TERÇA-FEIRA, 21/05/2024

Nota da DPU sobre Lei Nº 14.843/2024, que trata sobre restrição das saídas temporárias de presos

Confira!

Por Defensoria Pública da União (DPU) - 010

Publicado em 

Nota da DPU sobre Lei Nº 14.843/2024, que trata sobre restrição das saídas temporárias de presos - News Rondônia
Foto: Reprodução

Foi aprovada a Lei nº 14.843, de 11 de abril de 2024, que altera a Lei de Execução Penal, para dispor sobre a monitoração eletrônica das pessoas privadas de liberdade, prever a realização de exame criminológico para progressão de regime e restringir o benefício da saída temporária.

É de conhecimento geral que o Brasil possui a terceira maior população prisional do mundo, com aproximadamente 700 mil pessoas privadas de liberdade, tendo uma parcela expressiva submetida a tratamento desumano e degradante em unidades prisionais superlotadas.

Nessa perspectiva, o Supremo Tribunal Federal, na ADPF 347, ao analisar a situação carcerária no Brasil, por unanimidade, reconheceu “a existência de um cenário de violação massiva de direitos fundamentais no sistema prisional Brasileiro, em que são negados aos presos, por exemplo, os direitos à integridade física, alimentação, higiene, saúde, estudo e trabalho. Afirmou-se que a atual situação das prisões compromete a capacidade do sistema de cumprir os fins de garantir a segurança pública e ressocializar os presos”. Portanto, reconheceu que “há um estado de coisas inconstitucional no sistema carcerário Brasileiro.”

Com o argumento de acautelar a segurança pública a Lei nº 14.843/2004, optou-se pela imposição generalizada de monitoração eletrônica e pela retomada da obrigatoriedade da realização de exame criminológico para a concessão de progressão de regime e outros benefícios. Note-se que o exame havia sido deixado de ser obrigatório na reforma da lei de execução penal em 2003, por ter-se revelado ineficiente, mesmo quando determinado de forma fundamentada pelo juízo de execução penal no caso concreto.

O Conselho Federal de Psicologia, instituição representativa de classe que estuda cientificamente a mente e o comportamento das pessoas, é contrário ao exame criminológico como posto na lei.

Não bastassem os impactos sociais e anticientíficos mencionadas, não houve estudo da repercussão financeira para a implantação dessas medidas, que acarretarão um gasto público relevante a ser suportado, em maior monta, pelos Estados federados em decorrência da compra e manutenção de grande quantidade de tornozeleiras eletrônicas para viabilizar o monitoramento de apenadas e apenados, assim como pela contratação de profissionais para a realização dos exames criminológicos.

Convém ressaltar, no entanto, que, além de manter injustificada e automaticamente a presa e o preso por mais tempo e, repita-se, em situação desumana,  as alterações propiciadas pela Lei nº 14.843/2024 afrontam tanto o princípio da dignidade da pena, que garante a presas e presos o respeito à sua integridade física e moral (artigo 5º, XLIX, da CRFB) quanto o princípio da individualização da pena (artigo 5º, XLVI e XLVII, da CRFB), por limitar progresso na ressocialização de apenadas e apenados apesar de seu bom comportamento.

Igualmente, a vedação generalizada do instituto da saída temporária – direito da pessoa em regime semiaberto, com bom comportamento, sair do presídio por sete dias, em datas predefinidas, cinco vezes ao ano, como parte de sua ressocialização – viola o princípio da individualização da pena (artigo 5º, XLVI e XLVII, da CRFB), tendo como resultado flagrantemente inconstitucional a inviabilização da ressocialização dessas pessoas para o retorno ao convívio social, tal como estabelecida na própria Lei de Execuções Penais (artigo 10).

A importância da saída temporária é central na reintegração social da presa e do preso, que ocorre paulatinamente até o término do cumprimento da pena. Dados oficiais e seguros fornecidos pelos Estados federados dão conta de que 95% dos presos que fruem do direito de saída temporária retornam ao cárcere após o prazo judicialmente estabelecido, caracterizando-se seu descumprimento como exceção.

O convívio familiar, proporcionado pelo instituto em questão, permite que a pessoa presa retorne ao lar e retome seus laços de afeto por um breve período. É evidente o papel da família na ressocialização da pessoa privada de liberdade, classificada pela Constituição como base da sociedade e merecedora de especial proteção do Estado (artigo 226).

A medida limitadora da saída temporária já consagrada pelo tempo e pela Constituição Federal de 1988 poderá ocasionar instabilidade no sistema prisional Brasileiro.

