QUINTA-FEIRA, 10/04/2025

L

Saúde

Reforma prevê isenção para vacinas de covid, dengue e febre amarela

Texto inclui 850 medicamentos com alíquota reduzida e 383 isentos

Por Welton Máximo – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Reforma prevê isenção para vacinas de covid, dengue e febre amarela
Rovena Rosa/Agência Brasil

A regulamentação da reforma tributária sobre o consumo prevê isenção de impostos para 383 medicamentos e vacinas, entre as quais os imunizantes contra a covid-19, a dengue e a febre amarela. O texto, enviado ao Congresso Nacional na quarta-feira (26), propõe ainda redução da alíquota em 60% para 850 medicamentos.

Entre os medicamentos com isenção, estão vacinas contra covid-19, dengue, febre amarela, gripe, cólera, poliomielite e sarampo, além de substâncias como a insulina (usada para diabetes) e o antiviral abacavir (usado contra o HIV). Também não pagará imposto o citrato de sildenafilia (usado para tratar disfunções eréteis).

Entre os princípios ativos com alíquota reduzida, estão o omeprazol (usado para tratar refluxos e úlceras digestivas), o ansiolítico lorazepam, o medicamento para pressão alta losartana, a metmorfina (usada para diabetes), o anti-inflamatório, antialérgico e o antirreumático prednisona e o medicamento para impotência sexual tadafilia.

O projeto de lei complementar regulamenta a cobrança do Imposto sobre Valor Adicionado (IVA). Esse tributo é composto pela Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), arrecadada pelo governo federal, e pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), de responsabilidade dos estados e dos municípios. A expectativa do governo é aprovar o texto até o fim de julho na Câmara e até o fim do ano no Senado.

Cumulatividade

Em entrevista coletiva para explicar o projeto de lei complementar, o secretário extraordinário de Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, disse que a aprovação da proposta como foi enviada pelo governo permitirá “uma redução relevante de custos” dos medicamentos. Além da redução ou isenção de alíquotas, ele destacou que o fim da cumulatividade (cobrança em cascata) resultará em preços mais baixos.

“Não só por causa das alíquotas, mas hoje tem a cumulatividade que vai deixar de existir. Quando o medicamento com [cobrança de] ICMS [Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços, que vai deixar de existir] vai para alíquota reduzida, há uma redução grande, de 20% para 10% [na carga tributária]. Se [atualmente] já tem alíquota zero, continua isento, mas ganha porque não tem mais cumulatividade”, afirmou Appy.

Pela proposta do governo, a alíquota média ficará em 26,5%. Caso haja a redução de 60% para a alíquota geral, os medicamentos com o benefício pagarão apenas 10,6% de imposto.

Confira, abaixo, os remédios isentos de impostos pelo projeto (entre as páginas 280 e 291).

Confira os remédios que terão redução de 60% (entre as páginas 239 e 264).

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de RO incentiva doações e amplia estoque de sangue no início de abril

Governo de RO incentiva doações e amplia estoque de sangue no início de abril

A ação reforça a importância das coletas itinerantes, que facilitam o acesso à doação e ampliam o alcance da campanha.
L
Ministério da Saúde inclui 80 municípios como prioritários no combate à dengue e amplia vacinação

Ministério da Saúde inclui 80 municípios como prioritários no combate à dengue e amplia vacinação

Proposta é reduzir os casos graves e os óbitos pela doença
L

Lula recebe vacina contra a gripe no início da campanha nacional

Meta para 2025, reforçada no Dia Mundial da Saúde, é imunizar 90% dos grupos prioritários. Governo Federal adquiriu 73,6 milhões de doses
L

Prefeitura de Porto Velho realiza projeto Caps Fora do Caps em alusão ao Dia Mundial da Saúde

Foram oferecidos testes de glicemia, aferição dos sinais vitais, danças e orientações com foco na promoção da saúde mental
L

Estado de RO estabelece pacto em prol da saúde mental dos servidores públicos

O pacto inclui campanhas educativas para conscientizar sobre a gravidade da depressão e outros transtornos emocionais, por meio de vídeos, panfletos e banners
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prefeitura leva água potável e alimentos perecíveis aos moradores do Alto, Médio e Baixo Madeir

Com a “Operação Ribeirinhos em Ação”, o município tem atuado para atender a comunidade afetada pela cheia.
L

Librelato promove ações comerciais exclusivas com o “Conexão Librelato”

Implementadora reafirma seu compromisso com o setor ao integrar a Copa Truck 2025
L
Léo Moraes discute passagens aéreas mais acessíveis e novas rotas em reunião com ministro

Léo Moraes discute passagens aéreas mais acessíveis e novas rotas em reunião com ministro

Alto custo e malha aérea limitada foram parte da demanda apresentada pelo prefeito
L

Agenda News: Veredas apresenta o 4° Festival de Tambaqui Especial de Páscoa

Tradição, sabor e diversão se encontram no paraíso Veredas, no dia 18 de abril, com cardápio regional e atividades para toda a família.
L

