QUARTA-FEIRA, 14/05/2025

Coluna do Simpi – Reforma tributária: Fique tranquilo, nada muda para o MEI, Micro e Pequena Empresa

Na prática, isso significa que elas terão a oportunidade de acumular créditos tributários, como detalha o advogado.

Por SIMPI - ƒ

Publicado em 

Coluna do Simpi – Reforma tributária: Fique tranquilo, nada muda para o MEI, Micro e Pequena Empresa - News Rondônia

O advogado Marcos Tavares Leite trouxe as atualizações sobre as últimas votações que ocorreram na Câmara dos Deputados e como isso afeta as Micro e Pequenas Empresas. A PEC 45/19, que trata da Reforma Tributária do país aprovada na Câmara dos deputados no último dia 7 de julho, não deve tirar a tranquilidade dos MEI’s, Micros e Pequenas Empresas, pois a decisão não traz grandes mudanças quanto a tributação para os integrantes da categoria, mas trará a possibilidade de algumas inovações para os contribuintes como optar por recolher os impostos IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) fora do Simples Nacional. Na prática, isso significa que elas terão a oportunidade de acumular créditos tributários, como detalha o advogado. “Por essa ecolha de impostos ser realizada fora do programa, permitirá a acumulação de créditos tributários. Isso pode ser benéfico para empresas que têm muitas transações que geram esses créditos”. Segundo ele, a PEC da Reforma Tributária assegura a manutenção do Simples Nacional e a opção de outro regime tributário, caso a empresa queira. Além disso, foi discutido sobre o Processo Administrativo do CARF (Conselho de Administração de Recursos Fiscais). O que foi aprovado é uma verificação de critérios, consagrando o voto de qualidade. Assista:

Coluna do Simpi – Reforma tributária: Fique tranquilo, nada muda para o MEI, Micro e Pequena Empresa - News Rondônia

Recentemente foi divulgado o Índice de Atividade Econômica do Banco Central, IBC-BR, considerado uma prévia da inflação. De acordo com o economista Otto Nogami, a última divulgação criou uma certa euforia no mercado, pois houve uma queda de 2% neste índice. Resultado disso foi alta na Bolsa de Valores e dólar mais baixo. No entanto, o especialista alerta para a retomada da atividade econômica. “O segundo semestre tende a apresentar uma queda na atividade econômica, puxada pela atividade agrícola”, comenta Nogami. Ele ainda acrescenta que o Boletim Focus prevê um crescimento de 2,24% na economia brasileira deste ano contra 1,3% para o ano que vem. “Essa diferença de projeções mostra que existe algum problema na atividade econômica e essa performance é fruto de algumas ações governamentais”, conclui Otto Nogami. Assista:

Coluna do Simpi – Reforma tributária: Fique tranquilo, nada muda para o MEI, Micro e Pequena Empresa - News Rondônia

Neste 1º semestre de 2023, as Pequenas Empresas foram as campeãs em falências e recuperações judiciais em conformidade com os dados do SERASA. Entre janeiro e junho de 2023, o Brasil registrou 593 pedidos de recuperações judiciais das empresas o que representa um crescimento de 52,1% em relação ao mesmo período de 2022, quando os dados bateram 390 requerimentos, que é avaliado pelo Serasa como o pior número dos últimos três anos e é fruto da alta da inadimplência das empresas, que alcançou 6,48 milhões em maio. Ainda segundo o Indicador de Falências e Recuperações Judiciais da Serasa Experian, nos seis primeiros meses de 2023, as empresas de grande porte foram as que menos demandou por recuperações judiciais (3). A Micro e Pequena Empresa liderou os pedidos (63), seguidas por Média Empresa (26). Na visão por setores, companhias de “Serviços” tiveram a maior parcela (261), depois “Comércio” (168), “Indústria” (112) e “Primário” (52). Também no primeiro semestre de 2023, foram registrados 546 pedidos de falência das empresas, um aumento de 36,2% na comparação com o mesmo período de 2022. A maioria dos requerimentos de falências vieram de Micros e Pequenas Empresas (303), depois Média Empresa (129) e Grande Empresa (114). Os setores se dividiram entre Serviços (220), Indústria (172), Comércio (150) e Primário (4).

