QUARTA-FEIRA, 14/05/2025

Governo de RO apresenta a órgãos parceiros, ações de combate à seca durante verão Amazônico

Encontro entre instituições aconteceu na sede do Governo do estado de Rondônia

Por Rômulo Azevedo/Secom/Gov-RO - 010

Publicado em 

Governo de RO apresenta a órgãos parceiros, ações de combate à seca durante verão Amazônico - News Rondônia
Foto: Daiane Mendonça

O Comitê de Crise Hídrica do estado de Rondônia realizou na segunda-feira (11), um encontro com representantes do Tribunal de Justiça (TJRO), Ministério Público (MP-RO), Defensoria Pública (DPE-RO) e Tribunal de Contas (TCE-RO) para a apresentação formal da situação hidrometeorológica de todo o território rondoniense, bem como o plano de ações que o Executivo desenvolveu para enfrentar possíveis problemas decorrentes de uma seca intensa, que pode afetar diversas regiões.

O grupo que se reuniu nesta segunda, compõe o Gabinete Interinstitucional de Integração e Acompanhamento às Estratégias e Ações de Enfrentamento à Crise Hídrica, criado através do Decreto n° 28.902 de 9 de fevereiro de 2024.

O foco é discutir e avaliar as atividades em torno das medidas mitigadoras referentes à possibilidade de adventos climáticos, que possam gerar seca intensa em algumas regiões do Estado, conforme previsões meteorológicas destacadas pelos órgãos setoriais do Governo Federal, notadamente o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipan) e também da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

Em que pese o fato de haver registro de chuvas em todo o Estado, neste começo de ano, o volume total está abaixo da média mínima, ou seja, está chovendo menos do que o mínimo esperado para o período (se comparado com os mesmos meses de anos anteriores) fato que pode gerar problemas de fornecimento de água à população durante o verão Amazônico, quando não chove.

PERSPECTIVAS

Em síntese, com menos chuva, os rios, mananciais e reservatórios não ficam cheios por completo, gerando um consumo mais rápido no período de estiagem, podendo dificultar o fornecimento de água em algumas regiões. Os órgãos-membros do comitê ficaram cientes sobre as primeiras estratégias adotadas pelo Governo de Rondônia, que têm se antecipado e está organizado por meio de um plano de ação para enfrentar a possibilidade de seca intensa e eventual dificuldade de fornecimento de água à população.

Uma das primeiras medidas é a criação de unidades municipais de Defesa Civil. De acordo com o  comandante-geral do Corpo de Bombeiros e coordenador do Comitê de Crise Hídrica, coronel Nivaldo de Azevedo, a criação dessas unidades é primordial porque, segundo ele, é através da Defesa Civil, que os municípios começam a executar os planos de ação municipal em se tratando de problemas climáticos. Outra medida, que vem da Sedam é a fiscalização intensa para combater as queimadas em todo o Estado. O órgão tem como objetivo, aumentar o volume de fiscalização para eliminar as queimadas no período de seca.

O promotor de justiça do Ministério Público, Pablo Viscardi elogiou o posicionamento do Governo em se antecipar e preparar toda estrutura do Executivo de modo que o Poder Público consiga mitigar os efeitos que uma possível seca possa causar à sociedade. “Todo esse planejamento está sendo construído com base em dados científicos e isso é fantástico porque eu sei que vai gerar ações específicas lá na ponta, para as pessoas”, observou.

O promotor de justiça concordou com o Governo quanto à necessidade de mobilizar os municípios, de modo que cada qual à sua maneira, dentro das suas realidades, possam se mobilizar para atender de fato a população. “O cenário de crise existe, mas temos mentes capazes de criar um planejamento e uma estrutura eficiente para lidar com a situação. A primeira resposta em se tratando de crise é por parte do município, por isso é importante que eles estejam engajados neste planejamento”, pontuou.

O representante do MP, ao reiterar a parceria do órgão com o Governo do Estado, neste planejamento, destacou que as unidades municipais do Ministério Público, também estarão engajadas neste processo para que o planejamento seja aplicado de forma eficiente.     

CONTEXTUALIZANDO

O Comitê de Crise Hídrica do Estado de Rondônia foi criado no final de 2023, quando a região Norte passava por uma intensa seca, gerando em vários pontos esgotamento de rios caudalosos, a exemplo do rio Madeira, um dos maiores de Rondônia que chegou a registrar pouco mais de um metro de profundidade em alguns locais de seu curso. Mesmo com as chuvas registradas nos últimos meses, ainda existe a possibilidade de um verão rigoroso causando, em algumas regiões, efeitos mais graves como dificuldade do fornecimento de água à população.

