QUINTA-FEIRA, 01/05/2025

Não tem solução? País registra 600 assassinatos de mulheres em seis meses. Em Rondônia, foram sete mortes

PERGUNTINHA: Qual sua opinião sobre decisão do governo brasileiro de cortar mais de 708 milhões de reais do orçamento de 2024, o que representa mais de 31 por cento a menos, que eram destinados no combate à criminalidade em todo o país?

Por Sergio Pires/NewsRondonia - 35

Publicado em 

OPINIÃO DE PRIMEIRA – QUARTA-FEIRA - 13.09.2023
Foto - Assessoria/ Sérgio Pires

Por Sérgio Pires 

NÃO TEM SOLUÇÃO? PAÍS REGISTRA 600 ASSASSINATOS DE MULHERES EM SEIS MESES. EM RONDÔNIA, FORAM SETE MORTES

Como prevenir um caso desses? O marido vai com a mulher numa festa. Ela fica alegre, canta, dança, ri, conversa com várias pessoas. Vive um pouco. Possesso, tomado por um ciúme doentio, o homem pega uma arma e mata a mulher. A sangue frio. Na frente de várias testemunhas. O fato que ocorreu neste final de semana em Candeias do Jamari, foi apenas mais um ato de brutalidade, que ainda coloca Rondônia como campeã nacional de feminicídio, o apelido dado ao assassinato de mulheres, neste país que adora mudar o nome das coisas, como se isso fosse mudar também a triste realidade. Infelizmente não muda, apenas alegra quem adora inventar expressões do politicamente correto, que nada resolvem. A morte em Candeias foi apenas mais uma, entre as 600 registradas no Brasil apenas no primeiro semestre do ano. Mas não foi Rondônia que entrou para este mapa da violência brutal contra elas, nos colocando proporcionalmente nesta triste realidade, com números assustadores. No Ceará, por exemplo, de janeiro a junho, foram mortas nada menos do que 100 mulheres. Alguns dos crimes por motivos fúteis, mas sempre envolvendo ciúme, amor possessivo e doentio, mas, em todos os casos, a mais pura das covardias. Mesmo com leis mais duras, mesmo com ações mais concretas, como pedem, por exemplo, as deputadas estaduais rondonienses Ieda Chaves e Cláudia de Jesus, em pesados pronunciamentos no parlamento, nada detém os assassinos e sua sanguinária covardia.

No ano passado, Rondônia liderou o lamentável ranking de assassinatos de mulheres, com 3,1 casos para cada 100 mil habitantes. Neste ano, a segurança pública registra uma diminuição no número deste tipo de crime. No ano passado, chegamos ao triste total de 23 mortes brutais de mulheres. Neste primeiro semestre, de janeiro a junho, foram sete e a Sesdec diz que trabalha muito para que, no final deste ano, estes crimes tenham caído significativamente. Mas, mesmo que as estatísticas melhorem, como prevenir mortes como as de Candeias? Como saber que um marido tomado pelo ciúme vai ser tomado por um machismo incontrolável, ao ponto de executar sua companheira? A verdade é que, em todo o país, como aqui, ainda estamos longe de uma solução definitiva para tantas vidas destruídas.

HELICÓPTERO, CÃO FAREJADOR E UMA GRANDE EQUIPE DE BOMBEIROS SALVAM HOMEM SUMIDO UMA SEMANA, DENTRO DA SELVA

Foi um evento importante, infelizmente com pouca repercussão. A atuação dos bombeiros e outros organismos de segurança foram mobilizados para localizar um garimpeiro que estava desaparecido numa área da floresta durante quase uma semana. Durante quatro dias pelo menos, uma equipe de bombeiros, usando o helicóptero Falcon dois, percorreu vários trechos da mata, tentando encontrar o homem desaparecido. Todos corriam contra o tempo, porque havia informações de que ele estava doente e faminto. Além das ações pelo ar, uma equipe de vários membros do Corpo de Bombeiros fazia a procura a pé. Foi utilizado também um cão farejador, chamado Black e foi ele quem conseguiu encontrar a localização exata do garimpeiro doente, que estava numa rede, apenas bebendo água, mas sem ter comido nada durante sete dias. O homem foi colocado no helicóptero e levado imediatamente para tratamento médico. Seu estado é bom. O desaparecimento ocorreu na Serra Pacaás Novos, onde se localiza o Pico do Tracoá, o ponto mais alto registrado em nosso Estado, próximo ao município de Campo Novo.

