No sábado (14) parte do Brasil vai poder assistir a um fenômeno astronômico: o “anel de fogo”. Neste dia, a Lua ficará alinhada entre a Terra e o Sol, com brilho intenso ao redor da borda da estrela anã. O eclipse anular do sol vai ser mais apreciado, a olho nu, nas faixas dos estados do norte e do nordeste.

O Rio Grande do Norte (RN) e a Paraíba (PB), pela localização, serão os mais privilegiados para a melhor visão do eclipse. Já Rondônia, segundo as projeções dos astrônomos, vai poder ver o espetáculo de forma parcial. O máximo do eclipse ocorrerá às 15h51mim (Horário local), e o evento terminará às 16h50mim (Horário local). A expectativa é que o espetáculo dure em média 2 horas e 7 minutos.
O eclipse solar anular aconteceu em setembro de 2006, no entanto, ele só foi avistado em áreas do extremo norte do Amapá. O eclipse solar anular acontece após um alinhamento do sol, da lua e da Terra e, posteriormente, a lua passa entre o sol e o planeta, assim como acontece em um eclipse solar total.