DOMINGO, 07/07/2024

O GRAU ZERO DA POLÍTICA – POR LUCIANA OLIVEIRA

A sociedade está refém dos cálculos eleitorais de um sistema político destroçado.

Publicado em 

O GRAU ZERO DA POLÍTICA - POR LUCIANA OLIVEIRA - News Rondônia

O GRAU ZERO DA POLÍTICA - POR LUCIANA OLIVEIRA - News Rondônia

Na Revista Piauí, por Marcos Nobre

O sistema político foi destroçado na eleição. A perda de parâmetros na política oficial tem produzido angústia e intranquilidade generalizadas na sociedade. Mas não se vê a mesma angústia e intranquilidade no sistema político.

Mesmo destroçado, o sistema saiu da eleição com algumas firmes convicções. A primeira delas é que o governo Bolsonaro será no mínimo muito precário e no máximo caótico. Apesar disso, mesmo que os discursos públicos sejam de preocupação, ninguém no sistema político de fato considera que a democracia esteja em risco. Daí que quase todas as forças políticas estejam se mexendo em função de cálculos eleitorais para 2020 e 2022, já se preparando para o naufrágio do próximo governo, quando quer que ele venha a ocorrer.

O GRAU ZERO DA POLÍTICA - POR LUCIANA OLIVEIRA - News Rondônia

Acreditam que o primeiro rombo no casco do governo virá da precariedade de sua equipe de governo, que não está à altura da grave crise fiscal e do ambiente econômico internacional provavelmente hostil que encontrará. Essa deficiência se agrava ainda mais porque Bolsonaro venceu sem fazer nenhum pacto concreto com o eleitorado. Isso dá o direito a cada pessoa de sonhar com o que quiser, desde segurança na rua até um emprego decente, passando pela eliminação completa da corrupção. E torna impossível que o governo consiga corresponder às expectativas que criou.

Dentro da equipe de governo, haverá uma luta de morte entre pelo menos três vetores. E o desfecho é imprevisível, já que o presidente eleito não demonstrou até hoje qualquer capacidade ou habilidade para arbitrar conflitos. O vetor da relação com o Congresso é representado por Onyx Lorenzoni. É um deputado sem nenhuma capacidade demonstrada de liderança parlamentar e que já entrou em choque direto com a área econômica, representada pelo economista Paulo Guedes, que tem no vice-presidente eleito, general Hamilton Mourão, um aliado de peso.

Esses dois vetores, por sua vez, entrarão em choque com a equipe militar, a mais numerosa, organizada e preparada, e a única que dispõe de algo remotamente próximo de um plano de coordenação de governo. Pensando na hierarquia de patentes, vai querer necessariamente dirigir todo o governo. É uma equipe liderada pelo general Augusto Heleno, que deve ocupar o Ministério da Defesa porque lhe coube a tarefa adicional e decisiva de controlar a tropa.

A segunda fragilidade grave será a incapacidade de reorganizar o sistema político em torno do governo e de seu presidente. Não se trata de dizer que o governo Bolsonaro não terá maioria no Congresso. Trata-se apenas de lembrar que há uma diferença abissal entre ter maioria parlamentar e conseguir vertebrar o sistema político, como fizeram a seu tempo e à sua maneira PT e PSDB.

Para conseguir governar não basta conseguir os votos necessários para aprovar pautas e projetos. É preciso que as forças políticas se deixem também dirigir de alguma maneira e em algum grau pelos polos aglutinadores do governo, de um lado, e da oposição, de outro. O sistema está destroçado justamente porque não tem mais esses polos aglutinadores.

E, no entanto, Bolsonaro entende que essa é justamente a grande vantagem de seu governo. Foi eleito sem fazer concessões ou alianças de nenhum tipo e considera que não terá de se dobrar à lógica de megacoalizões de governo instalada depois do impeachment de Collor. Considera que não terá de ceder àquele pemedebismo a que se dobrou Lula depois do mensalão, em 2005. O mesmo pemedebismo que derrubou Dilma Rousseff e assumiu diretamente o poder na parlamentada de 2016.

