TERÇA-FEIRA, 13/05/2025

Ministra reforça participação da sociedade no Plano Clima

Plenária desta quinta-feira foi sobre a Mata Atlântica

Por Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Ministra reforça participação da sociedade no Plano Clima
Valter Campanato/Agência Brasil

A Mata Atlântica, o terceiro maior bioma do país e o mais devastado, foi tema de discussão nesta quinta-feira (15), no ciclo de oito plenárias do Plano Clima Participativo, promovido pelo governo federal para coletar propostas da sociedade civil na construção da política climática para o país.

Cada uma dessas plenárias presenciais busca trabalhar um bioma diferente. A que ocorreu nesta quinta-feira, em São Paulo, já é a quinta reunião. Já ocorreu uma mesa de abertura, em Brasília, no dia 30 de julho; no dia 1º de agosto, sobre o Sistema Costeiro-Marinho, em Recife; sobre a Caatinga no dia 2 de agosto, em Teresina, e o Pantanal, nesta quarta-feira (14), em Campo Grande (MS). Ainda serão realizadas plenárias sobre o Pampa, em Porto Alegre; sobre a Amazônia, em local a definir; e sobre o Cerrado, em Imperatriz(MA).

A elaboração do Plano Clima é conduzida pelo Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM), integrado por representantes de 22 ministérios, pela Rede Clima e pelo Fórum Brasileiro de Mudança do Clima, e tem dois pilares principais: a redução das emissões de gases de efeito estufa e a adaptação de cidades e ambientes naturais às mudanças do clima.

Ao participar do painel desta quinta-feira, em São Paulo, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, reforçou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defende que o plano seja construído junto com a sociedade civil. “O presidente Lula nos delegou que o plano clima não seja feito para as pessoas, mas com as pessoas”, revelou.

“A participação nas plenárias é oportunidade para fazer o convite e estimular a inserção da agenda dos direitos humanos e meio ambiente nessa unidade existencial”, completou o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida.

Segundo o ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, o objetivo do governo é construir um plano que reúna não só as contribuições da comunidade científica como também da população. “Nosso desafio é que a gente possa ter um plano que possa ser capaz de mediar as questões de gestão científica e os anseios e desejos da sociedade. O povo sabe onde estão suas dores e necessidades. E é por isso que estamos rodando o Brasil”.

Propostas

Diversas propostas relacionadas à Mata Atlântica foram apresentadas na plenária. Entre elas, uma que propõe a taxação de bilionários para financiar projetos relacionados à mudanças climáticas. Também foram apresentadas propostas que preveem a urgente transformação dos sistemas alimentares, o pagamento de bônus a catadores de materiais recicláveis e o fortalecimento da agricultura familiar.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT), por exemplo, propôs a criação de uma política de incentivo à coleta seletiva de materiais e de um programa de restauração de biomas baseado no conhecimento dos povos indígenas e das populações tradicionais.

A organização ambiental Greenpeace apresentou duas propostas: o apoio e o financiamento de soluções climáticas por meio dos saberes tradicionais e o apoio psicológico para vítimas de tragédias climáticas.

“O Gilberto Gil [cantor e compositor] dizia que o povo sabe o que quer, mas também quer o que não sabe. E aquilo que o povo quer, e não sabe o que quer, sabe quem é que tem que fazer? São os governos e as empresas. Temos que pagar o preço. E esse preço às vezes é diminuir a margem de lucro. Às vezes é submeter a taxação dos super ricos e isso vira um fundo de mais de 500 bilhões de dólares para combater a pobreza e enfrentar a mudança climática. Nós transformamos a natureza em dinheiro e agora temos que transformar dinheiro em restauração e preservação da natureza se quisermos continuar vivendo e, inclusive, ganhando dinheiro, senão não vai ter para ninguém”, disse a ministra Marina Silva, em resposta aos encaminhamentos apresentados.

O público aproveitou a plenária para protestar. “Mudar o sistema para não mudar o clima”, gritavam os manifestantes durante a plenária.

Houve também protestos contra a construção de uma escola de formação e de graduação de sargentos do Exército dentro da Área de Preservação Ambiental Aldeia/Beberibe e faixas defendendo a demarcação de territórios indígenas e a agricultura familiar.

