DOMINGO, 06/04/2025

L

Saúde

Projeto melhora atendimento de pacientes cardiológicos do SUS

Parceria reúne instituições privadas e Ministério da Saúde

Por Alana Gandra – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Projeto melhora atendimento de pacientes cardiológicos do SUS
National Cancer Institute/Unsplash

O projeto Boas Práticas Cardiovasculares, parceria que reúne instituições privadas e o Ministério da Saúde, tem melhorado o atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Participam do projeto o Hospital do Coração (HCor), a Beneficência Portuguesa (BP) e o ministério, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS).

A iniciativa é um projeto de qualificação em serviço. A parceria entre o HCor e a pasta da Saúde, por meio do Proadi-SUS, começou em 2009 com o projeto de eletrocardiografia (Tele-ECG), que disponibilizou pontos para realização de eletrocardiogramas em unidades de pronto atendimento (UPAs 24h) e serviços de atendimento móvel de urgência (Samu) em nível nacional.

Segundo a gerente de Projetos de Assistência e Saúde Digital de Responsabilidade Social do HCor, Patricia Vendramim, desde o início do projeto, o fornecimento do laudo do eletrocardiograma por meio de conexões interativas e plataformas a distância permitiu a qualificação do serviço. “O tempo inteiro, a gente qualifica os profissionais que estão na linha de frente nesses serviços de urgência e emergência que são UPAs, no país inteiro”, disse Patricia à Agência Brasil.

O Boas Práticas começou em 2009 só com atuação cardiovascular na síndrome coronariana aguda e, ao longo dos últimos 15 anos, vem se ajustando de acordo com a demanda atual do cenário da saúde, por meio da implementação de melhorias.

“A gente seleciona alguns serviços, dos quais faz uma tutela, ensina a coletar indicadores, torna o protocolo mais atualizado para que seja usada a melhor prática possível, disponível no momento. O tempo inteiro, a gente está qualificando em serviço e, assim, coletando os indicadores”, explicou.

No momento, o projeto tem 735 unidades pelo HCor, mais 150 pela BP, totalizando 885 unidades do SUS. O projeto disponibiliza um aparelho de eletrocardiografia em cada serviço, capilarizado no país inteiro. O paciente chega com uma dor torácica ou com algum sinal de problema cardiovascular, faz o eletrocardiograma, e o médico, no serviço do HCor ou da BP, em São Paulo, faz o laudo e o devolve em cerca de 3 minutos, em média.

De acordo com Patricia, se o laudo estiver alterado com arritmia grave ou infarto grave, o médico entra em contato com o profissional da UPA onde o paciente está e o auxilia no atendimento. Os dois itens são considerados qualificação em serviço.

Resultados positivos

Patricia disse que a Beneficência Portuguesa, que entrou no projeto no triênio passado, “engrossou” o time de qualificação do serviço nas UPAs. Com isso, diminuiu-se o tempo em que o paciente chega à UPA e faz o eletrocardiograma, porque, quanto antes se fizer o diagnóstico da pessoa que chega com uma dor torácica, melhor para ela.

“Conseguimos, na implementação de melhorias, diminuir 44% na taxa de mortalidade das UPAs que participaram desse grupo mais seleto. Na adesão de terapia medicamentosa, houve  aumento de 33, e o tempo de realização do eletrocardiograma diminuiu 59%.

Os resultados positivos permitiram que, desde 1º de abril, houvesse expansão do olhar não somente para a síndrome coronariana aguda, o infarto, mas também para o acidente vascular cerebral ou derrame, e a sepse, que seriam infecções com grande repercussão clínica, para que também as boas práticas nas unidades de pronto atendimento estejam estabelecidas enquanto protocolo clínico, proporcionando maior estrutura e apoio na condução do caso clínico, afirmou a coordenadora de Projetos da Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP), Camilla Nicolino.

Camila ressaltou que, entre as UPAs que o projeto abrange, 86% são habilitadas junto ao Ministério da Saúde.

Exames

Desde 2009, foram realizados mais de 2 milhões de exames. Em 2019, o projeto passou a oferecer serviços de teleconsultoria cardiológica por telefone, contabilizando mais de 19 mil atendimentos no consolidado HCor e BP. De 2021 para 2022, houve expansão para uma plataforma online (Teams).

“Só no triênio 2021/2023, foram emitidos mais de 750 mil laudos de eletrocardiogramas que proporcionaram uma discussão clínica e identificação precoce de pacientes com arritmias e infartos, resultando em redução de mortalidade e aumento de medidas que previnem eventos isquêmicos, o que é um grande diferencial quando se fala de saúde pública, de complexidade assistencial e trabalhando nesse âmbito de rede”, informou.

