SÁBADO, 17/05/2025

Deputados de Rondônia criticam voto do Brasil na OEA sobre eleições da Venezuela: “Fora da órbita!”

Se o Brasil tivesse declarado voto favorável ao pedido, a resolução seria aprovada, dando chances para “desfazer” a suposta fraude eleitoral.

Por Wanglézio Braga - ƒ

Publicado em 

Deputados de Rondônia criticam voto do Brasil na OEA sobre eleições da Venezuela: “Fora da órbita!” - News Rondônia
Foto 01: camara.leg.br | Foto 02: Brasil Forte | Foto 03: Marcelo Camargo / AB | Foto 04: REUTERS/Leonardo Fernández Viloria

O Brasil se absteve na votação realizada pela Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre pedido de transparência no resultado das eleições no país vizinho, da Venezuela. A votação ocorreu nesta quarta-feira (31) e esperava ao menos 18 votos para que a proposta encabeçada pelos Estados Unidos, Uruguai, Paraguai e Argentina, pudesse ser aprovada trazendo mais pressão ao ditador Nicolás Maduro.

Se o Brasil tivesse declarado voto favorável ao pedido, a resolução seria aprovada, dando chances para “desfazer” a suposta fraude eleitoral. Mas no total, o pleito obteve 17 dos 34 votos de países que compõem a OEA.

O texto original pedia que a Venezuela reconhecesse a participação grande e pacífica do eleitorado no pleito; Que o Conselho Nacional Eleitoral divulgue as atas eleitorais das mesas de votação e que seja feita uma verificação delas com a presença de observadores independentes; Que os direitos humanos fossem respeitados; Que se protejam os elementos do processo eleitoral, como as próprias atas.

O Brasil foi um dos que se abstiveram, assim como países como Bolívia, Colômbia, Honduras, e diversos países caribenhos. O México, que tem posição parecida com a do Brasil, se ausentou. Depois do resultado da votação, a postura do Brasil foi criticada veementemente por membros do Congresso Nacional que aguardavam um posicionamento mais assertivo, duro para com o governo ditatorial.

Em Rondônia, os deputados Coronel Chrisóstomo (PL) e Cristiane Lopes (UB) usaram as redes sociais para repudiar a composição brasileira.

“Mais uma vergonha internacional do desgoverno Lula. A resolução necessitava de ao menos 18 votos para ser aprovada. O Brasil se absteve e foi decisivo para barrar a resolução (…) A situação é gravíssima, há dias jornalistas estão tendo dificuldades para entrar no país, um líder da oposição foi sequestrado e preso, há mortos nos protestos e opositores asilados dentro da embaixada da Argentina. Estão esperando um banho de sangue? Viva a democracia relativa de Maduro e Lula!”, disparou a deputada Cristiane Lopes.

Já o deputado Coronel Chrisóstomo afirmou que o Brasil está “fora de órbita”. “O Brasil definitivamente está fora da órbita da ética mundial que se espera dentro de uma verdadeira democracia limpa e transparente. Mais uma vez o governo Lula envergonha os brasileiros”, expressou o deputado.

Rondônia ocupa a 17ª posição no ranking geral, com 92,6 pontos de maturidade. É o segundo melhor desempenho da região norte. Na nossa região, o Amapá fica na 9ª posição, com grau de maturidade de 111,5.

Publicidade
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.