SEXTA-FEIRA, 05/07/2024

Em meio à expansão do desmatamento, Piauí debate nova lei ambiental

Projeto do governo que atualiza regra recebeu críticas de organizações

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Em meio à expansão do desmatamento, Piauí debate nova lei ambiental
Thomas Bauer/ SOS Mata Atlântica

Em meio à expansão do desmatamento – que triplicou de 2019 a 2023 – o Piauí discute alterar a lei ambiental do estado, com mudanças no processo de licenciamento para empreendimentos econômicos. O projeto de lei em tramitação na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) sofreu críticas de organizações da sociedade civil, que consideram frágil a proposta para proteger o meio ambiente.

Enviado pelo governo do estado no final de 2023, o projeto foi alterado pelo relator Francisco Limma (PT) na semana passada, ampliando de 50 para 90 artigos o texto, com alguns suprimidos e outros modificados.

Três das principais críticas foram retiradas – a possibilidade de autodeclaração para licenciamentos ambientais; a previsão de anular multas; e o licenciamento cautelar, que poderia ser expedido pelo secretário de meio ambiente antes de finalizado o procedimento regular. Em mensagem enviada à Alepi em 29 de maio, o próprio governo de Rafael Fonteles (PT) pediu a supressão do licenciamento cautelar.

Apesar das alterações, as organizações da sociedade civil criticam a manutenção da possibilidade de descontos nas multas por infração ambiental, que variam de 65% à 90% do total da penalidade. Além disso, pedem a menção expressa à consulta prévia, livre e informada aos povos e comunidades tradicionais impactadas por empreendimentos no estado.

Após pedido de vista na Comissão de Constituição e Justiça da Alepi na semana passada, o projeto de lei que revoga a atual lei ambiental do Piauí, que é de 1996, pode voltar à pauta nesta semana. Ao apresentar o parecer, Limma afirmou que ele mudou a proposta inicial “quase que de maneira global” a partir das sugestões da sociedade civil.

Reigão

O Piauí faz parte do Matopiba – região que reúne os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – onde se concentra boa parte do desmatamento brasileiro por ser a principal fronteira agrícola do agronegócio. De acordo com o Mapbiomas, três em cada quatro hectares desmatados no Cerrado em 2023 (74%) foram no Matopiba.

Além disso, o Piauí é um dos principais estados para expansão das energias renováveis, em especial a solar e a eólica, que também podem trazem impactos ambientais por meio da instalação das usinas.

Entre 2019 e 2023, o desmatamento no Piauí mais que triplicou de tamanho, passando de 42 mil para 135 mil hectares de área desmatada, de acordo com os alertas de desmatamento sistematizados pelo MapBiomas. Isso apesar do estado ter registrado uma queda de 8% no desmatamento entre 2022 e 2023.

Divergências

O defensor público do Estado do Piauí Humberto Rodrigues, que participou dos debates na Alepi, avaliou que as alterações sanaram as possíveis inconstitucionalidades do texto inicial, em especial a figura do licenciamento cautelar.

“Um instrumento desse dava superpoderes ao secretário. Quando houvesse algum problema na realização desse estudo, que ele próprio expediria um licenciamento cautelar com os mesmos efeitos do licenciamento previsto na legislação”, destacou.

Para Humberto, o debate com a sociedade aprimorou o projeto. “De um modo geral, a Defensoria ficou muito satisfeita com o novo projeto. As inconstitucionalidades foram solucionadas”, completou.

Posição diferente tem o defensor público federal Benoni Moreira, que acompanha às discussões auxiliando as organizações da sociedade civil. Para ele, o texto ainda concentra muitos poderes na figura do secretário de meio ambiente.

“Isso demonstra que a finalidade desse projeto não é a preservação do meio ambiente, mas sim facilitar o licenciamento de grandes empreendimentos, como a mineração, as monoculturas, os projetos do agronegócio, e as energias renováveis, sobretudo a energia eólica”, destacou.

Desconto das multas

Apesar das mudanças, persistem problemas no texto de acordo com coalizão formada por cerca de 50 organizações sociais – entre elas, a Rede Ambiental do Piauí (Reapi), Comissão Pastoral da Terra (CPT), além de associações de trabalhadores, sindicatos, de comunidades tradicionais, indígenas, quilombolas, estudantes e ambientalistas.

Em documento enviado à parlamentares, as organizações pedem a redução dos descontos das multas ambientais à, no máximo, 50% do valor. “Embora a previsão de desconto das multas aplicadas tenha a intenção de incentivar a reparação do dano ambiental pelo infrator, a possibilidade de descontos em percentuais muito elevados incentiva indiretamente a degradação do meio ambiente”, diz a mensagem.

Em parecer, o relator Francisco Limma justifica que a lei ambiental atual do Piauí (Lei 4.854 de 1996) já permite descontos de até 90% e que o novo texto endurece às regras ao limitar as multas à 75% para empresas privadas.

