DOMINGO, 04/05/2025

O GRAU ZERO DA POLÍTICA – POR LUCIANA OLIVEIRA

A sociedade está refém dos cálculos eleitorais de um sistema político destroçado.

Publicado em 

O GRAU ZERO DA POLÍTICA - POR LUCIANA OLIVEIRA - News Rondônia

O GRAU ZERO DA POLÍTICA - POR LUCIANA OLIVEIRA - News Rondônia

Na Revista Piauí, por Marcos Nobre

O sistema político foi destroçado na eleição. A perda de parâmetros na política oficial tem produzido angústia e intranquilidade generalizadas na sociedade. Mas não se vê a mesma angústia e intranquilidade no sistema político.

Mesmo destroçado, o sistema saiu da eleição com algumas firmes convicções. A primeira delas é que o governo Bolsonaro será no mínimo muito precário e no máximo caótico. Apesar disso, mesmo que os discursos públicos sejam de preocupação, ninguém no sistema político de fato considera que a democracia esteja em risco. Daí que quase todas as forças políticas estejam se mexendo em função de cálculos eleitorais para 2020 e 2022, já se preparando para o naufrágio do próximo governo, quando quer que ele venha a ocorrer.

O GRAU ZERO DA POLÍTICA - POR LUCIANA OLIVEIRA - News Rondônia

Acreditam que o primeiro rombo no casco do governo virá da precariedade de sua equipe de governo, que não está à altura da grave crise fiscal e do ambiente econômico internacional provavelmente hostil que encontrará. Essa deficiência se agrava ainda mais porque Bolsonaro venceu sem fazer nenhum pacto concreto com o eleitorado. Isso dá o direito a cada pessoa de sonhar com o que quiser, desde segurança na rua até um emprego decente, passando pela eliminação completa da corrupção. E torna impossível que o governo consiga corresponder às expectativas que criou.

Dentro da equipe de governo, haverá uma luta de morte entre pelo menos três vetores. E o desfecho é imprevisível, já que o presidente eleito não demonstrou até hoje qualquer capacidade ou habilidade para arbitrar conflitos. O vetor da relação com o Congresso é representado por Onyx Lorenzoni. É um deputado sem nenhuma capacidade demonstrada de liderança parlamentar e que já entrou em choque direto com a área econômica, representada pelo economista Paulo Guedes, que tem no vice-presidente eleito, general Hamilton Mourão, um aliado de peso.

Esses dois vetores, por sua vez, entrarão em choque com a equipe militar, a mais numerosa, organizada e preparada, e a única que dispõe de algo remotamente próximo de um plano de coordenação de governo. Pensando na hierarquia de patentes, vai querer necessariamente dirigir todo o governo. É uma equipe liderada pelo general Augusto Heleno, que deve ocupar o Ministério da Defesa porque lhe coube a tarefa adicional e decisiva de controlar a tropa.

A segunda fragilidade grave será a incapacidade de reorganizar o sistema político em torno do governo e de seu presidente. Não se trata de dizer que o governo Bolsonaro não terá maioria no Congresso. Trata-se apenas de lembrar que há uma diferença abissal entre ter maioria parlamentar e conseguir vertebrar o sistema político, como fizeram a seu tempo e à sua maneira PT e PSDB.

Para conseguir governar não basta conseguir os votos necessários para aprovar pautas e projetos. É preciso que as forças políticas se deixem também dirigir de alguma maneira e em algum grau pelos polos aglutinadores do governo, de um lado, e da oposição, de outro. O sistema está destroçado justamente porque não tem mais esses polos aglutinadores.

E, no entanto, Bolsonaro entende que essa é justamente a grande vantagem de seu governo. Foi eleito sem fazer concessões ou alianças de nenhum tipo e considera que não terá de se dobrar à lógica de megacoalizões de governo instalada depois do impeachment de Collor. Considera que não terá de ceder àquele pemedebismo a que se dobrou Lula depois do mensalão, em 2005. O mesmo pemedebismo que derrubou Dilma Rousseff e assumiu diretamente o poder na parlamentada de 2016.

De fato, o Centrão, a figura mais recente do pemedebismo, perdeu muito em força e em organização. Mas, mesmo que o pemedebismo não seja mais aquele, permanece a diferença crucial entre entregar votos e aceitar a liderança de quem recebe esses votos. As duas coisas estiveram juntas nos governos FHC e Lula e começaram a se separar já no primeiro governo de Dilma Rousseff.

É preciso ter claro e levar a sério que Bolsonaro se entende como o líder de uma revolução conservadora. Especialmente depois de ter sobrevivido ao atentado que sofreu. E essa será uma fonte de instabilidade e de tensão permanente.