ACORDO EM DISCUSSÃO NA ASSEMBLEIA TEM APOIO DO GOVERNO E PREFEITOS, IVO CASSOL É UMA DAS VOZES CONTRÁRIAS

 Em breve, será votado na Assembleia um projeto dos mais polêmicos. Ele permitirá uma renegociação das dívidas de grandes empresas com o Estado, com descontos que poderão chegar a até 80 por cento das multas e outras incidências financeiras, como é o caso do débito da Energisa. Há, contudo, vozes que criticam essa solução, como a do ex-governador Ivo Cassol. Ele diz ser favorável ao acordo, desde que seja descontado da dívida de quase 2 bilhões e 200 milhões de reais, já existente desde o tempo da extinta Ceron, pelo menos 1 bilhão e 200 milhões que a Caerd deve a agora empresa privada. O Governo do Estado e vários Prefeitos estão esperando um acordo, porque entraria, numa só negociação, nada menos do que 700 milhões de reais para os cofres do Estado, valor para a quitação de toda a dívida, com todos os descontos, que seriam distribuídos proporcionalmente aos municípios. O fato da dívida da Caerd não entrar no acordo é o pomo da discórdia. Por enquanto, o que se sabe é que o projeto estava pautado, mas acabou tendo a votação adiada, com pedido de vistas do deputado Afonso Cândido, de Ji-Paraná. Para o Governo, o acordo é positivo, mas as vozes contrárias, como a de Cassol, também são fortes.

LEI ELEITORAL PODE TER PACOTES DE MUDANÇAS QUE PERMITIRÁ ATÉ BOCA DE URNA DIGITAL NO DIA DA ELEIÇÃO

Ah, nossos políticos! Sempre se ressalvando as exceções, a imensa maioria vive em função do próprio umbigo e para os próprios interesses. Principalmente porque sempre estão de olho na próxima eleição, o evento mais importante do que qualquer outro, incluindo-se aí os grandes interesses nacionais. Por isso, não é surpresa o que está sendo tramado no Congresso, para mudar a legislação eleitoral e já valer para a disputa municipal de 2024. A toque de caixa, estão sendo discutidas mudanças como um pacote de profundas transformações na lei, que permita, por exemplo, o financiamento privado de campanha, a flexibilização da propaganda eleitoral, com a volta dos outdoors nas ruas e pinturas dos nomes dos candidatos e partidos em casas particulares. Afrouxamento na prestação de contas das campanhas e facilitação dos controles sobre uso do dinheiro público, estão no esquema. Há um esforço concentrado para que as mudanças sejam feitas em regime de urgência, porque se não forem votadas até 5 de outubro, não valerão mais para a disputa do ano que vem. Grande parte das mudanças vai representar um retrocesso na dura legislação atual, caso o pacote seja aprovado. Até algo parecido com “boca de urna digital” está também em cogitação. Ela permitiria que o candidato fizesse campanha pela internet até horas antes do fechamento das urnas. É o Brasil da classe política que nós escolhemos nas urnas.

SOMOS AMIGOS DE UM DITADOR CRUEL, QUE AGORA PEDE APOIO PARA QUE A VENEZUELA INGRESSE NO BRICS

O Brasil continua passando vergonha perante o mundo. Depois das trapalhadas do presidente Lula sobre a guerra Rússia e Ucrânica; do seu convite ao presidente Vladmir Putin para vir ao nosso país no ano que vem, sob a garantia que ele não será preso (depois teve que se autodesmentir, dizendo que é a Justiça quem decidirá isso!), foi a vez da ex-presidente Dilma Rousseff, dona do salário milionário comandando o  BRICS, de fazer feio na mídia, trocando abraços e apertos de mão com um dos mais odiados ditadores do Planeta, que está destruindo um país inteiro, de onde já fugiram mais de sete milhões de pessoas. Nícolas Maduro, convidado especial do governo ditador chinês para uma visita de alguns dias, encontrou dona Dilma e pediu a ela apoio para que a Venezuela ingresse no BRICS. Maduro tenta se manter no poder às custas da miséria do seu povo e da violência, usando até tanques de guerra contra a população civil, em caso de protestos. Seus opositores ou estão presos ou proibidos de disputar as eleições, por decisões de um Judiciário servil e partidário, comum nas ditaduras.  Elas não se criam num sistema em que o Judiciário é independente e cumpre a Constituição do país. O ditador venezuelano tem, na América do Sul, apenas o Brasil como aliado. Continua sendo um foragido para os Estados Unidos, acusado de envolvimento com o tráfico de drogas, entre outros crimes. Os americanos, contudo, através do governo Republicano, já teria proposto a Maduro em afrouxar a guerra contra ele, caso o ditador permita eleições livres em seu país. Quem acredita que ele topará?