Coluna do Simpi – Reforma tributária: Fique tranquilo, nada muda para o MEI, Micro e Pequena Empresa - News Rondônia

Pesquisa Nacional do Sindicato das Micro e Pequenas Indústrias (Simpi), em parceria com Datafolha, mostra a taxa de juros praticadas pelos bancos está sendo mortal para 92% das empresas. Segundo os dados da 7ª rodada da pesquisa Simpi/Datafolha, apesar do volume de consulta de empréstimos e financiamento por empresas da indústria de micro e pequeno porte ter aumentado de 11% para 17% entre o bimestre de fevereiro e março e abril e maio, 46% dessas empresas tiveram os seus pedidos rejeitados pelas instituições financeiras. O fenômeno tem como causa, o fato da taxa Selic ter galopado de 2% para 13,75% em curto espaço de tempo. A alta taxa praticada pelo Banco Central, explicada em parte pela guerra Rússia X Ucrania e pela efeito COVID somado a irresponsabilidade fiscal do executivo, leva a inadimplência das empresas e das famílias, por exemplo – fatores esses que estão sendo usados pelos bancos para restringirem ainda mais o acesso ao crédito as empresas, formando assim um ciclo vicioso e extremamente perigoso. De acordo com a pesquisa Simpi/Datafolha, 39% das empresas entrevistadas apontaram a taxa de juros bancários, que já andam pela casa dos 20%, 30% como o principal obstáculo para conseguirem empréstimos. Se cair num cartão de crédito já vai para mais de 400%. Além destes fatores, os empresários também apontaram as dívidas e as garantias exigidas pelos bancos como causas para a dificuldade no acesso ao crédito. Ao final aparecem na pesquisa só 8% das empresas estão em posição confortável, ou seja, 92% das empresas estão com problemas na administração de seus negócios.

Coluna do Simpi – Reforma tributária: Fique tranquilo, nada muda para o MEI, Micro e Pequena Empresa - News Rondônia

Se você é microempreendedor individual (MEI), precisa ficar atento o as novas regras para MEIs serão aplicadas a partir de setembro. O portal para emissão da nota fiscal já está em funcionamento desde o mês de abril e pode ser conferido por meio do seguinte endereço eletrônico da Receita Federal. De acordo com o governo federal, o site tem vários serviços para as pessoas que estão com dúvidas e mesmo com dificuldades para se adequar às novas regras.

O limite para se adequar às novidades é o mês de setembro. Até lá, quem quiser continuar emitindo as notas nos portais disponibilizados pelas prefeituras podem fazê-lo, mas apenas até setembro. Depois disso, é preciso voltar às novidades apresentadas pelo governo federal. Atualmente, o Brasil conta com mais de 15 milhões ( 93 mil em RO) de empresas inscritas na categoria de MEI. Esta nova emissão começou oficialmente no dia 3 de abril, mas foi prorrogado para o dia 1º de setembro deste ano, após uma decisão do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN).

Coluna do Simpi – Reforma tributária: Fique tranquilo, nada muda para o MEI, Micro e Pequena Empresa - News Rondônia

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

3º Encontro de Controles Internos destaca avanços em inovação, inclusão e integridade na gestão pública de Rondônia

3º Encontro de Controles Internos destaca avanços em inovação, inclusão e integridade na gestão pública de Rondônia

A programação contou com palestras e painéis que abordaram desde a inclusão no ambiente institucional até aspectos técnicos da gestão pública.
L
Fiscalização do Detran-RO identifica recorde de motoristas sem habilitação em Porto Velho

Fiscalização do Detran-RO identifica recorde de motoristas sem habilitação em Porto Velho

A operação “Duas Rodas, uma só vida” é direcionada principalmente aos motociclistas, que representam a maior parte das vítimas de sinistros registrados no estado.
L
Rico Melquiades demonstra como funciona o 'Jogo do Tigrinho' na CPI das Bets

