/04/2025

No Brasil, 1,4 milhão de estudantes não têm água tratada na escola

Maioria desses alunos é negra e estuda em estabelecimentos públicos

Por MARIANA TOKARNIA – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

No Brasil, 1,4 milhão de estudantes não têm água tratada na escola
JEFFERSON RUDY/AGÊNCIA SENADO

Em todo o país, cerca de 1,4 milhão de estudantes estão matriculados em escolas públicas que não contam com fornecimento de água tratada, própria para o consumo. A maior parte desses alunos é negra. Os dados são do estudo Água e Saneamento nas Escolas Brasileiras: Indicadores de Desigualdade Racial a partir do Censo Escolar, divulgado nesta semana.

Produzido pelo Instituto de Água e Saneamento e pelo Centro de Estudos e Dados sobre Desigualdades Raciais (Cedra), o estudo usa dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2023, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e classifica as escolas em predominantemente negras ou predominantemente brancas. Isso significa que tais estabelecimentos têm mais de 60% de alunos declarados negros ou brancos, respectivamente. As demais escolas são consideradas mistas.

A pesquisa mostra que a chance de um aluno estar em uma escola de predominância negra que não fornece água potável é cerca de sete vezes maior, se comparada à da escola de predominância branca. Do total de 1,2 milhão de estudantes sem acesso básico à água, 768,6 mil estão em escolas predominantemente negras; 528,4 mil, em escolas mistas; e 75,2 mil, em escolas predominantemente brancas.

O conselheiro do Cedra e professor da Universidade Federal de Santa Catarina Marcelo Tragtenberg explica que os dados se referem à ausência de água tratada e que as escolas podem dispor de outras fontes, como moringas ou filtros artesanais. “Isso tem impacto direto na saúde e impacto no aprendizado, através da saúde.”

Em todo o país, cerca de 5,5, milhões de estudantes estão em escolas sem qualquer abastecimento de água pela rede pública. Desses, 2,4 milhões frequentam escolas predominantemente negras e 260 mil, escolas de maioria branca. Os 2,8 milhões restantes estão em escolas mistas.

Saneamento básico

Além do acesso à água potável e ao fornecimento geral de água, a pesquisa analisa se as escolas contam com banheiro, coleta de lixo e esgoto. Para todos os itens, são consideradas todas as etapas da educação básica: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação para jovens e adultos (EJA).

Em todo o país, mais da metade, 52,3% dos alunos matriculados em escolas predominantemente negras lida com a falta de ao menos um dos serviços ou infraestrutura de saneamento, enquanto, nas escolas predominantemente brancas, essa porcentagem cai para 16,3%.

Segundo o estudo, os serviços de saneamento são condições essenciais à dignidade humana, “e sua ausência nas unidades educacionais certamente afeta a aprendizagem dos estudantes. Portanto, a falta desses serviços é mais um obstáculo na trajetória educacional dos estudantes negros e constitui-se em uma camada adicional a ser somada às tantas outras que formam o amplo e complexo panorama da desigualdade racial na educação”, diz o texto.

Ao todo, 14,1 milhões de estudantes que frequentam escolas não conectadas à rede pública de esgoto – dos quais cerca de 6 milhões estão em escolas predominantemente negras; 1,2 milhão onde brancos são maioria, e os demais em escolas mistas.

Dentre os que não contam com saneamento, 440 mil estudantes estão matriculados em escolas que não têm sequer banheiro, estando 135,3 mil em escolas predominantemente negras e 38,3 mil em escolas predominantemente brancas. Os demais 266 mil estão em escolas mistas.

Quanto à destinação do lixo, 2,15 milhões de alunos estão matriculados em 30,5 mil escolas em que o lixo não é coletado por serviços públicos – 955,8 mil estão em escolas predominantemente negras, 59 mil em escolas predominantemente brancas e os demais (1,1 milhão), em escolas mistas.

“Em geral, não se tem um olhar racializado sobre os indicadores sociais, mas, quando se racializa, o que acontece é que as escolas onde predominam estudantes negros são escolas com pior infraestrutura de água e saneamento. Onde predominam estudantes brancos, as escolas têm melhor infraestrutura”, acrescenta Tragtenberg.

