Membros da Banca de Rondônia no Congresso Nacional comemoram na noite desta quarta-feira (20) a aprovação, por parte da Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei que acaba com a saída temporária de detentos para visitar parentes e amigos, a chamada “saidinha”. Aprovado por 311 votos favoráveis e 98 contrários, o projeto segue agora para sanção presidencial.

O relator da proposta é o deputado Guilherme Derrite (PL-SP). Segundo o texto aprovado, esse benefício será concedido aos detentos em regime semiaberto apenas se for para cursar supletivo profissionalizante, ensino médio ou superior. No entanto, esse tipo de saída não poderá beneficiar condenados por crime hediondo ou crime praticado com violência ou grave ameaça à pessoa.
REPERCUSSÃO EM RO
O líder da bancada de Rondônia em Brasília, deputado Maurício Carvalho (UB), anunciou que votou favorável à matéria. Nas redes sociais, Carvalho justificou que as saidinhas colocam em risco a população de bem.
“Este é um importante projeto no combate à criminalidade em nosso país. Vocês sabiam que aqui na Região Norte, quase 300 presos que receberam indulto de Natal não retornaram? Isso significa mais crimes, mais pessoas de bem desprotegidas e os índices de violência em alta. Por isso, sou contra as saídas temporárias e estou empenhado em acabar com esse benefício que favorece aqueles que cometem crimes, colocando em risco a população e os cidadãos de bem”, concluiu.

O deputado Fernando Máximo (UB) publicou um vídeo comentando sobre a votação do possível veto por parte do presidente Lula da Silva (PT). “Notícia boa para o povo brasileiro. Aprovamos o fim das saidinhas temporárias para presos que saem no Natal, Dia das Mães etc.. A polícia tem o maior trabalho para prender essas pessoas, e elas não retornavam (…) Se o presidente vetar, a matéria vai voltar para cá, para a Câmara, e nós vamos derrubar o veto”, informou.

A deputada Cristiane Lopes (UB) exaltou: “Grande VITÓRIA para a segurança pública! Acabamos de aprovar o fim da “Saidinhas Temporárias”, um passo importante para a proteção de todos”.

Quem também votou favorável foi o deputado Coronel Chrisóstomo (PL). Após o rito no plenário, ele considerou uma “vitória para o Brasil!”. “Acabamos de aprovar o PL 2253/22 que dá fim às saidinhas no Brasil. Lugar de criminoso é na cadeia! Parabenizo todos os deputados que votaram a favor, em especial, o relator do projeto, o deputado Guilherme Derreti, que se licenciou do cargo de secretário de Segurança Pública do Estado de SP para se tornar deputado e apreciar conosco esta vitória para o Brasil”, comentou.