QUARTA-FEIRA, 03/07/2024

Poetisa mineira Adélia Prado é vencedora do Prêmio Camões 2024

Láurea é a mais importante da literatura portuguesa

Por Bruno de Freitas Moura - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Poetisa mineira Adélia Prado é vencedora do Prêmio Camões 2024
Frame TV Cultura
A poetisa mineira Adélia Prado é a vencedora da edição 2024 do Prêmio Camões, o reconhecimento mais importante da literatura portuguesa. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (26) pela Fundação Biblioteca Nacional.

A conquista celebra uma semana especial da autora, considerada a maior poetisa brasileira viva. Há seis dias, Adélia Prado foi agraciada com o prêmio Machado de Assis, a maior honraria da Academia Brasileira de Letras (ABL) e uma das mais tradicionais do país.

Mineira de Divinópolis, Adélia Prado tem 88 anos. Na bagagem, além de poetisa leva os ofícios de professora, filósofa, romancista e contista. Os primeiros poemas foram publicados em jornais da cidade natal e Belo Horizonte.

A leitura de originais de Adélia impressionou o poeta Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), que enviou escritos para que fossem publicados como livro, em 1975. Publicado com o nome Bagagem, o livro de poemas chamou atenção da crítica pela originalidade e pelo estilo.

Com o livro O Coração Disparado, de 1978, conquistou o Prêmio Jabuti de Literatura, conferido pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Em 1981 lançou Terra de Santa Cruz.

A produção intelectual de Adélia teve espaço para literatura em prosa, com os livros Solte os Cachorros (1979) e Cacos para um Vitral (1980).

A autora, que também publicou obra para o público infantil, mantinha em sua produção conteúdos ligados à fé católica. As páginas escritas pela mineira costumavam trazer temas ligados a Deus, família e a perspectiva da mulher.

A mais nova vencedora do Camões prepara um livro para ser lançado em breve, Jardim das Oliveiras, uma referência ao lugar onde, segundo a tradição cristã, Jesus Cristo rezou na véspera da crucificação.

A poetisa se adaptou ao mundo digital para que parte de sua obra continue sendo acompanhada pelas redes sociais. Pela conta de Instagram é possível ouvi-la falar a respeito ou simplesmente recitar poesias.

O prêmio

Criado em 1988, o Prêmio Camões tem o objetivo de consagrar um autor de língua portuguesa que, pelo conjunto da obra, tenha contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural do idioma. O nome é uma homenagem a Luís Vaz de Camões, um dos maiores poetas portugueses.

A vencedora receberá um prêmio de 100 mil euros, o equivalente a mais de R$ 580 mil. O valor é subsidiado igualmente entre as duas instituições que organizam o Camões: o Ministério da Cultura português e a Fundação Biblioteca Nacional, vinculada ao Ministério da Cultura brasileiro.

Ainda não há data marcada para a entrega da premiação, que pode ser no Brasil ou em Portugal.

Escolha

A escolha de Adélia Prado foi feita por um júri de seis pessoas, sendo duas representantes do Brasil, duas de Portugal e duas de Moçambique. A cada duas edições, um terceiro país é escolhido para representar os demais integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Os integrantes brasileiros foram o escritor Deonísio da Silva e o professor e pesquisador Ranieri Ribas. Os dois participam da reunião diretamente da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.

Pelo lado de Portugal figuram as professoras Clara Crabbé Rocha e Isabel Cristina Mateus. O filósofo e crítico de arte poética Dionisio Bahule e o professor Francisco Noa formaram a triparte moçambicana do júri.

Em comunicado sobre a escolha, o júri classificou Adélia como “autora de uma obra muito original, que se estende ao longo de décadas, com destaque para a produção poética”.

“Adélia Prado é há longos anos uma voz inconfundível na literatura de língua portuguesa”, completa.

Os jurados lembraram o elogio que Carlos Drummond de Andrade fez à conterrânea. Nas palavras dele, reproduz o comunicado, “Adélia é lírica, bíblica, existencial, faz poesia como faz bom tempo”.

O presidente da Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi, enfatizou a relação entre Drummond, Adélia e o Brasil.

“É a voz profunda de Divinópolis, que teve em Carlos Drummond de Andrade um de seu mais fervorosos leitores. Foi ele quem a descobriu para o Brasil, e hoje é o Brasil que se descobre dentro de sua obra”.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou que Adélia Prado representa a força e a criatividade das mulheres no cenário cultural.

O diploma entregue ao laureado contém o nome de todos os países de língua portuguesa e é assinado pelos chefes de estado do Brasil e de Portugal. Além desses dois países, formam a CPLP Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Outros vencedores

O vencedor da edição 2023 foi o ensaísta, crítico literário, cronista e tradutor português João Barrento.

