SEXTA-FEIRA, 02/05/2025

Reflorestamento em áreas privadas ajuda a preservar Mata Atlântica

Cerca de 70% da população brasileira vive em áreas de Mata Atlântica

Por Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Reflorestamento em áreas privadas ajuda a preservar Mata Atlântica
Fernando Frazão/Agência Brasil

Em 2020, o sítio de Mário Honorio Teixeira Filho em Cachoeiras de Macacu, Rio de Janeiro, ficou sem água. A propriedade já havia sido usada para plantação de mandioca e inhame. Quando adquiriu as terras, Honório quis realizar o sonho de criar gado, transformando o local em pasto. Localizada em uma área originalmente de Mata Atlântica, sem a vegetação nativa, e com cada vez menos árvores, a fonte não resistiu e secou.

Esse foi o alerta necessário para que Honório cedesse à pressão do filho, Mário Bruno Teixeira, de reflorestar ao menos parte do terreno. Em menos de um ano, com a nova vegetação, a água voltou.

“A gente não está plantando árvore. A gente está plantando água, na verdade. É disso que a gente precisa”, diz Leonardo de Mattos, que mora no sítio. Leonardo e Bruno produzem juntos, na propriedade, a Pi Kombucha Tropical, bebida fermentada feita a partir de chá, vendida na cidade do Rio de Janeiro e em São Paulo. “Esses dias avistamos um tamanduá. Nunca imaginamos que fossemos ver um animal desses por aqui”, conta.

Após a morte do pai, o sítio passou a ser administrado por Bruno, que expandiu a área de reflorestamento. Com 1 hectare, o equivalente a um campo de futebol oficial, em um ano, a água já voltou a brotar do solo. Agora, o reflorestamento está chegando a mais 3,8 hectares. “O ar está mais puro, os animais estão voltando, a gente está vendo muito pássaro voltando, o que a gente não tinha dez anos atrás. É uma alegria muito grande”, diz Leonardo.

O reflorestamento do sítio foi feito como parte do projeto Guapiaçu, realizado pelo Ação Socioambiental (Asa) em parceria da Petrobras. O desafio do projeto é reflorestar propriedades privadas, como a de Bruno, mostrando aos produtores e proprietários que ter uma área de floresta, melhora tanto a qualidade da produção quanto a qualidade de vida local e de todo o entorno.

Propriedades privadas e a Mata Atlântica

A Mata Atlântica é o bioma brasileiro com maior número de espécies de plantas e animais ameaçados de extinção no país. O bioma está distribuído em 17 estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe).

Cerca de 70% da população brasileira vive em áreas de Mata Atlântica. Mas, isso pode passar desapercebido porque segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 71,6% foi desmatada. Segundo a Fundação SOS Mata Atlântica, quase 80% das áreas remanescentes do bioma estão em propriedades privadas.

“O nosso trabalho de mobilização de áreas é feito com dos proprietários da região. Nós visitamos, insistimos, conversamos. Temos muito tempo de cadeira, tomando cafezinho com os proprietários”, diz a presidente do Ação Socioambiental e Coordenadora executiva do Projeto Guapiaçu, Gabriela Viana.

Segundo Viana, os benefícios são muitos. “A gente tá aqui, na sombra, ali do lado tem sol, ninguém quer ficar no sol. A gente está usufruindo dessa sombra porque é um serviço do ecossistema. É o primeiro que a gente sente. Quando a gente entra na floresta, fora a quantidade e a qualidade da água e a biodiversidade. É um valor que nem todo mundo percebe ou consegue tangibilizar o que a gente tem de biodiversidade principalmente na Mata Atlântica”.

De acordo com Viana, nos últimos seis anos, o projeto visitou mais de um mil propriedades em Cachoeiras de Macacu, onde atua. A equipe foi recebida em apenas 200 delas e 16 de fato aceitaram a parceria. Ao todo, até o momento, foram plantadas mais de 500 mil mudas em 300 hectares.

