SEGUNDA-FEIRA, 12/05/2025

L

Mundo

Brasil estuda formas de auxiliar o Haiti no combate à violência

Há seis anos a missão Brasileira deixou o país caribenho

Por Lucas Pordeus León - 40

Publicado em 

Brasil estuda formas de auxiliar o Haiti no combate à violência
REUTERS/Valerie Baeriswyl/Direitos Reservados

Em agosto de 2017, militares brasileiros deixaram o Haiti após 13 anos liderando a Missão de Estabilização no Haiti (Minustah) das Nações Unidas. Agora, quase seis anos depois, o Brasil estuda novas formas de auxiliar o governo do Haiti no combate à violência que assola o país caribenho.  Brasil estuda formas de auxiliar o Haiti no combate à violência - News RondôniaBrasil estuda formas de auxiliar o Haiti no combate à violência - News Rondônia

Após reunião com a chanceler do Canadá, Mélanie Joly, durante a semana, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, informou que foram discutidas “modalidades de fortalecimento da Polícia Nacional Haitiana para enfrentar os graves problemas de segurança pública que afetam a vida naquele país”. Foram diálogos exploratórios que podem resultar em medidas de apoio a segurança pública haitiana. Segundo Viera, o “Haiti atravessa uma grave crise multidimensional que requer muita atenção por parte da comunidade internacional”.

Com a guerra na Ucrânia, o Conselho de Segurança das Nações Unidas, que teria legitimidade de decidir sobre intervenções em países soberanos, está paralisado. Com isso, alguns países, em especial o Canadá, têm liderado esforços para tentar combater a violência no Haiti. O Canadá tem aplicado sanções econômicas contra indivíduos que julga ter ligações com os grupos armados e anunciou a doação de US$ 100 milhões para o setor de segurança do país antilhano.

Em nota, a embaixada do Canadá no Brasil informou que a reunião com o governo brasileiro serviu para discutir “sobre como cooperar para apoiar os esforços regionais no restabelecimento da segurança e fortalecimento das instituições no Haiti”. A embaixada acrescentou que estão “trabalhando ativamente para mobilizar países da região” e que o Canadá apoia “soluções lideradas pelos haitianos” para resolver a atual crise.

Crise permanente 

O Haiti segue mergulhado numa grave crise social, econômica e de segurança com grupos armados não estatais controlando extensos territórios da capital, Porto Principe. Segundo as Nações Unidas, mais da metade do território da região metropolitana da capital apresenta “restrições de movimento”. Além disso, 47,2% da população está subnutrida, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). A FAO aponta para “níveis catastróficos” de fome.

A situação, que nunca foi estabilizada, se agravou após o assassinato do presidente Jovenel Moise, em julho de 2021. Desde então, o primeiro-ministro que assumiu o governo, Ariel Henry, pede ajuda à comunidade internacional para que intervenha no país, medida que tem sido defendida pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

Soluções

O brasileiro Ricardo Seitenfus, um dos principais especialistas em Haiti no mundo, atuou como representante da Organização dos Estados Americanos (OEA) no país caribenho durante a ocupação liderada pelo Brasil, tendo sido afastado do cargo por críticas à operação. Ele é professor aposentado de Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Seitenfus opina que sem desenvolvimento social-econômico não há como estabilizar o Haiti. Porém, diante da situação de violência, é necessário, em caráter emergencial, combater as cerca de 150 gangues que atuam no país.

“O objetivo é melhorar minimamente a questão da segurança pública e depois organizar as eleições”, defendeu. O professor destaca que a polícia é mal equipada e não tem recursos, possuindo apenas 10 mil agentes para fazer a segurança de 12 milhões de pessoas, o que representa uma proporção de policial por habitante de cerca de 40% da média mundial.

A solução emergencial de fortalecer a Polícia Nacional Haitiana pode ser contraproducente na visão do pesquisador do Grupo de Estudos em Conflitos Internacionais da PUC de São Paulo, João Fernando Finazzi. Ele fez doutorado em história contemporânea do Haiti e estuda o país há 10 anos.

Um Estado frágil, com as instituições do judiciário frágeis, essas armas, esses equipamentos, a gente tem a certeza de que eles vão ficar na mão das polícias? De que não vão ser desviados? É quase como enxugar gelo”, avalia. Ainda assim, Finazzi diz acreditar que não há muitas alternativas para além do que está sendo proposto.

