Eduardo Del Castillo, ministro do Governo da Bolívia respondeu na força da lei a aplicação de penalidades contra soldados do Quartel Naval de Rurrenabaque, município do estado do Beni, vizinho a Rondônia.
É quando se pratica atos de “destruir e/ou causar danos a organismos vivos”. No caso dos militares, eles teriam enforcado um cão nas dependências do Quartel. Diante da denúncia, policiais e o Ministério Público se dirigiram para instituição.

Ao chegar no local, os representes da lei foram impedidos de entrar nas dependências por um capitão de fragata. “Disse que não poderia permitir a entrada no Ministério Público nem na polícia enquanto não houvesse uma ordem judicial e for instaurado um processo militar de acordo com seus próprios procedimentos”, informou Del Castillo.
Um relatório, no sentido de averiguar a denúncia foi aberto. Em seguida, a justiça emitiu um mandado de busca com poderes de apreensão. Na quarta, 06/03, os militares Gary M. Q e Sergio N. I, principais nomes envolvidos na ação foram apreendidos.
Os militares são apontados como os autores da morte do animal por motivo torpe. “Além disso, outros 6 militares foram identificados como possíveis autores, que serão ampliados os inquéritos. No total, seriam oito acusados entre autores materiais e intelectuais”, explicou o ministro.,