QUINTA-FEIRA, 09/05/2024

A Importância da Constituição: Legislativo representa a totalidade da nação, por Ives Gandra

Por essa razão, digo o que está escrito na Constituição o que muitos, até mesmo na Suprema Corte, não perceberam ainda ou, se perceberam, não quiseram aceitar.

Por Gabriela Romão / Ives Gandra - 25

Publicado em 

A Importância da Constituição: Legislativo representa a totalidade da nação, por Ives Gandra
Foto - Gabriela Romão / Ives Gandra

Hoje temos uma Constituição que, apesar de extremamente prolixa e repleta de disposições que não possuem densidade constitucional, talvez seja a Constituição que mais incorporou aspectos fundamentais, haja vista a valorização dos direitos individuais, coletivos, dos cidadãos, políticos, de cidadania, sociais, além da harmonia e independência entre os Poderes.

Quando foi convocada a Constituinte, nós tínhamos um regime no qual o Poder Executivo era predominante e governava por decretos-leis − que não podiam sequer ser modificados no Congresso, o qual poderia aprovar ou rejeitar, mas não apresentar emendas −, e um Poder Judiciário sendo que não havia nenhuma possibilidade de qualquer instituição apresentar as Ações Diretas de Inconstitucionalidade, já que o Procurador-Geral da República era o único que tinha legitimidade ativa para tanto.

Com isso, havia propostas de inconstitucionalidade de leis estaduais, mas jamais de leis federais, porque quem podia propor era o próprio advogado de quem fazia as leis, isto é, do presidente da República, que governava por decretos-leis.

Com o advento da Constituinte, participei de diversas audiências públicas, e constantemente mantive contatos com Bernardo Cabral e Ulisses Guimarães, respectivamente relator e presidente da Constituinte. O deputado Ulisses Guimarães assistiu palestra minha sobre o parlamentarismo, sendo que o projeto da Constituição foi parlamentarista até a Comissão de Sistematização. Procuraram, os Constituintes, garantir os direitos individuais e, ao mesmo tempo, que os Poderes fossem harmônicos e independentes.

Colocaram, logo no artigo primeiro, que quem era soberano em uma democracia real era o povo. Quem poderia dizer o que é ou não democracia era o povo, através de seus representantes, eleitos por eleição, não indicados − houve um período em que senadores eram indicados pelo presidente da República −, e o artigo primeiro declara, através dos seus representantes, o povo é o soberano, é o que pode, efetivamente, definir a democracia no país.

Por essa razão, é que, no Título IV da Constituição, o primeiro Poder que aparece é o Legislativo, por uma única razão: é o único Poder dos três que tem a representação da totalidade da nação, onde encontramos a situação e a oposição. A maior representação é, portanto, daqueles que elaboram as leis, manifestando a vontade do povo (artigo 44 a 69).

O segundo Poder, previsto nos artigos 76 a 91, é o Executivo, que representa a maioria do povo (salvo quando há 2º turno, caso em que muitos votam por exclusão, porque no 1º turno tinham um candidato próprio).

O terceiro Poder não é representativo do povo nem por ele eleito, sendo, pois,um poder técnico, que representa a lei, já que as pessoas que o integram possuem conhecimento para garantir o Direito. O Poder Judiciário não seria nada se não tivesse duas instituições fundamentais: o Ministério Público e a Advocacia, que formam o tripé fundamental.

Por essa razão, é um poder técnico, que não elabora a lei, nem pode fazê-lo, segundo a Constituição, pois a ele cabe a garantia da lei e da Constituição, com a colaboração da Advocacia e do Ministério Público.

Assim, as três Instituições são importantes. Recentemente, em conversa com o ex-presidente Michel Temer (que também foi professor de Direito Constitucional) falamos sobre a relevância do fato dele ter inserido na Constituição, como Constituinte, o artigo 133, que prevê a inviolabilidade do advogado no exercício das suas funções.

Ora, esse equilíbrio dos três Poderes com funções exaustivamente definidas na Constituição é que justifica o artigo segundo. Se o primeiro diz que o povo é soberano, e manifesta-se, através dos seus Poderes representativos, Executivo e Legislativo, o poder técnico que abrange o Poder Judiciário (92 a 126), o Ministério Público (127 a 131) e a Advocacia (133 a 135), é um poder que tem que viver em harmonia e independência com os outros.

Isso foi o que os Constituintes desejaram, tanto que para preservar essa independência e harmonia, atribuíram ao Legislativo, onde encontramos situação e oposição, o artigo 49, inciso XI, a seguinte disposição: zelar− a expressão é zelar − pela preservação de sua competência legislativa em face da atribuição normativa dos outros Poderes. Trata-se, pois, do sistema de freios e contrapesos, que é típico do direito Americano.

O poder técnico (Poder Judiciário) só pode atuar como legislador negativo, vale dizer, pode declarar que uma lei é inconstitucional, mas não pode jamais legislar no lugar do Legislativo. É o que está no artigo 49, inciso XI, no sentido de que a quem cabe zelar pela sua competência é o próprio poder, não podendo delegá-la

Creio, pois, que como juristas, temos que conhecer a espinha dorsal (harmonia e independência entre os Poderes) da Constituição, não obstante sua adiposidade.

