TERÇA-FEIRA, 21/05/2024

Brasil deve recuperar 25 milhões de hectares de vegetação nativa

Meta deve ser cumprida até 2030

Por Fabíola Sinimbú - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Brasil deve recuperar 25 milhões de hectares de vegetação nativa
Symbiosis/ Divulgação
Neste 15 de abril – Dia Nacional de Conservação do Solo – o Brasil tem pouco a celebrar, já que não avançou no compromisso assumido internacionalmente de recuperar 12 milhões de hectares de vegetação nativa. Dados da plataforma do Observatório da Restauração e do Reflorestamento apontam que o país possui hoje pouco mais de 79 mil hectares da sua cobertura vegetal original recuperada. Isso significa que menos de 1% da meta foi atingida.

Somado a isso, nos últimos anos o desmatamento e a degradação avançaram sobre os biomas brasileiros. De acordo com levantamento da MapBiomas, entre os anos de 2019 e 2022, o Brasil perdeu 9,6 milhões de hectares de vegetação nativa.

Segundo a diretora do Departamento de Florestas do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Fabíola Zerbini, esse cenário fez com que desde janeiro de 2023 o governo iniciasse uma revisão das metas e políticas públicas para o setor, não apenas para que o Brasil possa cumprir com os acordos firmados para conter os avanços da crise climática, mas principalmente para que as propriedades rurais privadas e o próprio Estado fiquem regulares em relação à legislação ambiental.

“O horizonte de passivo do Código Florestal – somando área privada e pública – está em torno de 25 milhões de hectares de vegetação nativa que precisa ser recuperada. A gente entende que desses 25 [milhões], aproximadamente nove podem ser compensados, ou seja, o produtor decide que vai proteger uma área que está conservada, e a gente vai recuperar algo em torno de 14 milhões, que é a meta atualizada, mas lembrando que a oficial é pelo menos 12 milhões de hectares,” disse Fabíola.

Histórico

Há um entendimento global de que para a crise climática não avançar é necessário reduzir a emissão dos gases de efeito estufa e também capturar o que já foi lançado na atmosfera. Uma das principais estratégias globais para que isso ocorra é a recomposição da cobertura verde do planeta por meio da recuperação das vegetações nativas.

Um estudo coordenado pelo Instituto Internacional para Sustentabilidade, que reuniu pesquisadores de 12 países e foi publicado na revista científica Nature em 2020, revelou que a recomposição de apenas 15% de vegetações nativas do planeta seria capaz de sequestrar 14% de todas as emissões de gás carbônico lançadas na atmosfera desde a revolução industrial.

A capacidade de contribuição dessa estratégia para diminuir os impactos da crise climática se mostrou tão eficaz que a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu os dez anos seguintes à pesquisa como a Década para a Restauração de Ecossistemas.

No Brasil, antes mesmo disso, uma legislação ambiental robusta não apenas protege os biomas por meio de cotas de preservação, como também determina quando é obrigatório compensar áreas impactadas pela ação humana, ou seja, reflorestar áreas degradadas ou desmatadas além dos limites. Os chamados passivos ambientais podem ser gerados por propriedades privadas, quando os limites de conservação não são respeitados, ou em áreas públicas atingidas por queimadas ou ocupadas por atividades ilegais.

As cotas são previstas no Código Florestal, criado em 2012. Em 2015 e 2016, o Brasil aderiu a três acordos globais: o Acordo de Paris, o Desafio de Bonn e a Iniciativa 20×20, nos quais assumiu o compromisso de recompor 12 milhões de hectares de sua cobertura verde. Ainda em 2017, o país criou a Política Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (Planaveg).

Segundo Fabíola, o MMA tem se dedicado a entender qual o desafio que o país tem até 2030, prazo limite para cumprimento das metas. “Estamos trabalhando primeiro para atualizar os custos da restauração para os dias de hoje e fazer uma precificação por tipo de território: se são áreas privadas, áreas públicas, modelos de restauração e localizar cada situação nos biomas”, explica.

