TERÇA-FEIRA, 06/05/2025

A Importância da Constituição: Legislativo representa a totalidade da nação, por Ives Gandra

Por essa razão, digo o que está escrito na Constituição o que muitos, até mesmo na Suprema Corte, não perceberam ainda ou, se perceberam, não quiseram aceitar.

Por Gabriela Romão / Ives Gandra - 25

Publicado em 

A Importância da Constituição: Legislativo representa a totalidade da nação, por Ives Gandra
Foto - Gabriela Romão / Ives Gandra

Hoje temos uma Constituição que, apesar de extremamente prolixa e repleta de disposições que não possuem densidade constitucional, talvez seja a Constituição que mais incorporou aspectos fundamentais, haja vista a valorização dos direitos individuais, coletivos, dos cidadãos, políticos, de cidadania, sociais, além da harmonia e independência entre os Poderes.

Quando foi convocada a Constituinte, nós tínhamos um regime no qual o Poder Executivo era predominante e governava por decretos-leis − que não podiam sequer ser modificados no Congresso, o qual poderia aprovar ou rejeitar, mas não apresentar emendas −, e um Poder Judiciário sendo que não havia nenhuma possibilidade de qualquer instituição apresentar as Ações Diretas de Inconstitucionalidade, já que o Procurador-Geral da República era o único que tinha legitimidade ativa para tanto.

Com isso, havia propostas de inconstitucionalidade de leis estaduais, mas jamais de leis federais, porque quem podia propor era o próprio advogado de quem fazia as leis, isto é, do presidente da República, que governava por decretos-leis.

Com o advento da Constituinte, participei de diversas audiências públicas, e constantemente mantive contatos com Bernardo Cabral e Ulisses Guimarães, respectivamente relator e presidente da Constituinte. O deputado Ulisses Guimarães assistiu palestra minha sobre o parlamentarismo, sendo que o projeto da Constituição foi parlamentarista até a Comissão de Sistematização. Procuraram, os Constituintes, garantir os direitos individuais e, ao mesmo tempo, que os Poderes fossem harmônicos e independentes.

Colocaram, logo no artigo primeiro, que quem era soberano em uma democracia real era o povo. Quem poderia dizer o que é ou não democracia era o povo, através de seus representantes, eleitos por eleição, não indicados − houve um período em que senadores eram indicados pelo presidente da República −, e o artigo primeiro declara, através dos seus representantes, o povo é o soberano, é o que pode, efetivamente, definir a democracia no país.

Por essa razão, é que, no Título IV da Constituição, o primeiro Poder que aparece é o Legislativo, por uma única razão: é o único Poder dos três que tem a representação da totalidade da nação, onde encontramos a situação e a oposição. A maior representação é, portanto, daqueles que elaboram as leis, manifestando a vontade do povo (artigo 44 a 69).

O segundo Poder, previsto nos artigos 76 a 91, é o Executivo, que representa a maioria do povo (salvo quando há 2º turno, caso em que muitos votam por exclusão, porque no 1º turno tinham um candidato próprio).

O terceiro Poder não é representativo do povo nem por ele eleito, sendo, pois,um poder técnico, que representa a lei, já que as pessoas que o integram possuem conhecimento para garantir o Direito. O Poder Judiciário não seria nada se não tivesse duas instituições fundamentais: o Ministério Público e a Advocacia, que formam o tripé fundamental.

Por essa razão, é um poder técnico, que não elabora a lei, nem pode fazê-lo, segundo a Constituição, pois a ele cabe a garantia da lei e da Constituição, com a colaboração da Advocacia e do Ministério Público.

Assim, as três Instituições são importantes. Recentemente, em conversa com o ex-presidente Michel Temer (que também foi professor de Direito Constitucional) falamos sobre a relevância do fato dele ter inserido na Constituição, como Constituinte, o artigo 133, que prevê a inviolabilidade do advogado no exercício das suas funções.

Ora, esse equilíbrio dos três Poderes com funções exaustivamente definidas na Constituição é que justifica o artigo segundo. Se o primeiro diz que o povo é soberano, e manifesta-se, através dos seus Poderes representativos, Executivo e Legislativo, o poder técnico que abrange o Poder Judiciário (92 a 126), o Ministério Público (127 a 131) e a Advocacia (133 a 135), é um poder que tem que viver em harmonia e independência com os outros.

