DOMINGO, 30/06/2024

L

Saúde

Campanha alerta sociedade sobre alergia alimentar

Leite de vaca pode ser trocado por leites de soja ou de aveia

Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Campanha alerta sociedade sobre alergia alimentar
Arquivo/Agência Brasil
Com o tema Superando os Obstáculos em Alergia Alimentar, a Organização Mundial de Alergias (WAO – World Allergy Organization) promove a Semana Mundial da Alergia até o próximo dia 29, chamando a atenção para a conscientização da sociedade sobre alergias.

O presidente do Instituto de Metabolismo e Nutrição (IMEN), nutrólogo e cardiologista Daniel Magnoni, disse à Agência Brasil que, no passado, a alergia alimentar e suas consequências, principalmente no trato gastrointestinal, passavam despercebidas pelo pouco conhecimento que se tinha.

“Hoje em dia, estamos nos habituando a tratar e identificar”, garantiu. A alergia alimentar compromete todas as faixas etárias, principalmente crianças e idosos. “São pessoas mais propensas a alergias e, por outro lado, mais propensas às complicações da alergia, dando, às vezes, problemas de saúde muito graves”, detalhou.

Segundo Magnoni, é conversando com o paciente que o especialista pode saber se ele tem ou não alergia alimentar. “E identificando outros tipos de sintomas semelhantes na própria família e, com o paciente, identificando alterações no trato gastrointestinal, como diarreia, distensão abdominal, cólicas, reações adversas na pele, levando a quadros que mostram que a pessoa está com algum tipo de alergia. Também identificando o nexo causal: se está relacionado diretamente com o comer algum tipo de alimento, seja em algumas horas e, até alguns dias antes”, afirmou.

As alergias alimentares podem ser fatais. Magnoni explicou que o consumo continuado de alimentos que dão alergia pode provocar casos de desnutrição ou má nutrição, causando deficiência de alguns tipos de minerais e proteínas.

Ele citou que a alergia ao leite de vaca, por exemplo, é um problema muito sério. Mas, hoje em dia, esse produto pode ser trocado por leites vegetais de soja ou de aveia, por exemplo. E, assim, suprir as pessoas das deficiências de proteínas e minerais. Ele sugeriu que se façam trocas com educação nutricional, identificando as possibilidades das trocas e, com isso, não ter os sintomas, nem desnutrição.

Alergia alimentar não é a mesma coisa que intolerância alimentar. Essa é uma deficiência enzimática do trato gastrointestinal que a pessoa ou tem como doença genética ou adquire secundariamente a outros tipos de doença, como desnutrição, câncer e diarreias crônicas. Os sintomas, muitas vezes, são bem parecidos e uma consulta ao profissional vai identificar o diagnóstico e tratar da forma mais correta.

Magnoni explicou que, na medicina, as profissões que podem fazer o diagnóstico de alergia alimentar são os gastroenterologistas, nutrólogos, alergistas e imunologistas. E, para crianças, os pediatras.

Aumento

A coordenadora do Departamento Científico de Alergia Alimentar da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), Lucila Camargo, confirmou que está havendo um aumento das alergias alimentares verdadeiras no Brasil. “As alergias estão aumentando mesmo, mas o Brasil sofre com erro de diagnóstico. Muita gente se acredita alérgico alimentar, mas não tem alergia alimentar”, observou.

Para fazer a diferenciação entre alergia alimentar ou outra doença, uma avaliação por um especialista é importante. Ele faz uma anamnese ou investigação minuciosa, para correlacionar a ingestão de alimentos com a manifestação dos sintomas. Depois, necessitando, o profissional pode lançar mão de testes auxiliares diagnósticos para confirmar ou afastar essa possibilidade.

“Havendo dúvidas, a gente pode proceder com teste de provocação oral (TPS). Esse procedimento traz um certo risco para o paciente porque dá o alimento de maneira controlada, em doses crescentes, em ambiente que permite controlar uma eventual manifestação alérgica grave. Só que esse procedimento é pouco disponibilizado tanto no Sistema Único de Saúde (SUS) como no sistema de saúde privado. Esse também é um dos gargalos que a gente tem para o diagnóstico, porque se é um procedimento considerado padrão ouro para checar o estado dos alérgicos, quer seja para o diagnóstico, quer seja para avaliar se aquele indivíduo tem intolerância ao alimento naturalmente, esse procedimento ainda é pouco reconhecido para ser realizado no SUS e no sistema particular”, acentuou.

