SEXTA-FEIRA, 02/05/2025

L

Agro

Estado de emergência zoossanitária reforça ações para prevenção contra a Influenza Aviária

A orientação do Ministério da Agricultura ocorreu após confirmação de foco de gripe aviária, em Mato Grosso do Sul, no dia 18 de setembro.

Por Toni Francis/Secon/Gov-RO - 010

Publicado em 

Estado de emergência zoossanitária reforça ações para prevenção contra a Influenza Aviária - News Rondônia
Foto: Daine Mendonça e Ésio Mendes

Com caráter meramente preventivo, em decorrência da detecção do vírus da Influenza Aviária H5N1 de Alta Patogenicidade – IAAP em aves, no Brasil e outros países da América do Sul, o Governo de Rondônia, por meio do Decreto nº 28.460/2023, declarou estado de emergência zoossanitária, suspendendo, por 90 dias, a realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves.

A medida foi adotada por orientação do Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa. “É uma ação de caráter preventivo, requerida pelo Mapa, para desburocratizar e agilizar quaisquer ações de defesa sanitária ou tomada de recursos, caso ocorra foco da Influenza Aviária no Estado”, explicou Julio Cesar Rocha Peres, presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia – Idaron.

A orientação do Ministério da Agricultura ocorreu após confirmação de foco de gripe aviária, em Mato Grosso do Sul, no dia 18 de setembro. De acordo com a nota do Ministério, a detecção do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP – H5N1) foi feita em uma criação de aves domésticas de subsistência no município de Bonito (MS).

Além de eventos envolvendo a exposição de aves, o Decreto Estadual suspende, em Rondônia, a criação de aves ao ar livre, com acesso a piquetes sem telas na parte superior, em estabelecimentos registrados, segundo Instrução Normativa nº 56, de 4 de dezembro de 2007, apresentada.

Desde o mês de abril, a Idaron intensificou as ações de vigilância e orientação ao produtor para que, ao menor sinal do patógeno, comunique o caso à Agência, pelo 0800 643 4337 ou pelo site: <www.idaron.ro.gov.br>.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Iniciativa do governo de RO ganha destaque em Brasília por atuação no controle do Pirarucu invasor

Iniciativa do governo de RO ganha destaque em Brasília por atuação no controle do Pirarucu invasor

A apresentação técnica reforçou a importância da adoção de práticas de manejo baseadas em evidências científicas, com vistas à preservação dos ecossistemas afetados.
L

Governo de Rondônia firma acordo para garantir acesso de agricultores familiares à previdência social

A cooperação técnica vem formalizar e dar caráter oficial a um serviço que já era prestado de forma espontânea pela Emater-RO
L
Produtores rurais devem atualizar dados agropecuários junto à Idaron a partir de hoje

Produtores rurais devem atualizar dados agropecuários junto à Idaron a partir de hoje

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressalta a importância do engajamento dos produtores em ações de defesa agropecuária.
L

Prefeitura reconhece o valor dos agricultores e reafirma compromisso com a agricultura familiar

Reconhecimento e o apoio contínuo são fundamentais para produzir alimentos de forma sustentável
L
Governo de RO apresenta a 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional e a 6ª RondoLEITE

Governo de RO apresenta a 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional e a 6ª RondoLEITE

Outro grande diferencial deste ano é o retorno do Pavilhão da Piscicultura, iniciativa que reafirma o compromisso do estado com o fomento da cadeia aquícola, um setor estratégico para a diversificação econômica de Rondônia.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ser gamer no Brasil virou um hobby caro: Xbox e Nintendo elevam o preço de consoles e jogos

Ser gamer no Brasil virou um hobby caro: Xbox e Nintendo elevam o preço de consoles e jogos

No Brasil, onde a carga tributária sobre eletrônicos é alta e o poder de compra de grande parte da população é limitado, esses aumentos tornam o acesso aos videogames ainda mais difícil.
L