Isso foi o que os Constituintes desejaram, tanto que para preservar essa independência e harmonia, atribuíram ao Legislativo, onde encontramos situação e oposição, o artigo 49, inciso XI, a seguinte disposição: zelar− a expressão é zelar − pela preservação de sua competência legislativa em face da atribuição normativa dos outros Poderes. Trata-se, pois, do sistema de freios e contrapesos, que é típico do direito Americano.

O poder técnico (Poder Judiciário) só pode atuar como legislador negativo, vale dizer, pode declarar que uma lei é inconstitucional, mas não pode jamais legislar no lugar do Legislativo. É o que está no artigo 49, inciso XI, no sentido de que a quem cabe zelar pela sua competência é o próprio poder, não podendo delegá-la

Creio, pois, que como juristas, temos que conhecer a espinha dorsal (harmonia e independência entre os Poderes) da Constituição, não obstante sua adiposidade.

Certa vez em um debate na Folha de S. Paulo com o Celso Antônio Bandeira de Mello, Nelson Jobim e Bernardo Cabral, defendi essa posição e os três concordaram inteiramente comigo.

Mais do que isso, o relator da Constituição, Bernardo Cabral, que atualmente preside o Conselho de Notáveis da Federação do Comércio, dizia que era a posição dele também. Ele que foi eleito pela Constituinte para ser o relator, chegando a receber 2.500 artigos, propostas que teve de conciliar e que ele compactou em 245.

Por essa razão, digo o que está escrito na Constituição o que muitos, até mesmo na Suprema Corte, não perceberam ainda ou, se perceberam, não quiseram aceitar.

Os relatores, participantes, políticos e professores que acompanharam o processo constituinte são testemunhas de que durante três meses, os Constituintes não discutiram nada, pois convocaram especialistas para, em audiências públicas, exporem a sua opinião sobre a Constituição.

Eu mesmo fui a duas audiências públicas e depois continuei a dar as minhas opiniões com Delfim Neto, Dornelles, Bernardo Cabral e Ulisses, cada vez que me mandavam um texto. Digo isso para mostrar a preocupação que os Constituintes tiveram em ouvir especialistas, antes de escreverem o texto definitivo.

Por isso é fundamental que todos percebam que, de rigor, o Texto Maior e o que nele está escrito é o estatuto que um povo escolhe para si, ou seja, para saber como vai organizar sua vida, sendo imprescindível dar-se importância à supremacia da Constituição.

 A Importância da Constituição: Legislativo representa a totalidade da nação.

Ives Gandra da Silva Martins é Professor Emérito das Universidades Mackenzie, UNIP, UNIFIEO,UNIFMU, do CIEE/O ESTADO DE SÃO PAULO, das Escolas de Comando e Estado-Maior do Exército – ECEME, Superior de Guerra – ESG e da Magistratura do Tribunal Regional Federal – 1ª Região; Professor Honorário das Universidades Austral (Argentina), San Martin de Porres (Peru) e Vasili Goldis (Romênia); Doutor Honoris Causa das Universidades de Craiova (Romênia) e das PUCs-Paraná e RS, e Catedrático da Universidade do Minho (Portugal); Presidente do Conselho Superior de Direito da FECOMERCIO &nda sh; SP; ex-Presidente da Academia Paulista de Letras-APL e do Instituto dos Advogados de São Paulo-IASP.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

STF autoriza 15 testemunhas de defesa para Bolsonaro em ação sobre plano golpista

STF forma maioria para tornar réus sete acusados de participação em trama golpista durante governo Bolsonaro

Grupo é acusado de propagar fake news sobre urnas eletrônicas
L
PDT rompe com base do governo Lula e adota posição de independência após escândalo no INSS

PDT rompe com base do governo Lula e adota posição de independência após escândalo no INSS

Bancada avalia que Lupi não foi defendido após fraudes no INSS
L
Lula viaja à Rússia e à China para reforçar relações diplomáticas e buscar acordos comerciais e investimentos

Lula viaja à Rússia e à China para reforçar relações diplomáticas e buscar acordos comerciais e investimentos

Presidente ainda vai para ato de 80 anos do fim da 2ª guerra na Rússia
L
Justiça do Trabalho realiza 21ª edição do TRT Comunidade em 31 de maio

Justiça do Trabalho realiza 21ª edição do TRT Comunidade em 31 de maio

União de esforços de diversos parceiros e voluntários oferecerá serviços gratuitos de saúde, orientação jurídica, lazer e cidadania à zona Leste de Porto Velho/RO.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Giro News | Entrevista Geraldo Sena, secretário da Semob

Nesta terça-feira, dia 06, às 16h, o Giro News recebe Geraldo Sena, secretário municipal de Obras.
L

Aprovado projeto da Prefeitura de Porto Velho que institui a Guarda Municipal

Guarda Municipal será uma corporação uniformizada e armada com a finalidade de preservar o patrimônio público municipal e promover a proteção da população.
L

Com a chegada de maio e a aproximação do fim do inverno amazônico, as chuvas cessam aos poucos

Na previsão da semana, Rondônia continua fora do mapa das grandes precipitações que têm o Amazonas, Pará, Roraima e Amapá com os maiores volumes.
L

Agenda News: Dia das Mães no Soluna Med SPA – presenteie com relaxamento e bem-estar

Com um menu exclusivo, massagens restauradoras e um ambiente acolhedor, o Soluna Med SPA oferece experiências memoráveis para tornar essa data ainda mais especial.
L

Prefeitura de Porto Velho informa que não há seleção vigente na área da saúde

Edital para seleção está em fase de elaboração
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Divulgado resultado final do Concurso Público para servidores (as) Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia

O certame ofereceu 25 vagas imediatas além da formação de cadastro reserva, contemplando oportunidades para Técnico Judiciário (nível médio) e Analista Judiciário (nível superior) em diversas especialidades.
L
Rondônia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos formais no Norte durante o primeiro trimestre de 2025

Rondônia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos formais no Norte durante o primeiro trimestre de 2025

Segundo os dados do Novo Caged, a maioria das vagas geradas em março foram preenchidas por mulheres (816) e por pessoas com ensino médio completo (760).
L
Saiba como consultar os locais de prova do concurso do MPU

Saiba como consultar os locais de prova do concurso do MPU

Provas serão aplicadas no próximo domingo em todas as capitais do país
L
Governo define locais de lotação dos primeiros 370 aprovados no Concurso Nacional Unificado

Governo define locais de lotação dos primeiros 370 aprovados no Concurso Nacional Unificado

Vagas irão compor quadro do Ministério da Gestão em vários estados
L
Brasil registra saldo de 71.576 novas vagas formais em março, segundo Novo Caged

Brasil registra saldo de 71.576 novas vagas formais em março, segundo Novo Caged

No acumulado do ano, saldo positivo é de 654.503 empregos
L
Publicidade

POLÍTICA

Câmara instala comissão para debater isenção de IR até R$ 5 mil e nova faixa de progressividade até R$ 7 mil

Câmara instala comissão para debater isenção de IR até R$ 5 mil e nova faixa de progressividade até R$ 7 mil

Rubens Pereira Júnior é eleito presidente do colegiado
L

Senador Jaime Bagattoli entrega caminhão compactador para fortalecer o saneamento básico em Primavera de Rondônia

Com o veículo entregue, a expectativa é de que ele comece a atuar, em breve, pelas ruas da cidade.
L
Pedro Fernandes marca presença na abertura dos Jogos da Segurança Pública do Vale do Jamari 2025

Pedro Fernandes marca presença na abertura dos Jogos da Segurança Pública do Vale do Jamari 2025

Parlamentar destinou R$ 250 mil para apoiar evento que promove integração, saúde e valorização dos servidores.
L

Coronel Chrisóstomo solicita prioridade para CPI do INSS em reunião com presidente da Câmara

Pelo regimento, apenas cinco CPIs podem funcionar ao mesmo tempo. Até o momento, nenhuma foi instalada em 2025.
L

Eyder Brasil expressa gratidão pela realização do Rondônia Cidadã em Candeias do Jamari

Deputado destacou a importância do programa, que foi fruto de sua indicação, para facilitar o acesso da população a serviços essenciais
L
Publicidade

