O News Rondônia consultou junto ao Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quais as profissões ou ocupações mais informadas pelos candidatos, no momento de protocolarem suas candidaturas junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), na disputa pelas “Eleições 2024” em Porto Velho.
De acordo com o dispositivo, consultado hoje (21) por nossa reportagem, aponta que de um universo de 449 pedidos, 47 são empresários, 43 servidores públicos estaduais, 26 advogados, 22 policiais militares, 17 servidores municipais, 13 enfermeiros e 13 vereadores. Outras profissões que não foram especificadas no sistema totalizam 74.
Em porcentagem, as principais ocupações estão distribuídas da seguinte maneira: Empresário (10,47%), Servidor Público Estadual (9,58%), Advogado (5,79%), Policial Militar (4,90%), Servidor Público Municipal (3,79%), Enfermeiro (2,90%) e vereador (2,90). O quadro é bem diferente quando pegamos recorte de todo o estado.
Conforme noticiamos nesta quarta-feira (21) dos 4.803 pedidos de candidaturas, a grande maioria informou que são agricultores, servidores públicos municipais, vereadores que tentaram a reeleição, servidores públicos do estado, comerciantes e donas de casa. Leia o recorte aqui.
Vale lembrar que o primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. O segundo turno da disputa poderá ser realizado em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atingiu mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno.