TERÇA-FEIRA, 13/05/2025

Biólogos minimizam sofrimento de fauna ameaçada pelo fogo no Pantanal

Consequências são devastadoras para os animais, diz bióloga

Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Biólogos minimizam sofrimento de fauna ameaçada pelo fogo no Pantanal
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Quatro anos após os devastadores incêndios que incineraram cerca de 30% do Pantanal brasileiro, o fogo volta a ameaçar as espécies animais que vivem na região, considerada um santuário da biodiversidade e um patrimônio natural da humanidade. Enquanto brigadistas, bombeiros, militares e voluntários tentam apagar as chamas as chamas, biólogos, veterinários e outros profissionais se dedicam a minimizar o sofrimento animal

“O fogo é um fator estressante para a biodiversidade. Devemos ter muito cuidado, pois é difícil prever por quanto tempo mais toda essa abundância em termos de fauna e flora resistirá até começarmos a perder irremediavelmente espécies para esses incêndios intensos, que têm queimado repetidas vezes as mesmas áreas”, disse à Agência Brasil o biólogo Wener Hugo Arruda Moreno, do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), organização não governamental (ONG) que desde 2002 atua na conservação e preservação do Pantanal.

O instituto é uma das organizações da sociedade civil que integram o Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal (Gretap), junto a representantes de órgãos, entidades e instituições sul-mato-grossenses e federais, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O grupo foi instituído em abril de 2021, na esteira dos incêndios que se seguiram à grande seca de 2019 e 2020, a mais severa registrada em 50 anos. Cabe ao Gretap monitorar, avaliar, resgatar e dar assistência a animais afetados por eventuais desastres ambientais no Mato Grosso do Sul. Pela experiência de seus integrantes, em maio deste ano, parte do grupo viajou ao Rio Grande do Sul, onde participou do resgate e atendimento a animais domésticos e silvestres atingidos pelas recentes enchentes no estado.

Estudo que pesquisadores brasileiros publicaram em dezembro de 2021, no periódico Scientific Reports, estima que, em 2020, os incêndios pantaneiros mataram, diretamente, cerca de 17 milhões de animais vertebrados.

A mortalidade foi maior entre as pequenas serpentes (os especialistas estimam que 9,4 milhões delas morreram) e pequenos roedores (3,3 milhões). Aproximadamente 1,5 milhão de aves morreram queimadas, intoxicadas ou, posteriormente, de fome. As chamas ou suas consequências também tiraram a vida de 458 mil primatas, 237 mil jacarés e 220 mil tamanduás.

Ainda é cedo para dizer se a tragédia se repetirá este ano, em dimensões semelhantes. Contudo, autoridades já reconhecem que o número de focos de incêndio registrados no bioma ao longo do primeiro semestre deste ano é o maior para o período dos últimos 26 anos, superando inclusive o resultado de 2020.

Mapbiomas

Além disso, de acordo com a rede Mapbiomas, em junho deste ano foi registrada a maior média de área queimada para o mesmo mês desde 2012. A marca superou a média histórica de setembro, mês em que os focos de calor tendem a intensificar, dada a persistência do clima seco.

“Aqui, em Mato Grosso do Sul, nosso trabalho se intensificou muito nos últimos tempos, principalmente no último mês”, afirmou Moreno.

“Estamos frequentemente indo às áreas pantaneiras atingidas pelos incêndios. Verificamos o ambiente, e vemos se os animais estão retornam às áreas debilitados, ou se as espécies que lá permanecem têm refúgios para obter os recursos necessários à sobrevivência. Temos observado muitas carcaças de répteis, pequenos roedores e anfíbios, mas ainda estamos começando o processo de contagem”, disse Moreno. Ele destacou a velocidade com que o fogo tem se espalhado pela vegetação, que nesta época do ano costuma estar bastante seca.

“O Pantanal não é para amadores. É preciso conhecer bem a área, saber como se formam os corredores de propagação do fogo. O fogo é assustador. A velocidade com que ele avança e o tamanho da área atingida são impressionantes. Combater às chamas e proteger a fauna é um trabalho difícil.”

Segundo Moreno, antes de ir a campo, os agentes precisam fazer um diagnóstico preliminar da área, usando drones e ferramentas de geoprocessamento.

“Temos que esperar entre 48 horas e 72 horas a partir do fim das chamas para podermos deslocar uma equipe para determinado lugar, sob risco de deixar as pessoas em perigo”, acrescentou Moreno, destacando os riscos da atividade.

