SÁBADO, 04/05/2024

SARA XAVIER DUQUE ESTRADA DE OLIVEIRA: DO SINDICATO DOS JORNALISTA DE RONDÔNIA

Em menos de três meses, o SINJOR voltou a ser um dos sindicatos mais fortes do estado de Rondônia.

Publicado em 

SARA XAVIER DUQUE ESTRADA DE OLIVEIRA: DO SINDICATO DOS JORNALISTA DE RONDÔNIA - News Rondônia

De repente, o Sindicato dos Jornalistas de Rondônia – SINJOR começa a aparecer nos noticiários e principalmente nas mídias sociais com freqüência, coisa que há muito tempo não acontecia. Tudo isso se deve, a eleição da jornalista professora, Sara Xavier como presidente. Em menos de três meses, o SINJOR voltou a ser um dos sindicatos mais fortes do estado de Rondônia.

SARA XAVIER DUQUE ESTRADA DE OLIVEIRA: DO SINDICATO DOS JORNALISTA DE RONDÔNIA - News Rondônia

Conversamos com a Sara quarta feira passada 28, na sede do Sindicato que fica numa sala do estádio Aluizio Ferreira e quase não conseguimos gravar a entrevista, com tanto colega querendo ser atendido pela presidente. wattsapp, celular, ao vivo a mulher tinha que se virar nos trinta. “Ainda bem que o vice Cavalcante passa o dia aqui e me ajuda muito a atender todo mundo”. E assim foi, que, contando com a participação do fotógrafo Roni Carvalho, do agora vídeo maker e repórter Analton Alves o Da Silva mais o fotógrafo Marquinhos Freire conseguimos a entrevista que segue:

SARA XAVIER DUQUE ESTRADA DE OLIVEIRA: DO SINDICATO DOS JORNALISTA DE RONDÔNIA - News Rondônia

Zk – Quem é a Sara?

Sara Xavier – Sou uma senhora que já tem o cartão de idosa para estacionar. Completei 60 anos no dia 12 de novembro. Nasci numa cidade chamada Campina da Lagoa no Paraná, que fica perto de Cascavel e Foz do Iguaçu. Na verdade, nasci, cresci e vivi naquele pequeno mundo e quando completei 18 anos, fui pra Londrina pra fazer jornalismo.Me formei em 1981 e vim pra Rondônia.

Zk – Por que Rondônia?

Sara Xavier – Tiveram alguns fatores, um deles foi à onda do convite “Vem pra Rondônia”! Quando estava terminando o curso de jornalismo, no 7º período, tinha uma coisa chamada Projeto Rondon que era ligado ao Ministério do Interior e nosso Campus era uma cidade chamada Limoeiro do Norte no Ceará, passei uns 40 dias lá, foi quando o Ministério despertou o interesse de alguns profissionais a vir pro Novo Eldorado que era Rondônia, isso foi o fator preponderante pra mim. O segundo fator preponderante, foi que eu tinha uma irmã que morava aqui. Também, na região que eu vivia próximo a Foz do Iguaçu, o pessoal veio muito pra cá, em especial para o sul.

Zk – Quanto a emprego?

Sara Xavier – Naquela época a oferta de emprego e o valor do salário era muito interessante. Sou de uma família meio bandeirante, minha avó paterna era carioca e meu avô mineiro, eles vêm pro norte do Paraná por conta do café, depois voltam pro estado de São Paulo. A família da minha mãe vem de Minas Gerais pra São Paulo e ela e meu pai se conhecem e então meu pai foi pro estado do Paraná pra essa cidade pequena. Meu pai lia muito, uma das pessoas mais cultas que já conheci, porém quem tinha o sangue de empreendedora era minha mãe.

Zk – Você chega a Rondônia como jornalista e foi trabalhar com quem?

Sara Xavier – Cheguei em 1982 e todo mundo, tinha um emprego no ex território federal de Rondônia e fui trabalhar, fazendo assessoria de imprensa na prefeitura municipal de Jaru. Lembro que tinha que vir até Porto Velho e dependia de autorização de algumas pessoas, entre elas o Chiquilito Erse que era quem autorizava os contratos; Naquele tempo se falava no Paraná, que Rondônia era muito longe, já eu acho que não, aqui é o começo do mundo a gente está mais perto do meio do mundo por ficar perto da linha do Equador. Tive experiência tanto escrevendo para jornal impresso, como para TV e experiência no rádio, porém meu ponto forte sempre foi a assessoria de imprensa, apesar de ter uma paixão muito grande por rádio. Lembro que quando era criança, minha família que é de origem presbiteriana, tinha as rádios na cidade de Campo Mourão e tinha os programas da igreja e eu gostava muito de participar daquilo. Até hoje, (é uma coisa que estou confessando pra você). Tive um colega chamado Sérgio Pontes um jornalista do Ceará e ele gosta de esporte, e ele dizia: “O rádio é uma maravilha, é o veículos mais rápido, quando chegar o fim do mundo, o rádio vai dizer, ‘chegou o fim do mundo’ e só depois o mundo acaba”.