“O que antes poderia chegar a 90% para todos, estabelecemos um escalonamento a fim de tornar mais rigoroso tal desconto quando se tratar de pessoa física ou pessoa jurídica de direito privado”, justificou o relator.

Francisco Limma ainda destacou que foi suprimido do texto artigo que previa o cancelamento da multa se a infração ocorresse “no curso do pedido de licenciamento a partir das informações apresentadas no licenciamento”.

Por outro lado, as entidades apontam que a Lei Estadual de Prevenção ao Desmatamento do Piauí (Lei 8.094 de 2023) fixa em 50% o desconto para multas por infração ambiental, percentual mais baixo que o agora proposto.

Povos tradicionais e boa fé

As organizações ainda pedem que o texto traga a menção expressa a consulta prévia, livre e informada às comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas que possam ser impactadas pelos empreendimentos no Piauí.

Apesar do relator incluir que o licenciamento só pode ser emitido “após a comprovação da realização da consulta dos povos interessados, mediante procedimento, através de suas instituições representativas”, as organizações pedem maior destaque à realização dessa consulta, incluindo-a na fase inicial do processo de licenciamento.

Outra crítica é em relação a previsão de se observar os princípios da boa fé e da liberdade econômica para licenciamentos ambientais. “Os princípios da boa-fé e da livre iniciativa não se aplicam ao direito ambiental, o qual é regido pelos princípios da prevenção e da precaução conforme estabelece, implicitamente, o art. 225 da constituição federal de 1988”, afirmam.

Governo e relator

O governo do Estado do Piauí informou à Agência Brasil que só vai se pronunciar sobre o tema após a votação da proposta na Assembleia local. Ao enviar o projeto no ano passado, o governador Rafael Fonteles explicou que o objetivo seria renovar a legislação estadual sobre meio ambiente para “adequá-la à realidade fática de nosso Estado”.

“Considerando a necessidade de regulamentação e atualização dos dispositivos legais que assegurem a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental no território piauiense”, disse.

O deputado estadual Francisco Limma apontou que a legislação traz avanços em relação às regras atuais ao prever a criação de um Cadastro Estadual de Infratores Ambientais, com o nome dos condenados em primeira instância por infração contra o meio ambiente.

Outro avanço apontado pelo deputado seria o aumento do prazo para prescrição de infrações ambientais de cinco para dez anos e a ampliação da transparência sobre os dados ambientais do Estado.

“Passa a ser garantido ao cidadão o acesso às informações sobre situações e disponibilidades de recursos ambientais, divulgação de níveis de qualidade ambiental, dentre outras”, disse o parlamentar.

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Boletim hídrico semanal sobre monitoramento dos rios é divulgado pelo Governo de RO

De acordo com o boletim hídrico, no período de 24 de junho a 1° de julho, o Rio Madeira apresentou nível de 4,2 metros
L
Incêndios podem ter degradado 9% do Pantanal nos últimos cinco anos

Incêndios podem ter degradado 9% do Pantanal nos últimos cinco anos

Levantamento sobre degração de áreas florestais é da rede Mapbiomas
L
Pantanal poderá ter crise hídrica histórica em 2024, aponta estudo

Pantanal poderá ter crise hídrica histórica em 2024, aponta estudo

Bioma está cada vez mais seco, o que o torna mais vulnerável
L

Prefeitura de Porto Velho intensifica combate às queimadas urbanas

Número de denúncias registradas quase dobrou desde 2023 até hoje
L

Força Nacional reforça equipe de combate a incêndios no Pantanal

Fogo já queimou 520 mil hectares no bioma do Mato Grosso do Sul.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Decreto de situação de emergência em Rondônia, por causa da estiagem, é publicado no DIOF

No mesmo ato, assinado pelo governador Marcos Rocha (UB), ficou revogado um decreto assinado no ano passado no mesmo intuito.
L

#NortProTeam | Entrevista Magno Araujo – Fisioterapeuta esportivo

Nesta sexta-feira, dia 04, o programa Nort Pro Team traz uma entrevista imperdível com o fisioterapeuta esportivo Magno Araujo.
L

Em véspera de posse de suplente de deputado, ALE-RO altera Regimento Interno

A mudança ocorre horas antes da posse do suplente de deputado Jesuíno Boabaid (PSD) que deve assumir a cadeira do deputado Laerte Gomes (PDS).
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultado final do CNU será divulgado em 21 de novembro

Resultado final do CNU será divulgado em 21 de novembro

Decreto prevê novas regras para evitar novo adiamento do certame
L
Candidatos ao CNU poderão solicitar devolução de taxa de inscrição

Candidatos ao CNU poderão solicitar devolução de taxa de inscrição

Prazo para fazer o pedido será desta sexta-feira a domingo
L
CNU: governo prevê regras em caso de novo adiamento de provas

CNU: governo prevê regras em caso de novo adiamento de provas

Medidas valem apenas para local afetado por evento extremo
L

Vagas de emprego para vendedor de ótica

Conhecimentos: Habilidades com negociação e atendimento ao cliente.
L

OPORTUNIDADE: Governo de RO abre processo seletivo para contratação temporária no Corpo de Bombeiros