Estratégias

De acordo com a diretora, entre as estratégias possíveis para que cada bioma receba de volta a parcela mínima necessária para a sua manutenção, é preciso entender fatores como as condições atuais da área desmatada ou degradada, se há possibilidade de regeneração natural, se há pessoas que dependem da área para subsistência e também se ainda é possível reestabelecer os serviços ecossistêmicos como eram antes.

Neste sentido, há três caminhos possíveis: a regeneração natural, que pode ser assistida ou não; o plantio em área total, que é a solução mais indicada para Unidades de Conservação, mas também a de maior custo; e os sistemas agroflorestais, que consideram a necessidade de subsistência da população que vive na área em questão. Nesse último caso, podem ser adotados modelos como a silvicultura de espécies nativas, o sistema agroflorestal (SAF) e sistema integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

Regeneração

Para Fabíola, uma boa notícia é que um estudo em conjunto com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) conseguiu mapear quase 30 milhões de hectares de vegetação secundária no território brasileiro. “Se protegida, a gente pode aplicar a modalidade de regeneração natural, que é de baixo custo, e só aí se consegue garantir grande parte dessa meta”, preconiza.

Outra estratégia do governo é tornar a recuperação de vegetação nativa um modelo de negócio para o país. Um exemplo é o trabalho desenvolvido pela empresa de madeira sustentável em que Alan Batista é diretor financeiro, no sul da Bahia. Segundo o executivo, a região foi escolhida em 2008 para dar início ao negócio, exatamente por fazer parte do bioma Mata Atlântica, que é o mais desmatado no Brasil. “Aqui que começou a degradação no país, então aqui que a gente queria começar a restauração desse bioma”, observa.

Com a aquisição de três áreas desmatadas pela pecuária extensiva, com baixo potencial agrícola, a empresa desenvolveu um negócio vantajoso para o meio ambiente e também rentável, a partir do investimento na recuperação da vegetação nativa para manejo florestal. Com a floresta replantada, o lucro veio pela venda de madeira de reflorestamento e também do comércio de tecnologia e sementes e mudas melhoradas geneticamente.

A silvicultura para o manejo ocorre em uma área 800 hectares, dentro das propriedades que somam 1,4 mil hectares. Segundo Alan, o restante tem áreas de conservação, que, em parte, resultam de restauração somada às áreas adquiridas para serem mantidas livres de ação humana. “A empresa deixa livre de caça, de pesca, cuida para que não haja incêndio, com brigada treinada e manutenção de infraestrutura para prevenção de incêndio”, diz.

A pesquisa “Reflorestamento com espécies nativas: estudo de casos, viabilidade econômica e benefícios ambientais”, publicada em 2021 pelo World Resources Institute (WRI) Brasil, analisou 40 arranjos produtivos envolvendo reflorestamento, restauração ou conservação de 30 diferentes organizações. A partir do estudo, concluiu-se que a taxa de retorno de investimentos para esse modelo de negócio fica entre 9,5% e 28,4%, a depender do arranjo.

De acordo com o especialista do instituto de pesquisa. Miguel Calmon, além dos serviços ecossistêmicos como a própria captação do gás carbônico da atmosfera, as florestas recuperadas também auxiliam na produção alimentar. “Já se abe que esse modelo de negócio baseado no plantio de árvores também aumenta a resiliência do sistema produtivo às mudanças climáticas. Cada ano que passa, nós temos mais eventos extremos como seca, altas temperaturas e enxurradas e já sabemos que sistemas com árvores são mais resilientes a esses eventos extremos, ou seja, é um modelo ganha-ganha.”

Fomento

De acordo com Fabíola Zerbini, além de rever o cenário da recuperação florestal no Brasil, o MMA tem articulado formas para fomentar a regularização ambiental.

“Temos articulado com parceiros, em especial o BNDES, linhas de financiamento e linhas de crédito, como o Restaura Amazônia, que é dinheiro do Fundo Amazônia, que vai direcionar R$ 450 milhões para projetos de recuperação da vegetação nativa na Amazônia. Para além disso, a gente também combinou com o Fundo Clima mais R$ 550 milhões”, explica.

Para a diretora, iniciativas de fomento e a atualização da Política Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa, prevista para ser lançada em junho, combinadas com as políticas públicas, serão capazes de destravar a agenda ambiental.