Lucila informou, também, que o TPO foi liberado para ser executado para crianças alérgicas a leite de vaca até 24 meses de idade e incluído no rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) com essas mesmas finalidades e faixa etária.

“Mas a gente tem outras alergias alimentares nas diversas idades. O resto não fica contemplado”, destacou a coordenadora do Departamento Científico de Alergia Alimentar da Asbai. Frisou que poucos hospitais realizam o procedimento pelo SUS, mas não recebem do sistema público. Da mesma forma, os pacientes privados não conseguem ter o gasto ressarcido pelos planos de saúde.

Testes em farmácia

Outro problema em relação ao diagnóstico é que os testes alérgicos disponíveis podem dar positivo e o indivíduo não ser alérgico. Por isso, ela apontou que na visão de especialistas, a disponibilização de testes em farmácia “é péssimo. O paciente pode achar que é alérgico e, na verdade, ele não é”. Para os pacientes que têm alergia alimentar, a condução é tirar o alimento. Daí que há pessoas que estão em dieta de restrição com risco nutricional e prejuízo na qualidade de vida por positividade em testes alérgicos que não se confirmam na realidade.

“Por isso, a gente briga que não dá para ter testes alérgicos nas farmácias. Tem que ser indicado pelo especialista e contextualizado dentro de uma história clínica condizente, porque, senão, a pessoa fica achando que tem alergia alimentar e não tem. Esse é outro problema que faz a gente ter um erro diagnóstico para mais”, revelou.

No caso de o indivíduo ser realmente alérgico, por exemplo, ao leite de vaca e ao ovo, o alimento deve ser retirado da dieta. “Ele não vai poder comer”,  lembrou.

Para crianças menores de um ano alérgicas a leite de vaca, a recomendação é o aleitamento materno. Quando esse não é suficiente, entra-se com fórmula especial infantil para alérgicos. Isso já é disponibilizado no SUS na maioria dos estados.

Para crianças maiores, a informação da alergia alimentar deve ser levada para as escolas e dita em restaurantes para que não tenham contato sem querer com o alimento. “Às vezes, uma pequena quantidade pode ser suficiente para deflagrar reações alérgicas graves”, advertiu a médica.

Lucila alertou, ainda, que, às vezes, em um restaurante, o contato cruzado de uma mesma colher usada para mexer um prato com camarão, que a pessoa tem alergia, e um prato com outro tipo de crustáceo que ela pode comer, isso pode deflagrar reações alérgicas.

Para os pacientes com restrição de alimentos é feito um tratamento multidisciplinar com nutricionista para manter uma dieta balanceada mesmo sem aqueles alimentos que dão alergia, e se estabelece para as famílias um plano de ação por escrito.

Alguns pacientes recebem indicação de carregar uma medicação que é a adrenalina autoinjetável para casos de reações alérgicas graves e potencialmente fatais, que é a anafilaxia. Essa medicação é efetuada e, em seguida, deve-se levar o paciente a um pronto-socorro, visando reverter os sinais de maneira rápida.

O problema é que, no Brasil, só existe a adrenalina autoinjetável dentro dos hospitais. De modo geral, não há o dispositivo que o próprio paciente ou o cuidador possa aplicar para dar tempo de chegar no hospital. Essa medicação é importada e cara, o que dificulta muito o acesso, em especial de pacientes do SUS. Em geral, a orientação dos especialistas é que a pessoa tenha duas canetas de adrenalina autoinjetável, que têm de ser renovadas à medida que finda a validade. “Acaba sendo muito caro”, opina.

Saúde pública

Na avaliação de Lucila Camargo, a alergia alimentar é um problema de saúde pública no mundo inteiro. No Brasil, ela disse que ainda há poucos levantamentos que mostrem a prevalência real do problema. “Mas ele está crescendo e se agravando. Os verdadeiros alérgicos também estão aumentando”. Na Austrália, por exemplo, a alergia alimentar atinge 10% das crianças. Nos Estados Unidos, os adultos são mais atingidos. Já na África, há poucos relatos.