De fato, o Centrão, a figura mais recente do pemedebismo, perdeu muito em força e em organização. Mas, mesmo que o pemedebismo não seja mais aquele, permanece a diferença crucial entre entregar votos e aceitar a liderança de quem recebe esses votos. As duas coisas estiveram juntas nos governos FHC e Lula e começaram a se separar já no primeiro governo de Dilma Rousseff.

É preciso ter claro e levar a sério que Bolsonaro se entende como o líder de uma revolução conservadora. Especialmente depois de ter sobrevivido ao atentado que sofreu. E essa será uma fonte de instabilidade e de tensão permanente.

No entanto, não existe nem existirá algo parecido com um “bolsonarismo”, essa não é uma opção para sair do impasse em que se encontra o futuro governo. Não foi um pretenso bolsonarismo que o levou ao poder, mas uma confluência de movimentos e grupos que encontraram nele um ponto focal, mas não um líder, muito menos um catalisador. Bolsonaro foi capaz de produzir muita mobilização, mas não foi capaz de produzir organização. Não se trata de um movimento, mas de vários. Movimentos diferentes, heterogêneos, incompatíveis entre si.

Toda a campanha eleitoral de Bolsonaro impede que ele se entregue ao Centrão. Ao mesmo tempo, o fato de não ter capacidade de dirigir o sistema político ou de criar algo como um bolsonarismo vai produzir um governo acuado. É a pior coisa que pode acontecer a um governo. Especialmente no caso de um governo liderado por um presidente que elogia ditaduras e um vice-presidente que acha natural invocar a hipótese de um autogolpe.

Esse é basicamente o quadro que o sistema político traçou do futuro do governo Bolsonaro. De um lado, o Centrão aguardará pacientemente a rendição do capitão-presidente. Dentro do mesmo campo, Luciano Huck já deu início a sua campanha presidencial. Vai tentar aglutinar a centro-direita longe do governo Bolsonaro, dando início a uma mobilização nas redes que tenha também contrapartida em figuras e forças do sistema político, mas sem se confundir com elas.

Do outro lado, a oposição já está em guerra aberta para recolher os destroços do naufrágio que considera certo. Ciro Gomes se convenceu de que é impossível qualquer composição com o PT. E está tentando convencer também outras forças (PSB, PCdoB, além de figuras do PSDB, da Rede e mesmo do MDB) a formar um polo capaz de competir abertamente com o PT pela liderança da centro-esquerda.

O GRAU ZERO DA POLÍTICA - POR LUCIANA OLIVEIRA - News Rondônia

Se esses cálculos todos do sistema político estiverem certos, a sociedade vai ficar espremida entre um governo acuado, a caminho do naufrágio ou da saída autoritária, e uma oposição em guerra, cada grupo lutando para se estabelecer como os novos polos do sistema, à margem do governo. Uma vez mais, a sociedade fica refém dos cálculos eleitorais do sistema político. Acontece que, desta vez, os riscos são proibitivos e a instabilidade, permanente.

Dado seu alto grau de mobilização, é possível que a sociedade tenha força suficiente para resistir aos riscos e à instabilidade sozinha, mesmo sem poder contar com o apoio de um sistema político que continua pensando apenas em termos de cálculos eleitorais. Mas a miopia da política oficial para a urgente necessidade da criação formal de uma amplíssima frente de defesa da democracia pode custar muito caro. Bem mais caro do que o sistema político pode calcular.