O professor diz que, se analisados os dados de cada grupo de escolas, percebe-se que os estudantes negros que estão em escolas majoritariamente brancas, ainda assim estão nas escolas desse grupo com as piores infraestruturas. “Se olhar dentro de cada subgrupo, você vai ver que os estudantes brancos que estão em escolas negras estão nas melhores escolas negras do ponto de vista de água e saneamento, e os estudantes negros que estão nas escolas brancas estão nas escolas com pior infraestrutura de saneamento. Então existe essa duplicidade de desigualdade racial.”

Estudantes indígenas

O estudo chama a atenção também para o baixo acesso de estudantes indígenas aos serviços de saneamento básico. “Embora este estudo tenha foco na comparação do acesso a saneamento entre escolas predominantemente negras e brancas, não é possível passar despercebida a existência de baixíssimos índices de atendimento dos serviços públicos nas escolas predominantemente indígenas”, diz o texto.

Do total de 360 mil indígenas matriculados na rede pública, 60% estão em escolas sem abastecimento de água; 81,8% estão em escolas sem esgoto; 54,7% não contam com coleta de lixo; 15,7% não têm acesso a água potável na escola e 14,3% não têm banheiro.

Segundo Tragtenberg, o estudo mostra que as políticas públicas precisam considerar as desigualdades raciais e entre as regiões do país. “Não adianta só pensar em universalização”, diz o professor. “Ao não considerar a equidade racial, sempre se vai privilegiar as escolas mais privilegiadas e os estudantes de raça branca, que são o grupo mais privilegiado. Se olhar só para a universalização, as medidas vão sempre chegar primeiro nas pessoas e nas escolas mais privilegiadas. É importante ter um recorte de equidade”, afirma.

Fora das escolas

A falta de saneamento básico não afeta apenas as escolas. O estudo destaca que, conforme dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), em 2022, 33 milhões de pessoas no Brasil não tinham acesso aos serviços públicos de abastecimento de água e 90 milhões não estavam ligados à rede pública de coleta de esgoto. Além disso, em 2022, havia ao menos 1,2 milhões de pessoas que não tinham banheiros em seus domicílios, estando sujeitas à defecação a céu aberto.

Além disso, a pesquisa considera que nem todos os estudantes têm a cor ou raça declarada no censo, o que impacta também as análises feitas. Esse dado começou a ser coletado em 2004. Em 2007, 60% não declararam cor ou raça. No ano passado, essa porcentagem caiu para 25,5%, o que ainda significa que não se tem essa informação de um a cada quatro estudantes.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira

Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira

Exame certifica quem não concluiu ensino na idade certa
L
Educação municipal de Jaru recebe Selo de Ouro do MEC

Educação municipal de Jaru recebe Selo de Ouro do MEC

Entre os critérios avaliados pelo MEC, estão o trabalho em conjunto, o fortalecimento da alfabetização, formação de professores e gestores e investimento em material didático.
L
Governo de RO promove a cultura com inscrições abertas para o Festival Estudantil Rondoniense de Artes 2025

Governo de RO promove a cultura com inscrições abertas para o Festival Estudantil Rondoniense de Artes 2025

A secretária de Estado da Educação, Ana Pacini, ressaltou o impacto educativo do evento.
L
Jaru sediará formações regionais do Programa Primeiros Passos, iniciativa do Tribunal de Contas de Rondônia

Jaru sediará formações regionais do Programa Primeiros Passos, iniciativa do Tribunal de Contas de Rondônia

A cerimônia de abertura está marcada para o dia 07 de maio e ocorrerá no auditório da Associação Comercial e Industrial de Jaru – ACIJ.
L
Termina nesta terça-feira o prazo de inscrição para vagas remanescentes do Fies 2025

Termina nesta terça-feira o prazo de inscrição para vagas remanescentes do Fies 2025

Resultado da pré-seleção será divulgado em 6 de maio
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Borderline: música de Maraisa gera polêmica e reacende debate sobre transtornos psicológicos