Certa vez em um debate na Folha de S. Paulo com o Celso Antônio Bandeira de Mello, Nelson Jobim e Bernardo Cabral, defendi essa posição e os três concordaram inteiramente comigo.

Mais do que isso, o relator da Constituição, Bernardo Cabral, que atualmente preside o Conselho de Notáveis da Federação do Comércio, dizia que era a posição dele também. Ele que foi eleito pela Constituinte para ser o relator, chegando a receber 2.500 artigos, propostas que teve de conciliar e que ele compactou em 245.

Por essa razão, digo o que está escrito na Constituição o que muitos, até mesmo na Suprema Corte, não perceberam ainda ou, se perceberam, não quiseram aceitar.

Os relatores, participantes, políticos e professores que acompanharam o processo constituinte são testemunhas de que durante três meses, os Constituintes não discutiram nada, pois convocaram especialistas para, em audiências públicas, exporem a sua opinião sobre a Constituição.

Eu mesmo fui a duas audiências públicas e depois continuei a dar as minhas opiniões com Delfim Neto, Dornelles, Bernardo Cabral e Ulisses, cada vez que me mandavam um texto. Digo isso para mostrar a preocupação que os Constituintes tiveram em ouvir especialistas, antes de escreverem o texto definitivo.

Por isso é fundamental que todos percebam que, de rigor, o Texto Maior e o que nele está escrito é o estatuto que um povo escolhe para si, ou seja, para saber como vai organizar sua vida, sendo imprescindível dar-se importância à supremacia da Constituição.

 A Importância da Constituição: Legislativo representa a totalidade da nação.

Ives Gandra da Silva Martins é Professor Emérito das Universidades Mackenzie, UNIP, UNIFIEO,UNIFMU, do CIEE/O ESTADO DE SÃO PAULO, das Escolas de Comando e Estado-Maior do Exército – ECEME, Superior de Guerra – ESG e da Magistratura do Tribunal Regional Federal – 1ª Região; Professor Honorário das Universidades Austral (Argentina), San Martin de Porres (Peru) e Vasili Goldis (Romênia); Doutor Honoris Causa das Universidades de Craiova (Romênia) e das PUCs-Paraná e RS, e Catedrático da Universidade do Minho (Portugal); Presidente do Conselho Superior de Direito da FECOMERCIO &nda sh; SP; ex-Presidente da Academia Paulista de Letras-APL e do Instituto dos Advogados de São Paulo-IASP.

Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Porto Velho Shopping abre espaço para coleta de doações em apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Porto Velho Shopping abre espaço para coleta de doações em apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

A doação de qualquer um desses itens fará uma diferença significativa na vida das famílias atingidas pelas enchentes.
L
"Mulheres na Política" é tema de evento neste sábado em Porto Velho

“Mulheres na Política” é tema de evento neste sábado em Porto Velho

Em Rondônia, dos 24 deputados apenas 5 são mulheres, e das 24 cadeiras da Câmara de Vereadores de Porto Velho, somente duas são ocupadas por mulheres.
L
FACER acompanha Encontro de Negócios Brasil-Peru em Porto Velho

FACER acompanha Encontro de Negócios Brasil-Peru em Porto Velho

Durante dois dias, terça e quarta-feira (07 e 08), o encontro teve como principal objetivo fortalecer os laços comerciais e estreitar as relações bilaterais entre Rondônia e Peru, marcando uma nova etapa de cooperação econômica entre os dois países sul-americanos.
L
TCE-RO realiza evento de orientação a gestores em fim de mandato

TCE-RO realiza evento de orientação a gestores em fim de mandato

O evento é destinado, primordialmente, a prefeitos e presidentes de câmaras e vereadores, mas também às suas equipes técnicas, assim como assessores jurídicos, controladores internos, contadores, entre outros.
L
Cadernos Setoriais apontam oportunidades de investimento sustentável na região Amazônica

Cadernos Setoriais apontam oportunidades de investimento sustentável na região Amazônica

Estudos têm por base a identificação de setores que são portadores de futuro para Porto Velho e Rondônia.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Senado aprova seguro obrigatório para indenizar acidentes de trânsito

Senado aprova seguro obrigatório para indenizar acidentes de trânsito

Proposta segue para sanção presidencial
L
Câmara aprova projeto que obriga aéreas a rastrear transporte de pets

Câmara aprova projeto que obriga aéreas a rastrear transporte de pets

Texto vai para votação no Senado
L
Médicos listam recomendações para evitar doenças em meio a enchentes

Médicos listam recomendações para evitar doenças em meio a enchentes

Desinfecção da água para consumo humano é principal orientação
L
Quatro em cada 10 moradias do país têm alguma inadequação básica

Quatro em cada 10 moradias do país têm alguma inadequação básica

Problema atinge mais negros, mulheres e trabalhadores de baixa renda
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Publicidade

