A Federação Paulista de Futebol divulgou na segunda-feira (25), a composição dos 32 grupos da fase inicial da 55ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o maior torneio de base do país. As equipes de Rondônia que irão representar o estado são o Genus e o Gazin Porto Velho.
O Gazin Porto Velho conquistou o título estadual sub-20 e fará parte do Grupo 27, que terá sua sede em Santo André. Além da equipe rondoniense, o grupo conta com o atual campeão Corinthians, o anfitrião Santo André e o Rio Branco-AC.
Por sua vez, o Genus, que ficou com o vice-campeonato estadual, integrará o Grupo 18, sediado em Votorantim. O grupo ainda contará com as equipes do Votoraty, ABC-RN e Novorizontino. O time já iniciou seus preparativos intensivos para a competição, buscando se destacar contra seus adversários.
O Porto Velho garantiu sua vaga na Copinha ao conquistar o primeiro lugar no Campeonato Rondoniense Sub-20, com oito pontos em quatro jogos (duas vitórias e dois empates). Já o Genus, como vice-campeão, também garantiu sua presença no torneio.
A participação de Rondônia na Copa São Paulo é uma importante vitrine para os talentos locais. Em 2023, o Porto Velho conseguiu um empate em sua estreia na fase de grupos, somando um ponto ao empatar com o Marília. Já em 2017, o Genus fez parte do Grupo 13, enfrentando grandes times como São Paulo, Capivariano e União Barbarense. Apesar das derrotas, o Genus marcou seu primeiro gol na competição contra o União Barbarense, perdendo por 4 a 2 no último jogo.