Participação social

Durante as plenárias presenciais, movimentos sociais, ambientalistas e a sociedade civil podem enviar propostas e tirar dúvidas sobre a política climática que vai nortear as políticas públicas até 2035.

“No caso do Plano Clima, nós estamos trabalhando em dois trilhos: um é a participação popular e o outro é técnico institucional. Vamos ter um plano com metas para todos os setores da economia, agricultura, energia, transporte, indústria de mitigação e adaptação. Na parte de adaptação, são cerca de oito propostas. E na parte de mitigação, 16 propostas, envolvendo diferentes frentes em que deveremos estar adaptados. Para além de adaptados, nós temos que estar preparados”, explicou Marina Silva.

As propostas que estão sendo encaminhadas pela sociedade civil serão votadas e poderão ser incluídas na primeira versão do documento, que será apresentado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 29), no Azerbaijão, em novembro.

Depois, já consolidada, a Política Nacional sobre Mudança do Clima será apresentada na COP30, que acontece no Brasil, em Belém (PA), em novembro de 2025.

A COP no Brasil, defende a ministra Marina Silva, será a COP das COPs. “O Brasil quer fazer isso para liderar pelo exemplo. Nós precisamos chegar na COP30, em 2025, com todos os países que são signatários da Convenção do Clima com metas de redução suficientemente robustas para não ultrapassar 1,5°C de temperatura. O Brasil já está conseguindo alguns resultados na agenda do desmatamento, mas estamos só no começo, no primeiro ano. Também conseguimos, no primeiro ano de governo, uma redução de 50% das emissões”, disse.

Plataforma

Além das contribuições que estão sendo colhidas nas plenárias presenciais, a população também pode participar por meio da plataforma Brasil Participativo. Nessa plataforma, qualquer pessoa com CPF pode apresentar três propostas e votar em até dez propostas de outros participantes, inclusive das plenárias. As dez propostas mais votadas de cada um dos 18 temas definidos pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima poderão ou não ser incorporadas ao texto após análise do governo federal.

“Estamos fazendo a participação social da construção do Plano Clima em duas dimensões: nas plenárias presenciais e na dimensão da participação digital, para amplificar a participação da sociedade civil organizada. Então, temos as plenárias presenciais nos biomas brasileiros e a participação na plataforma do Brasil Participativo”, explicou o ministro Márcio Macêdo.

Até o momento, informou o governo, cerca de 9,7 mil participantes já interagiram com o processo do Plano Clima no site do Brasil Participativo.

Até o dia 13 de agosto foram apresentadas mais de 700 propostas, mobilizando cerca de 18 mil votos e 1 mil comentários. “Nós já temos, neste momento, mais de 126 milhões de acessos, 10 mil participantes registrados que estão lá participando. São 731 propostas já construídas e colocadas na plataforma do Brasil Participativo, e tem uma média de mais de 6 minutos de permanência das pessoas. Isso significa dizer que a sociedade está interessada no tema e está participando na construção. Nossa ideia é que a gente possa, ao final desse processo, ter um plano clima para o Brasil apresentar na COP29 e na COP30, e que possa desenhar o caminho do Brasil para mitigação, adaptação e convivência com esse fenômeno que são as mudanças climáticas”, disse Márcio Macêdo.

A sociedade poderá participar da construção desse plano até o dia 26 de agosto.

Mata Atlântica

Bioma com a maior extensão de costa no país, a Mata Atlântica ocupa área de 1.107.419 km², o equivalente a 13% do território nacional. Cerca de 70% da população brasileira vive hoje em áreas desse bioma, que está presente em 17 estados.

A Mata Atlântica, que detém a segunda maior biodiversidade das Américas, atrás apenas da Amazônia, compreende uma rede de bacias hidrográficas formadas por grandes rios, como Tietê, São Francisco, Paraná, Doce, Paranapanema e Paraíba do Sul. Essas bacias são fundamentais para o abastecimento humano e para o desenvolvimento de uma série de atividades econômicas, como a indústria e a agropecuária. É o único bioma que dispõe de uma lei específica de proteção, a Lei da Mata Atlântica.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que 71,6% da vegetação nativa da Mata Atlântica já foram desmatados.

