TERÇA-FEIRA, 22/04/2025

L

Saúde

Anvisa aprova consulta pública sobre proibição de cigarro eletrônico

Proposta foi aprovada por unanimidade pela diretoria da agência.

Por Paula Laboissière e Pedro Peduzzi – Repórteres da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Anvisa aprova consulta pública sobre proibição de cigarro eletrônico
Joédson Alves/Agência Brasil
A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, por unanimidade, nesta sexta-feira (1º) a abertura de uma proposta de consulta pública para revisar a proibição de cigarros eletrônicos no Brasil. Desde 2009, uma resolução da entidade proíbe a fabricação, a comercialização, a importação e a propaganda de dispositivos eletrônicos para fumar, popularmente conhecidos como vape. De acordo com a decisão da Anvisa de hoje, a sociedade civil terá 60 dias para manifestar-se sobre o tema na consulta pública.Anvisa aprova consulta pública sobre proibição de cigarro eletrônico - News RondôniaAnvisa aprova consulta pública sobre proibição de cigarro eletrônico - News Rondônia

Ao longo da reunião, transmitida em tempo real por meio do canal oficial da Anvisa no YouTube, diversas manifestações do setor regulado, de entidades civis e da população em geral foram veiculadas por meio de vídeos enviados à agência. Ao todo, mais de 60 pessoas, com opiniões favoráveis e contrárias à regulamentação dos cigarros eletrônicos, foram ouvidas pelos diretores antes que proferissem seus votos.

Protestos

Enquanto a diretoria colegiada da Anvisa se reunia, um grupo de cerca de 20 pessoas ligadas à organização não governamental (ONG) Direta – Diretório de Informações para a Redução de Danos do Tabagismo defendia, em frente à sede da Anvisa, a regulamentação dos cigarros eletrônicos no Brasil. Entre as argumentações apresentadas está a de que esses dispositivos não causam os mesmos males do tabagismo.

O grupo argumenta ainda que, em razão da ausência de uma regulamentação, dispositivos de má qualidade acabam sendo comercializados livremente no país e que há pessoas fabricando líquido para cigarros eletrônicos até mesmo dentro de casa. O presidente da ONG, Alexandro Lucian Alves Cordeiro dos Santos, cita revisões científicas que indicariam redução de danos de até 95% para pessoas que substituíram o cigarro comum pelo eletrônico.

Ao ser questionado sobre outros estudos que apresentaram resultados diferentes, indicando que dispositivos eletrônicos para fumar podem ser até mais prejudiciais à saúde do que os cigarros tradicionais, ele argumentou que, nesses casos, a confusão se dá porque, enquanto algumas pesquisas abrangem dados brutos sobre a presença da nicotina, outras tratam do potencial de absorção da substância pelo organismo – algo que varia de pessoa para pessoa.

Além disso, acrescentou, como o cigarro eletrônico só começou a ser comercializado em 2006 (nos Estados Unidos e na Europa), não há, até o momento, dados científicos referentes a grupos que utilizaram o cigarro eletrônico na fase adulta e que já tenham chegado à faixa etária dos 80 anos.

“Nosso papel aqui é mostrar que cigarros eletrônicos são alternativas eficazes para ajudar as pessoas a pararem de fumar, substituindo o tabagismo pelo nicotismo”, disse, ao afirmar, que “nicotina não faz tanto mal à saúde e nem causa câncer, apesar de alguns médicos afirmarem que sim”. “Há muita desinformação”, complementou.

O presidente da ONG Direta, que veio do Paraná a Brasília para participar da manifestação, disse também que nunca obteve benefício (financiamento ou parceria) de empresas ou grupos que possam vir a ter alguma vantagem com a comercialização de dispositivos eletrônicos para fumar.

Entenda

Os dispositivos eletrônicos para fumar são também conhecidos como cigarros eletrônicos, vape, pod, e-cigarette, e-ciggy, e-pipe, e-cigar e heat not burn (tabaco aquecido). Embora a comercialização no Brasil seja proibida, os dispositivos podem ser encontrados em diversos estabelecimentos comerciais e o consumo, sobretudo entre os jovens, tem aumentado.

Desde 2003, quando foram criados, os equipamentos passaram por diversas mudanças: produtos descartáveis ou de uso único; produtos recarregáveis com refis líquidos (que contém, em sua maioria, propileno glicol, glicerina, nicotina e flavorizantes), em sistema aberto ou fechado; produtos de tabaco aquecido, que possuem dispositivo eletrônico onde se acopla um refil com tabaco; sistema pods, que contém sais de nicotina e outras substâncias diluídas em líquido e se assemelham a pen drives, dentre outros.