POLÍTICA

Barracão é construído em escola de Alvorada do Oeste com emenda de Cláudia de Jesus

Barracão é construído em escola de Alvorada do Oeste com emenda de Cláudia de Jesus

Estrutura vai beneficiar centenas de estudantes e moradores locais
L
Deputada Sílvia Cristina comemora aprovação de projeto que faz justiça às famílias da Reserva Rio Ouro Preto

Deputada Sílvia Cristina comemora aprovação de projeto que faz justiça às famílias da Reserva Rio Ouro Preto

CCJ da Câmara aprovou matéria que define novos limites e área do Lago do Cuniã como compensação
L
Alero inicia campanha “SOS Rio Grande do Sul”

Alero inicia campanha “SOS Rio Grande do Sul”

Doações poderão ser entregues no prédio da Casa de Leis.
L
JAIME BAGATTOLI: Comissão de Agricultura aprova projeto que destina recursos da loteria para crédito rural

JAIME BAGATTOLI: Comissão de Agricultura aprova projeto que destina recursos da loteria para crédito rural

Proposta, de autoria do parlamentar, deve beneficiar o pequeno produtor
L

Protagonismo: Senador de Rondônia é indicado novo relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2025

No início deste ano, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ficou com a presidência e articulou para indicar o relator da LDO.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Militar localiza caminhonete roubada em área rural de Porto Velho

Polícia Militar localiza caminhonete roubada em área rural de Porto Velho

Diversas guarnições da Polícia Militar, incluindo BPFRON, 1BPM, 5BPM, além de uma aeronave da Gerência de Aviação de Estado – GAVE e Polícia Civil estiveram empregadas na ação.
10
Ciclista furta mochila de motoboy na zona leste

Ciclista furta mochila de motoboy na zona leste

Uma câmera de segurança registrou quando um ciclista furta a mochila de entrega de um motoboy.
10
Ladrão é preso após fazer assalto em panificadora na zona leste

Ladrão é preso após fazer assalto em panificadora na zona leste

O bandido obriga a mulher a abrir o caixa, rouba todo dinheiro e foge.
12

Mais Uma Vez: Acidente entre carro e moto é registrado em cruzamento no bairro JK

De acordo com testemunhas, a Strada transitava pela Idalva Fraga Moreira quando o casal que estava na moto invadiu a preferencial, causando a colisão.
10
ATUALIZADA: Homem é preso após surtar e matar dois idosos que estavam dormindo em vila de apartamentos

ATUALIZADA: Homem é preso após surtar e matar dois idosos que estavam dormindo em vila de apartamentos

Os corpos foram removidos pelo rabecão ao IML.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – AGO: COOPERATIVA DOS GARIMPEIROS DO MACHADINHO DO OESTE, COOGAMA

20 de Maio de 2024  às 18:00 horas, Rua Almirante Barroso, n.º 1289, Bairro Centro, Cep: 76.801-091, em Porto Velho – RO
L
Conab entrega 100 cestas de alimentos para a cozinha da Central Única dos Trabalhadores, em Porto Alegre

Conab entrega 100 cestas de alimentos para a cozinha da Central Única dos Trabalhadores, em Porto Alegre

Além de fornecer 1.000 refeições ao dia, a CUT está acolhendo pessoas desalojadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
L
Campi Guajará-Mirim e Porto Velho Calama ofertam "Capacitação para Indústria e Agricultura 4.0"

Campi Guajará-Mirim e Porto Velho Calama ofertam “Capacitação para Indústria e Agricultura 4.0”

O projeto, intitulado “Capacitação para Indústria e Agricultura 4.0”, visa a impulsionar a agricultura na região Norte do Brasil, integrando tecnologias digitais e inovações para otimizar os processos agrícolas.
L
Forças israelenses concentram tanques e abrem fogo perto de Rafah

Forças israelenses concentram tanques e abrem fogo perto de Rafah

Joe Biden reafirma que reterá armas se cidade for invadida
L
Copom reduz juros básicos da economia para 10,5% ao ano

Copom reduz juros básicos da economia para 10,5% ao ano

Queda de 0,25 ponto era esperada pelo mercado financeiro
L
Formandas de curso técnico em Enfermagem conciliaram estudos com cuidados maternos

Formandas de curso técnico em Enfermagem conciliaram estudos com cuidados maternos

Educação profissional tem um importante papel na qualificação da mão de obra para inserção no mercado de trabalho.
L
Edital do BNDES leva banda larga a 1,4 mil escolas públicas

Edital do BNDES leva banda larga a 1,4 mil escolas públicas

Ação beneficiará 500 mil alunos em instituições do Norte e Nordeste
L
Supremo tem cinco votos para validar Lei das Estatais

Supremo tem cinco votos para validar Lei das Estatais

Julgamento da constitucionalidade da norma será retomado nesta quinta
L
Ministério autoriza liberação sumária de recursos para cidades gaúchas

Ministério autoriza liberação sumária de recursos para cidades gaúchas

Repasses da Defesa Civil Nacional contemplam ações humanitárias
L