As vagas são para as áreas de Arquitetura e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), para atuação em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena
L
Publicidade

POLÍTICA

Produtores do Assentamento Margarida Alves, em Nova União, recebem trator adquirido com emenda da deputada Sílvia Cristina

Produtores do Assentamento Margarida Alves, em Nova União, recebem trator adquirido com emenda da deputada Sílvia Cristina

Parlamentar destinou R$ 150 mil para a compra do veículo.
L

Assembleia aprova prorrogação do Refaz para recuperação de créditos do ICMS

Discussão e votação da matéria aconteceram durante sessão itinerante, em Buritis.
L
Confúcio Moura atende Cláudia de Jesus e paga emenda para creche de Ji-Paraná

Confúcio Moura atende Cláudia de Jesus e paga emenda para creche de Ji-Paraná

Senador confirmou para a deputada o pagamento da emenda. A obra é de responsabilidade da prefeitura municipal.
L
RETORNO DAS OBRAS: Vereador Edimilson Dourado comemora obras no bairro Cidade do Lobo

RETORNO DAS OBRAS: Vereador Edimilson Dourado comemora obras no bairro Cidade do Lobo

Uma boa notícia para os moradores do bairro Cidade do Lobo, na Zona Sul de Porto Velho.
L
Publicidade

POLÍCIA

polícia

Bandidos baleados trocam tiros com vigilante durante assalto em embarcação

O roubo foi frustrado com a reação dos vigilantes de plantão que trocaram tiros com o bando, deixando um deles morto.
16
Venezuelano é encontrado morto em banco na rodoviária em Porto Velho

Venezuelano é encontrado morto em banco na rodoviária em Porto Velho

Alguns populares notaram quando o venezuelano começou a passar mal, onde ainda tentaram reanimar a vítima enquanto o Samu foi acionado, no entanto, quando a equipe chegou, fez a constatação do óbito.
18
Polícia Civil prende várias pessoas suspeitas de roubo e tortura no bairro Primavera

Polícia Civil prende várias pessoas suspeitas de roubo e tortura no bairro Primavera

Os criminosos são acusados de sequestro, roubo e tortura de uma vítima, que foi raptada e roubada em R$ 1.800 e um celular há alguns dias.
14
Colisão de trânsito em Rua T-26 com K-04: Motorista não vê placa de pare e causa acidente

Colisão de trânsito em Rua T-26 com K-04: Motorista não vê placa de pare e causa acidente

Com o impacto, o veículo Siena foi arremessado contra o muro de uma residência, causando danos parciais à estrutura.
12
Rapaz sobrevive a descarga elétrica em Ji-Paraná

Rapaz sobrevive a descarga elétrica em Ji-Paraná

Apesar da gravidade potencial da situação, o jovem recusou ser levado à unidade de saúde para uma avaliação mais detalhada.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ministério da Cultura e Banco da Amazônia promovem ações de fomento à cultura e à Indústria Criativa na Região Norte

Evento será no dia 11 de julho, em Belém. Parceria garante recursos de R$ 24 milhões para a região Norte.
L
Uefa suspende jogador da Turquia por gesto extremista durante Eurocopa

Uefa suspende jogador da Turquia por gesto extremista durante Eurocopa

Merith Demiral não disputará quartas no sábado, contra a Holanda
L
Padilha confia em conclusão da reforma tributária na próxima semana

Padilha confia em conclusão da reforma tributária na próxima semana

Para o ministro, mudanças serão importantes para a economia do país
L
Iranianos votam em segundo turno na corrida presidencial

Iranianos votam em segundo turno na corrida presidencial

Resultado final será anunciado neste sábado
L
RS: mais 5.621 famílias recebem Auxílio Reconstrução nesta sexta-feira

RS: mais 5.621 famílias recebem Auxílio Reconstrução nesta sexta-feira

Prazo final para cadastramento termina no dia 12 de julho
L

#NortProTeam | Entrevista Whandho Fenix – treinador de Rugby

Nesta sexta-feira, dia 04, às 15h, o programa Nort Pro Team apresenta uma entrevista especial com Whandho Fenix, treinador de Rugby.
L

Workshop na ExpoTurismo Rondônia 2024 nomeia embaixadores da pesca esportiva

Workshop garantiu uma troca de conhecimentos e experiências entre os participantes e o público
L

Governo de RO promove encontro com representantes do terceiro setor para ampliar ações socioassistenciais em Rondônia

O encontro, de iniciativa da Seas, é destinado aos representantes das Organizações da Sociedade Civil
L
Ação itinerante de coleta de sangue acontece no município de São Miguel do Guaporé, neste sábado, 6

Ação itinerante de coleta de sangue acontece no município de São Miguel do Guaporé, neste sábado, 6

Com um atendimento humanizado, é possível reunir um maior número de voluntários para cumprir essa nobre ação.
L