SEGUNDA-FEIRA, 28/04/2025

Brasil tem 95 milhões de hectares à espera de ações de restauração

Dados são do 3º Panorama do Código Florestal, da UFMG

Por MARIANA TOKARNIA – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Brasil tem 95 milhões de hectares à espera de ações de restauração
UFMG/DIVULGAÇÃO

O Brasil tem, em média, 74 milhões de hectares de vegetação nativa em propriedades rurais aguardando pagamento por serviços ambientais. Tratam-se de áreas que excedem as exigências previstas no Código Florestal e cujos proprietários poderiam receber um pagamento por manter a vegetação de pé. Em contrapartida, o país conta com 21 milhões de hectares desmatados que, para cumprir as exigências legais, devem ser restaurados ou compensados. Juntas, essas áreas totalizam 95 milhões de hectares à espera de ações de restauração e pagamento por serviços ambientais.

Para se ter ideia, cada hectare equivale a aproximadamente a um campo de futebol oficial.

Os dados são do 3º Panorama do Código Florestal, realizado pelo Centro de Sensoriamento Remoto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Realizado com tecnologia desenvolvida pela própria UFMG, o estudo calculou os requisitos do Código Florestal e o cumprimento por cada um dos mais de 7 milhões de imóveis rurais registrados no Cadastro Ambiental Rural (CAR), que é o registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todas as propriedades e posses rurais.

Revisto em 2012, o Código Florestal (Lei 12.651/2012), define as regras para a proteção da vegetação nativa brasileira, determinando, por exemplo, para cada tipo de propriedade rural as áreas mínimas que devem ser protegidas.

“Se a propriedade tem percentual acima do que é exigido pela lei, o próprio Código Florestal estabelece a possibilidade de emitir uma cota de reserva ambiental, que seria o lastro para que se tenha pagamentos por serviços ambientais ou mercados de ativos florestais”, explica o pesquisador associado do Centro de Sensoriamento Remoto da UFMG, Felipe Nunes, coautor do estudo.

Esse pagamento pode ser feito tanto pela União, quanto por estados e municípios ou mesmo pela iniciativa privada. “Quando se tem um pagamento por serviços ambientais, você, enquanto proprietário, está recebendo por manter aquela vegetação nativa de pé. Para manter aquela floresta de pé. Você pode ter programas governamentais ou mesmo privados que utilizam esse lastro, essa informação, para que o proprietário seja remunerado pelo serviço ambiental que aquela área está prestando”, diz o pesquisador.

Além das áreas de vegetação nativa acima do exigido, o estudo identificou também áreas com déficit de vegetação nativa, e que precisam ser restauradas ou compensadas.

A revisão do Código Florestal de 2012 estabeleceu a anistia para o desmatamento feito até 2008. Apesar de anistiado, o proprietário precisa regularizar a situação do imóvel caso não tenha o mínimo exigido pela lei.

“O proprietário precisa restaurar essa vegetação às suas custas, ou seja, com investimentos próprios, ou então regularizar, compensando em outras áreas ou mesmo trabalhando a restauração em outras áreas, desde que seguindo alguns critérios estabelecidos”, alerta Felipe Nunes.

Fraudes e desmatamento

O estudo aponta ainda que, após 2008, 26% do desmatamento em imóveis rurais ocorreu em Área de Preservação Permanente (APA) ou em propriedades com reserva legal abaixo da porcentagem mínima estabelecida pelo Código Florestal. Os estados com maior índice foram, por ordem crescente, Rondônia, Acre, Pará, Roraima e Amazonas, todos dentro da Amazônia Legal.

O 3º Panorama do Código Florestal constatou ainda o aumento dos registros sobrepostos a outras categorias fundiárias, em especial às terras públicas sem destinação, ou seja, terras do Poder Público, para as quais não foi definido o uso. A área mais crítica é também a Amazônia Legal. Nessa área, as sobreposições aumentaram de 12,4% para 18,3% no último ano, sendo 13.433 registros sobrepostos a unidades de conservação, 2.360 a terras indígenas e 206.495 a terras públicas sem destinação específica.

Para o pesquisador, isso acende um alerta e a necessidade de aprimorar o Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural. “É um sistema completamente inadequado para o tamanho do território brasileiro e para todas as características geográficas distintas que têm. E carece de mecanismos básicos, que já temos tecnologia. Por exemplo, você cadastrar uma área em cima de um território indígena. Esse sistema não pode aceitar esse tipo de cadastro, porque é um cadastro irregular, não pode ter propriedade privada dentro de uma terra indígena conforme nossa legislação”, explica Felipe Nunes.

