A maneira como as companhias aéreas Latam, Azul e Gol estão operando dentro do estado de Rondônia tem sido motivo para milhares de reclamações. Tudo culminou quando as companhias passaram a ser alvo de uma enxurrada de processos por parte dos viajantes. Tendo em vista disso, o que já não era bom piorou.

Na tentativa de solucionar o problema, até o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi informado da situação e reclamou das companhias com o ministro de Portos e Aeroportos. No embalo, os políticos do estado também entraram na queda de braço, mas ao que tudo indica, a força deles diante das companhias aéreas não tem efeito algum.
Sem respostas concretas, o episódio foi parar na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional (OAB-RO). A entidade entrou com ação contra as empresas acionando a Controladoria Geral da União (CGU) e Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A denúncia recai acerca das práticas arbitrárias que apontam para os direitos dos consumidores.
A OAB-RO, solicita das entidades que seja criada uma auditoria para investigar as companhias Latam, Gol e Azul em razão da retirada dos voos para a região de Rondônia, cancelamentos, atrasos e por fim, o aumento das passagens aéreas.
O pedido, também inclui a volta dos voos, tendo em vista a procura. Caso as companhias não obedeçam, a Seccional Rondônia sugere aos órgãos que as empresas sejam multadas e possivelmente percam as suas concessões.