Entre os 36 vencedores do Prêmio Camões estão 15 brasileiros, 14 portugueses, três moçambicanos, dois cabo-verdianos, um angolano e um luso-angolano.

O brasileiro que mais recentemente conquistou o Camões foi outro mineiro, escritor Silviano Santiago, em 2022.

Entre os brasileiros agraciados aparecem João Ubaldo Ribeiro (2008), Lygia Fagundes Telles (2005), Jorge Amado (1994), Rachel de Queiroz (1993) e João Cabral de Melo Neto (1990).

Recusa

A edição de 2019 foi marcada por uma recusa em entregar o diploma de vencedor. O premiado da 31ª edição era o escritor, cantor e compositor Chico Buarque. Mas o então presidente Jair Bolsonaro (2019-2022), de quem o músico é crítico, não cumpriu o protocolo, fazendo com que a láurea só chegasse às mãos de Chico em 2023, com a assinatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Reconforta-me lembrar que o ex-presidente teve a rara fineza de não sujar o diploma do meu Prêmio Camões, deixando seu espaço em branco para assinatura do nosso presidente Lula”, disse Chico na cerimônia.

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ballet na Praça CEU terá recesso de 12 a 28 de julho; inscrição da turma do 2º semestre será de 15 a 26

Aulas são gratuitas, três dias da semana, e serão disponibilizadas 230 vagas
L
Pais devem redobrar atenção para que as crianças não brinquem com pipas perto da rede elétrica

Pais devem redobrar atenção para que as crianças não brinquem com pipas perto da rede elétrica

Empinar pipas longe da rede elétrica: Escolha áreas sem cabos de energia, serviços telefônicos ou antenas de celular.
L
TCE-RO inova ao recomendar uso de dados para combater abandono escolar

TCE-RO inova ao recomendar uso de dados para combater abandono escolar

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas, gratuitamente, para estados e municípios.
L

Feira da Mulher Empreendedora terá oito edições durante o mês de julho

Itens diversos são comercializados durante a feira, entre artesanatos, produtos de beleza e gastronomia; veja a programação inicia o mês de julho com oito edições em diferentes pontos de Porto Velho.
L

Funcultural fortalece acesso à cultura com editais e incentivos

Democratização e apoio financeiro impulsionam arte local na capital.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Um Gesto de Compromisso com a Educação em Rondônia

Deputada Cristiane Lopes Participa da Entrega de Veículos a UNIR: Um Gesto de Compromisso com a Educação em Rondônia

A parlamentar vem se destacando por seu trabalho constante na área da educação buscando sempre novos recursos e melhorias para as instituições de ensino do estado
L

Gazin Porto Velho apresenta novo time de Futsal para a Copa Norte e Taça Brasil

Equipe de Rondônia é apresentada à imprensa com expectativa de grandes conquistas nas próximas competições
L
DETERMINATIO: FICCO/RO com apoio da PM deflagra operação contra facção criminosa que tentou matar policial penal federal em Porto Velho

DETERMINATIO: FICCO/RO deflagra operação contra facção criminosa que tentou matar policial penal federal em Porto Velho

Na ação, foram cumpridos quatro mandados de prisão e cinco mandados de busca e apreensão contra suspeitos da tentativa de homicídio.
10

Comissão analisa, hoje, PL que estende a Área de Livre Comércio de Guajará-Mirim para Costa Marques

A matéria é de autoria do deputado Lúcio Mosquini (MDB) e a relatoria do deputado Silas Câmara (Republicanos-AM).
L

#Momento Empresarial | Entrevista Edivaldo Melo

André Henrico entrevista Edivaldo Melo, também conhecido como Melo, no programa Momento Empresarial.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Confira as 149 vagas de emprego no Sine Municipal de Porto Velho

O Sine Municipal funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30
L

Minalinda: Oportunidade de Emprego: Auxiliar de Serviços Gerais / Produção

Estamos contratando profissionais dinâmicos e comprometidos para auxiliar nas atividades gerais e na linha de produção. Venha fazer parte da nossa equipe!
L

Minalinda: Oportunidade de Emprego na vaga de Motorista / Entregador

Estamos contratando um profissional responsável e ágil para conduzir veículos, realizar entregas e auxiliar na descarga de produtos. Faça parte da nossa equipe!
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Locais de prova do CNU serão divulgados no dia 7 de agosto

Locais de prova do CNU serão divulgados no dia 7 de agosto

Provas serão aplicadas daqui dois meses, no dia 18 de agosto
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputados aprovam recurso de R$ 100 milhões para obras em Rondônia

Valor será destinado para manutenção de rodovias e serviços em infraestrutura.
L
Fábrica de artefatos de concreto em Guajará-Mirim conta com emenda da deputada Dra. Taíssa

Fábrica de artefatos de concreto em Guajará-Mirim conta com emenda da deputada Dra. Taíssa