“Daí a sensação de alívio que sinto quando localizamos um animal que, apesar de tudo, não precisa de resgate, que basta o monitorarmos e, se preciso, suplementar a alimentação até que a vegetação se recomponha.”

No fim do mês passado, o fotógrafo da Agência Brasil, Marcelo Camargo, passou dias acompanhando brigadistas combatendo as chamas. Camargo testemunhou e registrou o sofrimento animal e a devastação da vegetação pantaneira. Na manhã do dia 30, enquanto se deslocavam, de helicóptero, para uma área de difícil acesso, as equipes avistaram um tuiuiú, ave símbolo do Pantanal, pousado na copa de uma grande árvore, em meio a uma área ainda fumegante. Olhando mais atentamente, perceberam que o animal parecia estar protegendo seus ovos, em um ninho construído entre os galhos mais altos.

“Seria o primeiro dia de atuação da equipe de brigadistas quilombolas da comunidade Kalunga, de Cavalcante [GO], na região. Estávamos a caminho de uma área de mata fechada com um grande número de focos de incêndio, a cerca de 50 quilômetros de Corumbá [MS]. Durante o percurso, o piloto do helicóptero avistou o tuiuiú e identificou o ninho, no alto da árvore, com ao menos três ovos dentro. Ainda havia um foco de incêndio ao redor da árvore, que estava expelindo fumaça. Os pilotos sobrevoaram o local para marcar as coordenadas [de geolocalização], para que os brigadistas tentassem acessar o local em outro momento. Eu então consegui registrar minhas primeiras imagens”, contou Camargo ao retornar a Brasília.

“Seguimos para nosso destino, a partir de onde os brigadistas tiveram que abrir caminho em meio à mata fechada. Foram cerca de duas horas só para conseguirmos chegar ao foco do incêndio. E após muitas horas, no horário combinado para o helicóptero nos resgatar, não tínhamos conseguido chegar nem perto do local onde avistamos o tuiuiú. Durante o voo de volta a Corumbá, eu ainda fiz mais umas fotos. Havia ao menos um pássaro, aparentemente guardando o ninho. Outras pessoas, em outras aeronaves, disseram ter visto dois pássaros adultos, um casal, mas isso eu não presenciei. Na manhã seguinte, o piloto do primeiro helicóptero que passou pelo local já não encontrou a árvore de pé. Mais tarde, quando consegui lugar em uma aeronave, consegui identificar parte da árvore caída no chão e o ninho, aparentemente queimado, próximo”, relatou o fotógrafo da Agência Brasil.

Uma família de bugios teve um pouco mais de sorte. Ou muito mais sorte, considerando que, apesar de expulsos de seu bando e com dificuldades para encontrar alimentos, não sofreram qualquer ferimento e estão recebendo ajuda dos membros do Gretap, conforme contou o biólogo do Instituto do Homem Pantaneiro.

“Recebemos o chamado de uma senhora, ribeirinha, que achava que a fêmea tinha sofrido queimaduras e precisava de cuidados. Ao chegarmos à área, na região de Baía do Castelo, na margem direita do Rio Paraguai, a cerca de duas horas de viagem de barco a partir de Corumbá, encontramos um bando de bugios e macacos-da-noite. Só na segunda tentativa localizamos, isolada, a fêmea que procurávamos. Ela não tinha queimaduras. Era seu filhote, recém-nascido, bastante magro e debilitado, que estava se segurando nela. Além da fêmea com seu filhote, havia um macho. Provavelmente, os três foram expulsos de seu grupo devido à escassez de recursos. Nestes casos, nossa estratégia é monitorar os animais. Administramos um pouco de frutas, um aporte nutricional básico, e instalamos câmeras na área para podermos observar se o bando vai aceitar os alimentos”, concluiu Wener Hugo Arruda Moreno.

Devastação

Coordenadora operacional do Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal (Gretap), a bióloga e veterinária Paula Helena Santa Rita reforça que as consequências de mais uma temporada de fogo sem controle estão sendo “devastadoras” para os animais.

“Para a fauna, as consequências são as piores possíveis. Vão da morte direta de animais, por incineração e inalação de fumaça e fuligem, a mortes posteriores, por falta de alimentos e outras questões, podendo, inclusive, no limite, interferir na questão da reprodução das espécies, caso haja a perda de um número significativo de indivíduos”, explicou Paula.

