DOMINGO, 07/07/2024

SARA XAVIER DUQUE ESTRADA DE OLIVEIRA: DO SINDICATO DOS JORNALISTA DE RONDÔNIA

Em menos de três meses, o SINJOR voltou a ser um dos sindicatos mais fortes do estado de Rondônia.

Publicado em 

SARA XAVIER DUQUE ESTRADA DE OLIVEIRA: DO SINDICATO DOS JORNALISTA DE RONDÔNIA - News Rondônia

De repente, o Sindicato dos Jornalistas de Rondônia – SINJOR começa a aparecer nos noticiários e principalmente nas mídias sociais com freqüência, coisa que há muito tempo não acontecia. Tudo isso se deve, a eleição da jornalista professora, Sara Xavier como presidente. Em menos de três meses, o SINJOR voltou a ser um dos sindicatos mais fortes do estado de Rondônia.

SARA XAVIER DUQUE ESTRADA DE OLIVEIRA: DO SINDICATO DOS JORNALISTA DE RONDÔNIA - News Rondônia

Conversamos com a Sara quarta feira passada 28, na sede do Sindicato que fica numa sala do estádio Aluizio Ferreira e quase não conseguimos gravar a entrevista, com tanto colega querendo ser atendido pela presidente. wattsapp, celular, ao vivo a mulher tinha que se virar nos trinta. “Ainda bem que o vice Cavalcante passa o dia aqui e me ajuda muito a atender todo mundo”. E assim foi, que, contando com a participação do fotógrafo Roni Carvalho, do agora vídeo maker e repórter Analton Alves o Da Silva mais o fotógrafo Marquinhos Freire conseguimos a entrevista que segue:

SARA XAVIER DUQUE ESTRADA DE OLIVEIRA: DO SINDICATO DOS JORNALISTA DE RONDÔNIA - News Rondônia

Zk – Quem é a Sara?

Sara Xavier – Sou uma senhora que já tem o cartão de idosa para estacionar. Completei 60 anos no dia 12 de novembro. Nasci numa cidade chamada Campina da Lagoa no Paraná, que fica perto de Cascavel e Foz do Iguaçu. Na verdade, nasci, cresci e vivi naquele pequeno mundo e quando completei 18 anos, fui pra Londrina pra fazer jornalismo.Me formei em 1981 e vim pra Rondônia.

Zk – Por que Rondônia?

Sara Xavier – Tiveram alguns fatores, um deles foi à onda do convite “Vem pra Rondônia”! Quando estava terminando o curso de jornalismo, no 7º período, tinha uma coisa chamada Projeto Rondon que era ligado ao Ministério do Interior e nosso Campus era uma cidade chamada Limoeiro do Norte no Ceará, passei uns 40 dias lá, foi quando o Ministério despertou o interesse de alguns profissionais a vir pro Novo Eldorado que era Rondônia, isso foi o fator preponderante pra mim. O segundo fator preponderante, foi que eu tinha uma irmã que morava aqui. Também, na região que eu vivia próximo a Foz do Iguaçu, o pessoal veio muito pra cá, em especial para o sul.

Zk – Quanto a emprego?

Sara Xavier – Naquela época a oferta de emprego e o valor do salário era muito interessante. Sou de uma família meio bandeirante, minha avó paterna era carioca e meu avô mineiro, eles vêm pro norte do Paraná por conta do café, depois voltam pro estado de São Paulo. A família da minha mãe vem de Minas Gerais pra São Paulo e ela e meu pai se conhecem e então meu pai foi pro estado do Paraná pra essa cidade pequena. Meu pai lia muito, uma das pessoas mais cultas que já conheci, porém quem tinha o sangue de empreendedora era minha mãe.

Zk – Você chega a Rondônia como jornalista e foi trabalhar com quem?

Sara Xavier – Cheguei em 1982 e todo mundo, tinha um emprego no ex território federal de Rondônia e fui trabalhar, fazendo assessoria de imprensa na prefeitura municipal de Jaru. Lembro que tinha que vir até Porto Velho e dependia de autorização de algumas pessoas, entre elas o Chiquilito Erse que era quem autorizava os contratos; Naquele tempo se falava no Paraná, que Rondônia era muito longe, já eu acho que não, aqui é o começo do mundo a gente está mais perto do meio do mundo por ficar perto da linha do Equador. Tive experiência tanto escrevendo para jornal impresso, como para TV e experiência no rádio, porém meu ponto forte sempre foi a assessoria de imprensa, apesar de ter uma paixão muito grande por rádio. Lembro que quando era criança, minha família que é de origem presbiteriana, tinha as rádios na cidade de Campo Mourão e tinha os programas da igreja e eu gostava muito de participar daquilo. Até hoje, (é uma coisa que estou confessando pra você). Tive um colega chamado Sérgio Pontes um jornalista do Ceará e ele gosta de esporte, e ele dizia: “O rádio é uma maravilha, é o veículos mais rápido, quando chegar o fim do mundo, o rádio vai dizer, ‘chegou o fim do mundo’ e só depois o mundo acaba”.

