SEGUNDA-FEIRA, 31/03/2025

L

Saúde

Campanha alerta sociedade sobre alergia alimentar

Leite de vaca pode ser trocado por leites de soja ou de aveia

Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Campanha alerta sociedade sobre alergia alimentar
Arquivo/Agência Brasil
Com o tema Superando os Obstáculos em Alergia Alimentar, a Organização Mundial de Alergias (WAO – World Allergy Organization) promove a Semana Mundial da Alergia até o próximo dia 29, chamando a atenção para a conscientização da sociedade sobre alergias.

O presidente do Instituto de Metabolismo e Nutrição (IMEN), nutrólogo e cardiologista Daniel Magnoni, disse à Agência Brasil que, no passado, a alergia alimentar e suas consequências, principalmente no trato gastrointestinal, passavam despercebidas pelo pouco conhecimento que se tinha.

“Hoje em dia, estamos nos habituando a tratar e identificar”, garantiu. A alergia alimentar compromete todas as faixas etárias, principalmente crianças e idosos. “São pessoas mais propensas a alergias e, por outro lado, mais propensas às complicações da alergia, dando, às vezes, problemas de saúde muito graves”, detalhou.

Segundo Magnoni, é conversando com o paciente que o especialista pode saber se ele tem ou não alergia alimentar. “E identificando outros tipos de sintomas semelhantes na própria família e, com o paciente, identificando alterações no trato gastrointestinal, como diarreia, distensão abdominal, cólicas, reações adversas na pele, levando a quadros que mostram que a pessoa está com algum tipo de alergia. Também identificando o nexo causal: se está relacionado diretamente com o comer algum tipo de alimento, seja em algumas horas e, até alguns dias antes”, afirmou.

As alergias alimentares podem ser fatais. Magnoni explicou que o consumo continuado de alimentos que dão alergia pode provocar casos de desnutrição ou má nutrição, causando deficiência de alguns tipos de minerais e proteínas.

Ele citou que a alergia ao leite de vaca, por exemplo, é um problema muito sério. Mas, hoje em dia, esse produto pode ser trocado por leites vegetais de soja ou de aveia, por exemplo. E, assim, suprir as pessoas das deficiências de proteínas e minerais. Ele sugeriu que se façam trocas com educação nutricional, identificando as possibilidades das trocas e, com isso, não ter os sintomas, nem desnutrição.

Alergia alimentar não é a mesma coisa que intolerância alimentar. Essa é uma deficiência enzimática do trato gastrointestinal que a pessoa ou tem como doença genética ou adquire secundariamente a outros tipos de doença, como desnutrição, câncer e diarreias crônicas. Os sintomas, muitas vezes, são bem parecidos e uma consulta ao profissional vai identificar o diagnóstico e tratar da forma mais correta.

Magnoni explicou que, na medicina, as profissões que podem fazer o diagnóstico de alergia alimentar são os gastroenterologistas, nutrólogos, alergistas e imunologistas. E, para crianças, os pediatras.

Aumento

A coordenadora do Departamento Científico de Alergia Alimentar da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), Lucila Camargo, confirmou que está havendo um aumento das alergias alimentares verdadeiras no Brasil. “As alergias estão aumentando mesmo, mas o Brasil sofre com erro de diagnóstico. Muita gente se acredita alérgico alimentar, mas não tem alergia alimentar”, observou.

Para fazer a diferenciação entre alergia alimentar ou outra doença, uma avaliação por um especialista é importante. Ele faz uma anamnese ou investigação minuciosa, para correlacionar a ingestão de alimentos com a manifestação dos sintomas. Depois, necessitando, o profissional pode lançar mão de testes auxiliares diagnósticos para confirmar ou afastar essa possibilidade.

“Havendo dúvidas, a gente pode proceder com teste de provocação oral (TPS). Esse procedimento traz um certo risco para o paciente porque dá o alimento de maneira controlada, em doses crescentes, em ambiente que permite controlar uma eventual manifestação alérgica grave. Só que esse procedimento é pouco disponibilizado tanto no Sistema Único de Saúde (SUS) como no sistema de saúde privado. Esse também é um dos gargalos que a gente tem para o diagnóstico, porque se é um procedimento considerado padrão ouro para checar o estado dos alérgicos, quer seja para o diagnóstico, quer seja para avaliar se aquele indivíduo tem intolerância ao alimento naturalmente, esse procedimento ainda é pouco reconhecido para ser realizado no SUS e no sistema particular”, acentuou.

Lucila informou, também, que o TPO foi liberado para ser executado para crianças alérgicas a leite de vaca até 24 meses de idade e incluído no rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) com essas mesmas finalidades e faixa etária.

