TERÇA-FEIRA, 22/04/2025

Entenda críticas ao PL do ensino médio no Congresso Nacional

Entidades ligadas à educação fazem ressalvas e pedem mudanças no texto

Por Lucas Pordeus León – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Entenda críticas ao PL do ensino médio no Congresso Nacional
Arquivo Agência Brasil
Especialistas e organizações ligadas à educação elogiaram a previsão de 2,4 mil horas de formação básica comum incluída no novo relatório do projeto de lei (PL) que pretende revisar o atual ensino médio. O relatório foi apresentado nesta quarta-feira (20)Entenda críticas ao PL do ensino médio no Congresso Nacional - News RondôniaEntenda críticas ao PL do ensino médio no Congresso Nacional - News Rondônia.

No entanto, organizações ligadas ao setor consultadas pela Agência Brasil pedem mudanças no texto. A expectativa é que a matéria seja votada nesta semana no plenário da Câmara dos Deputados, antes de ir ao Senado Federal.

O relator da matéria, deputado Mendonça Filho (União-PE), retomou a carga horária de 2,4 mil horas para a formação geral básica (FGB), conforme previsto no projeto original enviado pelo Executivo, mas abriu exceção com carga horária básica menor (1,8 mil horas) para aqueles que optarem por seguir formação técnica profissional. Mendonça era ministro da Educação em 2017, no governo de Michel Temer quando o novo ensino médio foi aprovado.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) defende a formação básica de 2,4 mil horas, mas mantém críticas ao projeto, especialmente no que diz respeito à não obrigatoriedade do ensino do espanhol e à manutenção da figura do professor por notório saber, o que permitiria a contratação de profissionais sem formação especifica em licenciatura.

“Por mais que ainda tenha problemas no PL enviado pelo governo federal, nós consideramos que ele é mais próximo do que reivindicamos do que o relatório do Mendonça”, disse à Agência Brasil o presidente da CNTE, Heleno Araújo.

Para o representante dos trabalhadores em educação, a exclusão do espanhol é absurda. “Situação colonizadora em relação aos Estados Unidos e à língua inglesa. Isso quebra a possibilidade de integração do Brasil com a América Latina”, afirmou.

O CNTE também criticou a possibilidade de contratação de profissionais com notório saber, sem formação em licenciatura, para disciplinas técnicas e profissionalizantes. Para a confederação, a medida visa baratear a mão de obra ao incluir no mercado muitos profissionais sem formação de professor.

“O notório saber descaracteriza a profissão do professor”, criticou Heleno, para quem existem outros instrumentos legais que permitem utilizar profissionais de áreas técnicas na educação básica.

Fórum Nacional de Educação

Em nota publicada nesta quarta-feira (20), o Fórum Nacional de Educação (FNE), concordou com as críticas da CNTE à ausência à língua espanhola e ao notório saber. O fórum pede aos deputados e senadores que escutem as vozes representadas na Conferência Nacional de Educação de 2024.

Criado em 2010, o FNE reúne 50 entidades e órgãos da sociedade civil e do Poder Público e tem a missão de acompanhar o Plano Nacional de Educação.

Na nota, o fórum defendeu as 2,4 mil horas de formação básica, alegando que a reforma de 2017 ampliou as desigualdades entre escolas públicas e privadas. “A implementação da Lei 13.415/2017 [novo ensino médio] já demonstrou que escolas particulares criam formas alternativas de garantir a formação básica, o que não acontece nas escolas públicas”, destacou.

Educação técnica e profissional

O FNE defendeu ainda a obrigatoriedade de 13 disciplinas científicas mais a língua espanhola. Para a entidade, é preciso ampliar o investimento na educação técnica e profissional para não sobrecarregar as escolas públicas.

“A proposição de articular a formação técnica profissional nas escolas que ofertam o ensino regular é atraente”, diz a nota, alertando, porém, para o “risco de, ao tensionar para que as gestões escolares estejam obrigadas a ofertar uma trajetória profissional, os arranjos não sejam os mais adequados, gerando formações insuficientes ou inadequadas. O caminho para a formação profissional técnica de nível médio é o investimento nas reconhecidas escolas técnicas”.

Dualidade

O professor Daniel Cara, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), destacou que o acordo para as 2,4 mil horas de formação básica foi um avanço, “diminuindo o desperdício de tempo dos estudantes com disciplinas inúteis dentro dos itinerários formativos”.

Daniel é membro da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, organização que reúne sindicatos, movimentos sociais, estudantis e comunitários contrários à reforma do ensino médio de Temer.

O professor considera que a retomada das 2,4 mil horas de formação básica “desestrutura a reforma profundamente”, mas lamenta que o texto tenha mantido o que chama de “dualidade” no ensino, separando a formação técnica e profissional da formação básica geral.

