SEXTA-FEIRA, 21/03/2025
Publicidade

L

Saúde

Atividades físicas proporcionam mais e melhores dias dos avós

Rotina de exercícios evita riscos à saúde durante a terceira idade

Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Atividades físicas proporcionam mais e melhores dias dos avós
Marcello Casal jr/Agência Brasil

Avós e netos têm nesta sexta-feira (26), Dia dos Avós, oportunidade para celebrar uma parceria que une os dois extremos da linha da vida. De um lado, a vitalidade da juventude; do outro a experiência e os conhecimentos adquiridos ao longo de toda uma jornada.

Essa complementaridade, rica para ambas as partes, pode ganhar qualidade e ser prolongada a partir de alguns cuidados que, apesar de valerem para todos, são ainda mais relevantes àqueles que se encontram na terceira idade.

“A atividade física é o que me dá condições acompanhar o pique dos meus netos. Quero que isso dure ao máximo. É o que mais me motiva a deixar a inércia de lado e fazer as minhas ginásticas”, explica a aposentada Helia de Assis Ribeiro que, aos 86 anos, acaba de voltar de uma viagem a Foz do Iguaçu acompanhada dos cinco netos com idades entre 12 e 30 anos.

Riscos da idade

Dados do Ministério da Saúde mostram que, em 2023, as três principais causas de internações e óbitos de pessoas com mais de 60 anos estão de alguma forma relacionadas à falta de uma atividade física rotineira.

Doenças dos aparelhos circulatório resultaram em mais de 790 mil internações no ano passado, e em 310,9 mil óbitos. Já as doenças do aparelho respiratório resultaram em 465,8 mil internações e 145,2 mil óbitos. As Neoplastias (tumores) foram a causa de 455,5 mil internações e 184,3 mil óbitos.

A boa notícia é que exercícios físicos praticados com regularidade podem ajudar a melhorar essas estatísticas.

“A atividade física é fundamental para a prevenção e controle de doenças não transmissíveis, como doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e vários tipos de câncer”, explica a educadora física Talita Cezareti, especialista em gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).

Segundo ela, a falta de atividade física está associada a uma série de desfechos adversos para a saúde dos idosos, “incluindo maior mortalidade por todas as causas e por doenças cardiovasculares, aumento da incidência de hipertensão, certos tipos de câncer e diabetes tipo 2”.

Tendo por base dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), Talita diz que entre 4 e 5 milhões de mortes poderiam ser evitadas anualmente, se a população global fosse fisicamente mais ativas, uma vez que um terço de todas as mortes decorrem de doenças cardiovasculares.

Benefícios

Antes de se aposentar, quando trabalhava como assistente social, Helia Ribeiro já observava, nos idosos que ficavam sob seus cuidados, os benefícios proporcionados por exercícios e ginásticas à terceira idade.

“Eu tinha o papel de estimulá-los às atividades físicas. Sempre tive muita clareza de que parar com os exercícios compromete a qualidade de vida, e que idosos parados acabavam ficando com a musculatura flácida. Isso é caminho para problemas físicos e, também, mentais. Para evitá-los, é fundamental que o corpo continue se mexendo e que o cérebro esteja sempre trabalhando. Todos que praticavam atividades físicas e mentais ficam em um patamar muito superior”, disse a aposentada, que faz ginástica duas vezes pros semana e todos os dias faz exercícios para as pernas.

A percepção de Helia é corroborada pela gerontóloga Talita Cezareti. “A saúde mental pode ser afetada com sintomas de ansiedade e depressão, assim como a saúde cognitiva e o sono”.

Personal treiner com diversos clientes da terceira idade, Diogo Duarte diz ter em casa, na avó Elisabeth, com 87 anos, o principal exemplo do quanto as atividades físicas agregam qualidade de vida para a terceira idade.

“Ela tem próteses nos dois joelhos, devido ao desgaste das cartilagens causado pela diferença de tamanho de suas duas pernas. A necessidade de fortalecer a musculatura da perna foi o ponto de partida para ela se inscrever em uma academia. No começo, por obrigação. Mas acabou pegando gosto pela coisa, o que acabou ajudando a lidar com a necessidade de colocar, depois, a prótese no segundo joelho”, disse.

