Passadas 48 horas, após a grande vitória do documentário O Território, consagrado como o vencedor do prêmio Emmy Internacional, as estrelas do longa-metragem já estão em solo rondoniense. Bitaté Uru-eu-wau-wau (Jupaú), Ivaneide Cardoso (Kanindé) e Txai Suruí, desembarcaram no início desta quarta-feira, 10/1, na capital do estado.
No Aeroporto Governador Jorge Teixeira de Oliveira, o trio foi recepcionado por entusiastas. O sentimento de alegria e gratidão era visível entre os integrantes. Do diretor- norte-americano Alex Pritz, O Território contém imagens feitas por Tangãi Uru-eu-wau-wau, no território Sete de Setembro e nas terras dos indígenas Uru-Eu-Wa. Pritz, também é responsável pelas cenas. A película apoiou-se nas denúncias de crimes ambientais em Rondônia, na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, apontado como o presidenciável mais letal na história atual da floresta.
O longa-metragem destaca a devastação no estado, inclusive serviu de exemplo do que vinha ocorrendo na Amazônia Legal. O primor, apresentado em The Territory, levou os críticos a apontá-lo com um dos melhores documentários ambientais da atualidade. O doc foi indicado em três categorias do Emmy, mas venceu por Mérito Excepcional. “Ganhar o Emmy, na categoria Mérito Excepcional é coroar os povos indígenas na defesa dos seus territórios”, declara, Ivaneide Cardozo.
A Porto Velho Airport, engrandeceu os personagens desta obra real. A eles, foram entregues um quadro com a imagem de ambos, na galeria da vitória, no Microsoft Theater, Los Angeles, Califórnia. “Parabéns! Merecida premiação e reconhecimento ao trabalho dedicado em O Território”, diz a mensagem destacada pela administração local.