Rico Melquiades demonstra como funciona o ‘Jogo do Tigrinho’ na CPI das Bets

Durante a sessão, o influenciador realizou algumas apostas e relatou ter perdido em uma das rodadas, mas vencido em outras. Em seguida, recusou-se a fazer uma nova tentativa, alegando não querer incentivar o público presente a apostar.
L
Governo de RO realiza manutenção na Rodovia 457 para melhorar a segurança no trânsito

Governo de RO realiza manutenção na Rodovia 457 para melhorar a segurança no trânsito

O residente da 2° Residência Regional do DER-RO em Ariquemes, Dirceu de Souza, destacou o empenho da equipe.
L

GL Club Ensino integra oficialmente a reconhecida Mentoring League Society

Autor do livro A dor que me comove, Dr. Gabriel reforça que essa nova fase reafirma seu compromisso com uma mentoria ética, estratégica e com propósito.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Milei implementa medidas rigorosas para imigração, com cobrança de saúde e possibilidade de mensalidades nas universidades

Milei implementa medidas para imigração, com cobrança de saúde e possibilidade de mensalidades nas universidades

As medidas incluem a cobrança de serviços públicos de saúde para residentes temporários, transitórios e em situação irregular, além da exigência de seguro médico para turistas.
L

Lula questiona Ancelotti na Seleção e gera reação na Europa

Declarações do presidente sobre técnico estrangeiro e atletas fora do país despertam debate sobre identidade do futebol brasileiro
L

Treinamento na selva: cinco dias de resistência, técnica e superação

Capitão José Sérgio, comandante da 17ª Companhia de Infantaria de Selva, lidera recrutas em jornada de formação que testa corpo e mente na floresta amazônica.
L

Momento Empresarial | Entrevista Caroline Antoniolli Trevizan, nutricionista

Nesta quarta-feira, às 9h, o Momento Empresarial recebe Caroline Antoniolli Trevizan, nutricionista com duas décadas de experiência em nutrição clínica e especialista em nutrição funcional. Com uma abordagem que vai além do emagrecimento, Caroline trata o indivíduo como um todo, considerando fatores como inflamação, dores crônicas, saúde intestinal e doenças autoimunes.
L

Coluna do Simpi – Nasceu o Exporta Simples: proposta do Simpi que virou Política Nacional para Pequenos Exportadores

A ideia era desburocratizar o processo e dar ao pequeno industrial um fôlego competitivo no cenário internacional.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura destaca gratuidade nas inscrições do processo seletivo da saúde

O candidato deve realizar a inscrição exclusivamente pela internet até o dia 16 de maio
L

Semed chama aprovados em seleção de voluntariado para assinatura do termo de compromisso

Os candidatos deverão se apresentar até o dia 21 de junho munidos dos documentos listados na convocação
L
Prefeitura de Cacaulândia abre seleção com 86 vagas e salários de até R$ 3,7 mil

Prefeitura de Cacaulândia abre seleção com 86 vagas e salários de até R$ 3,7 mil

A seleção ocorrerá por meio de análise de títulos, e alguns cargos também exigirão prova prática, conforme previsto no edital.
L

Concurso da Conab oferece 403 vagas com salários de até R$ 8 mil

Inscrições seguem abertas até 15 de maio e despertam grande interesse entre concurseiros de todo o país
L

Semed publica homologação dos recursos do Edital 02 do processo seletivo de voluntários

Serviços serão prestados de forma voluntária, ou seja, sem vínculo empregatício
L
Publicidade

POLÍTICA

Coronel Chrisóstomo cobra instalação da CPI sobre fraudes contra aposentados e critica postura de aliados do governo Lula

Parlamentar reforça que sua prioridade é a CPI da Câmara. “É a Casa do Povo. É aqui que temos que investigar todo o período de irregularidades e responsabilizar quem desviou o dinheiro de quem mais precisa”
L

Ieda Chaves divulga Lei e campanha “Maio Laranja” em palestra lúdica para estudantes

Cerca de 600 alunos conheceram a Lei nº 6.014, de 25 de abril de 2025, voltada ao enfrentamento da violência infantojuvenil.
L