“A ideia é combinar a articulação com estados, municípios e produtores para a regularização ambiental, como editais e financiamentos, além de programas vinculados a melhores condições de taxas para produtores regulares, somados à estruturação do poder público para a validação dessa documentação” finaliza.

Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mata Atlântica: desmatamento cai em áreas contínuas entre 2022 e 2023

Mata Atlântica: desmatamento cai em áreas contínuas entre 2022 e 2023

E registra aumento em fragmentos isolados e áreas de transição
L
Grito da Terra Brasil defende alimentação saudável e meio ambiente

Grito da Terra Brasil defende alimentação saudável e meio ambiente

Agricultores participarão de atos em ministérios e no Banco Central
L

Marina Silva diz que super-ricos devem custear os danos ao meio ambiente

Ficamos quatro séculos usando a natureza para transformar em dinheiro. No entanto, vamos ter que pegar parte do dinheiro para preservar o que ainda existe
L
Estudo revela efetividade das ações de conservação ambiental

Estudo revela efetividade das ações de conservação ambiental

Trabalho analisa 186 pesquisas e 665 ensaios de diferentes países
L
Conhecimento indígena pode melhorar relação com o meio ambiente

Conhecimento indígena pode melhorar relação com o meio ambiente

Tese é explicada em estudo publicado em 2021
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

[AO VIVO] Prefeitura de Porto Velho na 11ª edição do Rondônia Rural Show Internacional

A apresentação fica por conta de Bruno Eduardo, que trará todas as informações, entrevistas e destaques do evento.
L

Coluna do Simpi: ATENÇÃO MEI! Tem multa de 20% se atrasar a Declaração Anual

Quando se é um MEI , há uma série de benefícios já conseguidos, mas para mantê-los, alguns requisitos devem ser cumpridos pelo empreendedor
L

Bolívia: País Andino Envia 70 Toneladas de Alimentos para o Sul Gaúcho

Donativos foram arrecadados pelos ministérios do governo e por voluntários.
L

Marcos Rocha anuncia comissão de regularização fundiária e fala em reparação às famílias que aguardam títulos definitivos

O governador atendeu a um pedido de mais de 60 entidades ligadas ao setor, para trazer representantes setoriais ao grupo de trabalho do estado, com o intuito de auxiliar nas ações que já são desenvolvidas pelo Executivo.
L

Atendimentos de Regularização Fundiária Rural são realizados durante a Rondônia Rural Show Internacional

Durante o evento, serão entregues 116 títulos definitivos, beneficiando municípios, entre eles: Alta Floresta d’Oeste, Cacoal, Jaru, Rolim de Moura, São Francisco do Guaporé e outros.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L

Sine Municipal de Porto Velho tem novas vagas disponíveis

55 vagas para diversos níveis de escolaridade
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L
Taxa de desemprego fica em 7,9%; índice é o menor em 10 anos

Taxa de desemprego fica em 7,9%; índice é o menor em 10 anos

Desocupação trimestral recua em 21 estados e no Distrito Federal
L
Publicidade

POLÍTICA

Assembleia promove curso de liderança com foco em resultados durante a Rondônia Rural Show

A palestrante ressaltou que os indivíduos que têm dominância alta são ousados, diretos, competitivos e têm foco em resultados. Porém, os que têm dominância baixa são cooperadores, moderados, diplomáticos e modestos.
L

JAIME BAGATTOLI: Senador se reúne com Jair Bolsonaro para discutir posição do PL nas eleições 2024 em Rondônia

Estratégia é ter candidaturas próprias a prefeito e apoio a nominatas de vereadores
L

Chrisóstomo critica Lula por lamentar morte do presidente do Irã: “Mais uma vez escolheu o lado errado”

Mohammad Mokhber, primeiro vice-presidente do Irã, deve assumir o cargo deixado por Raisi.
L

Confúcio Moura desabafa: “Parece que não existe mais ninguém no Brasil que tenha capacidade de ser presidente”

De pronto, Confúcio falou que Bolsonaro está inelegível e Lula, tem idade avançada.
L

Traíra assume mandato na câmara de Vilhena nesta terça, 21

A solenidade foi marcada para as 15h, no plenário.
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem é preso vendendo drogas próximo a bar na Duque de Caxias

