SEXTA-FEIRA, 16/05/2025

L

Mundo

Irã denuncia a órgão da ONU ameaças de Israel a instalações atômicas

Tensão entre os dois países cresceu com ataques dos dois lados

Por Elwely Elwelly e Parisa Hafezi – repórteres da Reuters - 20

Publicado em 

Irã denuncia a órgão da ONU ameaças de Israel a instalações atômicas
Reuters/Dado Ruvic/proibida a reprodução

O Irã escreveu para o órgão de vigilância nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU) para reclamar de ameaças israelenses de atacar suas instalações de energia atômica, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano Esmaeil Baghaei, em uma entrevista coletiva semanal nesta segunda-feira (21).

Israel prometeu atacar o Irã em retaliação a uma saraivada de mísseis iranianos em 1º de outubro, provocando especulações generalizadas de que as instalações nucleares iranianas poderiam estar entre os alvos.

“Ameaças de ataque a instalações nucleares são contra as resoluções da ONU (…) e são condenadas. Enviamos uma carta sobre isso para (…) o órgão de vigilância nuclear da ONU”, disse o porta-voz do ministério, Esmaeil Baghaei, em entrevista coletiva transmitida pela televisão.

Na semana passada, o gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que Israel ouvirá o seu principal aliado, os Estados Unidos, em relação à resposta ao ataque com mísseis do Irã, mas decidirá suas ações de acordo com seus próprios interesses nacionais.

Sua declaração foi anexada a um artigo do Washington Post que dizia que Netanyahu havia dito ao governo do presidente norte-americano, Joe Biden, que Israel atacaria alvos militares iranianos, não instalações nucleares ou petrolíferas.

Em resposta a uma pergunta sobre a possibilidade de o Irã mudar sua doutrina nuclear oficial, o porta-voz Baghaei disse que “armas de destruição em massa não têm lugar em nossa política”. Teerã decidirá como e quando responder a qualquer ataque israelense.

O Irã tem negado repetidamente as acusações ocidentais de que tem buscado secretamente desenvolver bombas nucleares, violando seu compromisso com o Tratado de Não Proliferação global.

Separadamente, Baghaei disse que o ministro das Relações Exteriores, Abbas Araqchi, viajará para o Barein e o Kuwait nesta segunda-feira como parte dos esforços iranianos para reduzir tensões regionais.

O Irã disparou dezenas de mísseis contra Israel em retaliação aos ataques israelenses contra seus aliados Hezbollah, no Líbano, e Hamas, na Faixa de Gaza — o segundo ataque de mísseis iranianos contra Israel neste ano.

Israel respondeu ao primeiro disparo de mísseis em abril com um ataque aéreo a uma localização de defesa aérea na região central do Irã.

Publicidade
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.