O doutor em relações internacionais explica que as chamadas gangues do Haiti são grupos próximos de lideranças do país e funcionam, muitas vezes, como braços armados de atores políticos que usam da violência para interferir no jogo político local.

Por outro lado, a Rede Nacional de Defesa dos Direitos Humanos do Haiti tem denunciado abusos, execuções e casos de corrupção da polícia local, alegando que a instituição estaria corrompida.

Sem eleições

Outro elemento que agrava a crise haitiana, segundo os especialistas ouvidos pela Agência Brasil, é a ausência de eleições. No Conselho de Segurança da ONU, o Brasil tem defendido a realização de pleitos para escolher novos representantes.

O país está atualmente sem um único funcionário do governo eleito democraticamente. O Brasil teme que esse vácuo de legitimidade, se não for resolvido, desencadeie uma crise ainda mais profunda.”, destacou Ronaldo Costa Filho, embaixador que representa o Brasil no Conselho. Mesmo assim, o Brasil reconhece a falta de condições para realizar o pleito. “O controle das atividades das gangues é necessário para criar condições que permitam a organização de eleições credíveis”, acrescentou.

O professor Ricardo Seitenfus diz acreditar que há um vazio de legalidade, mas não de legitimidade “porque de fato ele foi indicado pelo presidente assassinado. Portanto, ele tem uma certa legitimidade, mas há uma ilegalidade porque ele não foi eleito e não foi designado pelo Parlamento, mas a Comunidade Internacional o reconhece como a liderança porque não há outra”.

João Finazzi destaca que o atual primeiro-ministro Henry não é reconhecido por muitos grupos políticos internos e, por isso, uma eleição poderia conter a violência já que há uma relação direta entre a violência e dinâmica política. Porém, “o cenário de violência impede a realização da eleição”, analisa.

Origens da crise 

Questionado sobre as origens da situação haitiana, o pesquisador Finazzi aponta que o problema é de economia política. “Está no fato de uma intromissão, por exemplo dos Estados Unidos na política haitiana, selecionando quem entra no governo, apoiando golpes, pressionando para que não aumentasse o salário mínimo”, opinou. Para ele, a miséria haitiana não é fruto simplesmente da violência ou das decisões dos haitianos. “Claro que uma coisa fortalece a outra, mas a gente tem que olhar para forma como o Haiti se inseriu na economia política internacional”, explicou.

O professor Ricardo Seitenfus opina que a situação do Haiti é resultado de toda uma história de colonização que culminou no primeiro país independente na América Latina e Caribe, independência conquistada em 1804 por meio de uma violenta revolução de escravos. Em sequência, o país acabou invadido pelo exército francês de Napoleão.

“Para conseguir derrotar o exército de Napoleão os escravos colocaram fogo em todas as plantações. O Haiti se transformou numa montanha de cinzas. Ficou muito empobrecido. Teve que pagar o equivalente a U$S 22 Bilhões para França ao longo de mais de um século para ser reconhecido”, explicou. O professor ainda acrescentou que, por pressão do Banco Mundial, houve uma invasão do arroz dos Estados Unidos no Haiti na década de 1970 que causou o colapso da agricultura haitiana que ficou sem proteção, promovendo a urbanização desordenada.

Os países que têm responsabilidade histórica com a Haiti, a França, o Canadá e os Estados Unidos têm que ajudar o desenvolvimento socioeconômico do Haiti. Eu propus um mini Plano Marshall para o Haiti. Sem isso, o Haiti não vai se estabilizar”, concluiu. O Plano Marshall foi a ajuda financeira dada pelos Estados Unidos para reconstrução da Europa após a 2ª Guerra Mundial.