Convívio com os netos

As dificuldades e superações da avó de Diogo tornaram ainda mais especiais os momentos dela com a bisneta Gabriela, de 8 anos. “É muito bom vê-la tão saudável e autônoma, passando horas ali, brincando com a minha filha, convivendo intensamente com ela, com os outros bisnetos e netos”, disse.

“A verdade é que a atividade física deu a ela uma juventude mais prolongada. A ponto de a gente acabar tendo de freá-la um pouco devido a tamanha disposição. A vontade dela em ter essas vivências é cada vez maior, por ela querer aproveitar cada momento”, acrescentou o neto personal treiner.

Diego classifica a avó como uma pessoa hiperativa e autossuficiente que adora viajar sozinha de carro. Gosta também de levar as amigas para passeios.

“Muitas delas, apesar de mais novas, apresentam situação mais debilitada por não praticarem atividades físicas. Às vezes ficamos preocupados e tentamos controlá-la para evitar riscos, mas a verdade é que a vontade dela é a de abraçar o mundo, característica que ficou ainda mais reforçada a partir do momento em que ela incluiu, em sua rotina, as atividades físicas”.

Além de ampliar o convívio com netos, as atividades físicas dão mais qualidade a esse convívio. “Dão, inclusive, condições de acompanhar as novidades apresentadas por eles, bem como verificar o que eles estão fazendo e influenciá-los positivamente até porque, aposentados, temos o tempo que às vezes os pais não têm”, explica Helia Ribeiro.

Sair da inércia

Ainda tendo como referência os idosos de quem cuidava durante o período em que exercia a profissão de assistente social, Helia Rineiro diz que o primeiro passo a ser dado na busca por qualidade de vida na terceira idade, é o de sair da situação de inércia.

“A pessoa tem de sair da acomodação e da situação de inércia porque, parado, a coisa só piora. Nesse sentido, família e amigos podem ter papel fundamental porque podem ser fonte de estímulo”, disse.

Segundo ela, há, em muitas cidades, diversas atividades voltadas aos idosos. “Algumas, inclusive, oferecidas gratuitamente pelas prefeituras em praças públicas. Vale começar pela musculação porque, além de preparar o corpo para outras atividades, possibilita integração com outras pessoas. Digo isso porque muitos idosos passam muito tempo sozinhos, e a solidão é muito ruim porque traz tristeza”, acrescentou ao ressaltar que, principalmente na terceira idade, é fundamental que se tenha um acompanhamento profissional.

Acompanhamento profissional

O personal treiner Diogo Duarte explica que toda atividade voltada a idosos deve evitar esforços excessivos, respeitando sempre as limitações naturais da idade. Talita Cezareti acrescenta que a recomendação da OMS e do Ministério da Saúde para pessoas idosas é clara: realizar exercícios aeróbicos de intensidade moderada, como caminhadas, natação ou dança, por pelo menos 150 minutos por semana (ou 75 minutos se intensidade for vigorosa).

Além disso, é crucial incluir exercícios de fortalecimento muscular e equilíbrio em dois ou mais dias semanais para preservar a massa muscular, prevenir quedas e manter a funcionalidade.

“Treinamentos de equilíbrio, fortalecimento muscular e atividades aeróbicas são mais eficazes para aumentar a capacidade funcional em idosos frágeis, quando realizados de 3 a 5 vezes por semana por 30 a 45 minutos por sessão ao longo de 3 a 5 meses”, detalhou a gerontóloga.

Ela destaca ser importante estar atento ao que o idosos gostam e desejam fazer, o que pode abranger exercícios a serem executados na companhia de pessoas com quem eles tenham afinidade. “O que precisamos é de constância, e observar pontos como prazer faz toda diferença”.

A dança pode ser uma dessas atividades, segundo Helia Ribeiro, até por ser uma atividade que estimula os idosos tanto do ponto de vista físico como intelectual.