As crianças são as mais acometidas. Os principais alimentos que provocam alergia são leite, ovo, soja, trigo, peixes, frutos do mar, amendoim, castanhas e, em alguns países, o gergelim. Há variações de país para país. No Brasil, atualmente, outro alimento que entrou no rol dos alérgicos é a banana [dada a crianças]. Lucila insistiu que esse é um fenômeno que está aumentando.

“Se antigamente a maioria dos alérgicos a leite e ovo ficava intolerante ainda na fase escolar, hoje em dia a gente tem visto crianças que arrastam isso para a fase adolescente e adulta. Os quadros estão ficando mais frequentes para mais alimentos, e ficando mais graves e persistentes”, finalizou a médica.

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

OMS alerta para variante mais perigosa de mpox

OMS alerta para variante mais perigosa de mpox

República Democrática do Congo enfrenta, desde 2002, surto da doença
L
Saúde anuncia R$ 75 milhões para rede de atenção primária no RS

Saúde anuncia R$ 75 milhões para rede de atenção primária no RS

Serão beneficiadas 52 cidades gaúchas
L
Com o tema Educar é prevenir, Semana Nacional de Políticas sobre Drogas é aberta em Porto Velho

Com o tema Educar é prevenir, Semana Nacional de Políticas sobre Drogas é aberta em Porto Velho

A iniciativa também visa fortalecer a rede de apoio existente.
L
Saúde: 57 cidades ainda não aderiram a censo sobre unidades básicas

Saúde: 57 cidades ainda não aderiram a censo sobre unidades básicas

Municípios podem manifestar interesse em participar até 31 de julho
L
Casos de síndrome respiratória aguda grave aumentam em dez estados

Casos de síndrome respiratória aguda grave aumentam em dez estados

Boletim da Fiocruz indica retomada do crescimento na região centro-sul
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Entrevista no Comunidade News: Léo Moraes e suas propostas para Porto Velho como pré-candidato a prefeito

Carlos Oliveira e Jeam Carlos entrevistaram Léo Moraes, pré-candidato a prefeito de Porto Velho, em uma conversa esclarecedora sobre suas visões e projetos para a capital rondoniense.
L

Promoção Cine Araújo: Concorra a ingressos para curtir o melhor cinema de Porto Velho

Serão sorteados dois internautas. Preencha o formulário e boa sorte!
L

Transmissão ao Vivo: Gazin Porto Velho enfrenta Manaus FC na série D do campeonato brasileiro

Acompanhe o confronto decisivo neste domingo às 15h30 (horário de Rondônia) no Estádio Ismael Benigno, com a equipe do Gazin Porto Velho pronta para mais um desafio na competição.
L

Apuração – Flor do Maracujá 2024: 40ª Edição Celebrada com Grande Sucesso

Porto Velho celebra a cultura e a tradição na 40ª edição do festival Flor do Maracujá, com um encerramento emocionante neste 30 de junho de 2024.
L

ATUALIZADA: Homem pula do segundo andar de apartamento para fugir de sequestro no Morar Melhor

A PM fez o registro e encaminhou para investigação da Polícia Civil.
14
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Confira as 149 vagas de emprego no Sine Municipal de Porto Velho

O Sine Municipal funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30
L

Minalinda: Oportunidade de Emprego: Auxiliar de Serviços Gerais / Produção

Estamos contratando profissionais dinâmicos e comprometidos para auxiliar nas atividades gerais e na linha de produção. Venha fazer parte da nossa equipe!
L

Minalinda: Oportunidade de Emprego na vaga de Motorista / Entregador

Estamos contratando um profissional responsável e ágil para conduzir veículos, realizar entregas e auxiliar na descarga de produtos. Faça parte da nossa equipe!
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Locais de prova do CNU serão divulgados no dia 7 de agosto

Locais de prova do CNU serão divulgados no dia 7 de agosto

Provas serão aplicadas daqui dois meses, no dia 18 de agosto
L
Publicidade

POLÍTICA

Progressistas se preparam para grande encontro com presença de Ciro Nogueira, Presidente Nacional do PP