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mudanças climáticas: Rondônia adota medidas para enfrentar a estiagem de 2025

Mudanças climáticas: Rondônia adota medidas para enfrentar a estiagem de 2025

A operação teve o seu planejamento iniciado em outubro de 2024, e é coordenada pelo Corpo de Bombeiros de Rondônia (CBMRO) e Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de Rondônia (CEPDEC).
L

Prefeitura amplia canais de comunicação com a população para demandas ambientais

Técnicos da Sema respondem aos questionamentos e prestam orientações aos munícipes
L
Bioeconomia impulsiona desenvolvimento sustentável na Amazônia e atrai investimentos públicos e privados

Bioeconomia impulsiona desenvolvimento sustentável na Amazônia e atrai investimentos públicos e privados

No Pará, modelo de produção pode atingir 4,5% do PIB estadual até 2030
L
Conferência Nacional do Meio Ambiente define 10 propostas prioritárias para políticas públicas

Conferência Nacional do Meio Ambiente define 10 propostas prioritárias para políticas públicas

Mais de 2 mil sugestões foram debatidas na 5ª Conferência Nacional
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prefeitura de Porto Velho vai devolver tarifa cobrada indevidamente no DAM

O processo poderá ser aberto pelo contribuinte ou por procurador autorizado, com envio da documentação para o e-mail oficial da Semfaz.
L

Polícia Federal e Ibama realizam operação contra garimpo ilegal em terras indígenas de RO e MT

Ação conjunta ocorreu nas Terras Indígenas Sete de Setembro, Roosevelt e Zoró, com foco no combate a crimes ambientais
10

Governador autoriza contrair empréstimo de R$ 985,9 milhões para Rondônia

O montante, que poderá ser obtido junto a instituições financeiras nacionais ou internacionais, será destinado principalmente à área de infraestrutura rodoviária e outras despesas de capital previstas no orçamento estadual.
L

Rondônia segue fora do mapa das grandes chuvas pela quarta semana consecutiva

Previsão indica estiagem mais branda que a dos últimos anos, mas efeitos do clima ainda geram incertezas
L

Unir de portas abertas: edição 2025 acontece nos dias 13, 14 e 15 de maio

Evento promove imersão na vida universitária e apresenta cursos de graduação, pesquisa e pós-graduação aos estudantes do ensino médio
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso da Conab oferece 403 vagas com salários de até R$ 8 mil

Inscrições seguem abertas até 15 de maio e despertam grande interesse entre concurseiros de todo o país
L

Semed publica homologação dos recursos do Edital 02 do processo seletivo de voluntários

Serviços serão prestados de forma voluntária, ou seja, sem vínculo empregatício
L

Semed informa mudança no cronograma do processo seletivo de voluntários

Errata que altera o cronograma do edital foi publicada no Diário Oficial no dia 02 de maio
L
Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Plataforma SouGov.Br traz nova função para agilizar ingresso
L
Publicidade

POLÍTICA

Cidadania e PSB ensaiam federação: em Rondônia, possível aliança reaproxima Vinicius Miguel do partido que presidiu

A decisão foi motivada pela federação então formada entre Cidadania e PSDB, que inviabilizou o espaço para organização das nominatas e projetos eleitorais autônomos no campo democrático local.
L

Joliane Furia lidera pesquisa para deputado federal na Região do Café em Rondônia

Atualmente como secretária municipal de Cultura, Joliane tem sido peça fundamental na revitalização da cena cultural cacoalense.
L

Sílvia Cristina apresenta projeto Olhar de Amor para oferecer cirurgias de catarata e pterígio

Lançamento foi na manhã desta segunda-feira, em Ji-Paraná, e pacientes já começaram a ser atendidos
L

Cláudia de Jesus cobra esclarecimentos sobre problemas no agendamento de RG em Rondônia

Requerimento à Sesdec questiona possíveis falhas técnicas e até fraudes no sistema estadual de emissão do novo documento.
L

Ieda Chaves direciona R$ 150 mil para melhorias na sala de raio-X em Vale do Anari

