O Estado de Rondônia ocupa, no país, a 18ª posição no ranking ESG (Environmental, Social and Governance). O levantamento do ranking foi divulgado recentemente pelo Centro de Liderança Política (CLP) que avaliou a competitividade entre os estados a partir da ótica ESG para a valorização das boas práticas ambientais, sociais e econômicas dos estados.
Levando em consideração a posição da região norte, Rondônia ocupa a terceira melhor colocação, perde posto para o Amazonas (13°) e Roraima (16°). O quadro segue com Tocantins (19°), Pará (20°), Amapá (25°) e Acre (26°).
Para a CLP, estados que adotam práticas ESG podem se tornar mais atrativos para investidores que buscam garantir que seus recursos estejam sendo utilizados de maneira ética e sustentável.
O estado de São Paulo tem implementado diversas políticas voltadas para a sustentabilidade ambiental, incluindo o incentivo à energia solar e programas de reciclagem.
“A implementação de políticas ESG pode resultar em uma melhor qualidade de vida para os cidadãos, com acesso a serviços essenciais, ambiente limpo e uma sociedade mais justa (..) Estados com práticas ESG robustas tendem a ser mais resilientes a crises ambientais, sociais e econômicas, além de promoverem a inovação e o desenvolvimento sustentável”, informou a plataforma.