“Mas a gente tem outras alergias alimentares nas diversas idades. O resto não fica contemplado”, destacou a coordenadora do Departamento Científico de Alergia Alimentar da Asbai. Frisou que poucos hospitais realizam o procedimento pelo SUS, mas não recebem do sistema público. Da mesma forma, os pacientes privados não conseguem ter o gasto ressarcido pelos planos de saúde.

Testes em farmácia

Outro problema em relação ao diagnóstico é que os testes alérgicos disponíveis podem dar positivo e o indivíduo não ser alérgico. Por isso, ela apontou que na visão de especialistas, a disponibilização de testes em farmácia “é péssimo. O paciente pode achar que é alérgico e, na verdade, ele não é”. Para os pacientes que têm alergia alimentar, a condução é tirar o alimento. Daí que há pessoas que estão em dieta de restrição com risco nutricional e prejuízo na qualidade de vida por positividade em testes alérgicos que não se confirmam na realidade.

“Por isso, a gente briga que não dá para ter testes alérgicos nas farmácias. Tem que ser indicado pelo especialista e contextualizado dentro de uma história clínica condizente, porque, senão, a pessoa fica achando que tem alergia alimentar e não tem. Esse é outro problema que faz a gente ter um erro diagnóstico para mais”, revelou.

No caso de o indivíduo ser realmente alérgico, por exemplo, ao leite de vaca e ao ovo, o alimento deve ser retirado da dieta. “Ele não vai poder comer”,  lembrou.

Para crianças menores de um ano alérgicas a leite de vaca, a recomendação é o aleitamento materno. Quando esse não é suficiente, entra-se com fórmula especial infantil para alérgicos. Isso já é disponibilizado no SUS na maioria dos estados.

Para crianças maiores, a informação da alergia alimentar deve ser levada para as escolas e dita em restaurantes para que não tenham contato sem querer com o alimento. “Às vezes, uma pequena quantidade pode ser suficiente para deflagrar reações alérgicas graves”, advertiu a médica.

Lucila alertou, ainda, que, às vezes, em um restaurante, o contato cruzado de uma mesma colher usada para mexer um prato com camarão, que a pessoa tem alergia, e um prato com outro tipo de crustáceo que ela pode comer, isso pode deflagrar reações alérgicas.

Para os pacientes com restrição de alimentos é feito um tratamento multidisciplinar com nutricionista para manter uma dieta balanceada mesmo sem aqueles alimentos que dão alergia, e se estabelece para as famílias um plano de ação por escrito.

Alguns pacientes recebem indicação de carregar uma medicação que é a adrenalina autoinjetável para casos de reações alérgicas graves e potencialmente fatais, que é a anafilaxia. Essa medicação é efetuada e, em seguida, deve-se levar o paciente a um pronto-socorro, visando reverter os sinais de maneira rápida.

O problema é que, no Brasil, só existe a adrenalina autoinjetável dentro dos hospitais. De modo geral, não há o dispositivo que o próprio paciente ou o cuidador possa aplicar para dar tempo de chegar no hospital. Essa medicação é importada e cara, o que dificulta muito o acesso, em especial de pacientes do SUS. Em geral, a orientação dos especialistas é que a pessoa tenha duas canetas de adrenalina autoinjetável, que têm de ser renovadas à medida que finda a validade. “Acaba sendo muito caro”, opina.

Saúde pública

Na avaliação de Lucila Camargo, a alergia alimentar é um problema de saúde pública no mundo inteiro. No Brasil, ela disse que ainda há poucos levantamentos que mostrem a prevalência real do problema. “Mas ele está crescendo e se agravando. Os verdadeiros alérgicos também estão aumentando”. Na Austrália, por exemplo, a alergia alimentar atinge 10% das crianças. Nos Estados Unidos, os adultos são mais atingidos. Já na África, há poucos relatos.

As crianças são as mais acometidas. Os principais alimentos que provocam alergia são leite, ovo, soja, trigo, peixes, frutos do mar, amendoim, castanhas e, em alguns países, o gergelim. Há variações de país para país. No Brasil, atualmente, outro alimento que entrou no rol dos alérgicos é a banana [dada a crianças]. Lucila insistiu que esse é um fenômeno que está aumentando.

