Na semana passada, um forte temporal provocou destelhamento e a derrubada de imóveis, em Guayaramerin na Bolívia. Por lá, os bolivianos também sofrem com as consequências da estiagem, evento climático causado pelo El Niño, com o advento do aquecimento global, efeito provocado pela interferência humana no meio ambiente, segundo cientistas.

Chuvas no país andino, principalmente, na região da nascente do Rio Beni, curso d´água que origina nesta parte do Brasil o Rio Madeira, é um bom sinal, indica que o manancial pode aumentar o seu volume d’água.

Esta semana, o Madeira, em Porto Velho, atingiu a incrível (marca de 1,10) metros. O registro é histórico desde que órgãos passaram a observar o trajeto d’água.

As chuvas, na Bolívia responderam pelos 70 centímetros de elevação do rio. Infelizmente, a cheia não é vislumbrada por enquanto. A depender do prognóstico pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), a tendência no Rio Madeira ainda é de secura.