Equipamento será instalado no PSF Urbano, facilitando atendimentos em ortopedia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motoboy fica ferido em acidente com táxi na Amazonas

O motoboy colidiu com força na traseira do veículo e caiu.
12
Batida entre motos deixa dois feridos com fraturas na zona leste

Batida entre motos deixa dois feridos com fraturas na zona leste

Testemunhas contaram que as motos seguiam em sentidos opostos na Mamoré, até que um dos pilotos tentou fazer conversão na Rua Fábia e causou a colisão.
14
Apenado filmado furtando celular é preso no Cristal da Calama

Apenado filmado furtando celular é preso no Cristal da Calama

Imagens de uma câmera de segurança mostram quando o suspeito aproveita que a funcionária sai por um instante, pega um celular e o HD externo do estabelecimento comercial e depois foge.
12
Polícia Civil prende suspeito de estupro em Espigão d'Oeste

Polícia Civil prende suspeito de estupro em Espigão d’Oeste

O crime aconteceu na madrugada do dia 15, quando a vítima, a caminho da Linha 48, foi seguida por uma motocicleta preta. Ao ser abordada por um homem armado, a vítima foi violentada.
16
PRF apreende 28kg de cocaína em Vilhena

PRF apreende 28kg de cocaína em Vilhena

Droga era transportada na estrutura do veículo
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EDITAL DE CONVOCAÇÃO: FUNDAÇÃO AMAZÔNIA GLOBAL

Assembleia Geral Extraordinária a ser realizado no dia 16 de maio de 2025, as 19h horas de forma híbrida, sendo que presencialmente será no endereço: Estrada Santo Antônio, 5863, bairro Triângulo, Porto Velho.
L

Lua cheia de maio: hoje e terça-feira, confirma a Nasa

O evento também é conhecido como “Lua das Flores” e será visível até 13 de maio
L

Buraco na Avenida Calama é finalmente consertado após acidente com motociclista

Falta de tampa de bueiro causou queda e escoriações em condutor; reparo traz alívio a quem passa pelo local
L

Maternidade Mãe Esperança restabelece serviço de anestesiologia com foco em atendimento humanizado

Acordo garante que empresa dará seguimento ao atendimento especializado até contratação de nova responsável
L

Semed divulga homologação do resultado final do processo de contratação de voluntários

Os voluntários selecionados atuarão por um período de 12 meses com possibilidade de prorrogação por igual período
L
Governo cria grupo de trabalho para coordenar plano de R$ 23 bilhões em inteligência artificial até 2028

Governo cria grupo de trabalho para coordenar plano de R$ 23 bilhões em inteligência artificial até 2028

Investimento previsto é de R$ 23 bilhões em quatro anos
L
MPRO reforça a importância do trabalho conjunto entre instituições de controle interno

MPRO reforça a importância do trabalho conjunto entre instituições de controle interno

Promotora de Justiça defende atuação preventiva, dialógica e articulada durante evento sobre governança pública promovido pela CGE.
L

Jovem News | Entrevista Renan Correia – especialista em Direito Administrativo

No programa Jovem News desta segunda-feira, 12, às 17h, vamos conversar com o advogado Renan Correia, especialista em Direito Administrativo, com foco em demandas de concurseiros e servidores públicos. Natural de Porto Velho, Renan preside a Comissão da Jovem Advocacia da OAB Rondônia e compartilha sua trajetória, desde a OAB Universitária até sua atuação em projetos que fortalecem a jovem advocacia. Uma entrevista inspiradora sobre representatividade, capacitação e os desafios do início da carreira jurídica.
L
Conab monitora lavouras no Brasil para revisar dados da safra 2024/2025

Conab participa de missão técnica em Angola para fortalecer a agricultura familiar

Ao final da capacitação, haverá uma cerimônia para entrega de certificados aos participantes, marcando o encerramento oficial da missão.
L
Estudo aponta que aumento de impostos sobre cigarro pode reduzir mortalidade infantil e desigualdades socioeconômicas

Estudo aponta que aumento de impostos sobre cigarro pode reduzir mortalidade infantil e desigualdades socioeconômicas

Estudo publicado na revista The Lancet avaliou dados de 94 países
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.