“Se antigamente a maioria dos alérgicos a leite e ovo ficava intolerante ainda na fase escolar, hoje em dia a gente tem visto crianças que arrastam isso para a fase adolescente e adulta. Os quadros estão ficando mais frequentes para mais alimentos, e ficando mais graves e persistentes”, finalizou a médica.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Deputado Cássio Gois entrega ambulância para reforçar atendimento de saúde em Santana do Guaporé, distrito de São Miguel

Deputado Cássio Gois fortalece a saúde em Santana do Guaporé com entrega de ambulância

O veículo foi destinado à Unidade Básica de Saúde (UBS) José Dias da Silva e representa um avanço importante no atendimento à população do distrito.
L
Estudo aponta que vapor de gasolina pode causar câncer de bexiga e leucemia em adultos

Estudo aponta que vapor de gasolina pode causar câncer de bexiga e leucemia em adultos

Estudo identifica cinco componentes tóxicos no combustível
L
Pedro Fernandes reforça a saúde de Campo Novo de Rondônia com novos equipamentos e veículo para atendimentos

Pedro Fernandes reforça a saúde de Campo Novo de Rondônia com novos equipamentos e veículo para atendimentos

Os equipamentos entregues permitirão diagnósticos mais precisos, maior segurança nos procedimentos médicos e mais eficiência nos atendimentos.
L
Estudo comprova eficácia da teleconsulta para pacientes com diabetes no SUS

Estudo comprova eficácia da teleconsulta para pacientes com diabetes no SUS

Pesquisa acompanhou pacientes que tratam diabetes no SUS em Joinville
L
Brasil mantém certificado de país livre do sarampo, mas aumento de casos nas Américas acende alerta

Brasil mantém certificado de país livre do sarampo, mas aumento de casos nas Américas acende alerta

Especialistas alertam para importância da vacinação contra a doença
L
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Início do pagamento do Incentivo Matrícula do programa Pé-de-Meia 2025 para estudantes do ensino médio

Início do pagamento do Incentivo Matrícula do programa Pé-de-Meia 2025 para estudantes do ensino médio

Será depositada parcela de R$ 200 relativa à matrícula
L

Prefeitura atua junto ao setor produtivo para minimizar impactos da cheia do Rio Madeira

Nesta segunda-feira (31), o rio Madeira bateu a marca dos 16,50 metros
L

Agenda News: Pula-pulas como garantia de diversão e tranquilidade para todos

Transforme seu evento com os pula-pulas da MSA Diversões: segurança, praticidade e diversão garantida. Ligue para (69) 99201-4648 ou (69) 99349-4389
L

#TalkNews | Entrevista Guilherme Gomes, Baile da Astro

O Talk News, programa apresentado por Victor Marques, recebe Guilherme Gomes, jovem empreendedor e referência na organização de eventos em Porto Velho.
L
Governo de RO aproxima público dos preparativos para a 12ª Rondônia Rural Show Internacional

Governo de RO aproxima público dos preparativos para a 12ª Rondônia Rural Show Internacional

O público já pode ficar por dentro das notícias dos preparativos e dos atrativos programados para o evento.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso da Conab abre nove vagas para Rondônia com salários de até R$ 8,1 mil

No estado, as vagas são destinadas ao cargo de Assistente, que exige nível médio, com salário base de R$ 3.459,87, e ao cargo de Analista, voltado para candidatos com formação superior, cuja remuneração inicial ultrapassa os R$ 8 mil.
L
Rendimento médio do trabalhador brasileiro atinge R$ 3.378, maior valor desde o início da série histórica em 2012, aponta IBGE

Rendimento médio do trabalhador brasileiro atinge R$ 3.378, maior valor desde o início da série histórica em 2012, aponta IBGE

Ganho foi influenciado por aumento da formalidade e do salário mínimo
L
Concurso TJRO: Novas convocações para avaliação biopsicossocial e heteroidentificação

Concurso TJRO: Novas convocações para avaliação biopsicossocial e heteroidentificação

O resultado preliminar será divulgado no site da banca, com possibilidade de recurso em até dois dias úteis.
L
Rondônia gera 3,1 mil novos postos de trabalho com carteira assinada em fevereiro de 2025

Rondônia gera 3,1 mil novos postos de trabalho com carteira assinada em fevereiro de 2025

Resultado foi positivo nos cinco setores avaliados no estado. No país como um todo, são 432 mil vagas com carteira assinada no mês, o melhor fevereiro da série histórica, e o estoque chegou a 47,7 milhões
L
Conab publica edital de concurso público nacional com 403 vagas

Conab publica edital de concurso público nacional

Empresa oferece oportunidades em cargos de nível médio e superior
L
Publicidade

POLÍTICA

Ariquemes: deputada Cláudia de Jesus destina R$ 500 mil, com apoio do estado, para a educação

A parlamentar fez a entrega para a prefeita Carla Redano os investimentos que conquistou junto ao governo estadual
L
Eyder Brasil promove mutirão de cidadania e facilita acesso a serviços essenciais para a comunidade do Residencial Morar Melhor

Eyder Brasil promove mutirão de cidadania e facilita acesso a serviços essenciais para a comunidade do Residencial Morar Melhor

Ação reuniu mais de 500 moradores e contou com atendimentos jurídicos, médicos e emissão de documentos.
L
Deputado Cássio Gois fortalece participação popular na primeira CCJR Cidadã em Cacoal

