SEXTA-FEIRA, 04/04/2025

L

Saúde

Médicos alertam gestantes sobre importância da vacinação no pré-natal

Especialistas lembram que muitas grávidas não estão se vacinando

Por Tamara Freire - Repórter do Radiojornalismo - 20

Publicado em 

Médicos alertam gestantes sobre importância da vacinação no pré-natal
REUTERS/Carla Carniel/Direitos reservados

A cobertura da dTpa, ou tríplice bacteriana acelular, foi de apenas 75% em 2023. Essa é uma vacina aplicada quase exclusivamente em grávidas e deve ser tomada em todas as gestações, justamente para proteger os recém-nascidos da coqueluche. Mas ela também protege a gestante e o bebê contra o tétano e a difteria. Muitas mulheres em fase de gestação, no entanto, não estão se vacinando.

A jornalista e atriz Natália Gadioli, está grávida pela segunda vez e vai tomar a dTpa assim que atingir o tempo recomendado, de 20 semanas de gestação. Ela alerta, no entanto, sobre o que pode estar afastando as gestantes das salas de vacina. “Infelizmente, a gente vê muita fake news, muita desinformação, que tenta assustar as pessoas. E isso acaba prejudicando individualmente e coletivamente. É uma pena, sempre que posso tento combater de alguma forma e defender a vacina para todos. Especialmente nessa fase de gestação, quando é muito importante a gente se cuidar e proteger o bebê”.

O diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Juarez Cunha, explica que a chamada hesitação vacinal é causada por muitos fatores. O maior deles é a falta de percepção de risco. No auge da pandemia, com 4 mil mortes por dia, todo mundo queria se vacinar contra a covid-19, por exemplo. Hoje, que o número de vítimas é menor, mas ainda soma centenas por semana, é difícil atingir a cobertura das doses de reforço. Cunha chama a atenção para o desafio da comunicação em tempos de infodemia – a pandemia de desinformação. Especialmente porque até profissionais da saúde têm disseminado discurso contra as vacinas, o que tem atingido em cheio as grávidas e os responsáveis por crianças.

“Se eu chego a ter 70%, 75% [de cobertura], significa que tenho ali uns 20% hesitantes. E é com esses hesitantes que a gente tem que falar. Por isso, é preciso preparar muito bem os profissionais da rede, que têm que saber responder, têm que estar bem informados. Se um médico te diz que não deve fazer de jeito nenhum e você chega a uma unidade de saúde e repassa essa informação, como é que o profissional vai questionar isso? Ele tem que estar muito bem informado”, afirma Cunha.

A última vez que o Brasil teve um surto de coqueluche foi em 2014, mas o Ministério da Saúde alertou, na semana passada, que vários países têm registrado aumento de casos e essa onda pode chegar por aqui. Até o começo de abril, foram 31 infecções comprovadas, e mais de 80% delas em bebês de até seis meses. O Sistema Único de Saúde (SUS) também vacina os bebês contra a coqueluche, mas apenas a partir dos dois meses de idade, completando o esquema aos seis meses. Ou seja, as maiores vítimas da coqueluche dependem totalmente da vacinação na gravidez para não adoecer.

Para a ginecologista Nilma Neves, os profissionais que acompanham o pré-natal devem não somente prescrever as vacinas, mas também conferir se elas foram tomadas e questionar as grávidas sobre suas dúvidas e receios. Até porque muitas têm medo de tomar qualquer substância ou remédio e acabar afetando o bebê. Nilma é vice-presidente da Comissão de Vacinas da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e chama a atenção para outro grande problema que tem afetado as coberturas vacinais

“As salas de vacinas dos postos de saúde não abrem aos sábados e muitas gestantes trabalham. Ela não consegue ir durante a semana. E até mesmo quando vão fazer o pré-natal, acontece de alguns postos só terem a técnica de enfermagem especializada em vacinas, de manhã ou só à tarde. Então, isso dificulta o acesso da gestante para tomar as vacinas”.