Zk – Como surge a professora Sara?

Sara Xavier – Isso é uma coisa interessante, sempre achei a sala de aula como minha hora do recreio, era o intervalo que tinha na minha vida, tudo tem um peso muito grande, eu preparava minha aula e ia pra sala de aula e era uma delícia, aprendia muito mais com cada aluno, com cada turma. Lecionei na Uniron e na Faro.

Zk – Vamos dar um salto no tempo, para falar da Sara Xavier agora presidente do Sindicato dos Jornalistas de Rondônia – SINJOR?

Sara Xavier – Isso é um mistério, nem eu entendo como cheguei aqui, ainda hoje estava refletindo: Nessa mesma época o ano passado não passava pela minha cabeça estar no SINJOR. Em 2011 me aposentei e estava pesando 140 quilos, tinha dificuldade de atravessar a rua, eu esperava a morte com 52 anos, então me afastei, comecei a fazer um tratamento de saúde e começo melhorar minha condição física, nesse período passei a ler muito e fazer todas as coisas que gostava, aposentado não tem hora pra nada, é você que faz sua hora e isso é muito prazeroso. Em 2016, encontrei muitos ex alunos e eles falavam: “professora ta tão difícil a profissão”; faziam algumas conjecturas, algumas reclamações e um dia peguei meu diploma que estava guardado e chorei em cima dele: Meu Deus, será que fui mentirosa em sala de aula, sempre acreditei nessa profissão, ela garantiu a renda na minha mesa, depois que me casei o complemento da renda o pão de cada dia, nunca tive nenhum problema. Meu Deus, será que parei muito cedo?

Zk – E a resposta?

Sara Xavier – Quando foi na semana do Natal do ano passado, encontrei uma pessoa no super mercado que me disse: “Você vai ser a próxima presidente do SINJOR”, respondi: Tenho o maior respeito pelo que você está me dizendo, mais isso é uma coisa impossível, estou aposentada e não tenho a menor vontade de ter um horário a cumprir, não tenho a menor vontade de me manifestar publicamente em nome de uma categoria. Essa pessoa voltou a falar algumas vezes comigo, outros colegas entraram em contato. No mês de abril deste ano, fizeram uma reunião no SINJOR e me convidaram e eles disseram: é pra você aceitar a concorrer a presidência do Sindicato, respondi: Não estou louca, não vou fazer isso.

Zk – Então?

Sara Xavier – À noite, sentei com minha filha e meu marido, e disse, que havia recebido uma intimação pra ir la no Sindicato e aceitar ser cabeça de chapa para ser presidente.

SARA XAVIER DUQUE ESTRADA DE OLIVEIRA: DO SINDICATO DOS JORNALISTA DE RONDÔNIA - News Rondônia

Falei, vou a reunião amanhã, só que vocês vão me dar sustentação. Vou dizer que não quero e vocês vão dizer que também não querem. Eles concordaram! Me acordei, três e meia da manhã, com uma dor num dente que havia tratado há três meses uma coisa sem explicação, naquele momento, o único nome que veio a minha cabeça foi o do Marcelinho Freire liguei pra ele e pedi, que ele avisasse o pessoal que não tinha como ir a reunião. Resultado: perdi o dente e então marcaram outra reunião e mais outras e sempre me preparava pra dizer não. Aí comecei a pensar, será que é a forma que tenho de ajudar os meus colegas, será que é um sinalizador.

Zk – Finalmente?

Sara Xavier – Quer saber de uma coisa, vou levar minha filha comigo e ela vai me ajudar a dizer esse não. Pedi licença aos diretores para ela participar da reunião e eles concordaram, ela saiu da sala ligou pro pai e ao voltar, bateu no meu ombro e disse:

SARA XAVIER DUQUE ESTRADA DE OLIVEIRA: DO SINDICATO DOS JORNALISTA DE RONDÔNIA - News Rondônia

Mesmo assim disse: vou pra casa pensar se aceito ou não. Em casa chegamos a um denominador comum e concordei a tocar o Sindicato até onde der. Me candidatei e fui eleita e estou aqui pedindo a Deus graça e sabedoria  pra poder fazer.