SAFRA DA SOJA BATE NOVO RECORDE NO ESTADO, COM MAIS DE 2 MILHÕES DE TONELADAS COLHIDAS NA SAFRA 2022/2023

O agronegócio dá saltos em Rondônia, tornando nossa economia muito forte, graças a ele e mesmo com tudo o que está sendo feito, por órgãos ambientais do governo federal, para combatê-lo. E não é só a produção da carne da mais alta qualidade, que está conquistando o mercado internacional a prova disso. O crescimento das lavouras também está sendo um fator claro de expansão nos recursos que inundam nossa economia e ampliam nosso PIB. Neste ano, por exemplo, cresceremos mais de 18 por cento, se somarmos as colheitas de arroz, milho, algodão e soja. Só a produção de soja, para se ter ideia, trará como resultados algo em torno de 2 milhões e 36 mil toneladas colhidas. No ano passado, o total ficou próximo a 1 milhão e 668 mil toneladas. Ou seja, nossa colheita da safra 2022/2023 teve um aumento de 368 mil toneladas, ou 22 por cento a mais. Os dados são oficiais, da Conab. Os demais produtos também tiveram crescimento positivo. O governador Marcos Rocha comemora os números, destacando que sua administração tem sido parceira importante da nossa produção rural, através de uma série de ações, com investimentos significativos, comandadas pelo secretário da Agricultura, Luís Paulo.

ELEIÇÕES MUNICIPAIS: ACIR PODE ENTRAR NA LUTA EM JI-PARANÁ? E QUEM TENTARÁ IMPEDIR A REELEIÇÃO DE CARLA REDANO, EM ARIQUEMES?

A sucessão municipal nas principais cidades rondonienses já movimenta a política municipal. Em algumas localidades, a disputa deve ser acirrada, como em Ji-Paraná, onde os grupos políticos já se articulam. Por lá, os Gurgacz devem lançar um nome para concorrer. Não há ainda uma definição, mas o poderio econômico e político do grupo, certamente trará um candidato fortíssimo para o pleito. Será que o ex-senador Acir Gurgacz, que já foi Prefeito da sua cidade, aceitaria o desafio de voltar a comandá-la? O ex-prefeito Jesualdo Pires pode estar no páreo também, depois de dois mandatos de sucesso. Mas vão surgir, ainda, uma série de nomes de pretendentes. Já em Ariquemes, outra das mais importantes cidades rondonienses, a disputa tenderá a ser acirrada, embora a atual prefeita, Carla Redano, esteja muito bem no conceito da sua população, para mais um mandato. Mas vem gente forte por aí. Fala-se na possibilidade do deputado estadual Delegado Camargo entrar na briga, embora, ao menos até agora, ele negue a intenção. E o ex-prefeito e atual deputado federal Thiago Flores? Estaria em seus planos futuros voltar a comandar a cidade que o consagrou nas urnas? A movimentação recém está começando mas, ao menos até agora, afora Carla Redano, ainda não se definiu nenhum nome para a   rrida municipal de Ariquemes.

VOLTA DO REAJUSTE QUINZENAL DO PMPF SOBRE COMBUSTÍVEIS PODE ELEVAR CUSTO FINAL DA GASOLINA A CADA DUAS SEMANAS

Péssima notícia para os motoristas. Mudança na legislação, com a volta do PMPF (Preço Médio Ponderado ao Consumidor), determinado pelo governo federal, pode significar a volta do reajuste dos combustíveis a cada quinze dias. Projeto de Lei neste sentido está andando em regime de urgência para votação no Congresso. O Sindicato dos Proprietários de Postos de Combustíveis de Rondônia e de todo o país, estão se mobilizando para impedir que a proposta seja aprovada, porque ela poderá significar prejuízos para os empresários, mas muito mais para os consumidores. Aqui no Estado, a entidade que representa os donos de postos está mobilizada, tentando convencer nossa bancada federal a não aceitar a volta da cobrança dos tributos a cada duas semanas. É o retorno da famigerada pauta dos combustíveis, que poderá afetar significativamente a economia do país e o bolso dos consumidores. Acordos feitos pelo próprio governo brasileiro, na administração anterior, decidiram sobre a incidência do ICMS, um deles e, outro, o fim do PMPF, ambas ainda em vigor. Com a mudança, solicitada em regime de urgência ao Parlamento, a votação pode acontecer ainda nesta próxima semana e entrar em vigor de imediato. O setor de venda de   combustíveis ao consumidor final, ainda não tem um número exato do que essa medida pode representar no preço  nas bombas, mas não há dúvida que reajustes realizados em menores espaço de tempo, por causa da volta da tributação, cairá como pedra no bolso dos proprietários de veículos. Vamos esperar agora para ver no que vai dar.