“Alguns fatores, como a própria ação humana, se somaram e tivemos a antecipação [ocorrência] do fogo. Nós [do Gretap] estamos monitorando a situação, principalmente em locais por onde o fogo já passou, e fazendo o aporte nutricional básico quando necessário. Também deslocamos alguns animais que encontramos próximos a áreas de fogo”, concluiu a coordenadora do Gretap.

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Descarte incorreto de óleo lubrificante coloca Rio Madeira em risco

Descarte incorreto de óleo lubrificante coloca Rio Madeira em risco

Você sabia que um único litro de óleo lubrificante usado pode contaminar até 1 milhão de litros de água?
L
Mudanças climáticas: Rondônia adota medidas para enfrentar a estiagem de 2025

Mudanças climáticas: Rondônia adota medidas para enfrentar a estiagem de 2025

A operação teve o seu planejamento iniciado em outubro de 2024, e é coordenada pelo Corpo de Bombeiros de Rondônia (CBMRO) e Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de Rondônia (CEPDEC).
L

Prefeitura amplia canais de comunicação com a população para demandas ambientais

Técnicos da Sema respondem aos questionamentos e prestam orientações aos munícipes
L
Bioeconomia impulsiona desenvolvimento sustentável na Amazônia e atrai investimentos públicos e privados

Bioeconomia impulsiona desenvolvimento sustentável na Amazônia e atrai investimentos públicos e privados

No Pará, modelo de produção pode atingir 4,5% do PIB estadual até 2030
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Giro News | Entrevista Adélio Barofaldi – Presidente da APRON

Nesta terça-feira, dia 13, às 16h, o Giro News recebe Adélio Barofaldi, presidente da APRON – Associação dos Pecuaristas de Rondônia. Na entrevista, ele contará como surgiu a associação, sua missão na defesa do direito de propriedade e os esforços para fortalecer a pecuária no estado.
L

Comunidade News | Entrevista professora Jennifer Rates e a professora Denise Torquato

No programa Comunidade News desta terça-feira, dia 13, às 15h, vamos conversar com duas profissionais que unem conhecimento jurídico e dedicação ao ensino: a professora Jennifer Rates e a professora Denise Torquato.
L

Prefeitura de Porto Velho conduz estudos para recuperação da Locomotiva 18

Iniciativa marca mais que um projeto de recuperação mecânica, é um resgate de identidade
L

Prefeitura anuncia Arraiá da Prefs e apresenta programação das festas juninas

Forró do Muído e Ju Marques são as atrações nacionais confirmadas no evento
L

Semed chama aprovados em seleção de voluntariado para assinatura do termo de compromisso

Os candidatos deverão se apresentar até o dia 21 de junho munidos dos documentos listados na convocação
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura destaca gratuidade nas inscrições do processo seletivo da saúde

O candidato deve realizar a inscrição exclusivamente pela internet até o dia 16 de maio
L
Prefeitura de Cacaulândia abre seleção com 86 vagas e salários de até R$ 3,7 mil

Prefeitura de Cacaulândia abre seleção com 86 vagas e salários de até R$ 3,7 mil

A seleção ocorrerá por meio de análise de títulos, e alguns cargos também exigirão prova prática, conforme previsto no edital.
L

Concurso da Conab oferece 403 vagas com salários de até R$ 8 mil

Inscrições seguem abertas até 15 de maio e despertam grande interesse entre concurseiros de todo o país
L

Semed publica homologação dos recursos do Edital 02 do processo seletivo de voluntários

Serviços serão prestados de forma voluntária, ou seja, sem vínculo empregatício
L

Semed informa mudança no cronograma do processo seletivo de voluntários

Errata que altera o cronograma do edital foi publicada no Diário Oficial no dia 02 de maio
L
Publicidade

POLÍTICA

Após protesto na BR-364, deputada Dra. Taíssa se reúne com lideranças e atua pela regularização fundiária

Reunião com lideranças de bairros impulsiona tratativas entre poder público e moradores por regularização fundiária em Porto Velho.
L

Deputada Dra. Taíssa presta homenagem às agremiações do Duelo na Fronteira durante Sessão Solene na ALE-RO

Evento reconheceu o trabalho cultural dos Bois Malhadinho e Flor do Campo e anunciou investimentos para a edição 2025 do festival.
L

Deputado Edevaldo Neves destina R$ 3 milhões à Polícia Penal na maior emenda da história da categoria

Segundo o parlamentar, a destinação é fruto de um trabalho sério, com diálogo e compromisso com a categoria.
L