Você sabe o que é borderline? Entenda por que o tema vai muito além de uma letra de música
L
Seleção Brasileira anuncia uniforme vermelho para a Copa de 2026, e cores geram revolta

Seleção Brasileira anuncia uniforme vermelho para a Copa de 2026, e cores geram revolta

O lançamento oficial está previsto para ocorrer durante a Data Fifa de março de 2026, última janela antes do início do torneio, que será disputado nos Estados Unidos, Canadá e México.
L

Jovem News | Rato Andrade fala sobre sucesso e influência digital

Nesta segunda-feira, dia 28, às 17h, estreia o programa Jovem News com uma entrevista especial com o influencer digital Rato Andrade.
L
'SÓ POR HOJE': Diretor de Porto Velho lança curta-metragem gravado na capital

‘SÓ POR HOJE’: Diretor de Porto Velho lança curta-metragem gravado na capital

Com duração de 15 minutos, classificação indicativa de 14 anos e entrada gratuita, o filme aborda temas como superação, recaídas e esperança em um drama urbano.
L

Entre esta segunda-feira (28) e amanhã, a probabilidade de chuvas de nível 2 pode causar tempestades severas, alterando o clima

Apesar disso, Rondônia não aparece entre os estados com as maiores precipitações na semana.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Veja como consultar resultados finais do concurso nacional unificado

Governo anuncia 3.352 vagas para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado

Edital deve sair em julho; provas objetivas serão aplicadas em outubro
L
Concurso Nacional Unificado terá maior contratação de servidores federais em dez anos, com 6.640 vagas

MGI autoriza a nomeação de 4.330 aprovados na 1ª edição do Concurso Público Nacional Unificado

Primeiras nomeações estão previstas para maio em 16 órgãos federais
L
Cebraspe é escolhido como organizador do novo concurso da Polícia Federal com 192 vagas administrativas

Cebraspe é escolhido como organizador do novo concurso da Polícia Federal com 192 vagas administrativas

Processo seletivo oferecerá 192 vagas para cargos administrativos
L
Novo Concurso Público Nacional Unificado deve oferecer 3 mil vagas com inscrições previstas para junho

Novo Concurso Público Nacional Unificado deve oferecer 3 mil vagas com inscrições previstas para junho

Ministra Esther Dweck prevê que inscrições começarão em junho
L
Sine Municipal anuncia 93 oportunidades de trabalho nesta semana

Sine Municipal anuncia 93 oportunidades de trabalho nesta semana

Sine também oferece orientação profissional, sobre Carteira de Trabalho Digital, Seguro-Desemprego e emissão da nova CIN.
L
Publicidade

POLÍTICA

Sílvia Cristina reforça cobrança para que a Câmara dos Deputados analise a PEC 47 da transposição

Sílvia Cristina reforça cobrança para que a Câmara dos Deputados analise a PEC 47 da transposição

Deputada apelou ao presidente da Casa, Hugo Motta, para que coloque a matéria em pauta.
L
Deputado Cássio Gois impulsiona Motocross em Rondônia

Deputado Cássio Gois impulsiona Motocross em Rondônia

Além da competição, o evento teve um caráter social, com a arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão doados a famílias carentes.  
L
Perseguição Política: Vereadora Sofia Andrade é alvo de ataques após liderar pesquisas para 2026

Perseguição Política: Vereadora Sofia Andrade é alvo de ataques após liderar pesquisas para 2026

Sofia vem sofrendo uma série de tentativas de difamação política e pessoal.
L

Em Vista Alegre do Abunã, Dra. Taíssa reafirma compromisso com a regularização fundiária e apoio aos produtores

Parlamentar se reúne com lideranças locais para buscar soluções para conflitos agrários e garantir segurança jurídica aos moradores.
L

Deputada Dra. Taissa homenageia ferroviários com votos de louvor durante Sessão Solene na Alero

Solenidade reconheceu a contribuição histórica dos trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil prende suspeitos de homicídios em nova fase da Operação Donum Vanitatis

Bandidos usam chave de roda para agredir e assaltar funcionário do IG em Porto Velho