Jovem é preso vendendo drogas próximo a bar na Duque de Caxias

Foram encontradas algumas porções de pedra oxi e uma de cocaína.
10
Adolescente é apreendido com moto roubada de trabalhador no Morar Melhor

Adolescente é apreendido com moto roubada de trabalhador no Morar Melhor

Através do rastreador instalado no veículo, a PM conseguiu flagrar um dos suspeitos com a moto.
10
Carro sai de estacionamento e causa grave acidente com motociclista na zona leste

Carro sai de estacionamento e causa grave acidente com motociclista na zona leste

Motociclista seguia na Petrolina em direção a Plácido de Castro, quando o carro modelo Saveiro saía de um estacionamento quando acabou causando a batida.
16
PF deflagra a Operação Senhores da draga contra o tráfico internacional de drogas em RO

PF deflagra a Operação Senhores da draga contra o tráfico internacional de drogas em RO

Na ação, dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Porto Velho.
10
Criminosos furtam cofre em residência e fogem em carro, em Alta Floresta do Oeste

Criminosos furtam cofre em residência e fogem em carro, em Alta Floresta do Oeste

No total, foram levados uma quantia de R$ 3.300 (Três mil e trezentos reais), além de Joias em ouro avaliadas em aproximadamente R$ 20.000.00 (Vinte mil reais), e documentos.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mesa Redonda (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)

Mesa Redonda de segurança pública sobre Bullying e Cyberbullying no ambiente escolar é realizada pela Alero durante 11ª RRSI

Atividade especial teve participação de dezenas de alunos de escolas públicas de Ji-Paraná.
L
Fotos: Daiane Mendonça

Feira Estadual de Turismo é lançada durante a 11ª Rondônia Rural Show Internacional

A feira visa promover o turismo local, destacando a diversidade cultural, histórica e natural de Rondônia, além de fortalecer o setor por meio de capacitação e inovação.
L

Com inovação tecnológica e sustentável, estações de hidratação se destacam na 11ª Rondônia Rural Show Internacional

Bebedouros fornecem água gelada e possuem um sistema de partículas de água que refresca visitantes e expositores durante a feira internacional
L

Governo de Rondônia entrega novas instalações e melhorias no Colégio Militar Dom Pedro II, em Vilhena

A cerimônia, que contou com a presença de estudantes, pais, professores, servidores, autoridades e membros da comunidade, aconteceu no dia 16 de maio, no município.
L

Oficina destaca cuidados e obrigações na utilização de drones no campo, durante a 11ª Rondônia Rural Show

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, umas das principais funções da Idaron é a orientação, e não apenas a fiscalização, abordando temáticas em conversas com o setor produtivo.
L

Produtores recebem informações sobre benefícios tributários com programa de incentivo à agricultura familiar

O Programa de Verticalização da Agricultura Familiar (Prove) foi criado para fortalecer os pequenos negócios no campo, contribuindo para o aumento da produção e da renda dos produtores rurais.
L

Biosseguridade será abordada no 6° Fórum Rondoniense na Rondônia Rural Show, nesta quinta-feira, 23

O consultor do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para o Programa de Vigilância Baseada em Risco (PVBR/Aftosa), doutor Luis Gustavo Corbellini afirma que, a biosseguridade é o grande segredo para manutenção do status de livre de febre aftosa sem vacinação.
L

Rondônia Rural Show Internacional apresenta benefícios da bioeconomia para agricultura familiar

Para o governador de Rondônia Marcos Rocha, a formação de profissionais para atuar no mercado de trabalho, utilizando os recursos naturais de forma criativa e sustentável, representa um importante passo ao progresso econômico e para o desenvolvimento social.
L

Rondônia participa do Encontro Nacional do Programa de Compras Eficientes para o Sistema Único de Segurança Pública

O estado de Rondônia participa do 1º Encontro Nacional do Programa de Compras Eficientes para o …

Read more

L

Vitrine Tecnológica potencializa inovações durante Rondônia Rural Show Internacional

Uma casa sustentável é uma moradia que prioriza a redução dos impactos ambientais, em todas as suas funções.
L