“Um profissional que não tem uma formação estruturada em ciências humanas, em ciências da natureza, ele tem pouca capacidade crítica e analítica para, de fato, realizar a sua profissão. E o relatório do Mendonça Filho, acordado com o ministro Camilo Santana, retoma a questão da dualidade, o que é uma pena”, destacou Daniel, para quem o correto seria garantir formação geral básica somada à educação profissional num modelo integrado.

Meio termo

Já a organização não governamental (ONG) Todos pela Educação, que teve um posicionamento mais favorável à reforma de Temer, comentou que o acordo entre o governo e os parlamentares foi positivo e representou um meio termo entre a proposta do MEC e o texto substitutivo do deputado Mendonça Filho.

“[O acordo] preserva os princípios da reforma e ao mesmo tempo traz modelagem melhorada frente à reforma original”, afirmou Priscila Cruz, presidente do Todos Pela Educação, organização que informa que é financiada apenas por recursos privados.

Por sua vez, a União Brasileira dos Estudantes Secundarias (Ubes) defende a revogação integral da reforma do ensino médio de 2017, com a exclusão dos itinerários e a obrigatoriedade da oferta da língua espanhola.

“Nenhum passo atrás! Em defesa das 2.400 horas da formação geral básica, pelo fim dos itinerários formativos e pelo espanhol como 13ª disciplina obrigatória”, publicou a Ubes em uma rede social, informando que está presente na Câmara para pressionar parlamentares.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Gestão Marcos Rocha impulsiona educação pública e lança 1º Aulão do Enem com foco em oportunidades e acesso ao ensino superior

Nosso governo tem o compromisso de oferecer suporte pedagógico, estrutura e oportunidade para todos os estudantes da rede estadual.
L
Inscrições para o Encceja 2025 começam nesta segunda-feira

Inscrições para o Encceja 2025 começam nesta segunda-feira

Provas estão marcadas para o dia 3 de agosto
L
Cursinhos populares abrem inscrições a partir de 22 de abril

Cursinhos populares abrem inscrições a partir de 22 de abril

Edital foi publicado no site da Fiocruz
L
Governo de RO reforça instruções para pedir isenção da taxa do Enem 2025

Governo de RO reforça instruções para pedir isenção da taxa do Enem 2025

O resultado dos pedidos de isenção da taxa será divulgado em 12 de maio, com período de recursos entre os dias 12 e 16 do mesmo mês.
L

Governo Federal amplia investimento no programa Cantinhos da Leitur

Serão investidos mais de R$ 16 milhões para atendimento às crianças da educação infantil em 2025.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Reviva a magia dos Bee Gees em um espetáculo emocionante

“Bee Gees Experience In Concert – O Musical” chega a Porto Velho no dia 15 de junho, prometendo uma noite inesquecível com grandes sucessos, balé e uma produção de tirar o fôlego.
L

Páscoa no Parque se consagra como a maior celebração pascal já realizada em Porto Velho

Mais de 126 mil pessoas participaram do evento, que uniu cultura, solidariedade e inclusão durante nove dias de programação.
L
Regularização de contas para emendas da Saúde deve ser feita até 22 de março

Saiba quando são os próximos feriados nacionais de 2025 e possibilidades de emendas

Consulte o calendário completo de 2025 para planejar suas férias e folgas.
L
Lula adia viagem a Rondônia para participar do velório do Papa Francisco, afirma porta-voz da Rede Sustentabilidade

Lula adia viagem a Rondônia para participar do velório do Papa Francisco, afirma porta-voz da Rede Sustentabilidade

Presidente Lula cancela agenda em Rondônia para prestar homenagem ao Papa Francisco, a quem considerava amigo e inspiração em causas sociais e ambientais.
L
Chuva de Meteoros Líridas alcança pico de visibilidade na madrugada de terça (22) no Brasil

Chuva de Meteoros Líridas alcança pico de visibilidade na madrugada de terça (22) no Brasil

Fenômeno vem sendo observado desde o dia 14 em várias regiões do país
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Semed publica resultado preliminar do Edital 02 para seleção de voluntários

Candidato tem até terça-feira (22) para entrar com recurso
L

Sine de Porto Velho oferece oportunidades em diversos setores com quase 100 vagas

As vagas são para diversos níveis de escolaridade
L
Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Ministério publicará portaria única autorizando órgãos a convocarem
L
Fiocruz abre 152 vagas para estágio

Fiocruz oferece 152 oportunidades de estágio em todo o país

A maioria para o Rio de Janeiro, mas tem vagas para outros Estados
L

Encontro de lideranças do Jiu-Jitsu reúne mestres e atletas em evento no CT Tubarão

Realizado na sexta-feira (04), evento celebrou união das academias, debateu temas importantes e apresentou programa inédito de patrocínio a atletas da Região Norte
L
Publicidade

POLÍTICA

Assembleia Legislativa promove audiência pública em defesa da educação pública

Evento marca a 26ª Semana Nacional e reúne representantes da sociedade para debater avanços e desafios do setor.
L