#GiroNews | Entrevista Almir Marcelo Oliveira Viana, presidente da LDJJRO

No Giro News desta quarta-feira, dia 09, às 16h, o entrevistado é Almir Marcelo Oliveira Viana, faixa preta 3º grau diplomado pela CBJJ/IBJJF e presidente da recém-criada Liga Desportiva de Jiu-Jitsu de Rondônia (LDJJRO).
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso TJRO: Novas convocações para avaliação biopsicossocial e heteroidentificação

Concurso para servidores: Comissão comunica sobre etapas presenciais de heteroidentificação para candidatos negros e indígenas; Confira datas e locais

Candidatos devem chegar com 30 minutos de antecedência ao horário indicado. A ausência ou atraso implicará eliminação nesta fase. A entrevista será individual e poderá ser gravada para fins de registro institucional.
L
Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Entrevistados citam melhoria na qualidade de vida e na produtividade
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA EXTERNA

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
Publicidade

POLÍTICA

Ieda Chaves anuncia destinação de recursos para Rolim de Moura e Nova Brasilândia em agenda oficial

Município conseguiu adquirir dois veículos para a Semusa; apoio à 36ª Expoagro foi garantido.
L

Vereador Márcio Pacele acompanha lançamento da Operação Cidade Limpa na região da Ponta do Abunã

Após Extrema, a operação segue para Nova Califórnia, Vista Alegre do Abunã e, conforme o cronograma, chegará a todos os distritos da região.
L
Coronel Chrisóstomo fiscaliza obras na BR-425 em videoconferência com diretor do DNIT

Coronel Chrisóstomo fiscaliza obras na BR-425 em videoconferência com diretor do DNIT

Intervenções buscam restabelecer a trafegabilidade e reduzir riscos em trechos alagados entre Guajará-Mirim e Nova Mamore.
L
Chrisóstomo

Coronel Chrisóstomo anuncia mais de R$ 18,5 milhões para o esporte em Rondônia e propõe foco nos eSports

Deputado federal lidera iniciativa na Comissão do Esporte e reforça compromisso com o setor nos 52 municípios rondonienses
L
RESENHA POLÍTICA

Resenha Política: Bastidores, Disputas e Protagonistas de Rondônia

Entrevistas exclusivas revelam intenções eleitorais, embates jurídicos e os nomes que moldam o cenário político do estado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Apenado monitorado é executado a tiros na zona sul

De acordo com as primeiras informações, um criminoso que estava em uma moto teria efetuado os disparos contra a vítima e, em seguida, fugido.
18
BPTAR prende jovem com mais de 2kg de drogas na zona sul

BPTAR prende jovem com mais de 2kg de drogas na zona sul

Policiais do BPTAR foram ao local após receberem denúncias que estaria ocorrendo venda de entorpecentes.
12

Motociclista tenta desviar de buraco e causa gravíssimo acidente na Calama

Com a colisão, uma das vítimas ficou desacordada, precisou ser intubada e foi encaminhada às pressas ao Hospital João Paulo II.
12
PRF em Rondônia cumpre mandado de prisão em Porto Velho

PRF prende homem por estupro de vulnerável, em Porto Velho

Mandado de prisão é cumprido em desfavor de homem de 30 anos durante abordagem a táxi
16
Acusado de matar homem em vila de apartamentos é preso pela Homicídios

Acusado de matar homem em vila de apartamentos é preso pela Homicídios

A vítima foi Ricardo Silva de Paiva Neto, de 44 anos.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo atualiza "lista suja" do trabalho escravo com inclusão de 155 empregadores

Governo atualiza “lista suja” do trabalho escravo com inclusão de 155 empregadores

Cadastro tem 745 nomes e é atualizado a cada seis meses
L
Justiça britânica marca audiências sobre indenizações do caso Mariana para julho de 2025

Justiça britânica marca audiências sobre indenizações do caso Mariana para julho de 2025

Na ocasião, justiça vai definir como será segunda fase do julgamento
L

Maysa Ribas é a nova gerente de marketing da Link-Belt América Latina

Plano de reestruturação busca alinhar mercado, stakeholders e estratégias de crescimento
L

Brasil lidera corrida elétrica na América Latina

Estudo revela intenção crescente de brasileiros em adquirir veículos elétricos nos próximos anos
L

Requerimento da Licença Ambiental: 60.294.795 GILVANE MOTA DE ALMEIDA – MEI

LICENÇA PRÉVIA, LICENÇA DE INSTALAÇÃO E LICENÇA DE OPERAÇÃO
L

Recebimento da Licença Ambiental: CERÂMICA SANTA CATARINA – LTDA

LICENÇA MINERAL DE EXTRAÇÃO Nº 016.00030.004/2025-SUL
L

Léo Moraes, prefeito de Porto Velho, assume vice-presidência de Segurança Viária e Trânsito na FNP

A escolha fortalece a representatividade de Porto Velho nas discussões sobre políticas públicas voltadas à mobilidade urbana
L

Reajuste de aproximadamente 5% será aplicado aos servidores municipais de Porto Velho a partir de junho

O anúncio foi feito em menos de 100 dias de governo
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: EDVALDO DA SILVA PUPIN – ME

Licença Ambiental de Operação
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.