O jovem contou que estava saindo do supermercado IG onde trabalha, quando foi abordado pelos criminosos que usavam uma chave de roda como arma e anunciaram o roubo.
14
Polícia Civil deflagra grande ofensiva planejada para desestabilizar facções criminosas em todo o Estado

Polícia Civil deflagra grande ofensiva planejada para desestabilizar facções criminosas em todo o Estado

A Operação FLASH POINT é fruto de meses de investigação e inteligência coordenada pela DRACO2.
10

Vulgo “Pilão” morre durante troca de tiros com BPTAR em Vilhena

De acordo com informações apuradas pelo site, a equipe policial recebeu denúncias de que um homem armado estaria circulando em uma moto Honda Biz.
18
Batida entre carros deixa passageira ferida na zona leste

Batida entre carros deixa passageira ferida na zona leste

De acordo com testemunhas, o Gol com quatro pessoas seguia na Pimenteira, quando entrou na Mamoré e acabou batendo na traseira da Strada.
14
Polícia Civil prende investigado por tentativa de feminicídio em Rondônia

Polícia Civil prende investigado por tentativa de feminicídio em Rondônia

O mandado de prisão foi cumprido em 26 de abril pela Polícia Civil do Acre, onde J.M. estava foragido.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fernando Von Noble lança novos livros que tornam filosofia e arte ainda mais próximas do leitor

Obras unem educação, sensibilidade e impacto visual para despertar o pensamento crítico em todas as idades
L
Gestão municipal de Porto Velho soluciona pendências e avança na retomada das obras da rodoviária

Gestão municipal de Porto Velho soluciona pendências e avança na retomada das obras da rodoviária

Ajustes técnicos e contratuais estão sendo providenciados para garantir a entrega de uma rodoviária digna à população.
L
André Mendonça vota por soltura de Collor, mas STF mantém maioria para prisão do ex-presidente

André Mendonça vota por soltura de Collor, mas STF mantém maioria para prisão do ex-presidente

Placar está em 6 a 1 pela manutenção da prisão
L
AGU entra com ação contra Meta por anúncios fraudulentos com símbolos do governo e pede indenização por danos morais coletivos

AGU entra com ação contra Meta por anúncios fraudulentos com símbolos do governo e pede indenização por danos morais coletivos

Publicações em plataformas da empresa usam imagens do governo federal
L
Dólar tem sétima queda seguida e bolsa atinge maior nível desde setembro com influência de fatores internos

Dólar tem sétima queda seguida e bolsa atinge maior nível desde setembro com influência de fatores internos

Bolsa sobe 0,2% e continua no maior nível desde setembro
L
Auditoria da CGU revela que maioria de aposentados do INSS desconhecia descontos em folha por entidades investigadas

Auditoria da CGU revela que maioria de aposentados do INSS desconhecia descontos em folha por entidades investigadas

Auditoria aponta que descontos irregulares somaram R$ 45,5 milhões
L
Lima será a cidade-sede da final única da Copa Libertadores de 2025, anuncia a Conmebol

Lima será a cidade-sede da final única da Copa Libertadores de 2025, anuncia a Conmebol

Decisão ocorrerá em 29 de novembro, mas estádio segue indefinido
L
Auditoria do INSS revela que descontos associativos não autorizados geraram prejuízo de R$ 5,9 milhões e impactaram atendimento a beneficiários

Auditoria do INSS revela que descontos associativos não autorizados geraram prejuízo de R$ 5,9 milhões

Demanda acaba por impactar na fila de espera por benefícios
L
Morre Marco Aurélio Krieger, vice-presidente da Fiocruz e defensor das vacinas contra a covid-19

Morre Marco Aurélio Krieger, vice-presidente da Fiocruz e defensor das vacinas contra a covid-19

Cientista era defensor das vacinas contra covid-19
L
Bolsonaro indica Tarcísio e mais 14 testemunhas em ação do STF sobre tentativa de golpe

Bolsonaro indica Tarcísio e mais 14 testemunhas em ação do STF sobre tentativa de golpe

Ex-ministro Pazuello e general Gomes Freire estão na lista
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.