POLÍCIA

IDENTIFICADO: Motorista morre preso às ferragens após grave acidente entre carretas na BR-364 em Candeias do Jamari

O sinistro aconteceu na BR-364, próximo a ponte sobre o Rio Candeias
18

Homem pede socorro em comércio depois de ser esfaqueado na zona leste

O rapaz não quis revelar quem teria sido o autor nem a motivação.
12
PM recupera moto roubada após perseguição com fuga de suspeitos

PM recupera moto roubada após perseguição com fuga de suspeitos

O condutor do veículo desobedeceu a ordem de parada na Rua T-2 e fugiu em alta velocidade, levando duas passageiras sem capacete.
10
Moto furtada é achada desmontada em casa abandonada no bairro Valparaíso

Moto furtada é achada desmontada em casa abandonada no bairro Valparaíso

No fundo da casa, os policiais localizaram o chassi e várias peças da moto, que apresentava sinais de depredação.
12
Homem com mandado por estupro é preso pelo PATAMO na zona rural de município em RO

Homem com mandado por estupro é preso pelo PATAMO na zona rural de município em RO

A ação ocorreu no contexto do programa de cadastramento de propriedades rurais (RRAPP).
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O curta "Risos e Malabarismos: O Encanto do Circo" homenageia a arte circense, levando tradição para as ruas de Vilhena

O curta “Risos e Malabarismos: O Encanto do Circo” homenageia a arte circense, levando tradição para as ruas de Vilhena

Produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo, o documentário foi lançado nos dias 24 e 25 de abril com exibições públicas e rodas de conversa sobre cultura.
L
Governo Federal vai doar 84 mil cestas de alimentos a famílias Yanomami

Governo Federal vai doar 84 mil cestas de alimentos a famílias Yanomami

Com o objetivo de otimizar a logística de entrega, e considerando o prazo de validade dos alimentos que compõem as cestas, nesta quinta-feira (8) a Conab realizará leilão eletrônico para compra das primeiras 21 mil unidades.
L
STF julga denúncia contra sete acusados do núcleo de desinformação em trama golpista ligada a Bolsonaro

STF julga denúncia contra sete acusados do núcleo de desinformação em trama golpista ligada a Bolsonaro

Ministros da Primeira Turma julgam trechos de denúncia feita pela PGR
L
Maternidade e autismo: estudo mostra que quase 90% das pessoas cuidadoras de crianças com TEA são as próprias mães

A maioria dos cuidados de crianças com autismo recai sobre as mães, aponta estudo

Brasil tem mais de 11 milhões de mulheres que criam os filhos sozinhas
L
PGR reforça pedido para tornar réus sete acusados do núcleo militar em trama golpista durante governo Bolsonaro

PGR reforça pedido para tornar réus sete acusados do núcleo militar em trama golpista durante governo Bolsonaro

Hoje, STF começou a julgar trecho da denúncia apresentada pela PGR
L
STF retoma julgamento para decidir se sete acusados do núcleo 4 de trama golpista virarão réus

STF retoma julgamento para decidir se sete acusados do núcleo 4 de trama golpista virarão réus

Ministros decidem se os sete denunciados do núcleo se tornarão réus
L

Inscrições abertas para a Oficina de Práticas Básicas de Conservação Preventiva de Documentos em Arquivos

A ação oferece bolsas no valor de R$ 500,00 aos selecionados e será realizada em Guajará-Mirim de 19 a 21 de junho
L

LED ou MMP? Conheça as tecnologias que devolvem força aos cabelos

Médica explica como cada técnica funciona e de que forma atuam na saúde do couro cabeludo.
L
Sebrae destacará avanços genéticos na pecuária leiteira durante a Rondônia Rural Show

Sebrae destacará avanços genéticos na pecuária leiteira durante a Rondônia Rural Show

Sebrae apresenta soluções tecnológicas, como o Sebraetec, para impulsionar a produtividade de pequenos produtores de leite
L

Porto Velho aprova lei que institui a Guarda Municipal

Guarda Municipal será uma corporação uniformizada e armada com a finalidade de preservar o patrimônio público municipal e promover a proteção da população
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.