O alerta para tempestade pede que a população redobre a atenção quanto às condições climáticas. Além disso, é recomendável que a população se informe diariamente acerca dos riscos dos temporais. No diagnóstico emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Avisos e Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (ALERT-AS), a capital apresenta uma concentração de nuvens que vêm se espalhando por praticamente todo o estado de Rondônia. Apenas uma pequena faixa no sul-sudoeste não está sob o alarme meteorológico emitido pela entidade nacional.
No comunicado, o Instituto destaca chuvas com volumes entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h). Não está descartada a possibilidade de queda de granizo. Existe ainda o risco de cortes de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Como já mencionado, o órgão emitiu o alerta para quase todos os municípios rondonienses. Neste momento, nuvens cobrem o céu das capitais Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC). No Amazonas, o sul do estado também está sendo impactado pelas chuvas. Assim como em Porto Velho e Rio Branco, as chuvas são bem-vindas em razão dos incêndios criminosos que têm ocorrido nesta região do país. Confira o clima em tempo real: https://satelite.inmet.gov.br/CO.