“Gosto de dançar. Inclusive fiz dança de salão por um bom tempo, mas como meu marido não gosta, acabei parando. É uma atividade prazerosa e agradável, que deixa o corpo mais leve, ao mesmo tempo em que melhora o estado de cognição. Além disso, ao nos possibilitar conhecer outras pessoas, amplia a vida social, com trocas de experiências que acontecem de forma espontânea, natural e sem programação”.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de RO libera início dos serviços de diagnóstico por imagem para expandir atendimentos na Macrorregião II

Governo de RO libera início dos serviços de diagnóstico por imagem para expandir atendimentos na Macrorregião II

Os exames de diagnóstico por imagem são fundamentais na medicina, pois permitem a visualização detalhada das estruturas internas do corpo sem a necessidade de procedimentos invasivos.
L
Inscrições abertas para a 6ª Mostra Rondônia Aqui Tem SUS

Inscrições abertas para a 6ª Mostra Rondônia Aqui Tem SUS

Evento destaca projetos inovadores na saúde pública; inscrições até 10 de abril.
L
Jaru promove ação de prevenção às doenças renais na próxima quarta-feira (26)

Jaru promove ação de prevenção às doenças renais na próxima quarta-feira (26)

A programação inclui consultas médicas e de enfermagem, além de orientações sobre cuidados essenciais para evitar complicações renais.
L
Campanha de vacinação contra a gripe começa no dia 7 de abril

Campanha de vacinação contra a gripe começa no dia 7 de abril

Meta é imunizar 90% dos grupos prioritários
L

Rondônia Avança na Implementação do Código Sanitário Nacional

Governo participa de seminário em Brasília para fortalecer a vigilância sanitária no estado e no país.
L
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

#PovoadoNerd | Entrevista André Akio – Líder do grupo Bikouran Daiko

Nesta sexta, às 17h, o Povoado Nerd recebe André Akio, líder do grupo Bikouran Daiko, para uma conversa especial sobre a tradição e a energia do taiko, a arte dos tambores japoneses! 🥁✨
L

A MAIS BARATA DO BRASIL: Porto Velho reduz tarifa de ônibus para R$ 3,00 e garante maior economia para a população

Nova medida faz da capital rondoniense a cidade com a passagem mais barata entre as capitais brasileiras
L

#TalkNews | Entrevista Douglas Luiz, cosplayer do Miles Morales

Nesta sexta, o Talk News recebe Douglas Luiz, o Dantefenix! 🦸‍♂️ Cirurgião-dentista e apaixonado pelo universo geek, ele se destacou como cosplayer e streamer, trazendo à vida personagens icônicos, como Miles Morales.
L

Rio Madeira: riqueza natural essencial para Rondônia, Amazônia e o Brasil

Um dos maiores e mais importantes afluentes do rio Amazonas, o Madeira é essencial para a economia e a sobrevivência de homens, animais e a floresta
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo alerta para sites falsos de inscrição para CNU 2025

Governo alerta para sites falsos de inscrição para CNU 2025

Inscrições para novo concurso ainda não estão abertas
L
Concurso Internacional de Redação de Cartas

Concurso Internacional de Redação de Cartas: Última chance para jovens talentos

Inscrições abertas até 28 de março para estudantes de até 15 anos.
L
TCE-RO abre seleção para cargo com salário acima de R$ 8 mil

TCE-RO abre seleção para cargo com salário acima de R$ 8 mil

O cronograma completo, com as datas de cada fase, pode ser conferido no Anexo I do edital.
L
Governo inclui 27 candidatos sub judice nos resultados do Concurso Público Nacional Unificado

Governo inclui 27 candidatos sub judice nos resultados do Concurso Público Nacional Unificado

Retificação foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira
L
Publicidade

POLÍTICA

Silvia Cristina destina recurso para a Apae de Primavera de Rondônia

Silvia Cristina destina recurso para a Apae de Primavera de Rondônia

Entrega ocorre no Dia Internacional da Síndrome de Down, reforçando a importância do respeito e da inclusão.
L

Celebrando o Dia Internacional da Síndrome de Down, Sílvia Cristina entrega recurso para a Apae de Primavera de Rondônia

Madrinha das Apaes em Rondônia, deputada sempre reforçou a importância do respeito e da inclusão
L

Dr. Fernando Máximo, em parceria com o Delegado Flori, zera a fila de catarata e pterígio do Cone Sul

Os municípios beneficiados com mais essa política pública foram: Vilhena (398 cirurgias), Chupinguaia (62), Colorado do Oeste (150), Cabixi (75), Cerejeiras (140), Corumbiara (32) e Pimenteiras do Oeste (43).
L
Deputada Cristiane Lopes reforça compromisso com inclusão

Deputada Cristiane Lopes reforça compromisso com inclusão

Investindo em um Futuro Melhor para Mães Atípicas.
L

Mudanças importantes para estacionamentos do Shopping Porto Velho

Projeto de Lei visa melhorar a experiência dos consumidores e garantir mais direitos aos usuários.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF prende acusado de furtar réplica da Constituição no 8 de janeiro