Deputado Edevaldo Neves destina R$ 3 milhões em emendas para atender a Policial Penal

Segundo o parlamentar, a destinação é fruto de um trabalho sério, com diálogo e compromisso com a categoria.
L
Cristiane Lopes entrega mobília completa e equipamentos ao CRAS de Rio Crespo

Cristiane Lopes entrega mobília completa e equipamentos ao CRAS de Rio Crespo

Investimento de 100 mil garante estrutura adequada para atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade
L
Presidente da Câmara aciona STF para reverter limitação da suspensão de ação penal contra Ramagem

Presidente da Câmara aciona STF para reverter limitação da suspensão de ação penal contra Ramagem

Para ela, Constituição dá ao Congresso poder para deliberar
L
Publicidade

POLÍCIA

PF cumpre mandados por fraudes em descontos indevidos em aposentadorias do INSS

PF cumpre mandados por fraudes em descontos indevidos em aposentadorias do INSS

Justiça Federal no DF autoriza busca em Presidente Prudente
L
PRF em Rondônia apreende 7kg de pasta-base de cocaína

PRF em Rondônia apreende 7kg de pasta-base de cocaína

Droga era transportada por jovem de 19 anos
10
Foragido do Acre é capturado pela Polícia Civil em Porto Velho

Foragido do Acre é capturado pela Polícia Civil em Porto Velho

A ação foi conduzida por agentes da 10ª Delegacia de Polícia da capital.
16
Homem é preso em flagrante por violar medida protetiva em Urupá

Homem é preso em flagrante por violar medida protetiva em Urupá

Segundo a polícia, a vítima acionou a equipe ao perceber que o suspeito havia se aproximado do seu local de trabalho, contrariando ordem judicial que determinava o afastamento.
12
Polícia Civil recupera moto furtada em Cacoal durante operação em Seringueiras

Polícia Civil recupera moto furtada em Cacoal durante operação em Seringueiras

Após investigação preliminar e diligências, os agentes localizaram o veículo, que será devolvido ao proprietário após os procedimentos legais.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento e Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: CONDOMINIO PORTO EXPRESS HOTEL

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 45 SOL/DLA
L
Governo de RO reforça ações contra queimadas e em defesa do meio ambiente na Bacia do Rio Araras

Governo de RO reforça ações contra queimadas e em defesa do meio ambiente na Bacia do Rio Araras

De acordo com o coordenador Substituto da Ceam, Leandro de Oliveira Almeida, a abordagem é focada no diálogo direto com a comunidade e no incentivo à adoção de práticas sustentáveis no dia a dia.
L
Colheita do café será lançada em cerimônia do Governo de RO neste sábado (17), em São Miguel do Guaporé

Colheita do café será lançada em cerimônia do Governo de RO neste sábado (17), em São Miguel do Guaporé

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, a cafeicultura tem impacto positivo para o estado.
L

Compromisso foi firmado durante reunião com moradores do bairro

Compromisso foi firmado durante reunião com moradores do bairro
L

Confira a programação do 1º Seminário de Planejamento Municipal

Inscrições seguem abertas até 15 de maio; evento integra o processo de elaboração do PPA 2026–2029
L

Mais de 150 atletas participam da Copa Madeirão em disputa intensa na capital

O evento contou com a participação de 19 escolas de natação
L

Inscrições para a 1ª Copa Madeirão de Futebol de Várzea se encerram na sexta-feira (16)

Expectativa é que a competição deve reunir cerca de 100 equipes somente para a categoria adulta
L

Semusa realiza treinamento sobre manejo de resíduos em unidades de saúde

Evento reuniu profissionais de diversas áreas para atualizar conhecimentos e garantir práticas mais seguras e sustentáveis
L

Após revisão de PPP, Porto Velho contará com Centro de Tratamento de Resíduos

O TCE/RO apontou“erros insanáveis” no contrato firmado pela gestão passada
L

Oficina sobre criação de abelhas sem ferrão será realizada em 24 de maio com ênfase na preservação ambiental e renda sustentável

Evento promovido pela Semagric será das 8h às 14h, na sede da Agro Tropical Amazônia
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.