O Excelentíssimo Senhor Presidente da República, sensível à importância da saída temporária para a ressocialização das pessoas apenadas, vetou parte da Lei nº 14.843, de 11 de abril de 2024. A manutenção do veto garantirá a saída temporária e o direito ao trabalho externo a quem não tenha sido condenado por crimes hediondos, nem por delitos cometidos com violência ou grave ameaça à pessoa, demonstre bom comportamento e se mostre capaz, em acurada análise processual caso-a-caso, de retomar o convívio social e, sobretudo, familiar.

Por todas essas razões técnico-jurídicas e criminológicas, a Defensoria Pública da União, instituição permanente e essencial à função jurisdicional do Estado, como instrumento do regime democrático, destinada à defesa dos direitos humanos e fundamentais, manifesta-se favoravelmente à manutenção do veto parcial do Excelentíssimo Senhor Presidente da República à Lei nº 14.843, de 11 de abril de 2024.

Brasília/DF, 16 de abril de 2024

DEFENSORIA PÚBLICA-GERAL DA UNIÃO

Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

[AO VIVO] Prefeitura de Porto Velho na 11ª edição do Rondônia Rural Show Internacional

A apresentação fica por conta de Bruno Eduardo, que trará todas as informações, entrevistas e destaques do evento.
L
Mesa Redonda (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)

Mesa Redonda de segurança pública sobre Bullying e Cyberbullying no ambiente escolar é realizada pela Alero durante 11ª RRSI

Atividade especial teve participação de dezenas de alunos de escolas públicas de Ji-Paraná.
L
Fotos: Daiane Mendonça

Feira Estadual de Turismo é lançada durante a 11ª Rondônia Rural Show Internacional

A feira visa promover o turismo local, destacando a diversidade cultural, histórica e natural de Rondônia, além de fortalecer o setor por meio de capacitação e inovação.
L

Com inovação tecnológica e sustentável, estações de hidratação se destacam na 11ª Rondônia Rural Show Internacional

Bebedouros fornecem água gelada e possuem um sistema de partículas de água que refresca visitantes e expositores durante a feira internacional
L

Coluna do Simpi: ATENÇÃO MEI! Tem multa de 20% se atrasar a Declaração Anual

Quando se é um MEI , há uma série de benefícios já conseguidos, mas para mantê-los, alguns requisitos devem ser cumpridos pelo empreendedor
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Bolívia: País Andino Envia 70 Toneladas de Alimentos para o Sul Gaúcho

Donativos foram arrecadados pelos ministérios do governo e por voluntários.
L

Marcos Rocha anuncia comissão de regularização fundiária e fala em reparação às famílias que aguardam títulos definitivos

O governador atendeu a um pedido de mais de 60 entidades ligadas ao setor, para trazer representantes setoriais ao grupo de trabalho do estado, com o intuito de auxiliar nas ações que já são desenvolvidas pelo Executivo.
L

Atendimentos de Regularização Fundiária Rural são realizados durante a Rondônia Rural Show Internacional

Durante o evento, serão entregues 116 títulos definitivos, beneficiando municípios, entre eles: Alta Floresta d’Oeste, Cacoal, Jaru, Rolim de Moura, São Francisco do Guaporé e outros.
L

Vitrine Tecnológica potencializa inovações durante Rondônia Rural Show Internacional

Uma casa sustentável é uma moradia que prioriza a redução dos impactos ambientais, em todas as suas funções.
L

Chrisóstomo critica Lula por lamentar morte do presidente do Irã: “Mais uma vez escolheu o lado errado”

Mohammad Mokhber, primeiro vice-presidente do Irã, deve assumir o cargo deixado por Raisi.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L

Sine Municipal de Porto Velho tem novas vagas disponíveis

55 vagas para diversos níveis de escolaridade
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L
Taxa de desemprego fica em 7,9%; índice é o menor em 10 anos

Taxa de desemprego fica em 7,9%; índice é o menor em 10 anos

Desocupação trimestral recua em 21 estados e no Distrito Federal
L
Publicidade

POLÍTICA

Assembleia promove curso de liderança com foco em resultados durante a Rondônia Rural Show

A palestrante ressaltou que os indivíduos que têm dominância alta são ousados, diretos, competitivos e têm foco em resultados. Porém, os que têm dominância baixa são cooperadores, moderados, diplomáticos e modestos.
L

JAIME BAGATTOLI: Senador se reúne com Jair Bolsonaro para discutir posição do PL nas eleições 2024 em Rondônia

Estratégia é ter candidaturas próprias a prefeito e apoio a nominatas de vereadores
L