A solenidade, que será realizada no renomado espaço de eventos Vera Cruz, está programada para começar às 19 horas e promete atrair diversas lideranças importantes do cenário político estadual e nacional.
L
Deputado Cássio Gois destina 300 mil reais à Assdaco para aquisição de caminhonete equipada

Deputado Cássio Gois destina 300 mil reais à Assdaco para aquisição de caminhonete equipada

O valor será utilizado para a aquisição de uma caminhonete de grande porte, totalmente equipada, que auxiliará nos trajetos entre as cidades que sediam as atividades da associação.
L
Enfermeiro Marcuce Antônio anuncia pré-candidatura a vereador pela REDE em Porto Velho

Enfermeiro Marcuce Antônio anuncia pré-candidatura a vereador pela REDE em Porto Velho

Em um comunicado feito através de suas redes sociais, Marcuce declarou seu compromisso em lutar por uma cidade mais justa, sustentável e próspera, com um foco especial no acesso à saúde pública de qualidade.
L

Assembleia Legislativa divulga programação na 7ª Expobur, em Buritis

Feira agropecuária será realizada no período de 3 a 7 de julho no município.
L

Ieda Chaves destina aproximadamente R$ 220 mil para o 40º Arraial Flor do Maracujá

Evento conta com apresentações de quadrilhas e bois-bumbás e segue até 30 de junho.
L
Publicidade

POLÍCIA

SEM SINALIZAÇÃO: Idoso em moto sofre fratura em acidente com caminhão

Uma equipe do Samu socorreu a vítima para o Hospital João Paulo II.
12

NA CURVA: Homem é encontrado morto após queda de moto

De acordo com a Polícia, ninguém presenciou o momento do acidente.
18

Polícia evita que grávida fosse morta pelo marido

O filho do casal, de dois anos de idade presenciou toda cena e chorava muito diante o episódio.
14

ESCUTOU BARULHO: PM flagra furto em loja da Vivo e prende suspeito na zona leste

Quatro criminosos tentavam invadir a loja depois de fazer um buraco, quando perceberam a presença da PM.
10

URGENTE: Motorista faz conversão para entrar em garagem e causa grave acidente na zona leste de Porto Velho

No entanto, ele não se atentou ao casal que seguia logo atrás e passava ao lado, causando a forte colisão que derrubou as vítimas, sendo que apenas a passageira ficou lesionada.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Resultado do Sorteio da Promoção Cine Araújo: Conheça os ganhadores

Nesta sexta-feira, dia 28, foram sorteados dois ingressos para o Cine Araújo. Confira os contemplados e parabéns aos vencedores!
L

Horóscopo do último dia de Junho: Aproveite as energias positivas e planeje o futuro

Descubra como os astros influenciam seu signo neste domingo especial, trazendo oportunidades de recomeços, conquistas e momentos de reflexão.
L

Iveco inicia sua fase elétrica no Brasil com o eDaily

Modelo chega em versões de chassi cabine e furgão, com peso variando de 4,2 a 7,2 toneladas
L

[AO VIVO] Celebre a tradição na 9ª noite do Flor do Maracujá 2024

Não perca essa oportunidade de vivenciar ao vivo toda a magia dessa festa emblemática de nossa cidade!
L

VÍDEO: Ladrão é filmado roubando celular de comerciante na zona sul de Porto Velho

Nas imagens, é possível ver quando a vendedora atende alguns clientes. Em seguida, um ciclista se aproxima e espera a vítima virar de costas para puxar o celular dela e, depois, foge apressado.
10

Lançamento do Remix “Lute, Acredite, Tenha Fé”: Uma Celebração da Força Feminina por Comanche

Novo remix promete envolver o público com sua batida R&B/Pop e inovação tecnológica
L

Força Nacional reforça equipe de combate a incêndios no Pantanal

Fogo já queimou 520 mil hectares no bioma do Mato Grosso do Sul.
L

Thiago Braz não consegue índice para disputar os Jogos de Paris

Campeão olímpico no salto com vara disputou o Troféu Brasil.
L
Lula anuncia investimentos para expansão de universidades em São Paulo

Lula anuncia investimentos para expansão de universidades em São Paulo

Presidente destacou a importância da educação para a igualdade social.
L