O TikTok vai além das dancinhas e se coloca como uma plataforma estratégica para o esporte brasileiro. Em parceria com atletas e confederações nacionais, a plataforma busca projetar a carreira de esportistas que representarão o Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024.
“A expectativa é termos uma comunidade antenada e apaixonada, compartilhando os melhores momentos dos Jogos de maneira criativa”, explica Maíra Carvalho, diretora de operações do TikTok no Brasil. Hashtags como #Paris2024 e #TikTokEsportes já somam mais de 36 mil e 691 mil vídeos publicados, respectivamente, evidenciando o engajamento do público.
A parceria com o site Olimpíada Todo o Dia (OTD) trará conteúdo pré-competição abrangendo diversas modalidades esportivas. Informações sobre as regras, curiosidades, bastidores, entrevistas e desafios oferecerão aos fãs uma visão mais próxima do cotidiano dos atletas.
Atletas e federações reconhecem no TikTok uma oportunidade de alcançar grandes marcas e conseguir patrocínios. A plataforma propõe uma “audiência democrática”, onde qualquer um pode viralizar com um vídeo, independentemente do número de seguidores.
“Não vemos distinção entre pequenos, médios e grandes criadores”, afirma Maíra. “O mais importante é a história que o usuário tem para contar.”
Atletas como Rebeca Andrade (ginástica), Rayssa Leal (skate), Rayan Castro (ginástica de trampolim) e Beatriz Ferreira (boxe) já fazem sucesso no TikTok mostrando sua rotina de treinos e dia a dia. A plataforma os destaca como grandes exemplos do potencial da plataforma para o esporte.
A parceria entre TikTok e Olimpíadas de Paris 2024 é um marco para o esporte brasileiro. A plataforma oferece ferramentas para democratizar o acesso à informação, ampliar o alcance do esporte e impulsionar a carreira de atletas. Mais do que dancinhas, o TikTok se consolida como um espaço para a valorização do esporte e de seus protagonistas.
Com informações de Folha de S.Paulo