Zk – Como surge a professora Sara?

Sara Xavier – Isso é uma coisa interessante, sempre achei a sala de aula como minha hora do recreio, era o intervalo que tinha na minha vida, tudo tem um peso muito grande, eu preparava minha aula e ia pra sala de aula e era uma delícia, aprendia muito mais com cada aluno, com cada turma. Lecionei na Uniron e na Faro.

Zk – Vamos dar um salto no tempo, para falar da Sara Xavier agora presidente do Sindicato dos Jornalistas de Rondônia – SINJOR?

Sara Xavier – Isso é um mistério, nem eu entendo como cheguei aqui, ainda hoje estava refletindo: Nessa mesma época o ano passado não passava pela minha cabeça estar no SINJOR. Em 2011 me aposentei e estava pesando 140 quilos, tinha dificuldade de atravessar a rua, eu esperava a morte com 52 anos, então me afastei, comecei a fazer um tratamento de saúde e começo melhorar minha condição física, nesse período passei a ler muito e fazer todas as coisas que gostava, aposentado não tem hora pra nada, é você que faz sua hora e isso é muito prazeroso. Em 2016, encontrei muitos ex alunos e eles falavam: “professora ta tão difícil a profissão”; faziam algumas conjecturas, algumas reclamações e um dia peguei meu diploma que estava guardado e chorei em cima dele: Meu Deus, será que fui mentirosa em sala de aula, sempre acreditei nessa profissão, ela garantiu a renda na minha mesa, depois que me casei o complemento da renda o pão de cada dia, nunca tive nenhum problema. Meu Deus, será que parei muito cedo?

Zk – E a resposta?

Sara Xavier – Quando foi na semana do Natal do ano passado, encontrei uma pessoa no super mercado que me disse: “Você vai ser a próxima presidente do SINJOR”, respondi: Tenho o maior respeito pelo que você está me dizendo, mais isso é uma coisa impossível, estou aposentada e não tenho a menor vontade de ter um horário a cumprir, não tenho a menor vontade de me manifestar publicamente em nome de uma categoria. Essa pessoa voltou a falar algumas vezes comigo, outros colegas entraram em contato. No mês de abril deste ano, fizeram uma reunião no SINJOR e me convidaram e eles disseram: é pra você aceitar a concorrer a presidência do Sindicato, respondi: Não estou louca, não vou fazer isso.

Zk – Então?

Sara Xavier – À noite, sentei com minha filha e meu marido, e disse, que havia recebido uma intimação pra ir la no Sindicato e aceitar ser cabeça de chapa para ser presidente.

SARA XAVIER DUQUE ESTRADA DE OLIVEIRA: DO SINDICATO DOS JORNALISTA DE RONDÔNIA - News Rondônia

Falei, vou a reunião amanhã, só que vocês vão me dar sustentação. Vou dizer que não quero e vocês vão dizer que também não querem. Eles concordaram! Me acordei, três e meia da manhã, com uma dor num dente que havia tratado há três meses uma coisa sem explicação, naquele momento, o único nome que veio a minha cabeça foi o do Marcelinho Freire liguei pra ele e pedi, que ele avisasse o pessoal que não tinha como ir a reunião. Resultado: perdi o dente e então marcaram outra reunião e mais outras e sempre me preparava pra dizer não. Aí comecei a pensar, será que é a forma que tenho de ajudar os meus colegas, será que é um sinalizador.

Zk – Finalmente?

Sara Xavier – Quer saber de uma coisa, vou levar minha filha comigo e ela vai me ajudar a dizer esse não. Pedi licença aos diretores para ela participar da reunião e eles concordaram, ela saiu da sala ligou pro pai e ao voltar, bateu no meu ombro e disse:

SARA XAVIER DUQUE ESTRADA DE OLIVEIRA: DO SINDICATO DOS JORNALISTA DE RONDÔNIA - News Rondônia

Mesmo assim disse: vou pra casa pensar se aceito ou não. Em casa chegamos a um denominador comum e concordei a tocar o Sindicato até onde der. Me candidatei e fui eleita e estou aqui pedindo a Deus graça e sabedoria  pra poder fazer.

