SÁBADO, 18/05/2024

L

Saúde

Malária: gestantes, crianças e pessoas vulneráveis são mais afetadas

94% dos casos da doença foram registrados na África

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Malária: gestantes, crianças e pessoas vulneráveis são mais afetadas
Prefeitura de Caraguatatuba
Ao longo dos últimos anos, o progresso na redução da malária estagnou – a doença não apenas continua colocando em risco a saúde e a vida das pessoas, mas também perpetua um ciclo vicioso de desigualdade. O alerta é da Organização Mundial da Saúde (OMS) em razão do Dia Mundial da Malária, lembrado nesta quinta-feira (25).

“Pessoas que vivem em situações mais vulneráveis, incluindo gestantes, bebês, crianças menores de cinco anos, refugiados, migrantes, pessoas deslocadas internamente e povos indígenas continuam a ser desproporcionalmente afetadas”, analisa a entidade. Dados da OMS indicam que, em 2022, foram contabilizados 249 milhões de novos casos de malária, além de 608 mortes em todo o planeta.

África

Do total de casos de malária, 94% foram identificados no continente africano. A região responde ainda por 95% das mortes pela doença. Populações rurais que vivem em situação de pobreza e com menos acesso à educação são as mais atingidas. Diante do cenário, a OMS aponta que as metas estabelecidas para a redução da malária até 2025 não serão alcançadas.

A entidade alerta ainda para barreiras em áreas como equidade no acesso à saúde, igualdade de gênero e direitos humanos nas estratégias de combate à malária. “Todas as pessoas deveriam ter direito a serviços de qualidade oportunos e acessíveis para prevenir, detectar e tratar a malária, mas essa não é uma realidade para todos”, destaca.

Bebês e crianças

Os dados mostram, ainda, que bebês e crianças pequenas seguem respondendo pelo maior número de mortes provocadas pela doença – em 2022, quatro em cada cinco mortes relacionadas à malária no continente africano foram contabilizadas entre crianças menores de cinco anos. Desigualdades no acesso à educação e a recursos financeiros, segundo a OMS, agravam ainda mais o risco.

“Crianças menores de cinco anos de famílias pobres da África subsaariana têm cinco vezes mais chance de serem infectadas pela malária do que as de famílias mais ricas”, alerta a entidade.

Gestantes

A OMS salienta, ainda, que a gravidez reduz a imunidade da paciente para combater a malária, tornando gestantes mais suscetíveis a infecções e aumentando o risco da forma grave da doença e de morte. Desigualdades de gênero, portanto, aumentam o risco de contrair a doença.

“Se não for tratada, a malária, durante a gravidez, pode causar anemia grave, morte materna, morte do feto, parto prematuro e recém-nascidos de baixo peso”, indica a OMS.

Refugiados, migrantes e indígenas

Por fim, a entidade lembra que alterações climáticas e emergências humanitárias, incluindo catástrofes naturais, além de conflitos em países onde a malária é considerada endêmica, deslocam populações e colocam pessoas em situação de vulnerabilidade para a doença.

 “Esses e outros grupos seguem sendo excluídos dos serviços que necessitam para prevenir, detectar e tratar a malária, dificultando o progresso na concretização de um mundo livre da doença”, concluiu a OMS.

Recomendações

Dentre as recomendações listadas pela entidade para o combate à malária figuram:

– Acabar com a discriminação e o estigma;

– Envolver comunidades na tomada de decisões em saúde;

– Levar cuidados de saúde para perto de onde as pessoas vivem e trabalham, por meio da saúde primária;

– Abordar fatores que aumentam os riscos de malária;

– Incluir intervenções de controle da malária na cobertura universal de saúde.

Como é a doença

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a malária é uma doença infecciosa, febril, aguda e potencialmente grave. Ela é causada pelo parasita do gênero Plasmodium, transmitido ao homem, na maioria das vezes, pela picada de mosquito do gênero Anopheles infectado, também conhecido como mosquito-prego.

A doença, entretanto, também pode ser transmitida pelo compartilhamento de seringas, por transfusão de sangue ou da mãe para o feto durante a gravidez.

Após a picada do mosquito transmissor, o parasita permanece incubado no corpo do indivíduo infectado por pelo menos uma semana. A seguir, surge um quadro clínico variável, que inclui calafrios, febre alta, sudorese e dor de cabeça. Podem ocorrer também dor muscular, taquicardia, aumento do baço e, por vezes, delírios.

No caso de infecção pelo protozoário P. falciparum, também existe uma chance de se desenvolver o que se chama de malária cerebral, responsável por cerca de 80% dos casos letais da doença. Nesse quadro, além da febre, podem surgir dor de cabeça, ligeira rigidez na nuca, perturbações sensoriais, desorientação, sonolência ou excitação, convulsões e vômitos. O paciente pode chegar a entrar em coma.

