No mapa, os estados de Rondônia, Amazonas e Acre aparecem com as áreas em vermelho. Para os órgãos de meteorologia, isso significa que essas regiões apresentarão os maiores níveis de chuva nesta semana.
Apenas em Rondônia, os valores deverão alcançar marcas entre 75 e 100 milímetros. O município de Porto Velho será o principal epicentro dessas chuvas. Inclusive, para esta terça-feira (10), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou o alerta de chuvas intensas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia.
Essas torrentes irão surgir acompanhadas de ventos intensos, com velocidades entre 40 e 60 km/h. No Centro-Oeste, também chove, mas a chuva não ultrapassará os 50 milímetros. Parte do sul do estado também apresenta registro de chuva, porém as pancadas serão inferiores às ocorridas na semana passada, quando os níveis alcançaram valores entre 100 e 150 milímetros.
Para as outras áreas da Região Norte, segundo o MetSul, a chuva estará sob influência da instabilidade tropical. Na prática, existe uma “variabilidade de volumes, com pontos em que deve chover muito e outros pouco dentro de uma mesma área pela convecção”, explica a empresa meteorológica.
Ainda de acordo com o Instituto, a Região Norte estará entrando no que se conhece, por aqui, como inverno amazônico: “o período do calendário em que há uma maior concentração de chuvas, que vai de dezembro até meados de maio, e que normalmente concentra 60% a 70% da precipitação do ano”, finaliza.
Com informações de MetSul.