No caso da vacina contra a gripe, nem o chamado Dia D, com aplicação aos sábados, consegue fazer com que a meta de cobertura seja alcançada. Atualmente, as regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste estão em campanha. Mais de 1,7 milhão de grávidas fazem parte do público alvo e nem um quarto delas se vacinou. O imunizante protege contra três cepas do vírus Influenza. Ao contrário do que muitos pensam, não é só um resfriadinho. A influenza é um dos principais causadores da Síndrome Respiratória Aguda Grave, que pode levar à morte, especialmente de pessoas vulneráveis, como bebês e grávidas.

Outro grande causador da síndrome é a covid-19, que também pode provocar inflamação em diversas partes do corpo. Há evidências de relação entre a covid e efeitos como aborto espontâneo, restrição de crescimento no útero e parto prematuro. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) já identificou que o número de mortes entre grávidas ou pessoas que acabaram de dar à luz nos dois primeiros anos da pandemia foi quase 70% a mais do que o habitual. Ainda assim, a vacina contra a covid-19 encontra grande resistência. Gestantes e puérperas devem tomar a nova vacina monovalente xbb da Moderna, que está sendo aplicada pelo SUS.

A diretora médica de vacinas da América Latina da Adium, farmacêutica que distribui o imunizante no Brasil,  Glaucia Vespa, explica por que elas não devem ter medo. “Quando a gente desenvolve uma vacina, temos etapas. A primeira é o que chamamos de pré-clínica, que é quando fazemos as pesquisas no laboratório, aí começamos com a fase clínica que é onde a vacina é estudada em seres humanos. Concluído o desenvolvimento clínico, é feito um dossiê submetido às agências regulatórias. Quando o produto chega [à população], continuamos acompanhando. Por isso, as vacinas não mentem: sua eficácia e segurança são comprovadas em estudos”.

De acordo com o Ministério da Saúde, desde o início da vacinação contra a doença em 2021, quase 2,3 milhões de mulheres se vacinaram. Mas esse número é inferior à previsão de gestantes e puérperas que devem se vacinar somente este ano, cerca de 2,24 milhões. O gerente médico de vacinas da Farmacêutica GSK, Marcelo Freitas, destaca a importância do envolvimento familiar para que a estratégia vacinal das gestantes avance. Quando a família toda se vacina, é mais difícil que um indivíduo fique para trás, além de formar um círculo de proteção para o bebê. No caso da coqueluche, é inclusive recomendada a estratégia Coccoon, ou casulo.

“A coqueluche é uma infecção altamente contagiosa, e sabemos que as pessoas em volta da criança, que convivem mais com ela, têm papel fundamental na transmissão. Coccoon é justamente você cercar a criança de pessoas vacinadas, bloquear a transmissão. É preciso lembrar que as vacinas têm efeito muito importante individualmente – reduzem infecção, impedem a progressão para quadros graves, a hospitalizações e óbitos, mas também têm papel fundamental coletivamente, o de redução de transmissão de doenças em surtos e epidemias”.

O calendário básico de vacinação do SUS também recomenda que as gestantes recebam a vacina contra a hepatite B, caso não tenham sido imunizadas anteriormente, ou completem o esquema de três doses se ele estiver incompleto. Também é preciso iniciar ou completar a imunização com a DT, que protege contra tétano e difteria em três doses, com reforço a cada dez anos.

Nilma Neves reforça que o ideal é que antes mesmo de engravidar, as famílias confiram o cartão de vacinas da gestante. “É muito importante que ela receba a tríplice viral, por exemplo, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, e não pode ser tomada na gestação”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Campanha de doação de sangue será realizada em Itapuã do Oeste e Ouro Preto do Oeste neste fim de semana

Campanha de doação de sangue será realizada em Itapuã do Oeste e Ouro Preto do Oeste neste fim de semana

A participação na ação de doação de sangue está aberta tanto para doadores já cadastrados quanto para aqueles que desejam se voluntariar pela primeira vez.
L

Início da 2ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em Porto Velho reúne mais de 230 participantes

