DOMINGO, 30/06/2024

IVA: novo capítulo tributário ou apenas mais uma ficção jurídica?

A Reforma preserva, é claro, a competitividade das empresas nacionais no mercado global ao não tributar as exportações de bens e serviços

Por Ranieri Genari - ƒ

Publicado em 

IVA: novo capítulo tributário ou apenas mais uma ficção jurídica? - News Rondônia

Diuturnamente, alardeia-se que a reforma tributária promulgada no último ano, através da EC 132/2023, atualmente em discussão na Câmara dos Deputados, através do PLP 68/2024, representará um desafio imenso para a gestão e planejamento tributário de todos os setores econômicos.

Contudo, apesar desse constante estado de alerta, nos é forçoso dizer que a grande maioria das empresas, como é comum ocorrer em cenários de grande mudança, optaram por quedar-se inertes frente ao pequeno furacão que se avizinha num horizonte não muito distante.

Traçamos esse paralelo a fim de ilustrar a imensa gama de alterações legislativas, adequações procedimentais e adaptações sistêmicas às quais os entes federativos, as empresas e pessoas físicas afetadas pela reforma serão submetidas nos próximos anos até a sua implementação completa, em 2033.

Adentrando o cerne da questão, como já pontuado por várias autoridades tributárias, sejam da academia, sejam do poder público, o atual sistema tributário carrega consigo um resíduo tributário absurdo ao longo da cadeia de consumo que onera em demasia o consumidor final e agrava sobremaneira as desigualdades de renda e classe, posto que atinge as camadas menos favorecidas da população.

Esse “manicômio tributário”, como é denominado por alguns autores, também implica em elevados custos de compliance, assumidos pelas empresas, no intuito de manter a sua regularidade fiscal.

Essa celeuma se revela, seja por uma decisão judicial contrária aos interesses dos contribuintes, aumentando a insegurança jurídica, seja pelo posicionamento puramente arrecadatório dos fiscos, cuja prática de cobranças descabidas, porém, legalmente constituídas, baseiam-se única e exclusivamente no Princípio da Indisponibilidade do Interesse Público, que pode resultar em sanções administrativas, aplicáveis ao agente público, que vier a descumprir suas atribuições.

Podemos dizer então que, em alguma medida, essa reforma busca simplificar esse sistema e reduzir sua litigiosidade, seja através da unificação dos tributos, da gestão centralizada dos mesmos pelo Comitê Gestor, da implementação da não cumulatividade plena e da tributação em base ampla, seja pela arrecadação através do prometido sistema de Split Payment, no qual o pagamento do tributo, já ocorre na liquidação financeira da operação permitindo o creditamento e compensação do adquirente.

Para além disso, do ponto de vista procedimental, após a aprovação dos projetos de lei que regulamentarão o texto constitucional, a qual deve ocorrer ainda em 2024, pode-se dizer que todos os stakeholders envolvidos, terão “somente” o ano de 2025, para estudar os textos normativos e realizar uma adaptação em seus ERPs, no qual consigam já em 2026, apurar o IVA à uma alíquota teste de 1%, sendo 0,1% para a CBS e 0,9% para o IBS, as quais serão descontadas dos tributos atuais.

Nessa “fase teste”, o intuito principal das empresas deve ser combinar as apurações atuais de ICMS, IPI, Pis, Cofins e ISS a uma apuração paralela do IVA, sendo que da ótica governamental, essa fase servirá como bussola para a medição do potencial arrecadatório do novo tributo, que deverá ser calibrado a fim de que mesmo após a extinção dos antigos o Governo perceba a mesma receita, em linha com as Leis e Diretrizes Orçamentárias de observância obrigatória a todos os entes federados.

Já quando olhamos mais atentamente aos setores abrangidos pela reforma, concluímos que o setor de serviços será talvez o mais afetado, pois, em se tratando dos tributos sobre o consumo, sua tributação atual aproximada é de 9,65% (lucro presumido), incluídos apenas o ISS, o Pis e a Cofins, o que segundo estimativas do próprio Governo, passará a ser de 26,5%, com algumas exceções que o texto do PLP 68/2024 trouxe, resultando em um aumento de 16,85% na carga tributária para as empresas prestadoras de serviço.

A Reforma preserva, é claro, a competitividade das empresas nacionais no mercado global ao não tributar as exportações de bens e serviços, além de permitir a manutenção do crédito tomado nas aquisições internas, contudo, quando observamos o setor de serviços especificamente, podemos entender que do ponto de vista econômico, há um grande desafio de política fiscal e social a ser enfrentado pelo Governo Federal.