Riscos à saúde

Com aroma e sabor agradáveis, os cigarros eletrônicos chegaram ao mercado com a promessa de serem menos agressivos que o cigarro comum. Entretanto, a Associação Médica Brasileira (AMB) alerta que a maioria absoluta dos vapes contém nicotina – droga psicoativa responsável pela dependência e que, ao ser inalada, chega ao cérebro entre sete e 19 segundos, liberando substâncias químicas que trazem sensação imediata de prazer.

De acordo com a entidade, nos cigarros eletrônicos, a nicotina se apresenta sob a forma líquida, com forte poder aditivo, ao lado de solventes (propilenoglicol ou glicerol), água, flavorizantes (cerca de 16 mil tipos), aromatizantes e substâncias destinadas a produzir um vapor mais suave, para facilitar a tragada e a absorção pelo trato respiratório. “Foram identificadas, centenas de substâncias nos aerossóis, sendo muitas delas tóxicas e cancerígenas.”

“O cigarro eletrônico em forma de pen drive e com USB entrega nicotina na forma de ‘sal de nicotina’, algo que se assemelha à estrutura natural da nicotina encontrada nas folhas de tabaco, facilitando sua inalação por períodos maiores, sem ocasionar desconforto ao usuário”, destacou a AMB.

“Cada pod do cigarro eletrônico no formato de pen drive contêm 0,7 mililitro (ml) de e-líquido com nicotina, possibilitando 200 tragadas, similar, portanto, ao número de tragadas de um fumante de 20 cigarros convencionais. Ou seja, pode-se afirmar que vaporizar um pen drive equivale a fumar 20 cigarros (um maço).”

Ainda de acordo com a entidade, o uso de cigarro eletrônico foi associado como fator independente para asma, aumento da rigidez arterial em voluntários saudáveis, sendo um risco para infarto agudo do miocárdio, da mesma forma que os cigarros tradicionais. Em estudos de laboratório, o cigarro eletrônico se mostrou carcinógeno para pulmão e bexiga.

Congresso Nacional

Além do debate no âmbito da Anvisa, tramita no Senado Federal o Projeto de Lei (PL) 5008/2023, de autoria da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), que permite a produção, importação, exportação e o consumo dos cigarros eletrônicos no Brasil.

Jovens

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, 22,6% dos estudantes de 13 a 17 anos no país disseram já ter experimentado cigarro pelo menos uma vez na vida, enquanto 26,9% já experimentaram narguilé e 16,8%, o cigarro eletrônico.

O estudo ouviu adolescentes de 13 a 17 anos que frequentavam do 7º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio das redes pública e privada.

Controle do tabaco

O Brasil é reconhecido internacionalmente por sua política de controle do tabaco. Em julho de 2019, tornou-se o segundo país a implementar integralmente todas as medidas previstas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no intuito de reduzir o consumo do tabaco e proteger as pessoas das doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs).

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo quer conectar todas Unidades de Saúde Indígena até 2026

Governo quer conectar todas Unidades de Saúde Indígena até 2026

Acesso à internet de qualidade permitirá implementação da telessaúde
L
Investimentos reforçam criação de complexo industrial de saúde no país

Investimentos reforçam criação de complexo industrial de saúde no país

“Há uma revolução na recuperação da indústria deste país”, diz Lula
L
Apesar de evitáveis, mortes maternas por hipertensão persistem no país

Apesar de evitáveis, mortes maternas por hipertensão persistem no país

Problema tem grande relação com a desigualdade
L
Entidades criticam CFM após veto a terapias para jovens trans

CFM é alvo de críticas por proibir terapias voltadas a jovens trans

Elas entendem que medidas podem acarretar danos a essa população
L
Governo de Rondônia entrega Prêmio Equipe Rosa a Porto Velho, Nova Brasilândia e Pimenta Bueno

Governo de Rondônia entrega Prêmio Equipe Rosa a Porto Velho, Nova Brasilândia e Pimenta Bueno

Durante a cerimônia, o titular da Sesau, Jefferson Rocha, parabenizou as equipes premiadas e todos os profissionais de saúde envolvidos.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Previsões do Horóscopo desta terça (22/4) para seu signo

Previsões do Horóscopo desta terça (22/4) para seu signo

Confira as previsões desta terça-feira (22/4) para o seu signo. Saiba o que os astros reservam nas áreas de amor, carreira e saúde
L

Semed publica resultado preliminar do Edital 02 para seleção de voluntários

Candidato tem até terça-feira (22) para entrar com recurso
L

Deputado Ribeiro do Sinpol promove distribuição de mais de mil ovos de Páscoa

Iniciativa evidenciou o compromisso do parlamentar com ações de cunho social.
L

Arquidiocese de Porto Velho divulga nota oficial na qual lamenta a morte do Papa Francisco

“Nossa Igreja presente em Porto Velho se une neste momento em comunhão e sofrimento com a Igreja universal e com todas as pessoas de boa vontade e fé.”
L