Zk – Sabemos que a maioria dos jornalistas estavam afastados do Sindicato e com a sua eleição, praticamente todos estão voltando e se regularizando. Como você recebe esse apoio?

Sara Xavier – Recebo como uma gratidão muito grande, primeiro, porque me sinto muito pequena para uma tarefa tão grande, porque pra mim o jornalista é uma das pessoas mais importantes que existe, você não vive sem o jornalista, você passa anos sem ir ao médico, sem nunca precisar de um engenheiro, sem precisar de um advogado mas, o jornalista você precisa todo dia. Participei de um evento no Mistério Público e o Procurador Samuel Alvarenga nos cumprimentar dizendo: “Vocês são os encarregados de contar a verdade para a sociedade”. É um peso muito grande.

Zk – Para encerrar. Como está o SINJOR hoje?

Sara Xavier – Está tomando uma dimensão que não consigo mensurar, a toda hora chamo um diretor, um colaborador, para me ajudar, não consigo mensurar sozinha. Esses dias, o presidente da Fecomércio com o diretor do SENAC fizeram questão de tomar o café da manhã com a gente e sentaram a mesa de reunião, os jornalistas correm aqui. Recebemos visitas de autoridades praticamente todos os dias. Os colegas do interior estão se regularizando, é um negócio impressionante. Essa classe é muito grande e poderosa. Me sinto pequena para essa representatividade toda. A confiança que os colegas depositaram em mim não tem preço.    

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Pets e os benefícios na vida dos idosos

Animais de estimação promovem um envelhecimento saudável e ativo
L

Prefeitura vai criar fundo especial de 50 milhões de reais para regularizar áreas invadidas e ilegais em toda a capital

Mas a grande novidade mesmo é um projeto de criação de um Fundo, que pode chegar a 50 milhões de reais, para negociações com os proprietários das áreas invadidas, visando a regularização de ao menos grande parte das áreas em litígio hoje, na Capital.
L

Reforma Tributária: a questão federativa nos PLPs 68 E 108/2024

Projetos de lei complementares que tratam da reforma tributária dos impostos sobre o consumo
L

Mais de 5 milhões em investimentos são entregues para São Miguel do Guaporé pelo governador Marcos Rocha

O governador também entregou a iluminação pública da BR-429, que contou com recurso de mais de R$ 3,3 milhões, e R$ 1,4 milhão em sinalização de trânsito.
L
Lançada cartilha de orientação do Cartão Pesquisador

Lançada cartilha de orientação do Cartão Pesquisador

A publicação auxilia pesquisadores nos procedimentos de uso e gestão dos recursos disponibilizados pela UNIR à pesquisa.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Scania vai produzir ônibus elétrico no Brasil

Fabricante usará parte do novo ciclo de investimentos na preparação da fábrica em São Paulo
L

Câmera registra grave acidente com motociclista na Vila Mariana em Porto Velho

O motociclista, que transitava em alta velocidade no sentido contrário, acaba batendo forte no carro, sendo arremessado a vários metros de distância.
18

Dr. Marcuce Antônio apresenta propostas para Porto Velho

Entrevista no Comunidade News revela visão inovadora do pré-candidato a vereador
L

Mojuca garante vaga na Copa Norte de Futsal!

Equipe rondoniense conquista título da seletiva após vitória sobre o Solimões
L

Rodão Motos realiza lançamento da Honda Elite 125

Nova scooter promete cair no gosto dos porto-velhenses
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU: candidatos podem pedir devolução de taxa de inscrição até domingo

CNU: candidatos podem pedir devolução de taxa de inscrição até domingo

Valor será reembolsado somente em agosto, após aplicação da prova
L
Resultado final do CNU será divulgado em 21 de novembro

Resultado final do CNU será divulgado em 21 de novembro

Decreto prevê novas regras para evitar novo adiamento do certame
L
Candidatos ao CNU poderão solicitar devolução de taxa de inscrição

Candidatos ao CNU poderão solicitar devolução de taxa de inscrição

Prazo para fazer o pedido será desta sexta-feira a domingo
L
CNU: governo prevê regras em caso de novo adiamento de provas

CNU: governo prevê regras em caso de novo adiamento de provas

Medidas valem apenas para local afetado por evento extremo
L

Vagas de emprego para vendedor de ótica

Conhecimentos: Habilidades com negociação e atendimento ao cliente.
L
Publicidade