“Cerimônia de entrega pela Sejus está prevista para a segunda quinzena deste mês”, disse a deputada.
L

Assembleia aprova novos critérios para contratação de servidores por prazo determinado

Projeto de lei é fruto de indicação parlamentar do deputado estadual Marcelo Cruz.
L
Sílvia Cristina agradece apoiadores e lideranças pelo sucesso do Encontro dos Progressistas

Sílvia Cristina agradece apoiadores e lideranças pelo sucesso do Encontro dos Progressistas

Deputada federal agradeceu pela presença de caravanas de todo o Estado
L

Pré-candidatura a vereador de Luiz Paraquedas por Pimenta Bueno é lançada oficialmente com apoio do deputado Jean Oliveira e do prefeito Araújo

O pré-candidato Luiz Paraquedas destacou os apoios do vice-presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado estadual Jean Oliveira.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista sofre fratura em acidente na Avenida 7 de Setembro

Motociclista sofre fratura em acidente na Avenida 7 de Setembro

Testemunhas contaram que o motociclista teria avançado o sinal vermelho, depois bateu em cheio na lateral do veículo.
14
Bombeiros são acionados após casa ser destruída por incêndio

Bombeiros são acionados após casa ser destruída por incêndio

A ação se deu muito pelo fato de na localidade existir dois postos de combustíveis bem próximos, o que trouxe alerta a equipe de combate incêndio.
12

ATRÁS DA SEMOB: Motociclista foge depois de causar acidente com motoboy na zona leste

De acordo com testemunhas, o motoboy seguia na Amador dos Reis quando outro motociclista invadiu a preferencial e causou a batida. Depois, o suspeito levantou-se e fugiu.
10
Homem é preso suspeito de furto no bairro Park Amazonas

Homem é preso suspeito de furto no bairro Park Amazonas

Os moradores, que conseguiram deter o suspeito até a chegada da polícia, relataram que viram Márcio saindo da casa com os objetos
14
Veículo furtado em Novo Horizonte é recuperado pela equipe da PTRAN da PM, em Rolim de Moura

Veículo furtado em Novo Horizonte é recuperado pela equipe da PTRAN da PM, em Rolim de Moura

A motocicleta foi localizada em um carreador de uma propriedade, localizada na RO 010, na saída para o distrito de Nova Estrela, durante patrulhamento de rotina realizado pela equipe policial.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Haddad quer concluir PL de dívidas dos estados antes do recesso

Haddad quer concluir PL de dívidas dos estados antes do recesso

“Estamos negociando os detalhes”, disse ministro no Palácio do Planalt
L

Prefeituras do Estado de Rondônia compartilham inovações inteligentes no Webinar das Cidades Digitais

Porto Velho, Nova Mamoré e Ariquemes destacaram modernização dos serviços públicos em encontro virtual com o Governo do Estado. Estrategista em Comunicação, Reputação e Gestão de Crise explicou o impacto das redes sociais nas eleições municipais deste ano
L

Requerimento da Licença Ambiental: CONDOMINIO EDIFICIO RESIDENCIAL VILLAS DO MAMORE

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L

Requerimento de Outorga: CONDOMINIO EDIFICIO RESIDENCIAL VILLAS DO MAMORE

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Prefeitura de Porto Velho revitaliza Praça São Pedro e entrega novo local de lazer para a comunidade

Prefeitura de Porto Velho revitaliza Praça São Pedro e entrega novo local de lazer para a comunidade

Coordenada pela Emdur, revitalização contou com parceria de diversas secretarias.
L
Prefeitura realiza abertura da Campanha Julho Roxo de combate à Hanseníase

Prefeitura realiza abertura da Campanha Julho Roxo de combate à Hanseníase

Atividade foi aberta com capacitação para profissionais de saúde que atuam no sistema penitenciário na capital.
L

O real que salvou o Brasil da quebradeira e deu fim na inflação de 2.500 por cento, completa 30 anos

Criado por uma equipe econômica composta por nomes como Fernando Henrique Cardoso, Pérsio Arida, Edmar Bacha, Gustavo Franco, Pedro Malan e André Lara Resende, surgiu o Plano Real, lançado exatamente em 1º de Julho de 1994.
L
Prefeitura oferece gratuitamente cursos e oficinas de capacitação profissional em três polos de Porto Velho

Prefeitura oferece gratuitamente cursos e oficinas de capacitação profissional em três polos de Porto Velho

Inscrições podem ser feitas pessoalmente na secretaria da Praça CEU ou na sede da Ajero.
L
Trecho da Av. Calama, próximo ao Porto Velho Shopping, está interditado para obra de drenagem

Trecho da Av. Calama, próximo ao Porto Velho Shopping, está interditado para obra de drenagem

Condutores devem desviar o trajeto pela rua Apolo, acessar a rua do Contorno e seguir a sinalização; linhas de ônibus também sofrem alteração.
L