Os proprietários cedem o terreno e o projeto se encarrega de todo o plantio, selecionando espécies nativas da Mata Atlântica – atendendo também aos pedidos dos produtores, caso desejem alguma espécie específica, desde que estejam na lista da flora local. Também realiza a manutenção, cuidando para que as árvores consigam se estabelecer, e a floresta seja capaz de se manter por conta própria. O custo é R$ 60 mil a R$ 90 mil por hectare, que ficam a cargo do projeto Guapiaçu.

Corredores de floresta

As ações em Cachoeiras de Macacu têm uma especificidade, lá está o Parque Estadual dos Três Picos, o maior parque estadual e também local de preservação da Mata Atlântica – que se estende também por Nova Friburgo, Teresópolis, Guapimirim e Silva Jardim. É na porção de Cachoeiras de Macacu que estão dois terços das florestas e 60% das águas do parque.

O município é conhecido pelo potencial hídrico. Próximo dali, na Serra dos Órgãos, a cerca de 1,7 mil metros de altitude, nasce o rio Macacu, que é o principal rio que desagua na Baía de Guanabara, no estado do Rio de Janeiro. A bacia hidrográfica do rio Guapi-Macacu – formada pela união do rio Macacu com o rio Guapimirim – é responsável pelo abastecimento de água de cerca de 2 milhões de pessoas nos munícipios de Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Itaboraí, São Gonçalo e Niterói.

Segundo o Projeto Guapiaçu, reflorestar propriedades que estão às margens do parque, como a de Bruno, aumenta a área de floresta. Ao invés de se criar ilhas de reflorestamento em áreas afastadas umas das outras, cria-se um corredor de floresta, unindo áreas de preservação e áreas de reflorestamento, permitindo que os animais e também as plantas tenham mais espaço para se estabelecer. O mesmo ocorre quando diversas propriedades vizinhas optam pelo reflorestamento.

“Quando você faz justamente essas conexões entre os fragmentos [de floresta] você permite que esses animais circulem, permite o fluxo gênico, permite que a genética ali aconteça em uma variabilidade maior. Você tem um maior número de animais que estão se reproduzido entre si, não são ilhas isoladas, né? Por isso que ter diversas propriedades que façam essa adequação ambiental é muito interessante, porque ganha todo mundo”, explica a coordenadora operacional do Projeto Guapiaçu, Tatiana Horta.

De acordo com Gabriela Viana, em Cachoeiras de Macacu, 99% das propriedades são pequenas propriedades e apenas cerca de dez fazendas são consideradas grandes, com mais de um mil hectares. Mesmo pequenas áreas, como a de Bruno, podem fazer a diferença. Um hectare replantado, foi suficiente, por exemplo, para que a fonte voltasse a jorrar. O projeto acompanha o reflorestamento por três anos, tempo geralmente suficiente para a floresta se estabelecer. Em 20 anos, já é possível ter uma floresta com uma animais, com fauna e flora recompostas.

“Eu acho que plantar uma árvore é um ato muito generoso”, diz Viana. “Eu plantei um jequitibá com as cinzas do meu avô e eu, muito provavelmente, não vou sentar embaixo desse jequitibá para usufruir da sombra, mas eu vou deixar o jequitibá para os meus filhos e meus netos”.

Diante da crise climática, perguntado se acredita que ainda dá tempo de salvar os seres humanos, e as florestas, Viana afirma: “Eu acredito que dá tempo”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ações sociais e ambientais são realizadas pela Prefeitura de Porto Velho em União Bandeirantes

Ações reforçam o papel ativo na construção de políticas públicas voltadas à sustentabilidade e ao desenvolvimento social
L

Projeto ‘Juventude Sustentável’ é lançado pela Prefeitura de Porto Velho com alunos da rede pública estadual

Ação no Parque da Cidade envolveu plantio de mudas e conscientização ambiental com participação de 55 alunos da Escola Estadual Flora Calheiros
L
Parlamentares de Porto Velho fazem visita técnica ao Ecoparque e acompanham as atividades no local

Vereadores de Porto Velho fazem visita ao Ecoparque e acompanham as atividades no local

Visita reforça o compromisso do Ecoparque com a sustentabilidade, transparência e a conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos
L