POLÍTICA

Vereadora Márcia Socorristas Animais acompanha castração de animais na Vila Calderita

Vereadora Márcia Socorristas Animais acompanha castração de animais na Vila Calderita

Vereadora Márcia Socorristas Animais acompanha castração de animais na Vila Calderita
L
Eleições municipais: restrições entram em vigor a partir deste sábado

Eleições municipais: restrições entram em vigor a partir deste sábado

Proibições valem para candidatos que ocupam cargos públicos
L

Vereador Valtinho Canuto preocupado com a estiagem no Município de Porto Velho

A comunidade de pescadores de Porto Velho e de todo o estado pode contar com o apoio das autoridades municipais e estaduais durante este período de crise.
L
População lota plenário da Câmara de Rolim de Moura para Prestigiar Moção de Aplausos a Thiago Moreira e Dyone de Oliveira

População lota plenário da Câmara de Rolim de Moura para Prestigiar Moção de Aplausos a Thiago Moreira e Dyone de Oliveira

A honraria foi proposta pelo vereador Claudinei Fernandes de Souza, popularmente conhecido como Claudinho da Cascalheira.
L
Pré-candidata a prefeita de Nova Brasilândia do Oeste reúne lideranças em grande ato político

Pré-candidata a prefeita de Nova Brasilândia do Oeste reúne lideranças em grande ato político

Deputada federal Sílvia Cristina participou da grande mobilização de pré-candidatura de Maria Rezende.
L
Publicidade

POLÍCIA

BPTAR flagra homem com revólver em bar na zona leste de Porto Velho

Durante a revista, foi localizado um revólver calibre 38 com quatro munições no balcão onde o suspeito estava.
10

Foragido é algemado pés e mãos após investir contra a Força Tática

Segundo o boletim de ocorrência, a guarnição avistou dois homens transitando de moto em atitudes suspeitas e fez a abordagem.
10

Homem é filmado usando tesourão para furtar bicicleta de adolescente na zona leste

O jovem contou que deixou a bicicleta estacionada em frente ao local onde faz curso, e quando saiu, a mesma havia sido furtada.
10

Corpo é encontrado em matagal em Porto Velho

Segundo a Polícia, moradores da região notaram a presença de urubus no local e, em seguida, localizaram o cadáver que estava em avançado estado de decomposição.
10

Força Tática do 5º prende acusado de homicídio bárbaro na zona leste

O crime aconteceu no dia 21 de abril deste ano na Rua Novo Hamburgo, bairro Três Marias, zona leste de Porto Velho.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso após agredir esposa e ameaçar incendiar casa em condomínio

Segundo informações apuradas pelo site, o suspeito, embriagado, teria agredido e ameaçado de morte a esposa.
12

Batida de frente entre carro e moto deixa homem ferido na zona leste de Porto Velho

O motociclista, com lesões pelo corpo, foi socorrido por uma ambulância do Samu.
10

Recebimento da Licença Ambiental: RICARDO FERNANDES DE LIMA 52415392200

Licença Ambiental Simplificada Nº 406 SOL/DLA
L

Cadeirante é preso após passar a mão e ameaçar matar enfermeira

Um Policial Penal presenciou toda ação e deu voz de prisão.
L
Governo de RO decreta estado de emergência em virtude da seca severa causada pelo El Niño

Governo de RO decreta estado de emergência em virtude da seca severa causada pelo El Niño

Nível dos rios já é motivo de preocupação e alerta das autoridades, e o governo está em vigilância desde o ano passado quando foram registradas mínimas históricas.
L
‘Caravana da Monilíase’ leva informação técnica para mais de 670 pessoas em Nova Califórnia

‘Caravana da Monilíase’ leva informação técnica para mais de 670 pessoas em Nova Califórnia

Servidores da Idaron e profissionais da Bahia, Pará, Acre e Amazonas desenvolveram atividades educativas.
L
Grupo de Escolta Tática de Rondônia passa por treinamento operacional no Mato Grosso

Grupo de Escolta Tática de Rondônia passa por treinamento operacional no Mato Grosso

Agentes de segurança socioeducativos do Grupo de Escolta Tática de Rondônia participam de curso de formação, em Sinop.
L
Ação entre PM do Brasil e Bolívia recupera veículos roubados

Ação entre PM do Brasil e Bolívia recupera veículos roubados

os veículos foram roubados no Brasil e levados para território boliviano.
10
Homem desconfia de traição e incendeia casa da esposa

Homem desconfia de traição e incendeia casa da esposa

Ocorreu no distrito de Jaci-Paraná em Porto Velho.
10