SEXTA-FEIRA, 02/05/2025

Pantanal: redução da área alagada tem favorecido aumento de incêndios

Mostra pesquisa MapBiomas divulgada neste Dia Nacional do Pantanal

Por LUCIANO NASCIMENTO - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20-

Publicado em 

Pantanal: redução da área alagada tem favorecido aumento de incêndios
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

No Dia Nacional do Pantanal, nesta terça-feira (12), não há o que comemorar, principalmente este ano, em que houve uma explosão de focos de incêndio que atingiu esse importante bioma brasileiro, localizado nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Pesquisa do MapBiomas, divulgada hoje, mostra que a área alagada do Pantanal vem diminuindo nas últimas décadas. A razão é que os períodos de cheias estão cada vez menores e os de secas cada vez mais prolongados. O resultado é um maior favorecimento de ocorrência de incêndios mais intensos na maior planície alagável do mundo.

“Com 3,3 milhões de hectares de área alagada, o ano passado foi 38% mais seco que 2018, quando ocorreu a última grande cheia do bioma, que cobriu 5,4 milhões de hectares. Essa extensão, no entanto, já era 22% mais seca que a de 1988 (primeira grande cheia da série histórica do MapBiomas, que cobriu 6,8 milhões de hectares)”, diz o estudo do MapBiomas, rede colaborativa de universidades, ongs e empresa de tecnologia, voltadas para o monitoramento das transformações na cobertura e no uso da terra no Brasil.

Os dados são relativos ao período de 1985 a 2023. No Pantanal, a cheia geralmente ocorre nos meses de fevereiro a abril e os de seca de julho a outubro. O estudo indica ainda que, em 2023, a redução do volume de água foi de 61% em relação à média histórica do período analisado.

As áreas alagadas por mais de três meses no ano também apresentam tendência de redução, isto é, o bioma tem apresentado uma menor área alagada ao mesmo tempo que o alagamento apresenta menor tempo de permanência. O fenômeno tem impactado no aumento da área de savana no Pantanal. Da atual área de savana, que equivale a 2,3 milhões de hectares, 22%, cerca de 421 mil hectares vieram de locais que secaram.

Segundo o estudo, essa mudança no padrão de cheias e secas tem efeitos sobre a incidência de queimadas no bioma. No período entre 1985 e 1990, às áreas atingidas por queimadas correspondiam a áreas naturais em processo de conversão e consolidação de pastagem. Após o período da última grande cheia analisada, em 2018, houve uma recorrência de incêndios no entorno do Rio Paraguai.

“De 2019 a 2023, o fogo tem atingido locais que no início da série de mapeamento, de 1985 a 1990, eram permanentemente alagados, mas que agora estão passando por períodos prolongados de seca. O total queimado de 2019 a 2023 foi de 5,8 milhões de hectares e a região mais atingida foi justamente essas áreas que antes eram permanentemente alagadas no entorno do Rio Paraguai”, diz o estudo.

O aumento no número de queimadas também foi constatado este ano por dados da plataforma BDQueimadas, disponível no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em junho, o Inpe apontou que os focos de incêndio no Pantanal aumentaram mais de 1.000% no primeiro semestre deste ano em relação a 2023.

O satélite do Inpe detectou 978 focos desde primeiro dia do ano até 5 de junho. No mesmo período do ano passado, foram 95. Este ano, Mato Grosso do Sul registrou 521 pontos de incêndio e Mato Grosso, 457.

Pastagens exóticas

Os dados também mostraram um aumento nas pastagens exóticas, o que evidencia a ampliação no processo de desmatamento do Pantanal, para conversão em áreas de pastagem. Isso altera a dinâmica da água, é o que explica o coordenador de mapeamento do bioma Pantanal no MapBiomas Eduardo Rosa.

“O Pantanal já experimentou períodos secos prolongados, como nas décadas de 1960 a 1970, mas atualmente outra realidade, de uso agropecuário intensivo e de substituição de vegetação natural por áreas de pastagem e agricultura, principalmente no planalto da BAP [Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai], que altera a dinâmica da água na bacia hidrográfica”, disse.

Uso antrópico

O estudo também mostra que houve um aumento do uso antrópico, que diz respeito às ações realizadas pelo ser humano, especialmente na BAP. Essa bacia integra os biomas do Cerrado e da Amazônia e desempenha um papel fundamental na hidrologia da planície pantaneira.

Em 1985, o uso antrópico das terras da BAP correspondia a 22% do total, no ano passado esse percentual já alcançava 42%. A área mais afetada foi a do planalto da BAP, que teve 83% de todo o uso antrópico da bacia hidrográfica, no período entre 1985 e 2023.

Composto por patamares, serras, chapadas e depressões, o planalto viu gradativamente sua vegetação ser convertida para pastagem e agricultura. Nesse período, as pastagens e a agricultura ocuparam 5,4 milhões de hectares, dos quais 2,4 milhões de hectares eram florestas e 2,6 milhões de hectares eram formações savânicas.

