O alerta foi acionado outra vez. Grileiros voltam a invadir o Território indígena dos Uru-Eu-Wau-Wau, em Rondônia. Grilagem de terra e desmatamento. A Terra Indígena do povo Uru-Eu-Wau-Wau está sob ameaça.
O alerta vem de outra parte do território onde os crimes envolvendo a grilagem e o desmatamento tem ocorrido vertiginosamente. A (Linha C-5), na região de Cacaulândia, integrada as terras da União vem sendo destruída e pirateada pelos invasores.
Reféns dos grileiros, os indígenas que habitam na área estão sob ameaça. A coordenadora da Associação Etnoambiental Kanindé, Ivaneide Cardozo, trouxe a denúncia. A ambientalista pede urgência, inclusive do aparato de homens da Força Nacional para retirar os posseiros. “Precisamos com urgência que a Força Nacional retire esse povo antes que aconteça uma tragédia como na Bahia”, disse.
O alerta, também é direcionado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “A Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau está sob ataque dos grileiros de terra e de madeireiros. Governo federal tome providencias”, finaliza a ativista e vencedora do prêmio Emmy Internacional, que inclusive narra na obra ‘O Território’, os crimes ambientais, justamente na terra invadida.