Golpe BRats: como se proteger do malware que desvia Pix sem ser notado

Prefira apps oficiais, revise permissões e redobre a atenção ao realizar transferências
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine de Porto Velho oferece oportunidades em diversos setores com quase 100 vagas

As vagas são para diversos níveis de escolaridade
L
Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Ministério publicará portaria única autorizando órgãos a convocarem
L
Fiocruz abre 152 vagas para estágio

Fiocruz oferece 152 oportunidades de estágio em todo o país

A maioria para o Rio de Janeiro, mas tem vagas para outros Estados
L

Encontro de lideranças do Jiu-Jitsu reúne mestres e atletas em evento no CT Tubarão

Realizado na sexta-feira (04), evento celebrou união das academias, debateu temas importantes e apresentou programa inédito de patrocínio a atletas da Região Norte
L
Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Publicidade

POLÍTICA

Prefeito Leo Moraes presta homenagem ao Papa Francisco

Mensagem ressalta legado de fé, humildade e amor deixado pelo líder da Igreja Católica
L

Sílvia Cristina prestigia Corrida Internacional do Marco Zero, em Ji-Paraná

Evento organizado pela CDL Ji-Paraná foi um sucesso, reunindo cerca de 3 mil competidores
L

Lula decreta luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco

Presidente destacou a atuação do Papa em favor dos pobres e refugiados
L

Bairro Porto Cristo celebra Páscoa com grande festa com presença do vereador Everaldo Fogaça

Evento reuniu cerca de 300 moradores e trouxe alegria às crianças e famílias do bairro
L

Uma Páscoa de fé, esperança e renovação para Rondônia

Mensagem do Governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é detido após disparo de arma de fogo em escola

Mulher é baleada enquanto segurava bebê no colo em residência

A jovem contou que estava em casa com o seu bebê no colo, quando escutou barulho de tiro, em seguida, percebeu que tinha sido atingida na perna, mas não viu quem fez o disparo.
16
Criança autista de 5 anos morre afogada em balneário na capital

Criança autista de 5 anos morre afogada em balneário na capital

De acordo com as primeiras informações, a criança estava com familiares, quando um tio avistou o menino boiando na piscina, já desacordado.
18

Motorista foge após causar acidente e derrubar poste de energia

De acordo com informações apuradas pelo site, o veículo foi visto em alta velocidade.
12

Motociclista sofre fratura na perna em acidente com Corolla na capital

Com a batida, a moto chegou a ficar parcialmente embaixo do carro.
14

Homem é visto pulando da ponte sobre o Rio Madeira e Bombeiros são acionados

As buscas foram encerradas devido à chegada da noite e devem ser retomadas na manhã seguinte.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vaticano divulga detalhes das exéquias e sepultamento do papa Francisco

Vaticano divulga detalhes das exéquias e sepultamento do papa Francisco

Sepultamento será na Basílica de Santa Maria Maior.
L
STF julga denúncia contra seis acusados de tentativa de golpe no governo Bolsonaro

STF julga denúncia contra seis acusados de tentativa de golpe no governo Bolsonaro

Julgamento está marcado para esta terça-feira na Primeira Turma
L
Lideranças religiosas lamentam morte do papa Francisco e destacam legado de diálogo, justiça social e paz

Lideranças religiosas lamentam morte do papa Francisco e destacam legado de diálogo, justiça social e paz

Organizações da comunidade judaica se uniram em luto
L
Com morte do Papa Francisco, conclave será convocado para eleger novo líder da Igreja Católica

Com morte do Papa Francisco, conclave será convocado para eleger novo líder da Igreja Católica

Dos 252 cardeais, 149 foram nomeados por Francisco
L

O infame julgamento de Cristo e o perfil de um magistrado, por Ives Gandra da Silva Martins

As pessoas que queriam condená-lo à morte forjaram as provas, pois não se conformavam com os milagres que Cristo fazia e, por isso, resolveram condená-lo à morte.
L
Ginasta Rebeca Andrade conquista prêmio Laureus, o Oscar do Esporte

Ginasta Rebeca Andrade conquista prêmio Laureus, o Oscar do Esporte

Ela venceu disputa com outros 5 atletas na categoria “Retorno do Ano”
L

Aposentados e pensionistas começam a receber 13° salário esta semana; veja datas

Os brasileiros aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS vão começar a receber a primeira parcela do 13º salário nesta quarta-feira, dia 24
L

Páscoa Solidária leva alegria e esperança ao bairro Três Marias

Evento promovido pela Associação Sorriso do Amanhã reuniu moradores com muita diversão, distribuição de chocolates e ações sociais
L

Conab: sai edital para novo concurso; salários até R$ 8 mil

O concurso público da Conab já está inscrições abertas para níveis médio e superior.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.