“O principal uso antrópico do planalto da BAP é a pastagem, que responde por 77% do total ou mais de 11,4 milhões de hectares, seguido pela agricultura e mosaico de usos, que juntos representam 20% (3,1 milhões de hectares) do uso antrópico na BAP”, diz o estudo.

Na região de planície, a perda de áreas naturais foi menos intensa e mais recente. Ao todo, foram suprimidos 1,8 milhão de hectares de vegetação natural entre 1985 e 2023, dos quais quase 859 mil hectares de formação campestre e campo alagado, 600 mil hectares de savana e 437 mil hectares de floresta.

O estudo mostra ainda que, entre 1985 e 2023, as pastagens exóticas na planície pantaneira passaram de 700 mil hectares para 2,4 milhões de hectares, aumentando justamente sobre as áreas naturais suprimidas. Mais da metade (55%) do aumento da pastagem exótica na planície ocorreram nos últimos 23 anos. Na planície pantaneira, 87% das pastagens exóticas apresentam baixo e médio vigor vegetativo.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ações sociais e ambientais são realizadas pela Prefeitura de Porto Velho em União Bandeirantes

Ações reforçam o papel ativo na construção de políticas públicas voltadas à sustentabilidade e ao desenvolvimento social
L

Projeto ‘Juventude Sustentável’ é lançado pela Prefeitura de Porto Velho com alunos da rede pública estadual

Ação no Parque da Cidade envolveu plantio de mudas e conscientização ambiental com participação de 55 alunos da Escola Estadual Flora Calheiros
L
Parlamentares de Porto Velho fazem visita técnica ao Ecoparque e acompanham as atividades no local

Vereadores de Porto Velho fazem visita ao Ecoparque e acompanham as atividades no local

Visita reforça o compromisso do Ecoparque com a sustentabilidade, transparência e a conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos
L

Município amplia cooperação para prevenir incêndios florestais e preservar o meio ambiente em Porto Velho

Encontro reforça a importância da união entre poder público, especialistas e entidades da área ambiental
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Creatina – o suplemento que vai além da academia

Do cérebro ao coração, conheça os benefícios da creatina para a saúde e bem-estar.
L

Tradição ou inovação? A polêmica da camisa vermelha da Seleção levanta um dilema nacional

CBF nega mudança oficial, mas o debate sobre romper com os símbolos tradicionais da camisa brasileira coloca torcedores diante de uma escolha entre identidade e reinvenção
L

Agenda News: Rock, boa comida e festa – Fim de semana de rock e diversão no Grego Original!

Happy hour, feijoada e celebração especial marcam a programação recheada de música e alegria.
L

Dublador de Super Mario e Peter Quill está confirmado como atração no Kaminari 2025

Encontro com o dublador de Super Mario, Kristoff, Jaskier e outros promete emoção, interação e show ao vivo no maior evento geek de Rondônia
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo define locais de lotação dos primeiros 370 aprovados no Concurso Nacional Unificado

Governo define locais de lotação dos primeiros 370 aprovados no Concurso Nacional Unificado

Vagas irão compor quadro do Ministério da Gestão em vários estados
L
Brasil registra saldo de 71.576 novas vagas formais em março, segundo Novo Caged

Brasil registra saldo de 71.576 novas vagas formais em março, segundo Novo Caged

No acumulado do ano, saldo positivo é de 654.503 empregos
L
Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Cargos são de níveis médio e superior na área administrativa
L
Taxa de desemprego entre jovens cai pela metade no último trimestre de 2023, aponta levantamento do MTE

Taxa de desemprego entre jovens cai pela metade no último trimestre de 2023, aponta levantamento do MTE

Pesquisa mostra queda no número dos que não estudam nem trabalham
L
A Energisa lamenta o acidente ocorrido ontem na zona rural do município de Candeias

Energisa tem vagas abertas para diferentes municípios no estado

Estão disponibilizadas vagas Cacoal, Monte Negro, Alto Paraíso, Ouro Preto e Nova Mamoré, com inscrições abertas até o dia 2 de maio.
L
Publicidade

POLÍTICA

CPI do roubo dos aposentados: Coronel Chrisóstomo reúne 185 assinaturas e revela quem apoiou o pedido

Coronel Chrisóstomo afirmou que a CPI vai investigar prejuízos superiores a R$ 6 bilhões.
L

Coronel Chrisóstomo alerta: PT e PSOL não assinaram CPI do roubo dos aposentados

Alerta surge em meio a declarações do deputado que afirma que a pauta não é de origem política partidária e sim uma luta pelo direito legal de aposentados e pensionistas roubados.
L
Dr. Fernando Máximo entrega maquinários agrícolas em Ariquemes e reforça compromisso com setor produtivo

Dr. Fernando Máximo entrega maquinários agrícolas em Ariquemes e reforça compromisso com setor produtivo

A iniciativa, realizada em parceria com a prefeita Carla Redano (UB).
L

Lei de Ieda Chaves é aprovada e institui a campanha “Maio Laranja” contra o abuso infantil