 

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Órgãos públicos estaduais não funcionam durante feriado nacional e ponto facultativo em Rondônia

Órgãos públicos estaduais não funcionam durante feriado nacional e ponto facultativo em Rondônia

O governo de Rondônia orienta os cidadãos a se anteciparem em relação a atendimentos junto aos órgãos públicos, e deseja a todos um feriado com segurança, descanso e reconhecimento pelo valor do trabalho.
L

DNIT suspende temporariamente portaria que limitava circulação de carretas na Avenida Jorge Teixeira

Segundo o DNIT, o motivo da suspensão é para o alinhamento das ações entre os entes envolvidos
L
MPRO

MPRO inicia ações contra abuso de crianças e adolescentes em Ji-Paraná

Ao final, as crianças colaram flores, símbolo da campanha “Faça Bonito”, no prédio do MPRO que vão permanecer durante todo o mês de maio.
L
Reescreva o texto e o título evitando plagio, mais humanizado e menos prolixo, respeitando maiusculas e minúsculas:

Prefeitura de Jaru chama mais 36 aprovados em concurso

 A data limite para tomar posse está marcada para o dia 29 de maio, sem possibilidade de prorrogação. 
L

LSD para saúde mental: cientistas retiram efeito alucinógeno da droga e fazem tratamento para esquizofrenia

Na Universidade da Califórnia Davis, nos EUA, cientistas retiram o efeito alucinógeno da droga LSD e desenvolvem medicação para o tratamento de saúde mental, sobretudo a esquizofrenia.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governador Rocha celebra ‘nova força política’ com criação da União Progressista

A aliança já nasce como a maior força política do país, com a maior bancada na Câmara e o maior número de prefeitos eleitos.
L

JAIME BAGATTOLI: Comissão aprova Plano de Trabalho proposto pelo senador para avaliação do Programa Nacional de Reforma Agrária de 2025

O relatório final da avaliação deverá ser apreciado e votado pela Comissão de Agricultura (CRA) até o final de novembro de 2025.
L

Rondônia em 3º lugar entre os estados que dão destino correto ao lixo

Estado supera grandes centros como São Paulo e Minas Gerais, evidenciando a eficácia de políticas públicas ambientais.
L

Marcos Rocha avisa que o salário dos servidores já está na conta

Ele reforçou que o pagamento antecipado reflete responsabilidade, planejamento e valorização de quem faz Rondônia funcionar todos os dias.
L

In Foco PodCast | Entrevista com Rita Queiroz: uma vida dedicada à arte e à cultura amazônica

Nesta quarta-feira, dia 30, às 15h, o In Foco Podcast recebe Rita Queiroz, artista plástica de destaque no cenário cultural de Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Brasil registra saldo de 71.576 novas vagas formais em março, segundo Novo Caged

Brasil registra saldo de 71.576 novas vagas formais em março, segundo Novo Caged

No acumulado do ano, saldo positivo é de 654.503 empregos
L
Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Cargos são de níveis médio e superior na área administrativa
L
Taxa de desemprego entre jovens cai pela metade no último trimestre de 2023, aponta levantamento do MTE

Taxa de desemprego entre jovens cai pela metade no último trimestre de 2023, aponta levantamento do MTE

Pesquisa mostra queda no número dos que não estudam nem trabalham
L
A Energisa lamenta o acidente ocorrido ontem na zona rural do município de Candeias

Energisa tem vagas abertas para diferentes municípios no estado

Estão disponibilizadas vagas Cacoal, Monte Negro, Alto Paraíso, Ouro Preto e Nova Mamoré, com inscrições abertas até o dia 2 de maio.
L
Veja como consultar resultados finais do concurso nacional unificado

Governo anuncia 3.352 vagas para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado

Edital deve sair em julho; provas objetivas serão aplicadas em outubro
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa apoia reajuste salarial para técnicos e analistas educacionais de Rondônia

Projeto de Lei Complementar 127/2025 foi aprovado com apoio da parlamentar, garantindo valorização dos profissionais da educação.
L