 O grupo, que é composto por 23 órgãos do Poder Executivo do Estado, faz um extrato da situação climática e cria medidas que têm como finalidade, reduzir os impactos que podem ser gerados, caso as previsões para o verão se materializam. Uma das medidas que foram adotadas, é o processo de conscientização populacional em torno do consumo consciente de água, evitando desperdício para que não haja falta de fornecimento de água nos meses de estiagem.

Em torno do assunto há dois grupos institucionais: o Comitê de Crise Hídrica, que é composto apenas por setores do Poder Executivo do Estado, que estão direta e indiretamente ligados à questão. São esses órgãos que estabelecem as medidas mitigadoras dentro do plano de ação criado pelo Governo de Rondônia. Em outra linha há o Gabinete Interinstitucional de Integração e Acompanhamento às Estratégias e Ações de Enfrentamento à Crise Hídrica. Ele é composto por órgãos de fiscalização e controle, que vão acompanhar as ações desenvolvidas pelo Comitê do Poder Executivo.

EL-NIÑO E LA-NIÑA

O assunto se tornou tema consolidado da agenda estadual de Governo, a partir da seca registrada em 2023. A severidade foi causada pela anomalia climática conhecida como El-Niño, um fenômeno que causa seca extrema em uma determinada região, como aconteceu na reta final de 2023, na região Norte. Em outro pólo, há chuvas intensas, causando cheias e diversos problemas consequentes. Este fenômeno é conhecido como La-Niña. Ambos são registrados no mesmo período (em diferentes regiões) e no segundo caso, no Brasil, a região Sul foi severamente afetada pelo volume de chuvas, causando alagamentos e muitos problemas socioeconômicos.

O Norte registra, ainda, resquícios do El-Niño e a possibilidade de seca intensa em algumas regiões rondonienses, reflexo dessa anomalia climática. O Governo do Estado está se preparando para todas as possibilidades destacadas nas previsões, de modo que a população seja atendida e sinta o mínimo possível dos reflexos climáticos, causados por estes fenômenos.

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de RO reforça ações contra queimadas e em defesa do meio ambiente na Bacia do Rio Araras

Governo de RO reforça ações contra queimadas e em defesa do meio ambiente na Bacia do Rio Araras

De acordo com o coordenador Substituto da Ceam, Leandro de Oliveira Almeida, a abordagem é focada no diálogo direto com a comunidade e no incentivo à adoção de práticas sustentáveis no dia a dia.
L

Sema dá início a ação educativa contra queimadas em escolas da zona Leste e distritos de Porto Velho

As queimadas se tornaram um grande desafio ambiental, impactando a saúde, a economia e o meio ambiente
L
Descarte incorreto de óleo lubrificante coloca Rio Madeira em risco

Descarte incorreto de óleo lubrificante coloca Rio Madeira em risco

Você sabia que um único litro de óleo lubrificante usado pode contaminar até 1 milhão de litros de água?
L
Mudanças climáticas: Rondônia adota medidas para enfrentar a estiagem de 2025

Mudanças climáticas: Rondônia adota medidas para enfrentar a estiagem de 2025

A operação teve o seu planejamento iniciado em outubro de 2024, e é coordenada pelo Corpo de Bombeiros de Rondônia (CBMRO) e Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de Rondônia (CEPDEC).
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prefeitura de Porto Velho esclarece informações falsas e reafirma legalidade de contrato por adesão

Contratação segue modelo legal com pagamento por demanda; nenhum valor foi pago à empresa até o momento
L

Mpox: no Amazonas, casos confirmados colocam o estado em alerta

Causada por vírus, a doença já soma 35 confirmações, e o MS recomenda cuidados simples, como higienizar as mãos e o uso de máscaras em locais suspeitos.
L

Atlas da Violência 2025: Rondônia mantém posição para o crime de feminicídio, só perde para Roraima

Os estados da Região Norte têm um agravante, segundo o Atlas da Violência: eles superam, e muito, a média nacional, com a marca de 3,5 por 100 mil mulheres.
L

Miss Rondônia Teen vai disputar o título de Miss Brasil Teen 2025

Emili Vitória, de Pimenta Bueno, representará Rondônia na etapa nacional do concurso que será realizado em Curitiba entre os dias 16 e 21 de maio
L

Fonte de Vida | Entrevista dois convidados especiais Leandro Löw e Marcus Rivoiro

A estreia do programa Fonte de Vida acontece nesta quarta-feira, dia 14, às 17h, com uma entrevista especial reunindo dois nomes de destaque no meio jurídico.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura destaca gratuidade nas inscrições do processo seletivo da saúde

O candidato deve realizar a inscrição exclusivamente pela internet até o dia 16 de maio
L

Semed chama aprovados em seleção de voluntariado para assinatura do termo de compromisso

Os candidatos deverão se apresentar até o dia 21 de junho munidos dos documentos listados na convocação
L
Prefeitura de Cacaulândia abre seleção com 86 vagas e salários de até R$ 3,7 mil