Ao todo, de acordo com o pesquisador, foram identificados mais de 200 mil imóveis em situação irregular e de possível fraude. “O próprio CAR, que é um instrumento criado para monitorar o território e combater o desmatamento ilegal e a grilagem de terra, está sendo utilizado para o próprio desmatamento e a grilagem de terra”, denuncia.

“O sistema, além de proibir qualquer registro em cima dessas áreas, porque nós já temos tecnologia e cartografia para isso, precisa remover do sistema todos os que já fizeram isso anteriormente”, defende.

Segundo o pesquisador, as melhorias no cadastro e no monitoramento, garantindo os possíveis pagamentos e combatendo fraudes, podem ajudar no desenvolvimento econômico do país.

“O maior ativo brasileiro é o seu ativo florestal. O agronegócio brasileiro tem uma capacidade produtiva única no mundo, e aliado à preservação ambiental, transforma o Brasil em uma potência agroambiental. Se o Brasil tem essa disponibilidade de milhões e milhões de hectares de vegetação preservada e uma produção agrícola pujante, pode-se ter então a liderança de uma nova agenda mundial, não só nacional, como mundial, de pagamento com serviços ambientais, de sustentabilidade agrícola, mas também implementar um dos maiores programas de restauração florestal em larga escala do mundo”.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

7 motos no Sorteio do RondônCAP! Confira quem ganhou na Semana das Motos RondônCAP!

Semana das Motos sorteou 7 motos Honda e no próximo sorteio tem RondonCAP Especial do Trabalhador e o Título é só 10 reais!
L

Governo de RO inaugura 14º CRAS em Buritis, de um total de 20 previstos para 18 municípios

Do total de recursos aplicados no CRAS de Buritis, R$ 400 mil são do estado e o restante, contrapartida da prefeitura.
L

Órgãos do governo de Rondônia se juntam para fortalecer o combate a crimes e reforçar a segurança

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância da união entre os órgãos estaduais na defesa do interesse público.
L

Dr. Luiz Eduardo Maiorquim esclarece verdades sobre a terceirização da saúde

No podcast “Mais Saúde”, especialista discute vantagens, riscos e o impacto dessa prática no sistema público e privado
L

Suplementos manipulados ganham espaço na medicina veterinária

Personalização de nutracêuticos otimiza tratamentos e contribui para longevidade de cães e gatos
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Desempenho, tecnologia e força: a linha Ram e suas novidades

Conheça os modelos de picapes da marca disponíveis no Brasil e onde encontrá-los
L

Programa Momento Agro entrevista Julio Cesar Rocha Peres, Presidente do IDARON

Presidente da IDARON destaca avanços na defesa sanitária e estratégias para impulsionar o agronegócio rondoniense
L

Teatro do terror: a Lei da Anistia subiu no telhado

Os acordos políticos nacionais podem mudar radicalmente decisões sobre candidaturas e romper acordos ou abrir …

Read more

L

Programa Momento Agro entrevista: Julio Cesar Rocha Peres – Presidente do IDARON

Neste sábado, dia 26, às 11h, o Programa Momento Agro recebe Julio Cesar Rocha Peres, presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON).
L

Gospel News recebe Pr. Josevaldo e Pra. Marizethe neste sábado (26)

Programa especial relembra os 12 anos da MAFAV Candeias e a trajetória da missão no Brasil.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Cebraspe é escolhido como organizador do novo concurso da Polícia Federal com 192 vagas administrativas

Cebraspe é escolhido como organizador do novo concurso da Polícia Federal com 192 vagas administrativas

Processo seletivo oferecerá 192 vagas para cargos administrativos
L
Novo Concurso Público Nacional Unificado deve oferecer 3 mil vagas com inscrições previstas para junho

Novo Concurso Público Nacional Unificado deve oferecer 3 mil vagas com inscrições previstas para junho

Ministra Esther Dweck prevê que inscrições começarão em junho
L
Sine Municipal anuncia 93 oportunidades de trabalho nesta semana

Sine Municipal anuncia 93 oportunidades de trabalho nesta semana

Sine também oferece orientação profissional, sobre Carteira de Trabalho Digital, Seguro-Desemprego e emissão da nova CIN.
L
Sine Municipal disponibiliza 50 oportunidades de trabalho em Minas Gerais por meio de Contrato de Opção

Sine Municipal disponibiliza 50 oportunidades de trabalho em Minas Gerais por meio de Contrato de Opção

Equipe da empresa Direcional Engenharia estará em Porto Velho fazendo a seleção de candidatos.
L