Deputada Dra. Taíssa cobra revitalização urgente da RO-420

Parlamentar destaca impacto da estrada na vida da população e na economia local.
L
Deputado Cássio Gois reafirma oposição à privatização do Saae durante audiência pública em Cacoal

Deputado Cássio Gois reafirma oposição à privatização do Saae durante audiência pública em Cacoal

Parlamentar destaca qualidade dos serviços prestados pelo Saae de Cacoal e critica proposta de concessão à iniciativa privada prevista na Lei 1.200/2023.
L

Deputado Ribeiro do Sinpol promove distribuição de mais de mil ovos de Páscoa

Iniciativa evidenciou o compromisso do parlamentar com ações de cunho social.
L

Prefeito Leo Moraes presta homenagem ao Papa Francisco

Mensagem ressalta legado de fé, humildade e amor deixado pelo líder da Igreja Católica
L
Publicidade

POLÍCIA

Ação da PRF resulta em sete prisões por alcoolemia em Rondônia

Ação da PRF resulta em sete prisões por alcoolemia em Rondônia

Ocorrências aconteceram em quatro municípios
10
Estudante é morto a facadas dentro de casa; ex-companheiro é suspeito e está foragido

Estudante é morto a facadas dentro de casa; ex-companheiro é suspeito e está foragido

Testemunhas relataram que o suspeito invadiu a residência por ciúmes, onde L.M. estava acompanhado de um amigo, U.C., de 34 anos.
18
Motorista de aplicativo é baleado após recusar mudança de rota

Motorista de aplicativo é baleado após recusar mudança de rota

Ao chegar ao destino, pediram para seguir até outro endereço, o que foi negado pelo motorista sob alegação de que o local era deserto e perigoso.
16
Bebê morre e cinco pessoas ficam feridas após desabamento de casa

Bebê morre e cinco pessoas ficam feridas após desabamento de casa

As causas ainda são investigadas, mas há suspeita de explosão de gás na parte inferior do imóvel, onde residia o avô da criança.
18
PRF em Rondônia prende homem em flagrante por corrupção ativa em Vilhena

PRF em Rondônia prende homem em flagrante por corrupção ativa em Vilhena

Para evitar recolhimento de veículo, homem tentou subornar policial
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Etapa inicial da declaração obrigatória de rebanhos começa em 1º de maio

Etapa inicial da declaração obrigatória de rebanhos começa em 1º de maio

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a campanha contribui para valorização do agronegócio local e a consolidação do estado como exportador.
L
Governo de Rondônia realiza promoções e homenagens a policiais militares em cerimônia alusiva a Tiradentes

Governo de Rondônia realiza promoções e homenagens a policiais militares em cerimônia alusiva a Tiradentes

O titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Bernardo Vital, enfatizou o trabalho do governo de Rondônia na valorização dos servidores da segurança pública.
L
Ampliação nos atendimentos de cardiologia permite à Prefeitura de Porto Velho reduzir fila de espera em 40%

Ampliação nos atendimentos de cardiologia permite à Prefeitura de Porto Velho reduzir fila de espera em 40%

Reforço na equipe médica proporcionou a ampliação no número de vagas semanais para a especialidade.
L

Equipe técnica da Prefeitura de Porto Velho inspeciona aterro sanitário

Ação dos fiscais ambientais foi acompanhada pelo secretário titular da Sema.
L

Regularização fundiária: TRT-14 apoia iniciativa que garante segurança jurídica e acesso à terra

Prêmio Solo Seguro do CNJ premia iniciativas inovadoras e contribui para a segurança jurídica e o desenvolvimento social.
L
Clube Shotokan reconhece apoio da Prefeitura na participação da 1ª fase do Campeonato Estadual de Karatê

Clube Shotokan reconhece apoio da Prefeitura na participação da 1ª fase do Campeonato Estadual de Karatê

Ajuda para agremiação se deu pelo fornecimento de um ônibus para o deslocamento da equipe.
L
Iniciativa Cidadania em Movimento oferece serviços fundamentais aos moradores de União Bandeirantes

Iniciativa Cidadania em Movimento oferece serviços fundamentais aos moradores de União Bandeirantes

Serão disponibilizados mais de 20 serviços à comunidade local.
L

Mesmo no feriado, Tribunal de Contas fiscaliza unidades de saúde, identifica avanços e aponta desafios em Porto Velho

Durante as visitas, os auditores conversaram com pacientes, acompanhantes e servidores das unidades.
L
Tite recusa retorno ao Corinthians e anuncia pausa na carreira para cuidar da saúde

Tite recusa retorno ao Corinthians e anuncia pausa na carreira para cuidar da saúde

Em nota oficial, Tite declarou que, após conversas com sua família e diante de sinais de desgaste, optou por priorizar o autocuidado.
L
Medicamento inédito para câncer de pulmão aumenta em 7 anos a sobrevida de pacientes

Médica com registro suspenso corta bexiga em vez de útero em cesárea

O erro só foi identificado quando a equipe de plantão foi acionada para substituir A.B.H. na cirurgia.
16
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.