No entanto, não existe nem existirá algo parecido com um “bolsonarismo”, essa não é uma opção para sair do impasse em que se encontra o futuro governo. Não foi um pretenso bolsonarismo que o levou ao poder, mas uma confluência de movimentos e grupos que encontraram nele um ponto focal, mas não um líder, muito menos um catalisador. Bolsonaro foi capaz de produzir muita mobilização, mas não foi capaz de produzir organização. Não se trata de um movimento, mas de vários. Movimentos diferentes, heterogêneos, incompatíveis entre si.

Toda a campanha eleitoral de Bolsonaro impede que ele se entregue ao Centrão. Ao mesmo tempo, o fato de não ter capacidade de dirigir o sistema político ou de criar algo como um bolsonarismo vai produzir um governo acuado. É a pior coisa que pode acontecer a um governo. Especialmente no caso de um governo liderado por um presidente que elogia ditaduras e um vice-presidente que acha natural invocar a hipótese de um autogolpe.

Esse é basicamente o quadro que o sistema político traçou do futuro do governo Bolsonaro. De um lado, o Centrão aguardará pacientemente a rendição do capitão-presidente. Dentro do mesmo campo, Luciano Huck já deu início a sua campanha presidencial. Vai tentar aglutinar a centro-direita longe do governo Bolsonaro, dando início a uma mobilização nas redes que tenha também contrapartida em figuras e forças do sistema político, mas sem se confundir com elas.

Do outro lado, a oposição já está em guerra aberta para recolher os destroços do naufrágio que considera certo. Ciro Gomes se convenceu de que é impossível qualquer composição com o PT. E está tentando convencer também outras forças (PSB, PCdoB, além de figuras do PSDB, da Rede e mesmo do MDB) a formar um polo capaz de competir abertamente com o PT pela liderança da centro-esquerda.

O GRAU ZERO DA POLÍTICA - POR LUCIANA OLIVEIRA - News Rondônia

Se esses cálculos todos do sistema político estiverem certos, a sociedade vai ficar espremida entre um governo acuado, a caminho do naufrágio ou da saída autoritária, e uma oposição em guerra, cada grupo lutando para se estabelecer como os novos polos do sistema, à margem do governo. Uma vez mais, a sociedade fica refém dos cálculos eleitorais do sistema político. Acontece que, desta vez, os riscos são proibitivos e a instabilidade, permanente.

Dado seu alto grau de mobilização, é possível que a sociedade tenha força suficiente para resistir aos riscos e à instabilidade sozinha, mesmo sem poder contar com o apoio de um sistema político que continua pensando apenas em termos de cálculos eleitorais. Mas a miopia da política oficial para a urgente necessidade da criação formal de uma amplíssima frente de defesa da democracia pode custar muito caro. Bem mais caro do que o sistema político pode calcular.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Veja quem faturou os prêmios do RondônCap Especial do Trabalhador!

O sorteio já aconteceu — e teve prêmio de respeito!
L

Estradas recuperadas: governador Marcos Rocha garante dignidade e acesso para comunidades de área rural de Candeias do Jamari

O governador Marcos Rocha destaca que, as melhorias visam proporcionar melhores condições de mobilidade para os moradores, facilitar o transporte escolar, o acesso a serviços essenciais e, sobretudo, fortalecer a economia da região.
L

Ponte sobre o Rio Candeias terá tráfego parcialmente interrompido na BR-364

A ação visa corrigir desgastes identificados na superestrutura da ponte, garantindo melhores condições de segurança e trafegabilidade.
L

Tecfil centraliza operações para otimizar logística

Estrutura moderna amplia capacidade logística e fortalece eficiência operacional
L

Animais de estimação em apartamentos exigem cuidados especiais

Mudança no estilo de vida urbano impõe desafios ao bem-estar de cães e gatos criados em espaços reduzidos
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Chevrolet Equinox Turbo 2025 revela equilíbrio em desempenho e estilo

SUV atualiza recursos tecnológicos e reforça a segurança das duas versões oferecidas no Brasil
L

Organizar para transformar: a missão da Ciência da Informação na Amazônia

No “Amazônia, Gente e Justiça”, professora Joliza Fernandes destaca o papel do conhecimento e anuncia novo mestrado na UNIR
L

Da dúvida à fé renovada: como a oração e o conhecimento transformaram a vida de Matheus Saraiva

Presbítero compartilha no Gospel News sua jornada de superação, fé e o impacto do livro A Estrada para Oração na vida cristã
L

Imposto de Renda do produtor rural: acerte nas contas, evite prejuízos

Cleucione Alves explica como declarar com segurança e garantir os direitos no campo
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Saiba como consultar os locais de prova do concurso do MPU

Saiba como consultar os locais de prova do concurso do MPU

Provas serão aplicadas no próximo domingo em todas as capitais do país
L
Governo define locais de lotação dos primeiros 370 aprovados no Concurso Nacional Unificado

Governo define locais de lotação dos primeiros 370 aprovados no Concurso Nacional Unificado

Vagas irão compor quadro do Ministério da Gestão em vários estados
L
Brasil registra saldo de 71.576 novas vagas formais em março, segundo Novo Caged