Povoado Nerd | Criatividade e cultura pop com Cauã Modesto e Argeu Gonçalves

Nesta sexta-feira, dia 02, às 17h, o Povoado Nerd recebe dois grandes nomes da cena.
L

Agenda News: Creatina – o suplemento que vai além da academia

Do cérebro ao coração, conheça os benefícios da creatina para a saúde e bem-estar.
L

Tradição ou inovação? A polêmica da camisa vermelha da Seleção levanta um dilema nacional

CBF nega mudança oficial, mas o debate sobre romper com os símbolos tradicionais da camisa brasileira coloca torcedores diante de uma escolha entre identidade e reinvenção
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo define locais de lotação dos primeiros 370 aprovados no Concurso Nacional Unificado

Governo define locais de lotação dos primeiros 370 aprovados no Concurso Nacional Unificado

Vagas irão compor quadro do Ministério da Gestão em vários estados
L
Brasil registra saldo de 71.576 novas vagas formais em março, segundo Novo Caged

Brasil registra saldo de 71.576 novas vagas formais em março, segundo Novo Caged

No acumulado do ano, saldo positivo é de 654.503 empregos
L
Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Cargos são de níveis médio e superior na área administrativa
L
Taxa de desemprego entre jovens cai pela metade no último trimestre de 2023, aponta levantamento do MTE

Taxa de desemprego entre jovens cai pela metade no último trimestre de 2023, aponta levantamento do MTE

Pesquisa mostra queda no número dos que não estudam nem trabalham
L
A Energisa lamenta o acidente ocorrido ontem na zona rural do município de Candeias

Energisa tem vagas abertas para diferentes municípios no estado

Estão disponibilizadas vagas Cacoal, Monte Negro, Alto Paraíso, Ouro Preto e Nova Mamoré, com inscrições abertas até o dia 2 de maio.
L
Publicidade

POLÍTICA

Reescreva o texto evitando plagio, mais humanizado e menos prolixo, respeitando maiusculas e minúsculas:

Governo Marcos Rocha coloca Rondônia na liderança da região Norte na geração de empregos formais

O setor de Serviços foi o principal motor desse crescimento, com mil novas vagas, seguido pela Indústria, com saldo de 420 postos.
L

CPI do roubo dos aposentados: Coronel Chrisóstomo reúne 185 assinaturas e revela quem apoiou o pedido

Coronel Chrisóstomo afirmou que a CPI vai investigar prejuízos superiores a R$ 6 bilhões.
L

Coronel Chrisóstomo alerta: PT e PSOL não assinaram CPI do roubo dos aposentados

Alerta surge em meio a declarações do deputado que afirma que a pauta não é de origem política partidária e sim uma luta pelo direito legal de aposentados e pensionistas roubados.
L
Dr. Fernando Máximo entrega maquinários agrícolas em Ariquemes e reforça compromisso com setor produtivo

Dr. Fernando Máximo entrega maquinários agrícolas em Ariquemes e reforça compromisso com setor produtivo

A iniciativa, realizada em parceria com a prefeita Carla Redano (UB).
L

Lei de Ieda Chaves é aprovada e institui a campanha “Maio Laranja” contra o abuso infantil

O objetivo principal é conscientizar a sociedade rondoniense sobre a gravidade do assunto, prevenção e combate.
L
Publicidade

POLÍCIA

Pai e filha são alvos de tiroteio na zona sul

Pai e filha são alvos de tiroteio na zona sul

De acordo com as primeiras informações, pai e filha estavam em frente de uma residência quando um bandido armado chegou de moto atirando em direção das vítimas e depois fugiu.
16
Homem é preso por tentativa de feminicídio; vítima foi atingida por cinco tiros

Homem é preso por tentativa de feminicídio; vítima foi atingida por cinco tiros

O crime ocorreu no dia 6 de abril, quando a vítima foi atingida por cinco disparos de arma de fogo, que a feriram no tórax e na mão. Ela precisou de atendimento médico emergencial para sobreviver.
16
Polícia Civil de RO incinera 433 kg de drogas apreendidas em operações