Governador autoriza contrair empréstimo de R$ 985,9 milhões para Rondônia

O montante, que poderá ser obtido junto a instituições financeiras nacionais ou internacionais, será destinado principalmente à área de infraestrutura rodoviária e outras despesas de capital previstas no orçamento estadual.
L

Cidadania e PSB ensaiam federação: em Rondônia, possível aliança reaproxima Vinicius Miguel do partido que presidiu

A decisão foi motivada pela federação então formada entre Cidadania e PSDB, que inviabilizou o espaço para organização das nominatas e projetos eleitorais autônomos no campo democrático local.
L
Publicidade

POLÍCIA

Passageira de moto sofre fratura em grave acidente na Jorge Teixeira

Esposa e filha de sgt da PM são derrubadas de moto durante roubo na zona sul

A mãe teve escoriações pelo corpo e suspeita de fratura, já a filha menor de idade, escoriações leves.
16
COFRE CORROMPIDO: PF faz operação que culmina no afastamento de servidor público suspeito de desviar R$ 600 mil da Caixa Econômica Federal

COFRE CORROMPIDO: PF faz operação que culmina no afastamento de servidor público suspeito de desviar R$ 600 mil da Caixa Econômica Federal

A operação foi deflagrada com o objetivo de capturar servidor que fraudava cofre da agência para subtrair valores de forma indevida
10
PF deflagra operação em combate a extração ilegal de madeira em Terras Indígenas

GOAAPIRANGA: PF deflagra operação em combate a extração ilegal de madeira em Terras Indígenas

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, na residência e em imóveis rurais dos suspeitos, localizados nas proximidades de áreas de proteção ambiental
10
Polícia intervém em agressão coletiva contra suspeito de furto

Polícia intervém em agressão coletiva contra suspeito de furto

A agressão teria sido uma represália pelas suspeitas de furtos cometidos pelo homem, configurando crime de lesão corporal coletiva e exercício arbitrário das próprias razões.
12
Discussão por bebida termina em agressão com martelo

Discussão por bebida termina em agressão com martelo

A confusão teria começado durante uma disputa entre o casal e outras pessoas, que estavam consumindo bebida alcoólica e tentando ver quem bebia mais vodka.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): AMARILDO DE SOUZA

Licença Ambiental Simplificada
L
Porto Velho lança calendário junino com 24 arraiais e promete maior São João da região Norte

Porto Velho lança calendário junino com 24 arraiais e promete maior São João da região Norte

Festas acontecem de maio a agosto, com programação espalhada pelos bairros e valorização da cultura popular.
L
Petrobras registra lucro de R$ 35 bilhões no 1º trimestre de 2025 e aumenta investimentos

Petrobras registra lucro de R$ 35 bilhões no 1º trimestre de 2025 e aumenta investimentos

Números evidenciam a capacidade técnica da estatal, diz Chambriard
L
Abertura dos Jogos Escolares movimenta rede municipal de ensino em Jaru

Abertura dos Jogos Escolares movimenta rede municipal de ensino em Jaru

A cerimônia contou com apresentação das delegações, números culturais dos alunos da escola Clube de Mães, Menézio de Victo, APAE e da Fanfarra Municipal de Jaru – Famuja.
L
PL do Licenciamento Ambiental é criticado como maior retrocesso em 40 anos por flexibilizar exigências e limitar fiscalização

PL do Licenciamento Ambiental é criticado como maior retrocesso em 40 anos por flexibilizar exigências e limitar fiscalização

Relatores dizem que medida é necessária para unificar legislação
L
Morre Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai e ícone da esquerda latino-americana, aos 89 anos

Morre Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai e ícone da esquerda latino-americana, aos 89 anos

Ícone da esquerda, ele enfrentava um câncer de esôfago
L
Sebrae vai premiar talentos em artesanato e fotografia na Rondônia Rural Show Internacional

Sebrae vai premiar talentos em artesanato e fotografia na Rondônia Rural Show Internacional

Com foco no agronegócio, iniciativas buscam valorizar projetos que impulsionam negócios por meio do empreendedorismo rural.
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAD): JNS SERVIÇOS E LOCAÇÃO DE MÁQUINAS LTDA

Licença Ambiental por Declaração nº 344 SOL/DLA
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): THP COMÉRCIO E LOCAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS LTDA

Licença Ambiental de Operação nº 016.00173.003/2024-SUL
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.