PF prende acusado de furtar réplica da Constituição no 8 de janeiro

Marcelo Fernandes Lima foi condenado pelo STF a 17 anos de prisão
L

Vídeo: Briga dentro da UPA da Zona Leste quase termina em tragédia

A polícia foi acionada, mas a dupla não foi localizada.
10
Polícia Civil de Rondônia prende suspeito de tráfico de drogas após apreensão de 20 kg de entorpecentes

Polícia Civil de Rondônia prende suspeito de tráfico de drogas após apreensão de 20 kg de entorpecentes

A captura ocorreu na manhã do dia 14 de março de 2025, após uma investigação minuciosa que identificou o responsável pelo transporte de uma grande quantidade de entorpecentes.
14
Instituto de Identificação da Polícia Civil elucida caso de suicídio por meio de identificação necropapiloscópica

Instituto de Identificação da Polícia Civil elucida caso de suicídio por meio de identificação necropapiloscópica

A identificação necropapiloscópica consiste na coleta das impressões digitais da pessoa falecida, que são então comparadas com os dados contidos no prontuário civil da carteira de identidade.
10
Polícia Civil de Rondônia prende suspeito de abuso sexual e pedofilia após cumprimento de mandado

Polícia Civil de Rondônia prende suspeito de abuso sexual e pedofilia após cumprimento de mandado

Após minuciosa investigação, a Autoridade Policial representou pela prisão do suspeito, medida que foi deferida pelo Judiciário. O indivíduo foi localizado e conduzido para os procedimentos legais.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de RO realiza pesquisa no Residencial Orgulho do Madeira para oferta de EJA

Governo de RO realiza pesquisa no Residencial Orgulho do Madeira para oferta de EJA

A titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, acrescentou que ao trazer os jovens e adultos de volta à escola o estado promove a cidadania e o desenvolvimento pessoal.
L
Impasse na negociação salarial leva mediação para a SRTE

Impasse na negociação salarial leva mediação para a SRTE

Sindicatos rejeitam proposta abaixo da inflação e anunciam mobilização da categoria.
L
Rodoviária de Porto Velho e DPE-RO realizam ação social com atendimento jurídico gratuito

Rodoviária de Porto Velho e DPE-RO realizam ação social com atendimento jurídico gratuito

População terá acesso a suporte legal em direitos do consumidor e violência doméstica.
L
Conab antecipa prazo para entrega de arroz negociado em Contratos de Opção de Venda

Conab antecipa prazo para entrega de arroz negociado em Contratos de Opção de Venda

A medida, viabilizada por um crédito extraordinário do Governo Federal, visa garantir renda aos agricultores, estimular a produção e formar estoques públicos.
L
MP Itinerante leva cidadania e inclusão social a Castanheiras

MP Itinerante leva cidadania e inclusão social a Castanheiras

Projeto aproxima serviços essenciais da população e fortalece direitos.
L
alunos da Maple Bear visitam a Usina Jirau

Explorando a energia: alunos da Maple Bear visitam a Usina Jirau

Experiência imersiva aproxima estudantes da geração de energia e da sustentabilidade.
L
Espetáculo "Tabule: uma libanesa na Amazônia" percorre Rondônia, Amazonas e Acre a partir de março

Espetáculo “Tabule: uma libanesa na Amazônia” percorre Rondônia, Amazonas e Acre a partir de março

Em cartaz há mais de uma década, a peça segue se reinventando, trazendo novas reflexões sobre temas contemporâneos.
L

Mulheres no comando: SENAR Rondônia capacita alunas em operação de tratores

Curso exclusivo para mulheres incentiva a qualificação e fortalece a presença feminina no agronegócio.
L
Estudo aponta alternativas para o desenvolvimento da aquicultura sustentável na Amazônia, com foco em Rondônia

Estudo aponta alternativas para o desenvolvimento da aquicultura sustentável na Amazônia, com foco em Rondônia

A Fapero desempenha um papel fundamental ao apoiar pesquisas que exploram soluções eficientes para o desenvolvimento da Amazônia.
L
Nova ambulância de Bom Jesus realiza primeira transferência em dois dias

Nova ambulância de Bom Jesus realiza primeira transferência em dois dias

O paciente passa bem e realiza exames complementares.
L