Zk – Sabemos que a maioria dos jornalistas estavam afastados do Sindicato e com a sua eleição, praticamente todos estão voltando e se regularizando. Como você recebe esse apoio?

Sara Xavier – Recebo como uma gratidão muito grande, primeiro, porque me sinto muito pequena para uma tarefa tão grande, porque pra mim o jornalista é uma das pessoas mais importantes que existe, você não vive sem o jornalista, você passa anos sem ir ao médico, sem nunca precisar de um engenheiro, sem precisar de um advogado mas, o jornalista você precisa todo dia. Participei de um evento no Mistério Público e o Procurador Samuel Alvarenga nos cumprimentar dizendo: “Vocês são os encarregados de contar a verdade para a sociedade”. É um peso muito grande.

Zk – Para encerrar. Como está o SINJOR hoje?

Sara Xavier – Está tomando uma dimensão que não consigo mensurar, a toda hora chamo um diretor, um colaborador, para me ajudar, não consigo mensurar sozinha. Esses dias, o presidente da Fecomércio com o diretor do SENAC fizeram questão de tomar o café da manhã com a gente e sentaram a mesa de reunião, os jornalistas correm aqui. Recebemos visitas de autoridades praticamente todos os dias. Os colegas do interior estão se regularizando, é um negócio impressionante. Essa classe é muito grande e poderosa. Me sinto pequena para essa representatividade toda. A confiança que os colegas depositaram em mim não tem preço.    

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Complexo da Estrada de Ferro é aberto à população após enorme revitalização

Complexo da Estrada de Ferro é aberto à população após enorme revitalização

Museu interativo com mais de 300 peças é a grande atração da primeira etapa da reabertura, trazendo um novo espaço de história, cultura e lazer de Porto Velho.
L
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 28 milhões

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 28 milhões

Os seis números serão sorteados a partir das 20h, em São Paulo.
L

Após quatro dias de chuvas intensas, Governo Lula autoriza envio da Força Nacional para o RS

Medida visa auxiliar no enfrentamento dos desastres naturais e na assistência às comunidades afetadas pelas inundações no estado gaúcho.
L
Rio Grande do Sul contabiliza 56 mortes devido a fortes chuvas

Rio Grande do Sul contabiliza 56 mortes devido a fortes chuvas

Evento climático extremo atinge o estado desde início da semana.
L
Renovação do Estádio Aluízio Ferreira: Governador Marcos Rocha Anuncia Aporte de 70 Milhões de Reais

Renovação do Estádio Aluízio Ferreira: Governador Marcos Rocha Anuncia Aporte de 70 Milhões de Reais

Com a conclusão do projeto, o Estádio Aluízio Ferreira almeja atrair eventos de abrangência nacional e internacional, consolidando-se como um importante polo no cenário esportivo da região.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

VÍDEO: Ex-deputado estadual Drº Ribamar Araújo sofre acidente em Candeias

Em contato com pessoas próximas do ex-parlamentar, as vítimas foram submetidas a exames e estão fora de qualquer risco.
16

Programa Sintonia 360 entrevista: Leandro Assunção

Ezielmo Rodrigues receberá Leandro Assunção, Faixa Preta 4° grau da renomada Academia Clube de Lutas.
L
Prazo para emitir e regularizar título de eleitor termina dia 8

Prazo para emitir e regularizar título de eleitor termina dia 8

Data vale também para transferência de domicílio eleitoral
L
Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Previsão é de preenchimento imediato de 6.640 vagas efetivas
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Candidato pode pedir devolução de valor até dia 10 de maio.
L
Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Chuvas no RS levaram governo adiar aplicação das provas em todo o país
L
Governo adia Concurso Unificado no país por causa de chuvas no RS

Governo adia Concurso Unificado no país por causa de chuvas no RS

Não há nova data, diz ministra da Gestão
L
Governo mantém Concurso Unificado em todo o país neste domingo (5)

Governo mantém Concurso Unificado em todo o país neste domingo (5)

Medidas serão adotadas para garantir participação de candidatos do RS
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Pedro Fernandes parabeniza Governo de Rondônia pela entrega de ares-condicionados para escolas

Deputado Pedro Fernandes parabeniza Governo de Rondônia pela entrega de ares-condicionados para escolas

O deputado enfatizou ainda que a ação reflete um compromisso com a educação, promovendo não só melhorias na estrutura física, mas também apoiando programas que visam elevar a qualidade do ensino.
L
Deputado Marcelo Cruz valoriza retomada do curso de Informática na Escola do Legislativo