O tratamento da malária visa a eliminar o mais rapidamente possível o parasita da corrente sanguínea do paciente e deve ser iniciado o mais rapidamente possível. O tratamento imediato com medicamento antimalárico – até 24h após o início da febre – é considerado fundamental para prevenir complicações.

Se o teste de diagnóstico não estiver acessível nas primeiras duas horas de atendimento, o tratamento com antimaláricos deve ser administrado com base no quadro clínico e epidemiológico do paciente.

Brasil

No Brasil, de acordo com a Fiocruz, há três espécies de parasitas Plasmodium que afetam o ser humano: P. falciparumP. vivax e P. malariae.

O mais agressivo é o P. falciparum, que se multiplica rapidamente na corrente sanguínea, destruindo de 2% a 25% do total de hemácias (glóbulos vermelhos) e provocando um quadro de anemia grave, além de pequenos coágulos que podem gerar problemas como tromboses e embolias em diversos órgãos do corpo.

Já o P. Vivax, de modo geral, causa um tipo de malária mais branda, que não atinge mais do que 1% das hemácias, e é raramente mortal. No entanto, seu tratamento pode ser mais complicado, já que se aloja por mais tempo no fígado, dificultando sua eliminação. Além disso, pode haver diminuição do número de plaquetas, o que pode confundir a infecção com outra doença bastante comum, a dengue, retardando o diagnóstico.

A doença provocada pela espécie P. malariae possui quadro clínico bem semelhante ao da malária causada pelo P. vivax. É possível que a pessoa acometida por este parasita tenha recaídas a longo prazo, podendo desenvolver a doença novamente anos mais tarde.

Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Fiocruz alerta para importância da vacina da gripe para os gaúchos

Fiocruz alerta para importância da vacina da gripe para os gaúchos

Pesquisador ressalta que quadros pode se agravar com a vulnerabilidade
L
Saúde anuncia pacote de R$ 66,5 milhões para o Rio Grande do Sul

Saúde anuncia pacote de R$ 66,5 milhões para o Rio Grande do Sul

Recursos destinam-se à capital e mais oito municípios
L
Gripe, covid-19 e tétano estão entre prioridades de vacinação no RS

Gripe, covid-19 e tétano estão entre prioridades de vacinação no RS

Saúde definiu estratégia para imunização em abrigos no estado
L
Doenças respiratórias são foco do Ministério da Saúde no RS

Doenças respiratórias são foco do Ministério da Saúde no RS

Apesar das enchentes, não houve aumento de casos de leptospirose
L
Coleta de bolsas de sangue para região Central acontece em Presidente Médici, neste sábado, 18

Coleta de bolsas de sangue para região Central acontece em Presidente Médici, neste sábado, 18

A ação acontece em parceria com o município, e tem como meta a realização de mais de 100 coletas.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Novas instalações são entregues pelo Governo de RO na Escola Paulo Freire, em Vilhena

Novas instalações são entregues pelo Governo de RO na Escola Paulo Freire, em Vilhena

Escola, com 603 alunos do ensino fundamental, passa a contar com três novas salas de aula.
L

#Sintonia360 | Entrevista com Eduardo Bullerjahn e Raiza Salvi – fisiculturistas

Os convidados são Eduardo Bullerjahn e Raiza Salvi, campeões do Mister São Paulo, um renomado campeonato de fisiculturismo com mais de 100 anos de tradição.
L
Taxa de alfabetização chega a 93% da população brasileira, revela IBGE

Taxa de alfabetização chega a 93% da população brasileira, revela IBGE

Em seis décadas, percentual subiu quase 20 pontos percentuais
L

Retrocesso econômico e revogação da desoneração da folha

O governo gasta mal e pretende economizar da pior forma ao atingir o próprio desenvolvimento com perspectiva de demissões
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L
Taxa de desemprego fica em 7,9%; índice é o menor em 10 anos

Taxa de desemprego fica em 7,9%; índice é o menor em 10 anos

Desocupação trimestral recua em 21 estados e no Distrito Federal
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L

Publicado o edital para contratar 44 profissionais: Vagas são para psicólogos e assistentes sociais

Os contratados serão lotados em Alta Floresta do Oeste, Ariquemes, Buritis, Cacoal, Cerejeiras, Costa Marques, Espigão do Oeste, Extrema, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Machadinho do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Porto Velho, Rolim de Moura, São Francisco do Guaporé e Vilhena.
L

Inscrições abertas para capacitação gratuita de mulheres artesãs em Porto Velho

Esta é a primeira etapa da capacitação com dez oficinas e diferentes temas voltados ao empreendedorismo feminino
L
Publicidade

POLÍTICA

Vereador Valtinho Canuto agradece a EMDUR pela manutenção e instalação de lâmpadas de LED na Rua Madeira Mamoré

Vereador Valtinho Canuto agradece a EMDUR pela manutenção e instalação de lâmpadas de LED na Rua Madeira Mamoré