Polícia Civil de RO incinera 433 kg de drogas apreendidas em operações

A ação reforça o trabalho contínuo das forças de segurança no enfrentamento ao tráfico de drogas em RO.
12
Mulher é presa por tráfico de drogas em operação no bairro Cai N’Água, em Porto Velho

Mulher é presa por tráfico de drogas em operação no bairro Cai N’Água, em Porto Velho

A suspeita, identificada pelas iniciais A. S. S. A., foi encontrada em uma residência utilizada como ponto de venda de entorpecentes.
10

Colisão entre ambulância e ônibus mata duas pessoas na BR-364, em Rondônia

Acidente ocorreu na manhã desta sexta-feira entre Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste; equipes do IML e da Perícia foram acionadas
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ASSDACO divulga os vencedores da Ação entre Amigos da Igreja Assembleia de Deus Madureira

ASSDACO divulga os vencedores da Ação entre Amigos da Igreja Assembleia de Deus Madureira

A grande ganhadora do veículo Fiat Mob foi Amyelly Silva Penha
L
Chile mantém estado de precaução no sul após terremoto de 7,5 e ameaça de tsunami

Chile mantém estado de precaução no sul após terremoto de 7,5 e ameaça de tsunami

Ordem de evacuação é válida para a região de Magalhães
L
Auditoria do INSS já apontava irregularidades em descontos associativos antes de operação da PF e CGU

Golpe bilionário no INSS: Fraude com associações irregulares derruba Presidente e alcança R$ 6,3 bilhões

Investigações da Polícia Federal e CGU revelam esquema que cobrava valores indevidos de aposentados e pensionistas, resultando em prisões, afastamentos de servidores e na demissão do então presidente da autarquia.
L

A prefeitura Municipal de Porto Velho inicia construção de sua Lei de Inovação com apoio do Sebrae

Parceria estratégica entre Sebrae Rondônia e Prefeitura mobiliza órgãos públicos e atores do ecossistema para criar um marco legal que estimule o empreendedorismo inovador na capital
L
NOTA DE PESAR: O Ecad lamenta a morte da cantora Nana Caymmi, aos 84 anos, na quinta (01/05)

NOTA DE PESAR: O Ecad lamenta a morte da cantora Nana Caymmi, aos 84 anos, na quinta (01/05)

Com sua voz inconfundível, Nana deu vida a canções de Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Milton Nascimento e tantos outros, sempre com uma entrega intensa e comovente.
L
Terremoto de 7,4 graus atinge Passagem de Drake e provoca alerta de tsunami no sul do Chile e na Antártida

Terremoto de 7,4 graus atinge Passagem de Drake e provoca alerta de tsunami no sul do Chile e na Antártida

Magnitude do tremor foi de 7,4 graus na escala Richter
L
Prazo de Inscrição para o Encceja 2025 termina nesta sexta; provas serão aplicadas em 3 de agosto

Prazo de Inscrição para o Encceja 2025 termina nesta sexta; provas serão aplicadas em 3 de agosto

Provas serão aplicadas em 3 de agosto em todo o país
L
Deputada Sílvia Cristina anuncia que Rondônia terá o dobro de peritos médicos no INSS

Deputada Sílvia Cristina anuncia que Rondônia terá o dobro de peritos médicos no INSS

Expectativa é de que, no segundo semestre, novos peritos comecem a atender em diversos municípios
L

Bairro Jardim Santana recebe sábado projeto Nossa Energia

O evento acontecerá no campo localizado atrás da Associação dos Moradores, na rua Raimundo Cantuária, 10245.
L

Atenção entidades de defesa da mulher: uma vereadora está sofrendo ataques covardes e precisa de apoio

É claro que a Federação muda muita coisa no Estado. Pelo menos dois nomes poderosos deverão cair fora, em breve.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.