Representantes de diversas instituições reforçaram a necessidade de atualização das políticas públicas de saúde do trabalhador
L
Caminhada integra ações do projeto "Caps fora do Caps" em celebração ao Dia Mundial da Saúde

Caminhada integra ações do projeto Caps fora do Caps em celebração ao Dia Mundial da Saúde

Ação tem a finalidade de conscientizar população sobre os benefícios das atividades físicas para a saúde mental do indivíduo.
L
Fiocruz firma parceria para produção 100% nacional de insulina e reduzir dependência externa

Fiocruz firma parceria para produção 100% nacional de insulina e reduzir dependência externa

Acordo prevê transferência de tecnologia para produção do hormônio
L
Lula sanciona lei que garante reconstrução dentária a mulheres vítimas de violência pelo SUS

Lula sanciona lei que garante reconstrução dentária a mulheres vítimas de violência pelo SUS

Face é o principal alvo em 60% dos casos de agressões
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Rondônia inscreve mais de 300 propostas para obras e aquisição de equipamentos no Novo PAC Seleções

Rondônia inscreve mais de 300 propostas para obras e aquisição de equipamentos no Novo PAC Seleções

Segunda edição do programa federal voltado para infraestrutura recebeu mais de 35 mil projetos de 5.537 municípios brasileiros
L
Porto Velho Shopping vira ponto de apoio a famílias atingidas pela enchente no Baixo Madeira

Porto Velho Shopping vira ponto de apoio a famílias atingidas pela enchente no Baixo Madeira

A partir de segunda-feira (7) a população poderá se unir à corrente de apoio
L

Deputada Cristiane Lopes cobra soluções urgentes ao DNIT para Rodovias em Rondônia

Parlamentar alerta sobre trechos críticos das BRs 425, 435, 429 e 364, que prejudicam a população e a economia do estado
L

Rinoplastia Estruturada Ultrassônica: precisão, harmonia e funcionalidade para o seu nariz

Dr. Marcelo Almeida explica como a técnica une estética e saúde para um resultado natural e duradouro
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Jaru convoca mais 53 candidatos aprovados no Concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 53 candidatos aprovados no Concurso público

Todos os procedimentos devem ser concluídos no prazo máximo 30 dias.
L
Prefeitura de Jaru chama aprovados para cargo de motorista de veículos pesados

Prefeitura de Jaru chama aprovados para cargo de motorista de veículos pesados

Os profissionais têm o prazo de cinco dias úteis para se apresentarem.
L
Marinha do Brasil lança concurso para ingresso no Colégio Naval

Marinha do Brasil lança concurso para ingresso no Colégio Naval

Os interessados devem ter o Ensino Fundamental completo, ter entre 15 anos e menos de 18 anos no dia 30 de junho de 2026, entre outros requisitos presentes no edital.
L
ABDI e governo lançam concurso para desenvolvimento de bengalas inteligentes para pessoas com deficiência visual

ABDI e governo lançam concurso para desenvolvimento de bengalas inteligentes para pessoas com deficiência visual

Objetivo é melhorar equipamento para pessoas com deficiência visual
L
Segunda edição do Concurso Unificado adotará código de barras para identificação de candidatos

Segunda edição do Concurso Unificado adotará código de barras para identificação de candidatos

Termo para escolha da banca examinadora deve ser lançado este mês
L
Publicidade

POLÍTICA

Casa da Comunidade continua ofertando cursos em Ji-Paraná e demais municípios

Casa da Comunidade continua ofertando cursos em Ji-Paraná e demais municípios

Sílvia Cristina destinou recurso para projeto do Ifro de Ji-Paraná, que oferece qualificação gratuita.
L
Nota de Esclarecimento - Hildon Chaves

Nota de Esclarecimento – Hildon Chaves

Circula nas redes uma fake news sobre eleições de 2026.
L

Produtores sofrem com preço da arroba do boi e recebem apoio de Cláudia de Jesus durante Comissão