Deputado Cássio Gois fortalece participação na primeira CCJR Cidadã em Cacoal

Ação impulsiona projetos inovadores e homenageou servidores em defesa da democracia em Rondônia
L
Pedro Fernandes fortalece a educação em Ariquemes com entrega de notebooks para professores

Pedro Fernandes fortalece a educação em Ariquemes com entrega de notebooks para professores

O investimento de R$ 50 mil, viabilizado por meio de emenda parlamentar, tem como objetivo fortalecer o trabalho pedagógico e valorizar os profissionais que atuam diretamente em sala de aula.
L
Deputado Pedro Fernandes prestigia abertura da 1ª Copa Leões na zona rural de Cujubim

Deputado Pedro Fernandes prestigia abertura da 1ª Copa Leões na zona rural de Cujubim

O evento esportivo, foi realizado no Campo do Carrasco e organizado pela vereadora Paula Rodrigues.
L
Publicidade

POLÍCIA

Justiça decide manter detidos suspeitos de integrar grupo criminoso especializado em roubo de caminhonetes

Ambos são considerados muito perigosos, sendo que o acriano estava na Lista Vermelha da Interpol.
L
Polícia Civil de Rondônia prende em flagrante autor de tentativa de homicídio

Polícia Civil de Rondônia prende em flagrante autor de tentativa de homicídio

Após um trabalho investigativo ágil e preciso, os policiais identificaram e localizaram o suspeito, conhecido como Neguin, apontado como o responsável por desferir um golpe de faca no pescoço da vítima, A. L., vulgo Jaú.
16
Operação Safe Truck desarticula grupo que movimentou R$ 60 milhões com roubos e receptação

Operação Safe Truck desarticula grupo que movimentou R$ 60 milhões com roubos e receptação

A operação ocorre em Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e Rondonópolis (MT), além de João Pessoa (PB), Vilhena (RO), Araçatuba (SP) e Araranguá (SC).
14
Polícia Civil de Rondônia atendeu 4.856 ocorrências em seis meses, aponta relatório

Polícia Civil de Rondônia atendeu 4.856 ocorrências em seis meses, aponta relatório

Os dados, fornecidos pelo Sistema Nacional de Estatísticas de Segurança Pública e Justiça Criminal (SINESP/PPE), refletem a atuação da instituição na segurança pública do estado.
L
Adolescente suspeito de furtos em residências e estabelecimentos comerciais é apreendido

Adolescente suspeito de furtos em residências e estabelecimentos comerciais é apreendido

Os crimes vinham causando preocupação e revolta na população, perturbando a tranquilidade local.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Embaixador da COP30 defende novas formas de financiamento para a agenda ambiental e destaca papel do Brasil no tema

Embaixador da COP30 defende novas formas de financiamento para a agenda ambiental e destaca papel do Brasil no tema

Financiar “agenda de ação” é prioridade, disse André Corrêa do Lago
L
ONU alerta sobre a magnitude incerta dos danos causados pelo terremoto em Myanmar

ONU alerta sobre a magnitude incerta dos danos causados pelo terremoto em Myanmar

Organização estima que 20 milhões de pessoas foram afetadas
L
Após 48 anos juntos, moradores de Ariquemes realizam o sonho do casamento em cerimônia promovida pelo TJRO

Após 48 anos juntos, moradores de Ariquemes realizam o sonho do casamento em cerimônia promovida pelo TJRO

Com o reconhecimento civil da união, os cônjuges passam a ter acesso facilitado a direitos e serviços essenciais.
L

Como declarar o imposto de renda sem erros

Se perceber um erro após enviar a declaração, não se preocupe! É possível corrigi-lo com a declaração retificadora, acessando o portal e-CAC ou o programa da Receita Federal.
L
Empresas com 100 ou mais empregados têm até hoje para divulgar o 3º Relatório de Transparência Salarial

Empresas com 100 ou mais empregados têm até hoje para divulgar o 3º Relatório de Transparência Salarial

Medida vale para empresas com 100 ou mais empregados
L
MPRO encerra Mês da Mulher com adesivaço em shopping

MPRO encerra Mês da Mulher com adesivaço em shopping

A ação contribuiu para a promoção de igualdade de gênero, disseminação de conhecimento, acesso a serviços essenciais e fortalecimento da rede de apoio.
L
Petrobras reduz preço do diesel em R$ 0,17 por litro a partir de 1º de abril

Petrobras reduz preço do diesel em R$ 0,17 por litro a partir de 1º de abril

Reajuste representa recuo de 4,6% para refinarias
L

Execução dos hinos Nacional, de Rondônia e de Jaru passa a fazer parte da rotina de alunos das redes pública e particular em Jaru

A ação se tornou obrigatória nas escolas públicas e privadas do município através da Lei nº 3.978.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.