Então procuramos a EMDUR, relatamos os fatos e fomos prontamente atendidos pela equipe, sendo realizado o serviço de manutenção de iluminação pública trocando lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED.
L
Vereador Valtinho Canuto Participa da Fundação da FETAPE-RO, Marcando Importante Avanço para os Pescadores e Aquicultores de Rondônia

Vereador Valtinho Canuto Participa da Fundação da FETAPE-RO, Marcando Importante Avanço para os Pescadores e Aquicultores de Rondônia

A cerimônia contou com a presença do vereador Valtinho Canuto, que destacou a importância deste novo marco para a organização e defesa dos direitos dos pescadores e aquicultores da região.
L
Deputado estadual Pedro Fernandes participa do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo em Brasília

Deputado estadual Pedro Fernandes participa do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo em Brasília

Durante o congresso, foi lançada a Agenda Institucional do Cooperativismo, um documento estratégico que visa fortalecer os laços institucionais entre o Poder Legislativo e o modelo de negócios cooperativista.
L
Cláudia de Jesus articula contratação de mais médicos para Rondônia

Cláudia de Jesus articula contratação de mais médicos para Rondônia

Governo vai chamar mais profissionais de saúde, atendendo solicitação da deputada
L
Publicidade

POLÍCIA

Ladrão é perseguido e derrubado após furtar bike na Calama

Ladrão é perseguido e derrubado após furtar bike na Calama

Um amigo da vítima saiu correndo atrás do ladrão.
10
URGENTE: Motociclista sofre fraturas em colisão com ônibus na zona leste

URGENTE: Motociclista sofre fraturas em colisão com ônibus na zona leste

Devido a forte batida a mulher caiu desmaiada com fraturas expostas na perna, e outras lesões pelo corpo.
16
AUDACIOSO: Ladrão é preso furtando barras de cobre em prédio da PRF em Porto Velho

AUDACIOSO: Ladrão é preso furtando barras de cobre em prédio da PRF em Porto Velho

Dentro da mochila foram encontrados vários pedaços de cobre que o criminoso retirou dos fundos do prédio.
10
ATUALIZADA: Empresário é preso com arma e drogas após sofrer atentado a bala em conveniência na zona leste

ATUALIZADA: Empresário é preso com arma e drogas após sofrer atentado a bala em conveniência na zona leste

O empresário foi conduzido ao Departamento de Flagrantes.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: RICARDO LUIZ MARTINS JUNIOR

 Licença Ambiental de Operação SUL 69°
L
Testes em urnas eletrônicas reiteram que sistema de votação é seguro

Testes em urnas eletrônicas reiteram que sistema de votação é seguro

TSE encerrou nesta sexta-feira (17) fase de testes de segurança
L
Encontro formativo para implantação do Projeto “E-paz” é realizado na Escola Capitão Cláudio, em Porto Velho

Encontro formativo para implantação do Projeto “E-paz” é realizado na Escola Capitão Cláudio, em Porto Velho

A capacitação objetiva criar uma rede de proteção e desenvolver uma cultura de paz.
L
Materiais esportivos são entregues à comunidade do distrito Nova Samuel, em Candeias do Jamari

Materiais esportivos são entregues à comunidade do distrito Nova Samuel, em Candeias do Jamari

Projeto “Resgatando o Futuro da Nova Samuel”, esta integrado ao projeto “Renascendo pelo Esporte”.
L
MSF foca em populações ainda mais vulneráveis no apoio a vítimas da catástrofe

MSF foca em populações ainda mais vulneráveis no apoio a vítimas da catástrofe

Equipes atendem pacientes de comunidades em áreas isoladas e levam medicamentos, alimentos e água.
L
Justiça condena empresa de laticínios a pagar adicional de insalubridade. Entenda como funciona o benefício

Justiça condena empresa de laticínios a pagar adicional de insalubridade. Entenda como funciona o benefício

Esse é um benefício que, em geral, só conhece quem recebe, o que faz com que muitos não conhecam totalmente seus direitos, explica a advogada Dra.Lorrana Gomes, do escritório L Gomes Advogados.
L
Em preparação para a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, TRT-14 promove Seminário sobre tecnologia e inovações de mediação

Em preparação para a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, TRT-14 promove Seminário sobre tecnologia e inovações de mediação

Encontro contou com a presença do ministro do TST, Cláudio Brandão e trouxe debate sobre avanços tecnológicos e conciliação de conflitos trabalhistas.
L
Segredos e Confrontos No Rancho Fundo

Novas Chegadas e Conflitos no Rancho Fundo

Surpresas e Revelações Agitam a Vida dos Leonel
L
Laços e Conflitos em Família é Tudo

Segredos e Confrontos em Família É Tudo

Vênus e Netuno/Léo em Destaque enquanto Paulina Planeja Separação
L
Tramas e Desconfianças em Renascer

Laços e Conflitos em Renascer

Redescobertas e Perdões em Meio a Tensão Familiar
L