Para mais informações, confira em: Agência Brasil

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Índia e Paquistão concordam com cessar-fogo imediato após dias de combates, mediado pelos EUA

Índia e Paquistão concordam com cessar-fogo imediato após dias de combates, mediado pelos EUA

Decisão ocorre após quarto dia de ataques e contra-ataques
L
Papa Leão XIV faz apelo global por fim das guerras em sua primeira mensagem pública no Vaticano

Papa Leão XIV faz apelo global por fim das guerras em sua primeira mensagem pública no Vaticano

Leão XIV comemorou também a trégua entre Índia e Paquistão
L
Zelenskiy aceita proposta de Putin e diz estar pronto para reunião de paz na Turquia

Zelenskiy aceita proposta de Putin e diz estar pronto para reunião de paz na Turquia

Presidente russo propôs neste domingo negociação direta com Ucrânia
L
EUA e China acordam redução temporária de tarifas para aliviar guerra comercial e estabilizar mercados

EUA e China acordam redução temporária de tarifas para aliviar guerra comercial e estabilizar mercados

Os EUA reduzirão as tarifas extras impostas às importações chinesas em abril deste ano de 145% para 30% e as taxas chinesas sobre as importações dos EUA cairão de 125% para 10%, informaram os dois países nesta segunda-feira (12)
L
Incêndio em depósito na Catalunha libera nuvem tóxica e força confinamento de 160 mil pessoas

Incêndio em depósito na Catalunha libera nuvem tóxica e força confinamento de 160 mil pessoas

O depósito armazenava produtos químicos usados em piscinas.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Carlo Ancelotti é o novo treinador da Seleção Brasileira, segundo Fabrizio Romano

Carlo Ancelotti é o novo treinador da Seleção Brasileira

Ancelotti começará oficialmente no cargo no fim de maio, com estreia prevista para a próxima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo.
L

Cine Araújo no Porto Velho Shopping: Ação, Emoção e Mistério nas Telonas!

Prepare-se para uma semana cinematográfica repleta de adrenalina, nostalgia e suspense no melhor cinema da cidade
L

Promoção imperdível: News Rondônia e Cine Araújo levam você para o cinema!

Participe do sorteio e concorra a ingressos para curtir o melhor do cinema em Porto Velho
L

Resultado no ar! RondônCAP Especial das Mães já aconteceu

Mais de meio milhão em prêmios, solidariedade e muitos ganhadores marcaram essa edição!
L

Dia das Mães: História, significado e curiosidades

Uma celebração mundial de amor, gratidão e história, que vai além dos presentes e revela o papel essencial das mães na construção da sociedade.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso da Conab oferece 403 vagas com salários de até R$ 8 mil

Inscrições seguem abertas até 15 de maio e despertam grande interesse entre concurseiros de todo o país
L

Semed publica homologação dos recursos do Edital 02 do processo seletivo de voluntários

Serviços serão prestados de forma voluntária, ou seja, sem vínculo empregatício
L

Semed informa mudança no cronograma do processo seletivo de voluntários

Errata que altera o cronograma do edital foi publicada no Diário Oficial no dia 02 de maio
L
Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Plataforma SouGov.Br traz nova função para agilizar ingresso
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Cláudia de Jesus destina emenda para fortalecer a agricultura familiar em Alto Alegre dos Parecis

Deputada Cláudia de Jesus destina emenda para fortalecer a agricultura familiar em Alto Alegre dos Parecis

Com investimento de R$ 100 mil foi realizada aquisição de equipamentos agrícolas.
L
Ieda Chaves é informada sobre retomada do programa Tchau Poeira no bairro Três Marias

Ieda Chaves é informada sobre retomada do programa Tchau Poeira no bairro Três Marias

Direção do DER-RO confirma reinício das obras até o dia 15 de maio, na zona Leste, de Porto Velho.
L

Deputado Eyder Brasil sugere criação de linha de crédito específica para jornalistas com DRT em Rondônia

Proposta busca apoiar profissionais da comunicação com condições facilitadas para investir em equipamentos e estrutura de trabalho.
L
Senador Jaime Bagattoli chama população para audiências públicas sobre a privatização da BR-364 em Ji-Paraná e Vilhena

Senador Jaime Bagattoli chama população para audiências públicas sobre a privatização da BR-364 em Ji-Paraná e Vilhena

Já está definida a data para as duas primeiras diligências que discutirão a concessão da BR-364 no Estado de Rondônia. Os encontros, marcados para o próximo dia 19 de maio, ocorrerão nos municípios de Ji-Paraná e Vilhena.
L
Prazo para regularização de título eleitoral termina na próxima segunda-feira (19); cinco milhões de eleitores ainda têm pendências