Brasil registra saldo de 71.576 novas vagas formais em março, segundo Novo Caged

No acumulado do ano, saldo positivo é de 654.503 empregos
L
Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Cargos são de níveis médio e superior na área administrativa
L
Taxa de desemprego entre jovens cai pela metade no último trimestre de 2023, aponta levantamento do MTE

Taxa de desemprego entre jovens cai pela metade no último trimestre de 2023, aponta levantamento do MTE

Pesquisa mostra queda no número dos que não estudam nem trabalham
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Sílvia Cristina apoia CPI do INSS, mas é alvo de fake news por adversários políticos

Deputada Sílvia Cristina apoia CPI do INSS, mas é alvo de fake news por adversários políticos

Páginas na internet, a serviço de grupos políticos, tentam criar narrativa mentirosa contra a parlamentar.
L
Lula sanciona lei que garante apoio contínuo à cultura com a Política Nacional Aldir Blanc

Lula sanciona lei que garante apoio contínuo à cultura com a Política Nacional Aldir Blanc

Texto amplia prazos para aplicação de R$ 15 bilhões em cultura
L

Com apoio de Cássio Gois, Prefeitura de Cacoal promove 1ª Festa do Trabalhador e atrai público recorde

Evento reuniu 20 mil pessoas e distribuiu R$ 200 mil em prêmios, marcando nova era de valorização dos trabalhadores no município
L

Carlos Lupi deixa o Ministério da Previdência após escândalo no INSS

Lula nomeia Wolney Queiroz para o cargo após prejuízo bilionário com descontos indevidos em benefícios
L

Frente parlamentar: comissão defende a exploração de petróleo na Margem Equatorial

A Margem Equatorial está localizada na Região Norte, entre os estados do Amapá e Pará. O plano petrolífero prevê um investimento da ordem de R$ 3 bilhões.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ciclista tem pescoço cortado por linha com cerol na zona leste de Porto Velho

Ele foi socorrido para a UPA Leste, onde recebeu atendimento médico
14

Grave colisão entre carro e moto deixa dois feridos no residencial Cristal da Calama

Um dos suspeitos sofreu uma lesão grave em um dos pés, enquanto o outro apresentou múltiplas escoriações pelo corpo.
12

FRUSTRADO: Ação conjunta entre PM e Polícia Civil impede furto de combustível no Rio Madeira

Criminosos fugiram nadando e abandonaram embarcações após flagrante durante operação no Ramal Maravilha
12

Deficiente auditivo é preso após ameaçar matar a mãe idosa na zona leste de Porto Velho

A Polícia Militar foi acionada e, ao chegar ao local, encontrou o homem ainda em surto.
16

ZONA LESTE: Ação rápida da PM flagra apenado furtando TV de clínica!

Policiais do Setor 14 agiram rápido e surpreenderam o suspeito em plena ação criminosa na zona Leste da capital.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

FPT Industrial e Case IH lançam motor a etanol para tratores

Motor conceito N67 Etanol integra estratégia de descarbonização e eficiência no agronegócio latino-americano
L

Pioneer revela opções de som automotivo como presente para o Dia das Mães

Soluções de áudio para conforto e segurança no trânsito são destaque para tornar cada trajeto mais agradável
L

Redução de pena a golpistas de 8 de janeiro, por Júlio César Cardoso

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) elabora projeto para reduzir pena de golpistas condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
L

Câmaras municipais espelham a política nacional, por Pedro Cardoso da Costa

Nesse processo de busca por contatos diretos, surgem curiosidades sobre a política local e seus representantes que merecem atenção.
L

TRT-14 e parceiros realizam Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação

O evento acontecerá tanto na capital Porto Velho, quanto no interior, com transmissão simultânea no YouTube
L

CREA-RO acompanha situação de ponte na BR-364 entre Candeias e Porto Velho

O presidente do CREA-RO, Eng. Edison Rigoli, entrou em contato com o superintendente do DNIT em Rondônia, Eng. André Santos, que garantiu que a situação está sob controle.
L

Nivus GTS chega ao mercado e reacende tradição esportiva da Volkswagen

Novo SUV chega ao mercado por R$ 174.990 e traz motorização turbo para performance aprimorada
L

Motociclista de 45 anos morre ao colidir contra muro na zona sul de Porto Velho

O motociclista Alfredo Felix de Oliveira Junior, de 45 anos, morreu em um grave acidente ocorrido na madrugada deste domingo (04), na Rua Joaquim da Rocha, no bairro Castanheiras, zona sul de Porto Velho.
18

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa: há quem esteja protegido pelo tacão e há os pisoteados por ele.

Inclua-se nesta série de derrocadas, a imensa maioria sem qualquer protesto de quem berrava contra o governo anterior, o que está acontecendo na Amazônia.
L

Homem acorda atrasado para o trabalho, ameaça a esposa e xinga policiais de “cheiradores de pó”

O suspeito passou a ameaçar a mulher e a quebrar objetos dentro de casa.
10
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.