Entendemos como um desafio de ordem macroeconômica, porque quando olhamos mais atentamente para o mercado doméstico, constatamos que os serviços, respondem por grande parcela do nosso PIB, logo, uma elevação de custo tributário, invariavelmente repassado ao tomador, impactará diretamente na inflação real percebida no orçamento dos lares brasileiros, prejudicando não só o controle inflacionário, mas, também desestimulando o consumo e gerando desemprego, fatores determinantes para o crescimento econômico, podendo agravar a situação de um país como o nosso, que amarga nos últimos anos as últimas posições no ranking de crescimento dentre as nações consideradas emergentes.

Considerando alguns dos fatores supra, podemos sim dizer que essa reforma tende a melhorar o ambiente econômico do país, posto que dará mais transparência aos custos tributários das operações facilitando a ocorrência de negociações com investidores estrangeiros, por exemplo, os quais muitas vezes são afugentados pelo emaranhado de normas tributárias, não só de difícil compreensão, mas que muitas vezes, impossibilitam a visualização da vantagem econômica do negócio.

A ver, portanto, como os setores econômicos, e por sua vez as empresas, responderão a essas alterações que entregam simplificação e transparência ao mesmo tempo que exigem um bom planejamento tributário e econômico, algo que, infelizmente, ainda não faz parte do cotidiano da maioria do empresariado brasileiro, tampouco dos entes estatais.

Por isso, nos acendem o alerta para turbulências e sobressaltos que, ao mesmo tempo, nos deixam otimistas, afinal, não devemos temer os desafios da mudança, pois, conforme dizia Gandhi “Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova.”

*Ranieri Genari, advogado especialista em Direito Tributário pelo IBET, membro da Comissão de Direito Tributário da OAB/Ribeirão Preto, consultor tributário na Evoinc.

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Horóscopo do último dia de Junho: Aproveite as energias positivas e planeje o futuro

Descubra como os astros influenciam seu signo neste domingo especial, trazendo oportunidades de recomeços, conquistas e momentos de reflexão.
L

[AO VIVO] Celebre a tradição na 9ª noite do Flor do Maracujá 2024

Não perca essa oportunidade de vivenciar ao vivo toda a magia dessa festa emblemática de nossa cidade!
L
Ex-CEO das Americanas é solto em Madri

Ex-CEO das Americanas é solto em Madri

Defesa do executivo diz que ele jamais participou de qualquer fraude.
L

Semana Nacional de Políticas sobre Drogas encerra com a realização de várias ações em Porto Velho

A ação contou com uma série de atividades educativas e preventivas ao longo da semana.
L

Rodovia-135 é patrolada, facilitando acesso ao Porto Rolim e fortalecendo a economia local

O patrolamento foi realizado nos 138 quilômetros de extensão, entre o distrito de Vila Marcão e o Porto Rolim de Moura do Guaporé.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

URGENTE: Homem sequestrado por facção é encontrado espancado nos fundos do Morar Melhor em Porto Velho

O rapaz disse ainda que escutou dois disparos de arma de fogo e não sabe o paradeiro do irmão.
14

Iveco inicia sua fase elétrica no Brasil com o eDaily

Modelo chega em versões de chassi cabine e furgão, com peso variando de 4,2 a 7,2 toneladas
L

Encanto e performance das quadrilhas e bois-bumbás marcam oitava noite do Arraial Flor do Maracujá, em Porto Velho

Cada grupo se apresentou com um tema repleto de histórias, personificadas por meio de adereços, cores, luzes e muito gingado na dança.
L

Sérgio Gonçalves celebra aniversário de Cabixi enaltecendo potencialidades e defende fortalecimento econômico do município

Cumprindo agenda no Cone Sul de Rondônia, o vice-governador, Sérgio Gonçalves, visitou o município de Cabixi, onde prestou homenagens à população pelos 36 anos de fundação.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Confira as 149 vagas de emprego no Sine Municipal de Porto Velho

O Sine Municipal funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30
L

Minalinda: Oportunidade de Emprego: Auxiliar de Serviços Gerais / Produção

Estamos contratando profissionais dinâmicos e comprometidos para auxiliar nas atividades gerais e na linha de produção. Venha fazer parte da nossa equipe!
L

Minalinda: Oportunidade de Emprego na vaga de Motorista / Entregador

Estamos contratando um profissional responsável e ágil para conduzir veículos, realizar entregas e auxiliar na descarga de produtos. Faça parte da nossa equipe!
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Locais de prova do CNU serão divulgados no dia 7 de agosto

Locais de prova do CNU serão divulgados no dia 7 de agosto

Provas serão aplicadas daqui dois meses, no dia 18 de agosto
L
Publicidade

POLÍTICA

Progressistas se preparam para grande encontro com presença de Ciro Nogueira, Presidente Nacional do PP