Parlamentar defende mais atenção ao setor produtivo e políticas públicas.
L

Lei da deputada Dra. Taíssa assegura aos pais o direito de decidir sobre vacinação infantil contra a covid-19 em Rondônia

Medida reforça o direito dos pais na decisão sobre imunização.
L

Deputado Alan Queiroz solicita Audiência Pública para debater alta dos combustíveis em Rondônia

A Audiência Pública está prevista para ocorrer no dia 7 de abril.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ônibus com estudantes cai em ribanceira e deixa sete mortos

Ônibus com estudantes cai em ribanceira e deixa sete mortos

Alunos de Santa Maria fariam visita a cactário na cidade de Imigrante
18
Vulgo “Jhonny” é preso com pistola furtada em carro na zona leste

Vulgo “Jhonny” é preso com pistola furtada em carro na zona leste

Durante revista no veículo os policiais encontraram no porta-luvas, uma pistola calibre 9mm e uma mira laser.
12
Governo de Rondônia amplia capacitação de novos sargentos da Polícia Militar

Governo de Rondônia amplia capacitação de novos sargentos da Polícia Militar

O subcomandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel Glauber Souto, enfatizou a importância da capacitação contínua dos policiais.
L
Usuário de drogas é agredido por grupo nas proximidades da Avenida de Paraná

Usuário de drogas é agredido por grupo nas proximidades Avenida Paraná

De acordo com a Polícia Militar, a vítima apresentava lesão na cabeça e sangramento.
16
Família cai em golpe via PIX ao tentar comprar cimento com “desconto”

Família cai em golpe via PIX ao tentar comprar cimento com “desconto”

Convencida pela oferta e pela insistência do golpista, a família realizou um pagamento de R$ 500,00 via PIX.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Associações de 56 municípios da região Norte demonstram interesse em implantar rádios comunitárias

Associações de 56 municípios da região Norte demonstram interesse em implantar rádios comunitárias

Ministério das Comunicações registra, em edital, pedidos de abertura de emissoras em 293 municípios em todo o Brasil.
L

Requerimento da Licença Ambiental: JTC EMPREENDIMENTO E ADMINISTRAÇÃO LTDA

LICENÇA PRÉVIA e LICENÇA DE INSTALAÇÃO
L

Recebimento da Licença Ambiental:. ASSUNÇÃO LTDA

Licenças Ambiental Simplificado Nº 016.00147.002/2025-SUL
L
Balança comercial tem superávit de US$ 8,15 bilhões em março, segundo melhor da história para o mês

Balança comercial tem superávit de US$ 8,15 bilhões em março, segundo melhor da história para o mês

Resultado é o segundo melhor da história para o mês
L
Renato Gaúcho comanda primeiro treino no Fluminense após 11 anos e projeta time com “alegria e coragem”

Renato Gaúcho comanda primeiro treino no Fluminense após 11 anos e projeta time com “alegria e coragem”

Treinador convoca tricolores para duelo de domingo contra o Bragantino
L
STF remarca para 22 e 23 de abril julgamento de denúncia contra núcleo 2 da trama golpista

STF remarca para 22 e 23 de abril julgamento de denúncia contra núcleo 2 da trama golpista

Primeira Turma reservou três sessões para julgar a denúncia
L
Ato em São Paulo repudia absolvição de Daniel Alves e denuncia impunidade em casos de violência contra mulheres

Ato em São Paulo repudia absolvição de Daniel Alves e denuncia impunidade em casos de violência contra mulheres

Tribunal espanhol absolveu Daniel Alves, condenado por abuso sexual
L

Representante de Rondônia integrará diretoria nacional de populações ribeirinhas do Conasems

Rondônia ganha destaque nacional na defesa da saúde de populações ribeirinhas.
L
FIERO dialoga com setor empresarial da construção de Rondônia sobre concessão da BR-364

FIERO dialoga com setor empresarial da construção de Rondônia sobre concessão da BR-364

O encontro teve como objetivo esclarecer os detalhes do projeto e destacar os benefícios econômicos que ele trará para o estado.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.