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mais de 5 milhões em investimentos são entregues para São Miguel do Guaporé pelo governador Marcos Rocha

O governador também entregou a iluminação pública da BR-429, que contou com recurso de mais de R$ 3,3 milhões, e R$ 1,4 milhão em sinalização de trânsito.
L
Lançada cartilha de orientação do Cartão Pesquisador

Lançada cartilha de orientação do Cartão Pesquisador

A publicação auxilia pesquisadores nos procedimentos de uso e gestão dos recursos disponibilizados pela UNIR à pesquisa.
L
‘Caravana da Monilíase’ leva informação técnica para mais de 670 pessoas em Nova Califórnia

‘Caravana da Monilíase’ leva informação técnica para mais de 670 pessoas em Nova Califórnia

Servidores da Idaron e profissionais da Bahia, Pará, Acre e Amazonas desenvolveram atividades educativas.
L
Grupo de Escolta Tática de Rondônia passa por treinamento operacional no Mato Grosso

Grupo de Escolta Tática de Rondônia passa por treinamento operacional no Mato Grosso

Agentes de segurança socioeducativos do Grupo de Escolta Tática de Rondônia participam de curso de formação, em Sinop.
L
Técnicos rondonienses são selecionados como jurados internacionais de queijos

Técnicos rondonienses são selecionados como jurados internacionais de queijos

Os cinco rondonienses fizeram parte de um grupo de 200 jurados que avaliaram queijos de leites cru e pasteurizado de vaca, cabra, ovelha, búfala ou mistura de espécies.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Câmera registra grave acidente com motociclista na Vila Mariana em Porto Velho

O motociclista, que transitava em alta velocidade no sentido contrário, acaba batendo forte no carro, sendo arremessado a vários metros de distância.
18

Dr. Marcuce Antônio apresenta propostas para Porto Velho

Entrevista no Comunidade News revela visão inovadora do pré-candidato a vereador
L

Mojuca garante vaga na Copa Norte de Futsal!

Equipe rondoniense conquista título da seletiva após vitória sobre o Solimões
L

Rodão Motos realiza lançamento da Honda Elite 125

Nova scooter promete cair no gosto dos porto-velhenses
L
Vereadora Márcia Socorristas Animais acompanha castração de animais na Vila Calderita

Vereadora Márcia Socorristas Animais acompanha castração de animais na Vila Calderita

Vereadora Márcia Socorristas Animais acompanha castração de animais na Vila Calderita
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU: candidatos podem pedir devolução de taxa de inscrição até domingo

CNU: candidatos podem pedir devolução de taxa de inscrição até domingo

Valor será reembolsado somente em agosto, após aplicação da prova
L
Resultado final do CNU será divulgado em 21 de novembro

Resultado final do CNU será divulgado em 21 de novembro

Decreto prevê novas regras para evitar novo adiamento do certame
L
Candidatos ao CNU poderão solicitar devolução de taxa de inscrição

Candidatos ao CNU poderão solicitar devolução de taxa de inscrição

Prazo para fazer o pedido será desta sexta-feira a domingo
L
CNU: governo prevê regras em caso de novo adiamento de provas

CNU: governo prevê regras em caso de novo adiamento de provas

Medidas valem apenas para local afetado por evento extremo
L

Vagas de emprego para vendedor de ótica

Conhecimentos: Habilidades com negociação e atendimento ao cliente.
L
Publicidade

POLÍTICA

Eleições municipais: restrições entram em vigor a partir deste sábado

Eleições municipais: restrições entram em vigor a partir deste sábado

Proibições valem para candidatos que ocupam cargos públicos
L

Vereador Valtinho Canuto preocupado com a estiagem no Município de Porto Velho

A comunidade de pescadores de Porto Velho e de todo o estado pode contar com o apoio das autoridades municipais e estaduais durante este período de crise.
L
População lota plenário da Câmara de Rolim de Moura para Prestigiar Moção de Aplausos a Thiago Moreira e Dyone de Oliveira

População lota plenário da Câmara de Rolim de Moura para Prestigiar Moção de Aplausos a Thiago Moreira e Dyone de Oliveira

A honraria foi proposta pelo vereador Claudinei Fernandes de Souza, popularmente conhecido como Claudinho da Cascalheira.
L
Pré-candidata a prefeita de Nova Brasilândia do Oeste reúne lideranças em grande ato político

