SÁBADO, 17/05/2025

Cotas para negros em concursos públicos: confira como cada deputado de Rondônia votou

O texto também aumenta o alcance das cotas para indígenas e quilombolas. Agora, o projeto segue para o Senado Federal, onde será submetido a mais uma votação.

Por Wanglézio Braga

Publicado em 

Cotas para negros em concursos públicos: confira como cada deputado de Rondônia votou - News Rondônia
Imagem: News Rondônia

Na última terça-feira (19), a Câmara dos Deputados aprovou, por 241 votos a 94, com duas abstenções, o projeto de lei que amplia de 20% para 30% a reserva de vagas em concursos públicos federais para pessoas pretas ou pardas. O texto também aumenta o alcance das cotas para indígenas e quilombolas. Agora, o projeto segue para o Senado Federal, onde será submetido a mais uma votação.

O projeto, relatado pela deputada Carol Dartora (PT-PR), propõe ainda outras mudanças importantes. Entre elas, a redução do prazo para reavaliação da política de cotas, que passa de dez para cinco anos. Além disso, a exigência de um procedimento adicional de confirmação à autodeclaração dos candidatos foi eliminada, facilitando o acesso às vagas reservadas.

Durante a votação, três deputados de Rondônia se manifestaram contrários ao projeto de lei, dois votaram favoravelmente e três não participaram da votação. O tema, que trata de inclusão e igualdade de oportunidades, continua gerando debates intensos entre os parlamentares e na sociedade.

O aumento da reserva de vagas busca fortalecer políticas públicas voltadas para a inclusão de grupos historicamente marginalizados, reafirmando o compromisso do Legislativo com a promoção da equidade racial e social no Brasil.

Veja como cada deputado de Rondônia votou:

Cel. Chrisóstomo (PL) – Ausente

Cristiane Lopes (União Brasil) – sim

Dr Fernando Máximo (União Brasil) – não

Lebrão (União Brasil) – Ausente

Lucio Mosquini (MDB) – Ausente

Maurício Carvalho (União Brasil) – sim

Silvia Cristina (PP) – Não

Thiago Flores (Republicanos) – Não

Rondônia ocupa a 17ª posição no ranking geral, com 92,6 pontos de maturidade. É o segundo melhor desempenho da região norte. Na nossa região, o Amapá fica na 9ª posição, com grau de maturidade de 111,5.

Publicidade
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.