Município amplia cooperação para prevenir incêndios florestais e preservar o meio ambiente em Porto Velho

Encontro reforça a importância da união entre poder público, especialistas e entidades da área ambiental
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Creatina – o suplemento que vai além da academia

Do cérebro ao coração, conheça os benefícios da creatina para a saúde e bem-estar.
L

Tradição ou inovação? A polêmica da camisa vermelha da Seleção levanta um dilema nacional

CBF nega mudança oficial, mas o debate sobre romper com os símbolos tradicionais da camisa brasileira coloca torcedores diante de uma escolha entre identidade e reinvenção
L

Agenda News: Rock, boa comida e festa – Fim de semana de rock e diversão no Grego Original!

Happy hour, feijoada e celebração especial marcam a programação recheada de música e alegria.
L

Dublador de Super Mario e Peter Quill está confirmado como atração no Kaminari 2025

Encontro com o dublador de Super Mario, Kristoff, Jaskier e outros promete emoção, interação e show ao vivo no maior evento geek de Rondônia
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo define locais de lotação dos primeiros 370 aprovados no Concurso Nacional Unificado

Governo define locais de lotação dos primeiros 370 aprovados no Concurso Nacional Unificado

Vagas irão compor quadro do Ministério da Gestão em vários estados
L
Brasil registra saldo de 71.576 novas vagas formais em março, segundo Novo Caged

Brasil registra saldo de 71.576 novas vagas formais em março, segundo Novo Caged

No acumulado do ano, saldo positivo é de 654.503 empregos
L
Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Cargos são de níveis médio e superior na área administrativa
L
Taxa de desemprego entre jovens cai pela metade no último trimestre de 2023, aponta levantamento do MTE

Taxa de desemprego entre jovens cai pela metade no último trimestre de 2023, aponta levantamento do MTE

Pesquisa mostra queda no número dos que não estudam nem trabalham
L
A Energisa lamenta o acidente ocorrido ontem na zona rural do município de Candeias

Energisa tem vagas abertas para diferentes municípios no estado

Estão disponibilizadas vagas Cacoal, Monte Negro, Alto Paraíso, Ouro Preto e Nova Mamoré, com inscrições abertas até o dia 2 de maio.
L
Publicidade

POLÍTICA

Oposição protocola pedido de CPI para investigar sindicatos envolvidos em fraude no INSS entre 2019 e 2024

Oposição protocola pedido de CPI para investigar sindicatos envolvidos em fraude no INSS entre 2019 e 2024

Requerimento foi assinado por 185 deputados federais
L
PEC que acaba com a escala 6x1 ainda não avança na Câmara após dois meses de tramitação

PEC que acaba com a escala 6×1 ainda não avança na Câmara após dois meses de tramitação

Pressão de trabalhadores nas ruas e redes sociais deu força à proposta
L

Deputada Dra. Taíssa apoia reajuste salarial para técnicos e analistas educacionais de Rondônia

Projeto de Lei Complementar 127/2025 foi aprovado com apoio da parlamentar, garantindo valorização dos profissionais da educação.
L

Deputada Cláudia de Jesus destina mais de R$ 700 mil à agricultura familiar em Alvorada do Oeste

As emendas parlamentares beneficiam duas associações de produtores rurais e a prefeitura.
L

Assembleia aprova investimento de R$ 20 milhões para fortalecer a segurança pública em Rondônia

Recursos serão destinados à Polícia Militar para ações estratégicas contra o crime organizado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é preso por assédio sexual a alunas em frente a escola

Homem é preso por assédio sexual a alunas em frente a escola

Segundo testemunhas, o suspeito, que usava uma camiseta roxa, abordou um grupo de estudantes no momento da saída escolar e perseguiu uma menina de 11 anos.
16
Homem é ferido com garrafada após bebedeira em posto

Homem é ferido com garrafada após bebedeira em posto

No local, os agentes encontraram um homem com ferimento grave no rosto e forte sangramento. O SAMU já prestava os primeiros socorros e encaminhou a vítima ao Hospital Municipal.
12
PATAMO apreende arma de uso restrito e prende suspeito na zona rural