Prazo para regularização de título eleitoral termina na próxima segunda-feira (19); cinco milhões de eleitores ainda têm pendências

Desde março, mais de 111 mil eleitores regularizaram a situação
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF apreende 28kg de cocaína em Vilhena

PRF apreende 28kg de cocaína em Vilhena

Droga era transportada na estrutura do veículo
10
Moto fica engatada em carro durante acidente com dois feridos na capital

Moto fica engatada em carro durante acidente com dois feridos na capital

Segundo testemunhas, a jovem de 20 anos e o amigo de 22, seguiam de moto pela Renato Pires, quando fizeram a conversão na Avenida Amazonas, e foram atingido na traseira pelo carro que estava na preferencial.
14
Jovem é esfaqueado durante briga em vila de apartamentos na capital

Jovem é esfaqueado durante briga em vila de apartamentos na capital

Informações apuradas pelo site dão conta que durante uma confusão com outro homem, o jovem foi atacado com golpe de faca nas costas, depois o suspeito fugiu.
16
Dois foragidos da Justiça são capturados pela PATAMO

Dois foragidos da Justiça são capturados pela PATAMO

O suspeito também havia rompido a tornozeleira eletrônica, desrespeitando medidas judiciais.
14
Muro de residência é destruído em possível colisão durante a madrugada

Muro de residência é destruído em possível colisão durante a madrugada

O imóvel, localizado na zona urbana da cidade, é alugado. Segundo relato da moradora, ao acordar, ela percebeu que a estrutura havia sido derrubada e os destroços estavam espalhados pelo quintal da frente.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: Auto Posto Catarinense – LTDA

Licença de Operação Nº 050/2025
L

Prefeitura amplia canais de comunicação com a população para demandas ambientais

Técnicos da Sema respondem aos questionamentos e prestam orientações aos munícipes
L

Mutirão da Justiça leva atendimento ao Centro Pop para pessoas em situação de rua

Ação possibilita acesso à Justiça de simples e efetivo
L
Prefeitura promove celebração especial para o Dia das Mães com música, sorteios e serviços de beleza

Prefeitura promove celebração especial para o Dia das Mães com música, sorteios e serviços de beleza

Evento reuniu milhares de pessoas que tiveram acesso a vários atendimentos gratuitos.
L
Atividades do Dia do Amar&Laço promovem conscientização sobre segurança no trânsito no Palácio Rio Madeira nesta terça-feira

Atividades do Dia do Amar&Laço promovem conscientização sobre segurança no trânsito no Palácio Rio Madeira nesta terça-feira

Atividades do “Dia do Amar&Laço”, promovidas pelo Detran-RO, serão realizadas no Palácio Rio Madeira.
L
Hospital Regional de São Francisco do Guaporé será reformado e ampliado com investimento de R$ 3,1 milhões

Hospital Regional de São Francisco do Guaporé será reformado e ampliado com investimento de R$ 3,1 milhões

O projeto visa modernizar a infraestrutura da unidade e melhorar o atendimento à população.
L
FIERO e SEBRAE-RO fortalecem parceria para desenvolver ações conjuntas ainda em 2025

FIERO e SEBRAE-RO fortalecem parceria para desenvolver ações conjuntas ainda em 2025

FIERO e SEBRAE-RO fortalecem parceria para desenvolver ações conjuntas ainda em 2025.
L

Requerimento de Analise de Projeto – PRADA: VALDINEI TEIXEIRA DE SOUZA

Projeto de Recuperação de Área Degradada ou Alterada – PRADA
L
População de Rondônia pode receber medicamentos gratuitos pelo programa “Remédio Aqui em Casa”; saiba como participar

População de Rondônia pode receber medicamentos gratuitos pelo programa “Remédio Aqui em Casa”; saiba como participar

O Remédio Aqui em Casa fornece medicamentos gratuitos na residência do paciente.
L
Governo de Rondônia impulsiona o turismo com mapas ilustrativos de municípios e atividades econômicas

Governo de Rondônia impulsiona o turismo com mapas ilustrativos de municípios e atividades econômicas

Dividido em etapas, o projeto de mapas ilustrados já se encontra na 4ª fase.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.