Pré-candidata a prefeita de Nova Brasilândia do Oeste reúne lideranças em grande ato político

Deputada federal Sílvia Cristina participou da grande mobilização de pré-candidatura de Maria Rezende.
L
Deputada Sílvia Cristina entrega equipamentos para 30 agroindústrias em Alta Floresta do Oeste

Deputada Sílvia Cristina entrega equipamentos para 30 agroindústrias em Alta Floresta do Oeste

Também foram entregues dois motores, para atender a comunidade indígena Rio Branco.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é preso após agredir esposa e ameaçar incendiar casa em condomínio

Segundo informações apuradas pelo site, o suspeito, embriagado, teria agredido e ameaçado de morte a esposa.
12

Batida de frente entre carro e moto deixa homem ferido na zona leste de Porto Velho

O motociclista, com lesões pelo corpo, foi socorrido por uma ambulância do Samu.
10

Cadeirante é preso após passar a mão e ameaçar matar enfermeira

Um Policial Penal presenciou toda ação e deu voz de prisão.
L
Ação entre PM do Brasil e Bolívia recupera veículos roubados

Ação entre PM do Brasil e Bolívia recupera veículos roubados

os veículos foram roubados no Brasil e levados para território boliviano.
10
Homem desconfia de traição e incendeia casa da esposa

Homem desconfia de traição e incendeia casa da esposa

Ocorreu no distrito de Jaci-Paraná em Porto Velho.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: RICARDO FERNANDES DE LIMA 52415392200

Licença Ambiental Simplificada Nº 406 SOL/DLA
L
Governo de RO decreta estado de emergência em virtude da seca severa causada pelo El Niño

Governo de RO decreta estado de emergência em virtude da seca severa causada pelo El Niño

Nível dos rios já é motivo de preocupação e alerta das autoridades, e o governo está em vigilância desde o ano passado quando foram registradas mínimas históricas.
L
Estudantes da Escola Primavera em Theobroma são premiados por leituras e resumos realizados

Estudantes da Escola Primavera em Theobroma são premiados por leituras e resumos realizados

Encerramento da Noite Cultural foi marcado por premiações de todos os alunos com medalhas.
L
Treinamento de controle de morcego transmissor da raiva é realizado em Colorado do Oeste

Treinamento de controle de morcego transmissor da raiva é realizado em Colorado do Oeste

O trabalho de educação continuada foi aplicado para 10 profissionais da regional da Idaron de Vilhena.
L
NOVIDADE - Vai ter a estreia do 'Domingo Forrozeiro de Verão' no Mercado Cultural

NOVIDADE – Vai ter a estreia do ‘Domingo Forrozeiro de Verão’ no Mercado Cultural

“O novo evento musical vai ter 6h de duração com muito forró das antigas e shows gratuitos que vão acontecer todos os domingos, a partir das 17h, no Mercado Cultural”, enfatizou o empresário Sinésio Tapajós
L
Caso Americanas expõe limites da regulamentação do mercado financeiro

Caso Americanas expõe limites da regulamentação do mercado financeiro

Órgão regulador reconhece carência no quadro de pessoal
L
Nadadora que perdeu a perna em ataque de tubarão volta a competir e vai às paralimpíadas de Paris

Nadadora que perdeu a perna em ataque de tubarão volta a competir e vai às paralimpíadas de Paris

Diante da nova realidade, Ali decidiu que seguiria com a natação. Ela procurou Jessica Long, de 32 anos, lendária nadadora paralímpica com mais de 50 medalhas em campeonatos mundiais.
L

Meio ambiente preservado ajuda a manter saúde das pessoas; revela estudo

Morar próximo a locais de venda de frutas e hortaliças, por exemplo, favorece a adoção de alimentação equilibrada.
L
Ataques israelenses matam 25 palestinos, entre eles cinco jornalistas

Ataques israelenses matam 25 palestinos, entre eles cinco jornalistas

Bombardeios atingiram campo de refugiados de Nuseirat
L