Deputada Cláudia de Jesus destina mais de R$ 700 mil à agricultura familiar em Alvorada do Oeste

As emendas parlamentares beneficiam duas associações de produtores rurais e a prefeitura.
L

Assembleia aprova investimento de R$ 20 milhões para fortalecer a segurança pública em Rondônia

Recursos serão destinados à Polícia Militar para ações estratégicas contra o crime organizado.
L
Deputado Ribeiro do Sinpol destina R$ 330 mil para ampliação de salas na Escola Cruzeiro do Norte, em Cacoal

Deputado Ribeiro do Sinpol destina R$ 330 mil para ampliação de salas na Escola Cruzeiro do Norte, em Cacoal

A expectativa é de que as obras tenham início ainda neste ano, após os trâmites legais de licitação e execução do projeto.
L

Ieda Chaves comemora sanção de Lei contra maus-tratos a animais domésticos em Rondônia

Práticas cruéis de confinamento, acorrentamento e alojamento inadequado são pontos importantes.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é chamado por bandidos e morto a tiros no Cristal da Calama

A vítima ainda teria tentado correr de volta para a residência, mas caiu baleada na cabeça e nas costas.
18
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por homicídio de ex-Prefeito de Vale do Anari

Polícia Civil de RO cumpre novo mandado por descumprimento de medida protetiva

A ação integra um conjunto de esforços contínuos da corporação no combate à violência doméstica e familiar contra mulheres.
14
Polícia Civil prende temporariamente suspeito de feminicídio em Rondônia

Polícia Civil prende temporariamente suspeito de feminicídio em Rondônia

Nesta manhã, o suspeito apresentou-se espontaneamente, acompanhado de advogado, e teve a prisão formalizada. Todas as medidas legais cabíveis foram adotadas.
16
PRF em Rondônia cumpre mandado de prisão contra réu em processo criminal relativo a organização criminosa

PRF em Rondônia cumpre mandado de prisão contra réu em processo criminal relativo a organização criminosa

O homem possui 36 anos e portava documento falso
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cinema na Beira do Rio madeira

Cinema itinerante “Cinema na Beira do Rio madeira”:

Acontecerá nos dias 01, 02, 03 e 04 de maio, nas comunidades de Cujubim Grande, Aliança, São Carlos e Cavalcante.
L

Hyundai apresenta linha 2026 com mais tecnologia e opções para o consumidor

Atualização traz novas versões e recursos inéditos para HB20, HB20S e Creta
L

Terceira Alteração Contratual e Ato de Transformação da Sociedade Empresária Ltda: PRIME PARTICIPAÇÕES LTDA

Terceira Alteração Contratual e Ato de Transformação da Sociedade Empresária Limitada Prime Participações Ltda em Sociedade Anonima
L

Após 16 horas de julgamento, MP obtém condenação de 28 anos de prisão por homicídio qualificado e tentativa de homicídio em Ji-Paraná

O Conselho de Sentença acolheu integralmente os argumentos apresentados pelo Ministério Público, resultando na condenação do acusado pelos dois crimes.
L

VENDE-SE: CARTAS CONTEMPLADAS CONSÓRCIO

CARTAS CONTEMPLADAS BRADESCO
L

Em Brasília, deputada Lebrinha apresenta relatório sobre preservação da biodiversidade nos rios Madeira e Guaporé

A parlamentar comemora medida do Ibama que vai liberar a pesca do pirarucu o ano todo.
L
Cinema da Floresta exibe "Memórias Fantasmas" e "Como Matar um Rio"

Cinema da Floresta exibe “Memórias Fantasmas” e “Como Matar um Rio”

Inaugurado em março, o Tapiri: Cinema da Floresta é um espaço dedicado a exibir, discutir e promover o cinema, destacando principalmente as produções locais.
L
Com ação da OAB Rondônia, mulheres têm acesso gratuito a exames de prevenção ao câncer

OAB Rondônia promove exames gratuitos para prevenção do câncer em mulheres

Ana Paula, analista de departamento pessoal, perdeu uma amiga para o câncer de colo do útero no ano passado. Comovida pela dor da perda, ela decidiu que era hora de mudar sua rotina de cuidados com a saúde.
L

Operação Cidade Limpa beneficia moradores do Bairro Cohab

Recolhimento de entulho segue até sábado, 3 de maio
L

MPRO garante condenação de homem por feminicídio ocorrido há quase 20 anos

O crime foi praticado após a vítima tentar encerrar um relacionamento extraconjugal com o réu, que não aceitava o fim da relação.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.