Semed publica resultado preliminar do Edital 02 para seleção de voluntários

Candidato tem até terça-feira (22) para entrar com recurso
L
Publicidade

POLÍTICA

JAIME BAGATTOLI: Senador solicita informações ao MDA sobre a doação de terras pela Vale ao MST

Parlamentar cobra esclarecimentos sobre a viabilidade de terras doadas pela Vale para assentamentos ligados ao MST.
L

Vulgo “Stalone”: Equipe do 5º Batalhão prende suspeito de violência doméstica e tráfico no Orgulho do Madeira

Suspeito, apontado como liderança do CV, foi encontrado com drogas após agredir a companheira no Orgulho do Madeira.
12

Sílvia Cristina se coloca à disposição de Ji-Paraná, durante encontro com prefeito Affonso Cândido

Deputada disse que tem compromisso com o município, acima de questões políticas
L

“Moratória da soja é um desrespeito à legislação nacional e aos nossos produtores”, diz senador Jaime Bagattoli após audiência pública

Parlamentar é um dos maiores críticos da medida e lembra dos impactos sociais para a Amazônia
L

Luana Rocha destaca apoio à juventude com o lançamento de nova turma de formação cidadã em Ariquemes

O objetivo é ampliar o programa e alcançar ainda mais jovens.
L
Publicidade

POLÍCIA

Adolescente é vítima de violência no centro

Uma adolescente de 13 anos foi vítima de violência sexual na noite deste domingo (27), no bairro Mato Grosso, região central da capital.
16

Homem baleado na cabeça foge de unidade médica na zona leste

Após ser atingido de raspão, vítima abandona atendimento e desaparece antes da chegada da polícia.
10

FRATURA: trabalhador é atingido por viga de concreto durante obra na zona leste

Vítima foi socorrida com suspeita de fratura no braço para a UPA Leste, em Porto Velho
10

DESTRUIÇÃO: motorista foge após dar “cavalo de pau” e derrubar muro e portão de residência

Acidente ocorreu na madrugada deste domingo no bairro Costa e Silva, em Porto Velho
10

Suspeito é preso após destruir portão e tentar invadir UPA Leste em Porto Velho

Seguranças conseguiram conter o suspeito até a chegada da Polícia Militar, que efetuou a prisão.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

VENDE-SE: Jeep/Compass Longitude 4×4

Ano e Modelo: 2020/20
L

Amor e inclusão: Marxlene Bezerra emociona no Sintonia 360

Psicopedagoga e mãe atípica compartilha desafios, aprendizados e esperança sobre o autismo
L

Testemunhos que inspiram: Pr. Josevaldo e Pra. Marizethe no Gospel News

Casal compartilha histórias de fé, superação e amor durante emocionante entrevista
L

Bado lançará Songbook em Pocket Show na UNIR-Centro, dia 30/04

O evento gratuito é uma oportunidade ímpar para o público acadêmico e a comunidade em geral conhecerem a riqueza da musicalidade amazônica, além de promover o diálogo entre os cursos da universidade por meio da arte.
L

A Igreja Católica: eterna e sua dimensão temporal

Com o Papa Francisco não foi diferente. Ele continuou a grande obra de seus antecessores. Enfatizou a misericórdia, o diálogo inter-religioso e a atenção aos marginalizados. Buscou uma Igreja mais próxima dos pobres e engajada em questões sociais e ambientais.
L

Camaro atinge capela durante racha e ocupantes fogem perto do aeroporto

Colisão aconteceu durante disputa de racha na pista do Espaço Alternativo; veículo ficou destruído e adolescentes fugiram após o acidente.
14

VÍDEO: Motociclista não percebe sinal vermelho e sofre grave acidente na Guaporé

Câmera de segurança flagrou o momento em que o motociclista atravessa o cruzamento sem perceber a sinalização e colide com um carro.
16
Órgãos do governo de RO se unem para intensificar combate ao crime e ampliar segurança

Órgãos do governo de RO se unem para intensificar combate ao crime e ampliar segurança

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância da união entre os órgãos estaduais na defesa do interesse público.
L
Governo de RO abre 14º CRAS em Buritis, parte de 20 unidades previstas em 18 municípios

Governo de RO abre 14º CRAS em Buritis, parte de 20 unidades previstas em 18 municípios

A previsão é que até o final do ano sejam inauguradas as outras seis unidades em Colorado do Oeste, Cabixi, Machadinho do Oeste, Nova Mamoré, a terceira de Porto Velho e São Miguel do Guaporé.
L

VÍDEO: Suspeito é filmado furtando pacote de café em panificadora na zona sul

Em seguida, o ladrão consegue sair levando o café, pagando apenas pelos pães.
10
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.