A solenidade, que será realizada no renomado espaço de eventos Vera Cruz, está programada para começar às 19 horas e promete atrair diversas lideranças importantes do cenário político estadual e nacional.
L
Deputado Cássio Gois destina 300 mil reais à Assdaco para aquisição de caminhonete equipada

Deputado Cássio Gois destina 300 mil reais à Assdaco para aquisição de caminhonete equipada

O valor será utilizado para a aquisição de uma caminhonete de grande porte, totalmente equipada, que auxiliará nos trajetos entre as cidades que sediam as atividades da associação.
L
Enfermeiro Marcuce Antônio anuncia pré-candidatura a vereador pela REDE em Porto Velho

Enfermeiro Marcuce Antônio anuncia pré-candidatura a vereador pela REDE em Porto Velho

Em um comunicado feito através de suas redes sociais, Marcuce declarou seu compromisso em lutar por uma cidade mais justa, sustentável e próspera, com um foco especial no acesso à saúde pública de qualidade.
L

Assembleia Legislativa divulga programação na 7ª Expobur, em Buritis

Feira agropecuária será realizada no período de 3 a 7 de julho no município.
L

Ieda Chaves destina aproximadamente R$ 220 mil para o 40º Arraial Flor do Maracujá

Evento conta com apresentações de quadrilhas e bois-bumbás e segue até 30 de junho.
L
Publicidade

POLÍCIA

NA CURVA: Homem é encontrado morto após queda de moto

De acordo com a Polícia, ninguém presenciou o momento do acidente.
18

Polícia evita que grávida fosse morta pelo marido

O filho do casal, de dois anos de idade presenciou toda cena e chorava muito diante o episódio.
14

ESCUTOU BARULHO: PM flagra furto em loja da Vivo e prende suspeito na zona leste

Quatro criminosos tentavam invadir a loja depois de fazer um buraco, quando perceberam a presença da PM.
10

URGENTE: Motorista faz conversão para entrar em garagem e causa grave acidente na zona leste de Porto Velho

No entanto, ele não se atentou ao casal que seguia logo atrás e passava ao lado, causando a forte colisão que derrubou as vítimas, sendo que apenas a passageira ficou lesionada.
10

VÍDEO: Ladrão é filmado roubando celular de comerciante na zona sul de Porto Velho

Nas imagens, é possível ver quando a vendedora atende alguns clientes. Em seguida, um ciclista se aproxima e espera a vítima virar de costas para puxar o celular dela e, depois, foge apressado.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lançamento do Remix “Lute, Acredite, Tenha Fé”: Uma Celebração da Força Feminina por Comanche

Novo remix promete envolver o público com sua batida R&B/Pop e inovação tecnológica
L

Força Nacional reforça equipe de combate a incêndios no Pantanal

Fogo já queimou 520 mil hectares no bioma do Mato Grosso do Sul.
L

Thiago Braz não consegue índice para disputar os Jogos de Paris

Campeão olímpico no salto com vara disputou o Troféu Brasil.
L
Lula anuncia investimentos para expansão de universidades em São Paulo

Lula anuncia investimentos para expansão de universidades em São Paulo

Presidente destacou a importância da educação para a igualdade social.
L

Gazin Porto Velho se prepara para confronto crucial contra Manaus FC na Série D do Brasileirão

Equipe desembarcou em Manaus para duelo decisivo no Estádio Ismael Benigno
L
Presidente do Porto Velho Esporte Clube visita News Rondônia e firma parceria

Presidente do Porto Velho Esporte Clube visita News Rondônia e firma parceria

Na gestão à frente do clube, Maranhão foi campeão rondoniense feminino 2018. No masculino, alcançou seu quarto título estadual consecutivo (2020, 2021, 2023 e 2024).  
L
O mistério dos Baobás: cientistas desvendam segredos das árvores milenares

O mistério dos Baobás: cientistas desvendam segredos das árvores milenares

Com troncos inchados e copas atarracadas, as árvores são impressionantes e podem viver por mais de mil anos.
L
Primeiras mulheres na tropa de elite da Marinha fazem história no front; vídeo

Primeiras mulheres na tropa de elite da Marinha fazem história no front; vídeo

Cada uma dessas novas 114 fuzileiras navais traz consigo histórias de superação e coragem.
L
Cientistas descobrem “Super-Terra” que pode ter água e vida

Cientistas descobrem “Super-Terra” que pode ter água e vida

Além disso, a HD 48948 d possui 67% da massa do Sol e tem vida útil de 11,5 bilhões de anos.
L
Massa de ar frio provoca queda de temperatura e geada no Sul do país

Massa de ar frio provoca queda de temperatura e geada no Sul do país

Estados mais afetados são Rio Grande do Sul e Santa Catarina
L