Prefeitura de Cacaulândia abre seleção com 86 vagas e salários de até R$ 3,7 mil

A seleção ocorrerá por meio de análise de títulos, e alguns cargos também exigirão prova prática, conforme previsto no edital.
L

Concurso da Conab oferece 403 vagas com salários de até R$ 8 mil

Inscrições seguem abertas até 15 de maio e despertam grande interesse entre concurseiros de todo o país
L

Semed publica homologação dos recursos do Edital 02 do processo seletivo de voluntários

Serviços serão prestados de forma voluntária, ou seja, sem vínculo empregatício
L
Publicidade

POLÍTICA

Israel Cavalcante cumpre agenda em Porto Velho e destaca encontros com lideranças locais

Pastor valoriza o diálogo com representantes da comunicação, da política e do governo municipal
L

Dra. Taíssa dá parecer favorável a projeto que regula carga horária e plantões na saúde

Nova legislação padroniza jornadas, sobreavisos e interjornadas, evitando decisões arbitrárias por parte dos gestores.
L

Dra. Taíssa solicita medidas urgentes diante de falhas na emissão de RGs em Rondônia

Parlamentar relata demora e baixa oferta de vagas para emissão de RG, especialmente na região de Guajará-Mirim.
L

Ieda Chaves destina R$ 1 milhão para reforçar investimentos na saúde de Porto Velho

Recurso será aplicado na compra de insumos básicos e de medicamentos.
L

Deputada Cláudia de Jesus e ALE-RO aprovam alterações no PCCR da saúde

Nova lei valoriza servidores da Sesau, flexibiliza jornadas, revoga regras obsoletas e atende reivindicação dos movimentos sociais.
L
Publicidade

POLÍCIA

REDITUS: PF deflagra operação em combate à extração ilegal de minério

REDITUS: PF deflagra operação em combate à extração ilegal de minério

No decorrer das diligências, foram inutilizadas 25 dragas, maquinários de garimpo, apreendidos mercúrio, arma de fogo e aparelhos telefônico
10
PF prende 44 pessoas em flagrante por crimes sexuais contra crianças e adolescentes em operação nacional

PF prende 44 pessoas em flagrante por crimes sexuais contra crianças e adolescentes em operação nacional

A ação resultou em 44 prisões em flagrante por posse de material contendo pornografia infantil.
10
PF cumpre mandados por fraudes em descontos indevidos em aposentadorias do INSS

PF cumpre mandados por fraudes em descontos indevidos em aposentadorias do INSS

Justiça Federal no DF autoriza busca em Presidente Prudente
L
PRF em Rondônia apreende 7kg de pasta-base de cocaína

PRF em Rondônia apreende 7kg de pasta-base de cocaína

Droga era transportada por jovem de 19 anos
10
Foragido do Acre é capturado pela Polícia Civil em Porto Velho

Foragido do Acre é capturado pela Polícia Civil em Porto Velho

A ação foi conduzida por agentes da 10ª Delegacia de Polícia da capital.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Semed convoca profissionais para corrigir inconsistências em dados e contas bancárias

O voluntário que ainda não teve seu pagamento efetivado deve comparecer à Semed; mais de 95% dos voluntários tiveram pagamentos efetivados dentro do prazo
L

Prefeitura estende prazo da seletiva de taekwondo para os Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR)

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até a próxima quinta-feira (15)
L

Requerimento da Licença Ambiental ( LAPP): R. G. C DE SOUSA CLINICA MEDICA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PEQUENO PORTE ( LAPP)
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): TORRES GEMEAS LOUGE BAR LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA ( LAS)
L

Dr. Carlos Raphael compartilha trajetória de superação e visão estratégica no “Conexão RH

Advogado e gestor do Detran-RO destaca importância do planejamento, liderança humanizada e mentalidade empreendedora na administração pública
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAGP): RAÇA TRANSPORTES LTDA

LICENÇA AMBIENTAL GRANDE PORTE (LAGP)
L
Flávio Dino defende decisão do STF que limita poder da Câmara sobre suspensão de ação penal contra Ramagem

Flávio Dino defende decisão do STF que limita poder da Câmara sobre suspensão de ação penal contra Ramagem

Ministro cita princípio constitucional da separação dos poderes
L

Renan Correia destaca desafios e avanços da jovem advocacia em entrevista ao programa Jovem News

Presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB Rondônia falou sobre sua trajetória, projetos e o papel da entidade na formação de novos profissionais do Direito
L

Coronel Chrisóstomo destaca ações em educação, saúde e defesa dos aposentados em entrevista

Deputado federal participou do programa “Em Cima da Hora”, transmitido de Porto Velho, e detalhou investimentos e propostas voltadas ao desenvolvimento de Rondônia
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.