Camilla acrescentou que o projeto foi agregando valor e expertise. Nos próximos 32 ou 33 meses, já que o Boas Práticas se estenderá até 31 de dezembro de 2026, prevê-se o estabelecimento de todas as unidades ativas com esse serviço e qualidade assistencial garantida. A previsão inclui centro laudador de referência e ampliação das unidades de pronto atendimento, que terão tutoria, consultoria para implementação de boas práticas para a síndrome coronariana, acidente vascular cerebral e sepse, bem como avaliação na classificação de risco, por meio da metodologia healthscare, do plano de capacidade plena e do fluxo de pacientes.

“Como essas unidades lidam com situações de aumento de fluxo, de demanda, em todos os cenários de endemias, e aumentos sazonais que ocorrem dentro das unidades,  trabalham o fluxo de pacientes para garantir menos tempo de passagem, ou seja, que o paciente fique na UPA o menor tempo possível, evitando retrabalho e também algum impacto na decisão clínica”, complementou Camilla Nicolino.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Anvisa proíbe suplementos com ora-pro-nóbis e determina recolhimento dos produtos

Anvisa proíbe suplementos com ora-pro-nóbis e determina recolhimento dos produtos

Agência determina ainda recolhimento dos produtos
L
Ministro da Saúde defende mobilização nacional contra o negacionismo e reforça campanha de vacinação contra gripe e sarampo

Ministro da Saúde defende mobilização nacional contra o negacionismo e reforça campanha de vacinação contra gripe e sarampo

Saúde promete atuar em diversas frentes para aumentar a vacinação
L
Campanha de doação de sangue será realizada em Itapuã do Oeste e Ouro Preto do Oeste neste fim de semana

Campanha de doação de sangue será realizada em Itapuã do Oeste e Ouro Preto do Oeste neste fim de semana

A participação na ação de doação de sangue está aberta tanto para doadores já cadastrados quanto para aqueles que desejam se voluntariar pela primeira vez.
L

Início da 2ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em Porto Velho reúne mais de 230 participantes

Representantes de diversas instituições reforçaram a necessidade de atualização das políticas públicas de saúde do trabalhador
L
Caminhada integra ações do projeto "Caps fora do Caps" em celebração ao Dia Mundial da Saúde

Caminhada integra ações do projeto Caps fora do Caps em celebração ao Dia Mundial da Saúde

Ação tem a finalidade de conscientizar população sobre os benefícios das atividades físicas para a saúde mental do indivíduo.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

ALIANÇA PELA VIDA: Casal Rocha fortalece compromisso com a cidadania na edição especial do Rondônia Cidadã no residencial Morar Melhor

A ação faz parte do Plano Aliança Pela Vida, lançado em dezembro de 2024, e representa uma importante mobilização do governo estadual em prol da garantia dos direitos sociais e da dignidade das comunidades mais vulneráveis.
L

Na geladeira: BPTAR esfria os planos de traficante e encontra 1kg de maconha no congelador

Droga foi encontrada escondida entre os “frios” de um apartamento na zona sul; suspeito confessou e acabou com os planos congelados pela polícia.
10

CARDE amplia acervo com modelos exclusivos da Ferrari, Pegaso e Tucker

Museu em Campos do Jordão conta com mais de 100 veículos
L

Terapia com animais auxilia na recuperação de pacientes

Interação com pets contribui para o bem-estar e alívio de sintomas
L

Motoniveladora comemorativa da New Holland Construction tem tiragem limitada

Edição Titanium da RG170.B EVO marca os 75 anos da marca no Brasil com numeração exclusiva e pintura especial
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Provas do concurso do Ibama serão aplicadas neste domingo em todo o país

Provas do concurso do Ibama serão aplicadas neste domingo em todo o país

Abertura dos portões está marcada para meio dia no horário de Brasília
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 53 candidatos aprovados no Concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 53 candidatos aprovados no Concurso público

Todos os procedimentos devem ser concluídos no prazo máximo 30 dias.
L
Prefeitura de Jaru chama aprovados para cargo de motorista de veículos pesados

Prefeitura de Jaru chama aprovados para cargo de motorista de veículos pesados

Os profissionais têm o prazo de cinco dias úteis para se apresentarem.
L
Marinha do Brasil lança concurso para ingresso no Colégio Naval

Marinha do Brasil lança concurso para ingresso no Colégio Naval

Os interessados devem ter o Ensino Fundamental completo, ter entre 15 anos e menos de 18 anos no dia 30 de junho de 2026, entre outros requisitos presentes no edital.
L
ABDI e governo lançam concurso para desenvolvimento de bengalas inteligentes para pessoas com deficiência visual

