Como um bom Friends to Love, a história é repleta de encontros e desencontros, sentimentos ignorados e falta de comunicação. São capítulos e mais capítulos participando da dor e alegria dos protagonistas.
“Poppy e Alex, Alex e Poppy. Eles não têm nada em comum. Ela é uma garota rebelde; ele usa calça cáqui. Ela tem um desejo insaciável de viajar; ele prefere ficar em casa lendo um livro. E de alguma forma, desde uma fatídica carona na faculdade há muitos anos, os dois são melhores amigos.
Durante a maior parte do tempo, Poppy e Alex moram longe um do outro – ela em Nova York, ele em sua pequena cidade natal -, mas todo verão, há dez anos, embarcam juntos em uma semana deliciosa de férias.
Até dois anos atrás… quando eles estragam tudo. E, desde então, não se falaram mais.
Poppy tem todas as coisas que precisa, mas se sente estagnada. E, se alguém lhe pergunta quando foi a última vez que se sentiu realmente feliz, ela sabe que foi naquela viagem final com Alex. Por isso decide convencer seu melhor amigo a saírem de férias juntos mais uma vez – pôr tudo em pratos limpos, fazer dar certo.
Milagrosamente, ele concorda.
Agora Poppy tem uma semana para consertar as coisas. E, quem sabe, contornar a grande verdade que permanece em silêncio no meio da sua amizade aparentemente perfeita.
Será que algo mais ainda pode dar errado?”
O livro “De férias com você” é um romance escrito pela mesma autora de “Leitura de verão” cujo hype foi altíssimo e isso me deixou com as expectativas lá em cima para essa leitura e felizmente, terminei o livro bastante satisfeita com a escrita de Emily Henry.
O romance contemporâneo “De férias com você” é descrito como Friends to Love, ou seja, amigos que descobrem sentimentos que vão além da amizade. Ótima fórmula para deixar o leitor envolvido desde as primeiras páginas.
Nesse livro, conhecemos a história de Poppy e Alex, história de uma amizade improvável que se fortaleceu ao longo dos anos, durante as férias de verão. Amigos com personalidades distintas, mas que de alguma forma, um completa o outro, um é o ponto de confiança do outro, “o lugar” onde podem mostrar suas fragilidades.
A amizade entre eles realmente funciona, eles se divertem juntos, a conversa é fluida e o melhor são as piadas internas que surgem durante as viagens. Poppy e Alex já formavam um casal muito antes de se tornarem um casal.
A autora construiu muito bem a personalidade de cada personagem, o que os tornam tão diferente e, ao mesmo tempo um casal perfeito.
Toda dinâmica da história acontece durante as viagens de férias e os capítulos se alteram entre os verões passados e o verão atual, então o leitor é apresentado a todos os encontros dos amigos, ao que ocorreu na última viagem que fez com que a amizade ficasse abalada, até a viagem atual, onde Poppy faz de tudo para ter seu melhor amigo de volta.
A autora entrega um enredo que envolve turismo e descreve com riqueza de detalhes cada lugar visitado pelos personagens, é como se o leitor embarcasse com Poppy e Alex em cada viagem.
O livro é narrado pelo ponto de vista de Poppy. Conhecemos todas suas perspectivas, como ela se sente em relação ao passado, como reage à presença do amigo ou a sua ausência, e como o medo de perder a amizade, acaba afastando Alex cada vez mais de sua vida. Já os sentimentos de Alex, ficam bem claros em cada diálogo e na forma como a Poppy descreve suas atitudes durante todas as viagens.
Como um bom Friends to Love, a história é repleta de encontros e desencontros, sentimentos ignorados e falta de comunicação. São capítulos e mais capítulos participando da dor e alegria dos protagonistas.
O bom de histórias com amigos que se apaixonam é que podemos acompanhar toda a evolução da amizade para o amor e percebemos a mudança dos sentimentos bem antes dos personagens. É emocionante a reviravolta quando a os dois não aguentam mais fazer fingir que nada mudou entre eles.
Se você deseja ler um livro bem escrito, com personagens apaixonante e sentir um gostinho de férias, indico o livro “De férias com você”.
“Não incentive as pessoas a culparem você por algo que está além do seu controle.” Pág. 262.
“Talvez as coisas sempre possam melhorar entre as pessoas que se amam e querem acertar. Talvez só isso seja necessário.” Pág. 334.
“É o próprio fato de ser finito que torna viajar especial. Você poderia se mudar para qualquer um desses destinos que amou e pequenas doses e não seria como sete dias fascinantes e transformadores que passou lá como hóspede, deixando o lugar entrar totalmente em seu coração, deixando que ele mude você.” Pág. 336.
The Flamingos – I Only Have Eyes For You
Mariah Carey – All I Want For Christimas Is You
David Bowie – Young Americans
Joni Mitchell – A Case Of You
Heart – Alone
Sonny e Cher – I Got You Babe
The Beatles – Here Comes The Sun
Def Leppard – Pour Some Sugar On Me