Confúcio Moura desabafa: “Parece que não existe mais ninguém no Brasil que tenha capacidade de ser presidente”

De pronto, Confúcio falou que Bolsonaro está inelegível e Lula, tem idade avançada.
L

Traíra assume mandato na câmara de Vilhena nesta terça, 21

A solenidade foi marcada para as 15h, no plenário.
L
Coronel Chrisóstomo se posiciona firmemente contra o aborto

Coronel Chrisóstomo se posiciona firmemente contra o aborto

O parlamentar rondoniense é totalmente a favor da vida e vai propor um projeto de lei no congresso nacional no posicionamento contrário à legalização do aborto.
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem é preso vendendo drogas próximo a bar na Duque de Caxias

Jovem é preso vendendo drogas próximo a bar na Duque de Caxias

Foram encontradas algumas porções de pedra oxi e uma de cocaína.
10
Adolescente é apreendido com moto roubada de trabalhador no Morar Melhor

Adolescente é apreendido com moto roubada de trabalhador no Morar Melhor

Através do rastreador instalado no veículo, a PM conseguiu flagrar um dos suspeitos com a moto.
10
Carro sai de estacionamento e causa grave acidente com motociclista na zona leste

Carro sai de estacionamento e causa grave acidente com motociclista na zona leste

Motociclista seguia na Petrolina em direção a Plácido de Castro, quando o carro modelo Saveiro saía de um estacionamento quando acabou causando a batida.
16
PF deflagra a Operação Senhores da draga contra o tráfico internacional de drogas em RO

PF deflagra a Operação Senhores da draga contra o tráfico internacional de drogas em RO

Na ação, dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Porto Velho.
10
Criminosos furtam cofre em residência e fogem em carro, em Alta Floresta do Oeste

Criminosos furtam cofre em residência e fogem em carro, em Alta Floresta do Oeste

No total, foram levados uma quantia de R$ 3.300 (Três mil e trezentos reais), além de Joias em ouro avaliadas em aproximadamente R$ 20.000.00 (Vinte mil reais), e documentos.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de Rondônia entrega novas instalações e melhorias no Colégio Militar Dom Pedro II, em Vilhena

A cerimônia, que contou com a presença de estudantes, pais, professores, servidores, autoridades e membros da comunidade, aconteceu no dia 16 de maio, no município.
L

Oficina destaca cuidados e obrigações na utilização de drones no campo, durante a 11ª Rondônia Rural Show

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, umas das principais funções da Idaron é a orientação, e não apenas a fiscalização, abordando temáticas em conversas com o setor produtivo.
L

Produtores recebem informações sobre benefícios tributários com programa de incentivo à agricultura familiar

O Programa de Verticalização da Agricultura Familiar (Prove) foi criado para fortalecer os pequenos negócios no campo, contribuindo para o aumento da produção e da renda dos produtores rurais.
L

Biosseguridade será abordada no 6° Fórum Rondoniense na Rondônia Rural Show, nesta quinta-feira, 23

O consultor do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para o Programa de Vigilância Baseada em Risco (PVBR/Aftosa), doutor Luis Gustavo Corbellini afirma que, a biosseguridade é o grande segredo para manutenção do status de livre de febre aftosa sem vacinação.
L

Rondônia Rural Show Internacional apresenta benefícios da bioeconomia para agricultura familiar

Para o governador de Rondônia Marcos Rocha, a formação de profissionais para atuar no mercado de trabalho, utilizando os recursos naturais de forma criativa e sustentável, representa um importante passo ao progresso econômico e para o desenvolvimento social.
L

Rondônia participa do Encontro Nacional do Programa de Compras Eficientes para o Sistema Único de Segurança Pública

O estado de Rondônia participa do 1º Encontro Nacional do Programa de Compras Eficientes para o …

Read more

L

Atendimentos de urgência e emergência são disponibilizados na Rondônia Rural Show Internacional

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressalta que, os atendimentos fazem parte do planejamento da gestão para oferecer o cuidado necessário à população.
L
AGU anuncia acordo com plataforma para combater desinformação sobre RS

AGU anuncia acordo com plataforma para combater desinformação sobre RS

Meta é impedir fake news sobre tragédias no estado
L
Nísia Trindade nega colapso da saúde no Rio Grande do Sul

Nísia Trindade nega colapso da saúde no Rio Grande do Sul

Trabalho conjunto dará proteção necessária à população, diz ministra
L
Saque-calamidade do FGTS está disponível em 359 municípios gaúchos

Saque-calamidade do FGTS está disponível em 359 municípios gaúchos

Valor de retirada é de até R$ 6.240
L