ABDI e governo lançam concurso para desenvolvimento de bengalas inteligentes para pessoas com deficiência visual

Objetivo é melhorar equipamento para pessoas com deficiência visual
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Cássio Gois apoia independência do Saae de Rondônia e propõe revisão das microrregiões de saneamento

O parlamentar, que não votou a matéria quando da sua aprovação em 2023, agora lidera debates para garantir autonomia das autarquias
L
Casa da Comunidade continua ofertando cursos em Ji-Paraná e demais municípios

Casa da Comunidade continua ofertando cursos em Ji-Paraná e demais municípios

Sílvia Cristina destinou recurso para projeto do Ifro de Ji-Paraná, que oferece qualificação gratuita.
L
Nota de Esclarecimento - Hildon Chaves

Nota de Esclarecimento – Hildon Chaves

Circula nas redes uma fake news sobre eleições de 2026.
L

Produtores sofrem com preço da arroba do boi e recebem apoio de Cláudia de Jesus durante Comissão

Parlamentar defende mais atenção ao setor produtivo e políticas públicas.
L

Lei da deputada Dra. Taíssa assegura aos pais o direito de decidir sobre vacinação infantil contra a covid-19 em Rondônia

Medida reforça o direito dos pais na decisão sobre imunização.
L
Publicidade

POLÍCIA

Colisão entre táxi e carro de passeio deixa ferido em cruzamento da Pinheiro Machado

Colisão ocorreu durante a noite no bairro Igarapé e deixou o condutor do táxi com ferimentos no rosto; demais envolvidos saíram ilesos.
10

Operação desmantela esquema de grilagem em terra indígena de Rondônia

PF investiga grupo que loteava e vendia ilegalmente áreas da Terra Indígena Igarapé Lage; construções clandestinas foram destruídas
10

Ficou sozinha: criminoso foge e deixa companheira para ser presa com drogas perto da rodoviária

Uma jovem de 19 anos foi presa por tráfico de drogas neste sábado (05), após ser flagrada com entorpecentes na Avenida Dom Pedro II, nas proximidades da rodoviária de Porto Velho.
10

Casal é preso após tentativa de homicídio mútua durante briga em vila de apartamentos

Durante a confusão, ambos acabaram se esfaqueando.
12

Homem leva duas facadas durante bebedeira na zona leste

A vítima não revelou quem foi o autor do crime, nem a motivação.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Librelato amplia rede e inaugura mais um Box Libreparts no Brasil

Nova unidade expande operação e reforça a proximidade com os clientes, oferecendo soluções práticas e ágeis
L

Recebimento da Licença Ambiental: A B SERVICOS MEDICOS LTDA

Licença Ambiental/LAS Nº 176 SOL/DLA
L

Requerimento da Licença Ambiental: MAIS LOCACOES LTDA.

LAS – Licença Ambiental Simplificada 
L

Abril das Invasões: rondonienses protestam, mas MST avisa que voltará aos ataques com toda a força

Parlamentar denuncia falta de transparência na destinação de R$ 850 milhões ao MST, supostamente para a Reforma Agrária, sem detalhamento dos critérios de aplicação dos recursos.
L

Gestão municipal articula com instituições estratégias para lidar com a cheia do Rio Madeira

Tom foi de solidariedade, prontidão e respeito ao sofrimento das famílias ribeirinhas
L
Governo de RO marca um feito inédito com o lançamento do primeiro PAA Indígena Estadual

Governo de RO marca um feito inédito com o lançamento do primeiro PAA Indígena Estadual

O Programa, que integra políticas públicas federais, estaduais e municipais, possibilita que os próprios indígenas produzam e comercializem seus alimentos com garantia de preço justo e qualidade.
L

AMG GT 63 S E PERFORMANCE estreia no Brasil com motor V8 híbrido

Modelo combina tecnologias da Fórmula 1 com tração integral e bateria de refrigeração direta
L

Motociclista fica em estado grave após colisão com carro na zona leste

Uma equipe do Samu realizou os primeiros socorros.
14

Mulher perde o controle de carro e capota ao lado de viaduto na zona sul

A motorista ferida foi socorrida em um carro particular para a UPA Sul.
10
Atletas rondonienses recebem incentivo do Governo de RO para competir no Challenge Junior

Atletas rondonienses recebem incentivo do Governo de RO para competir no Challenge Junior

O atleta Marcus Rodrigues ressaltou a importância do apoio do governo do estado.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.