O objetivo principal é conscientizar a sociedade rondoniense sobre a gravidade do assunto, prevenção e combate.
L
Deputada Sílvia Cristina anuncia que Rondônia terá o dobro de peritos médicos no INSS

Deputada Sílvia Cristina anuncia que Rondônia terá o dobro de peritos médicos no INSS

Expectativa é de que, no segundo semestre, novos peritos comecem a atender em diversos municípios
L
Publicidade

POLÍCIA

Colisão entre ambulância e ônibus mata duas pessoas na BR-364, em Rondônia

Acidente ocorreu na manhã desta sexta-feira entre Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste; equipes do IML e da Perícia foram acionadas
18
Homem é preso por assédio sexual a alunas em frente a escola

Homem é preso por assédio sexual a alunas em frente a escola

Segundo testemunhas, o suspeito, que usava uma camiseta roxa, abordou um grupo de estudantes no momento da saída escolar e perseguiu uma menina de 11 anos.
16
Homem é ferido com garrafada após bebedeira em posto

Homem é ferido com garrafada após bebedeira em posto

No local, os agentes encontraram um homem com ferimento grave no rosto e forte sangramento. O SAMU já prestava os primeiros socorros e encaminhou a vítima ao Hospital Municipal.
12
PATAMO apreende arma de uso restrito e prende suspeito na zona rural

PATAMO apreende arma de uso restrito e prende suspeito na zona rural

Durante a vistoria, foi encontrada uma arma de uso exclusivo das forças de segurança, acompanhada de munições. A.S.S. assumiu a posse do armamento e foi conduzido à delegacia.
10
Motociclista fica gravemente ferido após colisão entre carro e moto na BR-364

Motociclista fica gravemente ferido após colisão entre carro e moto na BR-364

O condutor da moto, identificado apenas pelas iniciais, sofreu ferimentos graves e foi socorrido por equipes de emergência, sendo encaminhado ao hospital.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A prefeitura Municipal de Porto Velho inicia construção de sua Lei de Inovação com apoio do Sebrae

Parceria estratégica entre Sebrae Rondônia e Prefeitura mobiliza órgãos públicos e atores do ecossistema para criar um marco legal que estimule o empreendedorismo inovador na capital
L
NOTA DE PESAR: O Ecad lamenta a morte da cantora Nana Caymmi, aos 84 anos, na quinta (01/05)

NOTA DE PESAR: O Ecad lamenta a morte da cantora Nana Caymmi, aos 84 anos, na quinta (01/05)

Com sua voz inconfundível, Nana deu vida a canções de Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Milton Nascimento e tantos outros, sempre com uma entrega intensa e comovente.
L
Terremoto de 7,4 graus atinge Passagem de Drake e provoca alerta de tsunami no sul do Chile e na Antártida

Terremoto de 7,4 graus atinge Passagem de Drake e provoca alerta de tsunami no sul do Chile e na Antártida

Magnitude do tremor foi de 7,4 graus na escala Richter
L
Prazo de Inscrição para o Encceja 2025 termina nesta sexta; provas serão aplicadas em 3 de agosto

Prazo de Inscrição para o Encceja 2025 termina nesta sexta; provas serão aplicadas em 3 de agosto

Provas serão aplicadas em 3 de agosto em todo o país
L

Bairro Jardim Santana recebe sábado projeto Nossa Energia

O evento acontecerá no campo localizado atrás da Associação dos Moradores, na rua Raimundo Cantuária, 10245.
L

Atenção entidades de defesa da mulher: uma vereadora está sofrendo ataques covardes e precisa de apoio

É claro que a Federação muda muita coisa no Estado. Pelo menos dois nomes poderosos deverão cair fora, em breve.
L
Prefeitura de Jaru

NOTA DE PESAR: Prefeitura de Jaru lamenta profundamente o acidente envolvendo uma ambulância de Jaru e um ônibus da cidade de Buritis

Infelizmente, a paciente e a profissional de saúde não resistiram aos ferimentos e vieram a óbito.
L
Previsões do Horóscopo desta sexta (02/5) para seu signo

Previsões do Horóscopo desta sexta (02/5) para seu signo

Confira as previsões desta sexta-feira (2/5) para o seu signo. Saiba o que os astros reservam nas áreas de amor, carreira e saúde
L
Mais de 200 títulos são entregues com isenção de ITCMD pelo governo de RO no setor chacareiro Militão 2, em Porto Velho

Mais de 200 títulos são entregues com isenção de ITCMD pelo governo de RO no setor chacareiro Militão 2, em Porto Velho

A medida visa garantir segurança jurídica aos produtores rurais, fomentando o desenvolvimento econômico e social da região.
L
Iniciativa do governo de RO ganha destaque em Brasília por atuação no controle do Pirarucu invasor

Iniciativa do governo de RO ganha destaque em Brasília por atuação no controle do Pirarucu invasor

A apresentação técnica reforçou a importância da adoção de práticas de manejo baseadas em evidências científicas, com vistas à preservação dos ecossistemas afetados.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.