Deputado Marcelo Cruz valoriza retomada do curso de Informática na Escola do Legislativo

80 computadores foram adquiridos para capacitar pessoas para o mercado de trabalho.
L

“Coração em Ação”: Ieda Chaves reitera convite à população para buscar serviços no sábado, 4

Atendimentos serão nas áreas de cidadania, saúde, educação, lazer, esporte e cultura.
L
Relatório enviado ao senador indica continuidade das obras na BR-319

Relatório enviado ao senador Jaime Bagattoli indica continuidade das obras na BR-319

Documento fala de prazos para os projetos de recuperação do “Trecho do Meio”.
L
Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Diariamente é visto em noticiários a falta de estoque sanguíneo.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Acidente entre carro e moto deixa casal ferido na Guaporé em Porto Velho

Com a forte batida, o casal acabou ficando lesionado aguardando uma equipe de resgate.
12

Criminosos armados são flagrados em carro de aplicativo na zona leste de Porto Velho

Com eles foi apreendido um revólver calibre 38 com várias munições.
10

Homem de 41 anos tenta abusar da sogra de 39, enquanto esposa está de resguardo na zona leste

Uma mulher de 39 anos foi vítima de uma tentativa de estupro na madrugada deste sábado (04), em uma residência no bairro Igarapé, zona leste de Porto Velho. O suspeito é o genro dela, de 41 anos.
10

Traficante é preso com drogas em distribuidora de bebidas usada de fachada na zona sul

Agentes do Departamentos de Narcóticos (Denarc) prenderam Daniel de A. C., vulgo “Escobar”, flagrado com drogas. O flagrante ocorreu em ima distribuidora de bebidas na zona sul de Porto Velho neste sábado (04).
10
CRUZOU A FRONTEIRA: BOPE e PM da Bolívia recuperar carro roubado em Rondônia

CRUZOU A FRONTEIRA: BOPE e PM da Bolívia recupera carro roubado em Rondônia

Durante a Operação Protetor, os policiais conseguiram localizar o veículo que havia acabado de cruzar a fronteira de forma clandestina, depois foi mandada de volta ao Brasil.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fãs já se aglomeram em frente a palco do show da Madonna no Rio

Fãs já se aglomeram em frente a palco do show da Madonna no Rio

Espetáculo terá início às 21h45 nas areias da Praia de Copacabana.
L

Bandidos fazem família refém e fogem com HB20 para o Orgulho do Madeira

Os bandidos armados pegaram vários objetos e depois fugiram levando tudo em um carro modelo HB20 das vítimas que ficaram trancadas na casa.
12
Loja de artigos de umbanda é destruída por incêndio na zona leste

Loja de artigos de umbanda é destruída por incêndio na zona leste

Rapidamente o fogo se espalhou e tomou grandes proporções, sendo difícil o trabalho de combate ao incêndio que ameaçava atingir outros imóveis ao lado.
10
Laços e Conflitos em Família é Tudo

Intrigas e Conflitos na Família É Tudo

Conspirações e Revelações Surpreendentes
L
Segredos e Confrontos No Rancho Fundo

Reviravoltas e Conflitos No Rancho Fundo

Amores, Armadilhas e Decisões Drásticas
L
Tramas e Desconfianças em Renascer

Confrontos e Revelações em Renascer

Segredos Revelados e Conflitos Familiares
L
Ministério Público de Rondônia se une na campanha pelos desabrigados do RS

Ministério Público de Rondônia se une na campanha pelos desabrigados do RS

A maior enchente da história do Rio Grande do Sul já provocou, até a manhã deste sábado (4/5) a morte de 56 (cinquenta e seis) pessoas, quase 70 (setenta) desaparecidos e milhares de desabrigados.
L
Três mulheres, um homem: surgirá alguém com cacife para tirar o favorismo deste quarteto, em Porto Velho?

Três mulheres, um homem: surgirá alguém com cacife para tirar o favorismo deste quarteto, em Porto Velho?

E os outros? Claro que ainda pode surgir alguma surpresa, como o foi a aparição de Hildon Chaves, um praticamente desconhecido, que ganhou a eleição nos debates da TV e que se reelegeu, pelo bom primeiro mandato que teve.
L
Produção industrial cresce 0,9% em março, diz IBGE

Produção industrial cresce 0,9% em março, diz IBGE

É o segundo avanço consecutivo do setor
L
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética

Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética

Primeiro-ministro japonês visita o país com centenas de empresários
L