PATAMO apreende arma de uso restrito e prende suspeito na zona rural

Durante a vistoria, foi encontrada uma arma de uso exclusivo das forças de segurança, acompanhada de munições. A.S.S. assumiu a posse do armamento e foi conduzido à delegacia.
10
Motociclista fica gravemente ferido após colisão entre carro e moto na BR-364

Motociclista fica gravemente ferido após colisão entre carro e moto na BR-364

O condutor da moto, identificado apenas pelas iniciais, sofreu ferimentos graves e foi socorrido por equipes de emergência, sendo encaminhado ao hospital.
14
Jovem é preso com moto roubada de entregador no Cai N’água

Homem é preso por furto em lanchonete, ameaça e desacato a policiais

Imagens do sistema de segurança do local confirmaram a ação, mostrando o suspeito escondendo o objeto sob a roupa antes de sair do estabelecimento.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bairro Jardim Santana recebe sábado projeto Nossa Energia

O evento acontecerá no campo localizado atrás da Associação dos Moradores, na rua Raimundo Cantuária, 10245.
L

Atenção entidades de defesa da mulher: uma vereadora está sofrendo ataques covardes e precisa de apoio

É claro que a Federação muda muita coisa no Estado. Pelo menos dois nomes poderosos deverão cair fora, em breve.
L
Prefeitura de Jaru

NOTA DE PESAR: Prefeitura de Jaru lamenta profundamente o acidente envolvendo uma ambulância de Jaru e um ônibus da cidade de Buritis

Infelizmente, a paciente e a profissional de saúde não resistiram aos ferimentos e vieram a óbito.
L
Previsões do Horóscopo desta sexta (02/5) para seu signo

Previsões do Horóscopo desta sexta (02/5) para seu signo

Confira as previsões desta sexta-feira (2/5) para o seu signo. Saiba o que os astros reservam nas áreas de amor, carreira e saúde
L
Mais de 200 títulos são entregues com isenção de ITCMD pelo governo de RO no setor chacareiro Militão 2, em Porto Velho

Mais de 200 títulos são entregues com isenção de ITCMD pelo governo de RO no setor chacareiro Militão 2, em Porto Velho

A medida visa garantir segurança jurídica aos produtores rurais, fomentando o desenvolvimento econômico e social da região.
L
Iniciativa do governo de RO ganha destaque em Brasília por atuação no controle do Pirarucu invasor

Iniciativa do governo de RO ganha destaque em Brasília por atuação no controle do Pirarucu invasor

A apresentação técnica reforçou a importância da adoção de práticas de manejo baseadas em evidências científicas, com vistas à preservação dos ecossistemas afetados.
L
Polícia Militar apreende moto com placa adulterada e detém suspeito após perseguição em Gov. Jorge Teixeira

Polícia Militar apreende moto com placa adulterada e detém suspeito após perseguição em Gov. Jorge Teixeira

A operação ocorreu após denúncias anônimas indicarem a possibilidade de furtos à agência do Banco do Brasil local durante o feriado do Dia do Trabalhador.
10
Investimento na saúde assegura aquisição de ônibus para o transporte de pacientes em Cacoal

Casal é flagrado em ato obsceno dentro de ônibus da saúde entre Porto Velho e Jaru

A Polícia Militar aguardou a chegada do ônibus em Jaru e registrou que ambos apresentavam sinais de embriaguez e resistência à abordagem.
16
Suspeito de furto é preso com objetos roubados escondidos em casa ligada ao uso de drogas

Suspeito de furto é preso com objetos roubados escondidos em casa ligada ao uso de drogas

Foram levados diversos itens, como uma TV de 32″, roupas, uma bolsa preta com listras brancas, duas garrafas térmicas e um estojo escolar.
10
Homem que matou a esposa e abandonou corpo na beira da estrada é condenado por feminicídio

Homem que matou a esposa e abandonou corpo na beira da estrada é condenado por feminicídio

O crime ocorreu em janeiro de 2024, na Linha 632, zona rural do município.
16
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.