No início da tarde desta quarta-feira (25), uma marca histórica revelou um índice inacreditável no principal curso d’água de Rondônia. O Rio Madeira, em Porto Velho, tem secado abruptamente e já havia impactado a navegação noturna desde julho. Hoje, com uma marca de 0,35 centímetros, o impacto da estiagem afetou o transporte de mercadorias com destino ao Oceano Atlântico.
As operações portuárias estão suspensas até que a situação se normalize. Em nota, a Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (Soph) explicou que a paralisação afeta principalmente a movimentação de “grãos e sólidos”.

Além disso, a entidade esclareceu que está realizando um trabalho de resgate das embarcações que estão pelo trecho e encontram dificuldade para navegar devido aos encalhes. O funcionamento do Porto Velho depende das chuvas, por isso a instituição não forneceu um prazo para retomada das operações. Durante o período de estiagem, que ocorre entre junho, julho e agosto, o nível do Rio Madeira já costuma cair, mas o patamar atual é histórico, o que coloca os governantes em alerta para a situação.

Durante o período de vazante, o fluxo no porto cai em torno de 40%. Segundo análises, a entidade previa o transporte de até 100 mil toneladas de mercadorias para este mês, mas não contava com o cenário dramático do principal curso d’água do estado.